Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Renata8

Funções dos chipset e processadores

Recommended Posts

gostaria de saber se existem diferentes funções entre as diferentes gerações de processadores e chipset, ou a função entre todos são as mesma!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como assim?

Toda nova geração de processador muda a cada uma. Arquitetura, instruções, memória cache, assim como os chipsets.

Por exemplo:

Os novos processdores Core i* da Intel, possuem o controlador de memória integrado ao processador, não mais ao chipset, como ocorria até o soquet 775, já AMD tem esta tecnologia desde os processadores Athlon soquet 462.

A mother tem sempre dois chipsets, o NorthBridge e o SouthBridge, cada um tem funções específicas, e varia de modelo para modelo. NorthBridge geralmente possui o Vídeo integrado (exceto alguns processadores Core i5 e i7, que o vídeo também está no processador) e fazem a comunicação do processador com o SouthBridge, as memórias (quando o controlador não é integrado no processador) e com o PCI-e. O SouthBridge é responsável pelos outros I/Os (USB, SATA, IDE, PCI, Firewire, barramento de áudio, entre outros).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O leo está certo, mas só complementando. Como ele falou, a placa-mãe se divide em duas partes, a North e a Southbridge.

Se fosse para falar muito grosso modo eu diria que o Northbridge (e o processador) cuida de tudo dentro do gabinete enquanto a Southbridge cuida de tudo que você coloca por fora (som, usb, leitor de dvd, etc).

Hoje o processador está englobando as funções da placa mãe, com o Sandy Bridge na prática nem existe mais a NorthBridge, o processador possui video integrado, controlador de memória e do pci-e. A arquitetura Sandy Bridge vai substituir praticamente tudo que a Intel produz de processador.

Já a AMD vai lançar processadores com e sem video integrado, são os chips "fusion" com o video integrado (para laptop/netbook e pequenos desktops) e os processadores na arquitetura Bulldozer (sem video integrado, para desktop).

Se quiser uma resposta mais detalhada, por favor, elabore melhor sua pergunta.

Fica o abraço. Até. Se não ver vocês até a passagem, um próspero ano-novo o/.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×