Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
neckilljo

Troca de bateria Li-Pol em MP3 Coby

Recommended Posts

Boas.

De antemão, meu conhecimento de eletrônica é superficial (só o que ensinam no senai no curso de Elétrica), sem experiência profissional (nunca trabalhei com isso).

Tenho um MP3 player Coby MP550:

141319.jpg

Ele não estava mais ligando, nem mesmo depois de 2 horas no carregador. Abri (quebrei) a carcaça dele e vi que a bateria está estufada e não tem tensão nenhuma (medida no multímetro). É uma bateria GSP031525, 80mAh 3.7V. Pela especificação do site da Coby, se trata de uma bateria Li-Pol.

Foto da mesma:

1001103v.jpg

Peguei uma bateria de um celular (MP7) 1800mAh Li-Ion que eu tenho aqui, soldei os fios ligando-a no lugar da bateria do MP3 e funcionou tudo OK

0000004x.jpg

Pelo pouco que eu li, soube que essas baterias necessitam de um circuito que impede que as suas células recebam carga além da capacidade, o que a danificaria, com risco de explosão, fogo ou vazamento. Tanto o "overcharging" quanto o descarregamento total da bateria a danificariam.

Como podem ver nas fotos acima, a bateria do mp3 parece que tem um pequeno circuito (naquela parte amarelada) que eu não sei se tem também na bateria do MP7.

Não sei se o circuito que pode ser visto na parte amarela se trata do circuito que faz esse controle. Olhando mais de perto parece ser apenas um "pedaço de circuito impresso" sem nenhum componente eletrônico, colocado apenas pra viabilizar a solda dos fios preto e vermelho.

A adaptação (gambiarra) da bateria do MP7 que eu fiz está funcionando normalmente, porém, peguei outra bateria dessa que eu tenho sobrando (os MP7 normalmente vêm com 2) e desmontei, chegando apenas a um bloco metálico que resolvi não abrir. Medindo com o multímetro, há um polo negativo e todo o corpo desse bloco funciona como o polo positivo (3.7V).

O carregador de parede (que recebe a bateria do MP7) tem um led indicativo que mostra quando ela está carregando (vermelho), pela metade (amarelo) ou cheia (verde). O que dá mais indícios de que a bateria não tem algo desse tipo.

Pergunto, onde fica esse circuito que faz o controle da carga, nos próprios equipamentos e carregadores ou nas baterias?

Fazendo o que fiz, corro o risco de carregar a bateria do mp7 além da capacidade ou o MP3 player tem o dispositivo que faz esse controle?

Se o circuito do MP3 player tiver esse dispositivo, tem algum risco dele não ser compatível com uma bateria de 1800mAh? Corro o risco de ele não conseguir nem saber quando a bateria estiver acabando?

Foto do trabalho final, com carcaça nova em fita isolante :)

1001118l.jpg

Só com a carga que a bateria do MP7 já tinha ele está tocando no volume máximo há umas 4 horas.

Editado por neckilljo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×