Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
renf

Barras pretas nas laterais da TV!

Recommended Posts

Pessoal, resolvi criar este tópico para tentar ajudar aos amigos de forum a entender o porque existem as famosas "barras pretas" em determinadas programas de TV/Filmes etc...

Primeiro, devemos entender os formatos, as proporções de tela.

Nossas agora um tanto antigas TV's de tubo são no formato 4:3, ou seja, para cada 4 partes de largura há 3 de altura.

Exemplo: Se uma TV de tudo tem 80cm de largura e já sabemos que ela é 4:3, basta fazermos uma regra de 3:

4 - 80

3 - X

X=(80x3)/4 = 60 cm de altura!

A proporção 4:3 é facilmente identificada pois a imagem (ou tela neste caso) está próximo de um quadrado (4:3 -> 4/3 = 1,33, ou seja, próximo de 1 que seria um quadrado).

Todo o conteúdo da TV aberta analógica vem neste formato para nós! DVD's antigos, geralmente com a inscrição FullScreen também vem neste formato.

As nossas atuais LCD's/Plasmas são no formato 16:9 (16/9 = 1,777) e a programação digital HD da TV está sendo feita neste formato, por isto a tela toda é preenchida.

Quando ocorre de haverem barras laterais (depois digo o termo correto) na TV Digital é que aquele conteúdo não é 16:9, e sim em formato 4:3 feito pra TV analógica e apenas convertido para digital para ser transmitido para sua TV que tem conversor digital, pois o processo de mudança de todo o equipamento das redes de TV sai caro e leva tempo por diversos fatores que não vem ao caso.

Existe outro formato que é o de cinema, 2,35:1, repare que no cinema a tela de projeção é bem mais larga e mais estreita que as nossas TV's 16:9! Proporcionalmente falando.

Lógico que existem exceções, mas a maioria esmagadora dos filmes são feitos neste formato ou muito próximo dele!

Creio que visualmente fica mais fácil de entender. Nesta primeira imagem, temos um conteúdo 4:3 sendo reproduzido em uma TV 16:9. Isto cria barras na vertical pois as proporções são diferentes e é chamado de Pillarbox! A imagem está sendo mostrada como ela realmente é!

original43tv169.jpg

Imagem com Pillarbox

A maioria das TV's LCD/Plasmas 16:9 (senão todas) permitem o usuário setar a proporção de tela. Ou seja, a pessoa seta na TV para ser exibido em 16:9 ou 4:3... no caso de um conteúdo 4:3 como a primeira imagem, setando-se na TV 16:9, ficaria da seguinte maneira:

43setado169.jpg

4:3 setado em 16:9

Repare que o que a TV faz é "esticar" a imagem deformando a mesma! Então, fica ao gosto de cada usuário de querer a imagem original ou a tela toda preenchida.

Agora vamos ao inverso! Quando ocorre as barras pretas na horizontal.

Quando temos um conteúdo 16:9 (exemplo: DVD Widescreen, Bluray e TV Digital HD) sendo reproduzido em uma TV 4:3, teremos as barras horizontais, chamadas Letterbox. Isto é feito para que a imagem original não seja alterada, mas seu receptor de TV (set-top-box) ou o receptor interno próprio da sua TV pode estar setado para não exibir estas barras e consequentemente você estará perdendo informação da imagem ou a deformando... seja por "esticar" ela na vertical deformando-a ou seja por realizar um zoom para preencher a tela.

Nas LCD's/Plasmas 16:9, isto também ocorre quando se reproduz filmes de proporção 2,35:1 para não se alterar a imagem original. Assim você não tem distorções nem perca de informação (sempre quando digo informação se refere a perder parte da imagem).

Existem alguns casos especiais em que também ocorre o Letterbox em TV's 16:9, como por exemplo algumas operadoras de TV a cabo com planos de TV em resolução padrão (SD -> 480i em 4:3) convertem antes de enviar para você alguns programas 16:9 em 4:3 adicionando as barras para manter a proporção original... ou seja, o sinal já vem com as barras em proporção 4:3. Existem mais alguns casos mas creio que não vem ao tópico...

Exemplificando com imagens temos:

235em169.jpg

Filme 2,35:1 em TV 16:9 mantendo-se a proporção original.

235setado169.jpg

Filme 2,35:1 em TV 16:9 com preenchimento de tela inteira. Repare que a imagem foi esticada na vertical (deformação) mas não há perca de informação.

235adequadoem169.jpg

Filme 2,35:1 em TV 16:9 com preenchimento de tela inteira. Ao contrário do caso anterior, esta imagem foi "recortada" (Zoom, perca de informação) para se adequar a tela, mas neste caso a imagem não é deformada.

A maioria das TV's acabam utilizando do zoom para preencher a tela toda... o que acarreta na perca de informação como disse anteriormente.

Repare por exemplo, que filmes na TV aberta (seja digital ou analógica) sempre preenchem a tela inteira, não apresentam barras, isto quer dizer que a própria operadora de TV já alterou a imagem antes de transmitir a você.

Se quiser a imagem com a melhor qualidade possível, sempre deixe as barras! Elas estão lá por um motivo! Mas vai do gosto de cada um...

Para as TV's de tubo 4:3 acontece os mesmo efeitos... com o fato das barras sem maiores.

Qualquer informação complementar/sugestões/melhorias/críticas construtivas serão bem vindas!

Abraços!

Editado por renf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Valeu BC!

    É que as vezes acho to sendo meio chato rsrsrs

    Mas é que acho que este subforum poderia ter mais coisas pra auxiliar os colegas de forum (como também ser ajudado obviamente)... me vem muita ideia na cabeça! rsrsrs

    Esse e outros tipos de informações são muitas vezes questões de dúvidas que acontece com todo mundo e geralmente as informações estão muito espalhadas ou não comentadas...

    Por exemplo, acho que seria interessantíssimo um tópico sobre a TV Digital, o que faz o que não faz, quais recursos ela tem como por exemplo áudio 5.1 AAC, 3D, guia de programação, vários programas dentro de um canal etc etc... e principalmente (rsrsrs) que qualquer antena UHF sintoniza!

    Outro que acho que seria legal era sobre os recursos atualmente das TV's, não se tratando de imagem, mas coisas extras de interatividade e conectividade citando sobre DLNA, Internet TV, HDMI-CEC, leitura de vídeos via USB, gravação em HD externo ou interno, ARC e HEC via HDMI (esses dois acho que vão começar a vir em boa parte das TV's deste ano, ao menos o ARC) entre outros...

    Outro sobre Bluray players e a mídia etc etc...

    Mas acho que fico meio chato! Seria bom uns colegas participando.... rsrsrs

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Muito interessante, nunca tinha tentado alterar a imagem no caso das barras horizontais.

    Mas tenho uma duvida sobre essas barras, a grande maioria das programacoes das emissoras que transmitem UHF, tem essas barras laterias, poucos programas aparecem em tela cheia. Os recursos para "eliminar" nao me agrada, a imagem, como colocado, fica deformada... mas ai pergunto, se assistir programas com essas barras laterias, nao pode causar algum dano na tv?

    A minha é uma Panasonic P42S10B

    Gde abraço

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×