Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Remover e inserir legenda e converter video mkv [Para PS3]


Posts recomendados

E ai pessoal! Decidi fazer este tutorial pois acabei sendo vítima deste desconforto do PS3 de não reproduzir vídeos em MKV e preguiça de ver filme em inglês sem legenda em português (quando não se consegue encontrar filme sem legenda alguma). Já esclarecendo, eu realizei estes procedimentos, que irei demonstrar abaixo, informados em diversos sites aleatórios e tudo com explicações picotadas. Então, pensei em fazer este tutorial para deixar tudo em um único texto para ficar mais fácil de ver seu filme em HighDefinition :D

PS: Se ocorrer algum erro diferente daqueles que irei mostrar abaixo, creio que não poderei ajudá-los pois sou somente um usuário curioso.

Parte 1: Remover Legenda

Para esta parte, precisaremos do programa:

mkvmerge GUI (é um programa de edição de vídeo específico para o mkv): http://www.bunkus.org/videotools/mkvtoolnix/downloads.html#windows (utilizei a versão v4.4.0)

Começando:

1 - Baixe o programa mkvmerge GUI, instale-o na pasta que desejar e em seguida, execute-o.

2 - Adicione o arquivo na lista de edição clicando no botão add:

Passo1.jpg

3 - Se o seu arquivo de vídeo for simples, contendo apenas Imagem, Áudio e Legenda, deverá ficar parecido com isto, só que sem as setas:wacko::

Passo2.jpg

3.1 - No quadro Tracks, chapters and tags: aparecerá os três tipos de componentes do Vídeo, o V_MPEG4/ISO/AVC corresponde a imagem, A_DTS corresponde ao áudio e S_TEXT/UTF8 a legenda. É fácil de descobrir o que é cada componente através do que esta escrito dentro do parênteses (ID _ : type: _). Desmarque o quadrado da legenda.

3.2 - ATENÇÃO: Se você deseja inserir legenda e converter o arquivo de mkv para um compatível ao PS3, não deixe de realizar este procedimento pois irá ocorrer o ERRO 1 e ERRO 2 (descrito na Parte 2). Caso ira reproduzir o vídeo usando PS3 Media Server ou algo do tipo, ou apenas remover legenda, avance para o próximo passo...

Selecione o componente da imagem (cuidado para não desmarcar o quadrado) e vá na aba
Extra options
, clique na opção
Compression
e selecione a opção
none
. Repita este procedimento com o componente do áudio: Seleciona>
Extra options> Compression> none
.

3.3 - Escolha a pasta em que irá salvar o novo arquivo e clique em Star muxing. Irá aparecer uma janela igual a esta:

Passo3.jpg

Pronto, agora você tem um novo vídeo sem legenda e em formato MKV.

Parte 2: Inserindo legenda e convertendo formato MKV (os dois de uma vez só)

Precisaremos do programa:

mkv2vob (um conversor especialmente criado para converte vídeos mkv para o PS3): http://www.mkv2vob.com/showthread.php?tid=1 (utilizei versão v2.4.7)

1 - Instale o programa aonde quiser e execute-o.

2 - Abra o vídeo clicando em Browse da opção Source File:.

Passo4.jpg

3 - Vá na aba Configuration

Passo5.jpg

Agora vem a parte cheio de detalhes. Começando pela pelas as opções de marcar quadrados na coluna da direita:

Always Encode Subtitles
: Não sei exatamente para que server mas na minha busca, falaram para deixar selecionado essa opção.
Deixe marcado

Load Subtitles from file
: Opção de inserir legenda no vídeo. A legenda deve estar em formato .SRT ou .ASS, o nome do arquivo deve estar na mesma pasta e com o mesmo nome do arquivo do vídeo que foi obtido na
Parte 1
.
Deixe marcado

Overscan Compensation
: Algumas TVs cortam parte de baixo do video e esta opção faz com que a legenda fique mais elevada. É bom deixar esta opção marcada pois a legenda fica muito baixa e caso sua TV não faz este corte, se for ver o vídeo na casa de alguém e a TV dessa pessoa cortar irá ter que refazer a
Parte 2
.
Deixe marcado

Large Subtitles
: Aumenta o tamanho da legenda. Sem esta opção a legenda fica muito pequena naturalmente.
Deixe marcado

Always Transcode DTS
: Na minha busca eu não entendi muito essa opção. É para casos de pessoas que usam a saída de áudio em um Home Theater ou coisa do tipo para sair som 5.1 ou maior. Relatos de usuários dizem que não marcando esta opção, não sai áudio do vídeo quando executado no PS3. Como uso som Stereo normal, nunca tive problema em relação ao som (que bom para mim, ou não...
:(
). Por segurança,
Deixe marcado
.

O restante das opções não sei para que serve. É sobre o áudio. Nunca encontrei alguém comentando sobre estas opções. Caso alguém souber e queira compartilhar, acrescentarei neste tutorial.

A ultima opção é para atualizar automaticamente o programa. Você decide!

Agora as opções das barras:

Temp Directory:
Pasta que um arquivo temporário irá ficar. Deixo no padrão mesmo que quando fizer a Limpeza de Disco do windows, irá deletar qualquer coisa que fique lá.

Preferred Audio Language
: Preferência de som do áudio. Ponho em inglês. Só utilizo arquivos com um tipo de áudio, acho que não faz diferença se botar outra opção.

File Splitting:
O PS3 só le arquivos FAT32, ou seja, com até 4gb de tamanho. O programa da diversas opções de tamanhos para dividir o vídeo.
ATENÇÃO:
Quando fui fazer a conversão com um arquivo de 4,5gb e marquei para dividir em FAT32, o programa gerava um vídeo de uns 40mb todo maluco, mas quando fiz a conversão para não dividir, gero um arquivo de 3,9gb do jeito que queria, com diferença praticamente zero em relação a qualidade. Então eu sugiro para quem queira dividir em FAT32, utilize somente para arquivos com mais de 5gb.

Video Transcoding:
Não sei o que isso faz. Deixei no padrão

Output File Extension:
Escolhe um formato "legível" no PS3 que o arquivo irá ficar após a conversão: .mp4, .avi... Coloque automático ou outra de preferência sua.

Output Type:
Não sei o que faz, deixo no padrão.

Preferred Subtitle Language:
Mesma coisa do preferência do áudio, só que para legendas.

Transcoding Codec:
Esse é o fator discutido por quem entende do assunto. Isso determina a velocidade de conversão. Simplesmente quando mais rápido a conversão, pior a qualidade da imagem. Eu so um mero usuário que presa um pouco a qualidade
:D
, tenho um pc adequado e paciência para esperar, então deixo no Slow. A diferença é mínima na qualidade final em relação ao original e vai lá saber quantas vezes mexeram nesse vídeo que você baixo. Aqui cabe cada um decidir o que quer.

Definida as configurações, volte a aba Add File

4 - Escolha a pasta que ira salvar no botão Browse da opção Destination Directory e finalmente em Add File

Final.jpg

Agora é só esperar o trabalho ser feito. Dependendo do seu PC vá jogo um jogo legal no PS3 enquanto isso, pois talvez demorará algumas horas.

Possíveis erros durante o processo de conversão(transcode):

ERRO 1: Aparecer uma mensagem do windows dizendo tsmuxer.exe parou de funcionar. Isso ocorro caso não tenha realizado o Passo 3.2 em relação ao vídeo.

ERRO 2: Travar no Trascode: AC3 to DTS e não mostrar mensagem de erro. Isso ocorre caso não tenha realizado o Passo 3.2 em relação ao áudio.

FIM

Bom galera, espero que este Tutorial venha a ajudar o pessoal. Sugestões e correções serão bem vindos. Grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Boa tarde... O tutorial esta super perceptivel e dá muito jeito... Parabens pela paciencia ... Só qeria colocar aqui uma questao relacionada... eu quando faço o ponto 3.1 e 3.2, a opção de 'compression' não fica livre para que se faça a troca para 'none'..

Há alguma razao para isso acontecer...

Agradeço a atenção..

Cumprimentos, André Ramos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sou leigo nesse assunto de baixar filmes para PS3, mas estou curioso numa questão.

Seguinte, baixei filmes em mkv e com legenda em PT-BR e passei em pendrive para o PS3 em 4 arquivos que foram transformados em arquivo vob, através do mkv2vob.

O filme ficou perfeito em alta definição, blueray, com a legenda em portugues. O problema está no audio dos personagens que ficou mudo. O audio da gtrilha sonora e sons que não são dos personagens também ficaram bons. Só ficaram mudos os sons dos atores.

Onde foi que eu errei nessa mudança de arquivos? A configuração do mkv2vob está conforme abaixo:

Preferred Audio Language: English

File Spliting: FAT32 (4GB)

Video transcoding: Automatic

Output file extension: vob

Output Type: File

Preferred Sdubtitle Language: Portuguese

transcoding Codec: MPEG-2 FAST

E as opções ao lado todas marcadas exceto a penultima.

O que preciso fazer para assistir o filme completo sem problemas de audio.

Já tentei configurar o PS3 mas não deu certo.

Aguardo um HELP.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Boa tarde... O tutorial esta super perceptivel e dá muito jeito... Parabens pela paciencia ... Só qeria colocar aqui uma questao relacionada... eu quando faço o ponto 3.1 e 3.2, a opção de 'compression' não fica livre para que se faça a troca para 'none'..

Há alguma razao para isso acontecer...

Agradeço a atenção..

Cumprimentos, André Ramos

Desculpe-me pela demora. Fiz um teste simples aqui e somente me aconteceu o ocorrido sitado por você quando eu não selecionei o que ia fazer para realizar compression. Se você realizou selecionou e mesmo assim não deu certo, pode ser o arquivo do vídeo, não sei ao certo.

Olá, sou leigo nesse assunto de baixar filmes para PS3, mas estou curioso numa questão.

Seguinte, baixei filmes em mkv e com legenda em PT-BR e passei em pendrive para o PS3 em 4 arquivos que foram transformados em arquivo vob, através do mkv2vob.

O filme ficou perfeito em alta definição, blueray, com a legenda em portugues. O problema está no audio dos personagens que ficou mudo. O audio da gtrilha sonora e sons que não são dos personagens também ficaram bons. Só ficaram mudos os sons dos atores.

Onde foi que eu errei nessa mudança de arquivos? A configuração do mkv2vob está conforme abaixo:

Preferred Audio Language: English

File Spliting: FAT32 (4GB)

Video transcoding: Automatic

Output file extension: vob

Output Type: File

Preferred Sdubtitle Language: Portuguese

transcoding Codec: MPEG-2 FAST

E as opções ao lado todas marcadas exceto a penultima.

O que preciso fazer para assistir o filme completo sem problemas de audio.

Já tentei configurar o PS3 mas não deu certo.

Aguardo um HELP.....

Espero que ainda esteja a tempo (ou não).

Não tive muitos problemas com o som. Quando ocorria comigo era ou ficava mudo ou ficava normal. Para provavelmente resolver este problema, você deverá fazer uns testes nas opções da coluna da direita na aba Configuration. Mais especificamente nos item 5,6 e 7 (contando de cima para baixo). A saída do sem som é 5.1 (ou mais) ou é stereo? Os som que não são stereos é configurado de forma diferente. Nas opções descrita por você:

Preferred Audio Language: English

File Spliting: FAT32 (4GB)

Video transcoding: Automatic

Output file extension: vob

Output Type: File

Preferred Sdubtitle Language: Portuguese

transcoding Codec: MPEG-2 FAST

não influencia em nada no mudança do formato de vídeo (pela minha experiência)

Uns testes que poderia fazer é:

-Se tem como mudar a opção do Audio da Linguagem no PS3.

-Testar no PC para ver se é problema do arquivo ou do PS3 que não reconhece algo.

-Se o Arquivo em .mkv tiver outros audios de linguagem e quando passa pelo mkv2vob ele fica maluco e só passa um audio. Ai seria necessário realizar o meu passo a passo desde o início, mas com algumas variedades.

-Ou pesquisar no Google :)

Se já estiver resolvido, eu ficarei feliz por você e por compartilhar a solução :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá amigos, sou novo no grupo e mais novo ainda nesse universo de videos baixados pela net. Recentemente, andei puxando alguns videos de séries populares nos EUA que têm demorado bastante para estrear por aqui. Observei que videos no formato avi, mpeg etc não apresentam problemas quanto à inserçao de legendas e gravaçao em um dvd, ou mesmo pendrive. Geralmente assisto a todos eles no ps3. Entretanto, quando tento assistir um video 720p, que é o formato mkv, eu tenho problemas quanto a escolha das legendas. Digo escolha porque nem sempre a legenda está sincronizada com o conteudo dos quadros e nao consigo fazer uma PREVIA do arquivo com a legenda sem passar por todo aquele processo do mkv2vob, isto é, o transcoding de horas perdidas para no final constatar que aquela legenda nao serviu... alguem tem alguma dica? Algum programa que possa executar com as legendas e o video no proprio cpu apenas para checar se estão todas compatíveis, e a dali passar pelo transcoding do mkv2vob?

GRande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Olá amigos, sou novo no grupo e mais novo ainda nesse universo de videos baixados pela net. Recentemente, andei puxando alguns videos de séries populares nos EUA que têm demorado bastante para estrear por aqui. Observei que videos no formato avi, mpeg etc não apresentam problemas quanto à inserçao de legendas e gravaçao em um dvd, ou mesmo pendrive. Geralmente assisto a todos eles no ps3. Entretanto, quando tento assistir um video 720p, que é o formato mkv, eu tenho problemas quanto a escolha das legendas. Digo escolha porque nem sempre a legenda está sincronizada com o conteudo dos quadros e nao consigo fazer uma PREVIA do arquivo com a legenda sem passar por todo aquele processo do mkv2vob, isto é, o transcoding de horas perdidas para no final constatar que aquela legenda nao serviu... alguem tem alguma dica? Algum programa que possa executar com as legendas e o video no proprio cpu apenas para checar se estão todas compatíveis, e a dali passar pelo transcoding do mkv2vob?

GRande abraço!

Você pode simplesmente testar no PC quando estiver no formato mkv. Caso a legenda esteja desicronizada, você pode sincronizar manualmente (mas terá que procurar na internet como fazer isso) ou procurar uma até ficar perfeita. Ao fazer o transcode no mkv2vob, ele não muda nada legenda.

Opa amigos, sou eu novamente. Agora eu coloquei legendas num arquivo com extensao mkc, passei pelo mkv2vob e gerou um arquivo de 7,7gb. Coloquei esse arquivo no meu hd externo de 500gb mas o meu ps3 não o reconheceu. Ele nem reconheceu o hd externo..e agora?

O PS3 le somente HDs em formato FAT32. Resumindo, existe 2 tipos de sistema de gravação, o NTFS e o FAT32. FAT32 é um sistema antigo que limita o tamanho dos arquivos únicos em até +- 4,2gb e o NTFS é mais atual e creio que não há limite no tamanho único do arquivo. Para descobrir qual é o sistema no seu HD, acesse o Windows Explorer, clique com botão direito na Unidade de disco e em seguida em Propriedades. Vai aparecer uma janela com as informações do disco e logo na primeira janela vai ter a informação Sistema de arquivo:. Para ser possível reconhecer pelo o PS3, você vai ter que mudar o Sistema de arquivo do seu HD. Pra isso você terá que usar um programa específico (não me lembro qual eu usei e como foi o procedimento que eu fiz).

Depois de realizar tudo isso, na hora de converter o arquivo mkv no mkv2vob, você terá que dividir o arquivo em várias partes com no máximo 4,2gb. O programa mkv2vob realiza isso. Eu descrevi na opção 3 da Parte 2 como fazer tal divisão.

Na real, eu saí dessa vida de assistir filme pelo PS3. Depois que baixei um filme de 20gb em mkv e por coincidência adquiri um notebook, comecei a passar os filmes para o note e assistir na TV via cabo HDMI. Ser for uma opção sua, sugiro utilizar-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...