Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook não usa toda a memória.


silvanderson

Posts recomendados

Olá,

Eu possuo um notebook positivo de 4GB de RAM, mas desde que comprei ele só usa 3GB.

Tipo, ele tem 2 pentes de memória de 2GB cada um.

Mas quando vou nas propriedades do sistema no Windows XP aparece 3GB de RAM e no Windows 7 aparece 4GB de RAM e entre parenteses aparece (utilizável: 2,98GB).

Pelo que andei pesquisando disseram que poderia ser a versão de 32Bits do sistema operacional, então instalei o Windows 7 Ultimate X64 e nada mudou.

Atualmente estou com o Windows 7 Ultimate X86, ai vai um print das propriedades do sistema:

propriedadesdosistema.jpg

Alguém tem ideia de como usar toda a memória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Eu possuo um notebook positivo de 4GB de RAM, mas desde que comprei ele só usa 3GB.

Tipo, ele tem 2 pentes de memória de 2GB cada um.

Mas quando vou nas propriedades do sistema no Windows XP aparece 3GB de RAM e no Windows 7 aparece 4GB de RAM e entre parenteses aparece (utilizável: 2,98GB).

Pelo que andei pesquisando disseram que poderia ser a versão de 32Bits do sistema operacional, então instalei o Windows 7 Ultimate X64 e nada mudou.

Atualmente estou com o Windows 7 Ultimate X86, ai vai um print das propriedades do sistema:

propriedadesdosistema.jpg

Alguém tem ideia de como usar toda a memória?

Olá ! Na verdade não há nada de errado com o notebook nem com as memórias ou com qualquer outro componente!

É impossível usar toda a memória do computador! Se isso acontecer o computador trava!

O windows XP só reconhece realmente no máximo 3Gb mesmo sua arquitetura só permite até 3 Gb!

Já o windows vista em diante vai reconhecer acima disso! o fato de o win7 falar que é utilizável 2,98 GB é porque ele tem esse sistema de bloqueio para não ultrapassar essa faixa para não chegar no uso a pico esquentar demais as memórias ou bater nos 4 Gb e travar a máquina correndo o risco de corromper o sistema e danificar as memórias!

Certo?

Qualquer dúvida é só postar!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Eu possuo um notebook positivo de 4GB de RAM, mas desde que comprei ele só usa 3GB.

Tipo, ele tem 2 pentes de memória de 2GB cada um.

Mas quando vou nas propriedades do sistema no Windows XP aparece 3GB de RAM e no Windows 7 aparece 4GB de RAM e entre parenteses aparece (utilizável: 2,98GB).

Pelo que andei pesquisando disseram que poderia ser a versão de 32Bits do sistema operacional, então instalei o Windows 7 Ultimate X64 e nada mudou.

Atualmente estou com o Windows 7 Ultimate X86, ai vai um print das propriedades do sistema:

propriedadesdosistema.jpg

Alguém tem ideia de como usar toda a memória?

64 bits usa sim 4 GB de memória....

a não ser que você compartilhou 1GB de memória para sua VGA on-board.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este negócio de que "É impossível usar toda a memória do computador! Se isso acontecer o computador trava!" e "win7 falar que é utilizável 2,98 GB é porque ele tem esse sistema de bloqueio para não ultrapassar essa faixa para não chegar no uso a pico esquentar demais as memórias ou bater nos 4 Gb e travar a máquina correndo o risco de corromper o sistema e danificar as memórias!":o(_(:wacko: EU NUNCA ouvi isso! De onde vem esta "informação"?!?!?!?!

Em sistemas de 32bits, o endereçamento de memória possível, realmente é limitado em cerca de 3Gb. Mas em sistemas 64 bits, NÃO! Os S.O.s x64, são sim capazes de ler e usar os 4Gb da máquina. Não trava, não esquenta, não corrompe o sistema e não danifica memórias. Naturalmente não são usados 100% dos 4Gb, porque do contrário o sistema fica instável e lento. Ele sempre vai reservar uns 100Mb, para "manobrar". Por isso existe memória virtual. Mas 1Gb?!?!?!?! Nunca!

Há BIOS antigas que acarretam o reconhecimento de determinados limites de RAM, mas a afirmação do fernandoinfo, é ABSOLUTAMENTE INCORRETA! Se você passar informações mais detalhadas do seu sistema (HW e SW) e se possível da BIOS, quem sabe a gente descobre...

Olha o print aí....

dv41225.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra usar e ver 4Gb de memória sendo usado no PC, precisa dos seguintes requisitos:

- Sistema Operacional 64 bits

- Placa-mãe com adress range de 36, 40 ou mais bits (somente as mais recentes tem isso)

Alguns notebooks suportam 4Gb, o sistema informa que tem 4Gb, mas não utilizam tudo por conta de não ter o adress range.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este negócio de que "É impossível usar toda a memória do computador! Se isso acontecer o computador trava!" e "win7 falar que é utilizável 2,98 GB é porque ele tem esse sistema de bloqueio para não ultrapassar essa faixa para não chegar no uso a pico esquentar demais as memórias ou bater nos 4 Gb e travar a máquina correndo o risco de corromper o sistema e danificar as memórias!":o(_(:wacko: EU NUNCA ouvi isso! De onde vem esta "informação"?!?!?!?!

Realmente Bird, doeu ate no olho ler esses comentarios :D

.

.

.

.

.

Galera, sempre é legal ter pessoas querendo ajudar outros usuarios aqui no forum... Mas se você nao tem conhecimento sobre determinado assunto, ou em alguma duvida você só pode opinar com base em "achometro", não faça isso... No caso especifico nem tem problemas essas dicas erradas... porém em alguns problemas dicas erradas podem comprometer seriamente o computador de algum usuario pedindo ajuda aqui no forum ... Se você vai dar alguma dica e não tem certeza sobre o que está falando, pelo menos cite que voce não tem certeza sobre o que está comentando ;)

Esses posts que o Bird quotou anteriormente doeram ate na alma em ler :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas coisas que são escritas, realmente "doem". Claro que sei que o fernandoinfo não escreveu o que escreveu com má intenção, mas é como o Ceceu falou, dependendo da informação que é passada, você pode até prejudicar um colega que siga o que foi dito.

Quanto à limitação BIOS / motherboard, o Icefly passou a info certa. Existem limitações de Hardware em alguns equipamentos que não permitem que mesmo que se tenha os 4Gb e que sejam até "enxergados" pelo sistema, mas que não possam ser 100% endereçados. É uma questão matemática! Em 32 bits, a "quantidade" de binários necessários para endereçar todos os 4Gb, não é alcançada. Assim, se o address range (explicado pelo Icefly) é de 32 bits, os endereços "mais altos" da RAM, não podem ser alocados e usados pelo sistema. Aqui quando falo em sistema, refiro-me ao Hardware e não o sistema operacional.

Analogamente em um sistema operacional de 32 bits, ocorre o mesmo.

Somente a título de curiosidade, tanto para o HW como para o SW, o aumento no número de bits cresce em razão exponencial e não linear, já que estamos tratando de um sistema binário e, portanto, de uma relação em potências de 2 (2º, 2¹, 2², 2³,...). Portanto, um sistema 64 bits, não endereça apenas o dobro de um 32...!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Senhores, todos os outros tópicos relacionados estavam fechados, portanto, para não criar outro resolvi postar por aqui mesmo

recentemente adquiri um notebook HP G42-371BR, ele veio com 2gb de ram e windows home basic 64bits

instalei mais 4gb de ram, totalizando 6gb, na bios esta "reconhecendo" esse valor, o proprio windows demonstra esse valor em "memória total" (assim como o Aida64 tb), entretanto, o windows informa apenas 1,74gb como "memória utilizável", mantendo a msma pontuação de 5,5 na avaliação do windows (valor avaliativo q constava quando possuia apenas 2gb de memo...) e consequentemente, o mesmo desempenho de antes...

Ja fui no msconfig e nas configurações avançadas a opção de "memoria máxima" ja esta desmarcada...

(me disseram q pode existir alguma limitação de hardware, chipset ou sei lá... mas ja li os reviews desse note aqui mesmo no clube e a galera colocou 6gb de ram tranquilamente, entretanto os tópicos sobre o note estavam todos fechados... aguardo a ajuda de alguem! valeu!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...