Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema de um carregador de baterias 12v


Plateu

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom dia, amigos tudo bem?

Encontrei o esquema da foto abaixo em um site e, de acordo com as especificações, ele é capaz de recarregar baterias de carro. Contudo, será que eu poderia recarregar baterias de NiCd ou NiMH com esse carregador usando um regulador de tensão na saida (abaixar de 12v para 3v) ou então reunir 8 baterias de 1.5v em serie para dar os 12v? Tenho baterias de 4Ah e é um saco ter que esperar quase 24h para recarregar as mesmas usando um carregador fuleiro de 200mAh. Como esse circuito é capaz de recarregar baterias de carro, creio que a corrente na saida deve ser grande (dependendo da fonte de entrada pode ser que na saida tenhamos 1A ou +).

Caso nao possa utiliza-lo, o que vocês sugeririam de modificaçao ou outro esquema?

Abraços,

Pedro Rosa!

100bc2e0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao se consegue ver a figura

no entanto na minha opiniao a resposta e nao.

essas baterias devem ser carregadas com circuito correcto e segundo os parametrosa do fabricante.

ou vai diminuir drasticamente o tempo de vida das mesmas bateriase p0de mesmo destui-las.

o tipo de circuito depende das baterias que tem

permitem cargas rapidas ?

qual a corrente e carga recomendada pelo fabricante ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao me respondeu aos dados mas aqui tem algo universal pois podem ser configurados para diferentes situaçoes

pode usar essa sua fonte

veja por exemplo os ci MAX712 e MAX713.pdf da Maxim ou o u2400 da Temic

nos datashhets temos circuitos

qualquer um destes ja testei e funcionam perfeitamente.

pode baixar os datashets daqui

http://www.datasheetcatalog.com/

se desejar ler um artigo interesante sobre este tema aqui tem o pdf

www.atmel.com/dyn/resources/prod_documents/doc1659.pdf

tenha em atençao a corrente de carga maxima que esas baterias permitem caso contrario pode estragar tudo.

nas próprias baterias costuma estar escrito as condiçoes da carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E quanto ao USB postado? Infelizmente não consegui compreender muito do que você escrevera.

Alguém mais saberia me dizer se ao invés de usar o USB (5v com 500mA) como fonte eu poderia usar uma fonte de 5v com 2A sem modificar nada no circuito?

Obs: Lí rapidamente o artigo do USB que postei e parece que preciso trocar o resistor R5 de acordo com a formula: R5 = 1.6 x I, onde I = corrente que sai do LM393. Sendo assim, teria que trocar o R5 por um de 3.2k Ohms?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Alguém mais saberia me dizer se ao invés de usar o USB (5v com 500mA) como fonte eu poderia usar uma fonte de 5v com 2A sem modificar nada no circuito?
Sim!, com certeza você poderá usar esta fonte com corrente superior sem precisar mudar nada no circuito!..
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...