Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar 105 leds sem fonte? Só c/ pilha ou bateria?


ccargnin

Posts recomendados

Bom dia, boa tarde, boa noite a todos!

Gostaria de saber como posso fazer para ligar 105 leds sem usar fontes, só com pilhas ou baterias?

É um circuito decorativo e pela questão da mobilidade, não poderia usar fonte. Então quero saber quantos amperes eu necessitaria para acender os 105 leds, que estariam ligados em paralelo.

Gostaria de saber também como conseguir esta quantidade x de amperes para o circuito, que tipo de pilha ou bateria usar. Pensei em usar umas 2 ou 3 baterias de 9 volts ligadas em paralelo, o que até onde sei aumentaria a corrente e manteria a mesma tensão, e depois usar um regulador LM7805 para transformar em 5 volts e em seguida um resistor, que eu gostaria de saber qual a resistência e potência necessária. Ou então caso seja necessário outros componentes, o importante é não precisar ser ligado na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso vai depender dos LEDs que você esta usando, são brancos, vermelhos, verdes, qual a cor?

Se tiver as especificações dos LEDs melhor ainda.

Vamos supor que você vá usar LEDs vermelhos de 2V 20mA, se ligar os 105 em paralelo, a bateria terá de fornecer uma corrente de 105 * 0.02 = 2.1A (Ampere).

Com isso você vai ter que usar 105 resistores.

A questão do regulador é desnecessária, basta calcular o resistor para 9V, não é preciso baixar essa tensão para 5V.

Você pode reduzir o número de resistores e o consumo do circuito fazendo vários grupos de LEDs em serie:

Usando o exemplo de LEDs vermelhos, para 9V podemos ligar até 3 LEDs em serie, ou seja, agora são 35 grupos consumindo 20mA, o que da 35 * 0.02 = 0.7A sendo consumido da bateria, além disso você só vai usar 35 resistores, ao invés de 105.

Agora é só você nos informar que LED está usando e se você pode ligá-los em grupos, como te disse, para calcularmos os resistores e te indicar uma bateria.

Espero que tenha entendido...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de usar baterias, é preciso pensar em economia de energia, então no uso de componentes como reguladores, resistores, existe um consumo de corrente extra. Algo que eu imagino que funcionaria, (os amigos que corrijam meus erros) seria uma destas baterias de alarme de 12V por 4 A/h, pois teria carga por vários dias, imaginando que um led comum consome em torno de 15 mA, e a alimentação varia em torno de 1,7 a 2V, dependendo do tamanho e da cor. Poderia se ligado a cada 6 leds em série, para cair a tensão para 2 V em cada um, e teria um consumo em torno de 90mA, a cada 6 leds. Desta forma daria 17 conjuntos de 6, sendo que cada conjunto estaria ligado em paralelo diretamente na bateria, assim faltariam ainda 3 leds para completar os 105, onde esses últimos poderiam contar com um resistor em série de 400 ohms pois teria que baixar ainda 6V, ou seja 6V/0,015mA = 400R. O consumo total seria de 1,57 A a 2V (teoricamente) com um led vermelho de 3mm. A descarga da bateria seria de 0,26A a 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso vai depender dos LEDs que você esta usando, são brancos, vermelhos, verdes, qual a cor?

Se tiver as especificações dos LEDs melhor ainda.

Vamos supor que você vá usar LEDs vermelhos de 2V 20mA, se ligar os 105 em paralelo, a bateria terá de fornecer uma corrente de 105 * 0.02 = 2.1A (Ampere).

Com isso você vai ter que usar 105 resistores.

A questão do regulador é desnecessária, basta calcular o resistor para 9V, não é preciso baixar essa tensão para 5V.

Você pode reduzir o número de resistores e o consumo do circuito fazendo vários grupos de LEDs em serie:

Usando o exemplo de LEDs vermelhos, para 9V podemos ligar até 3 LEDs em serie, ou seja, agora são 35 grupos consumindo 20mA, o que da 35 * 0.02 = 0.7A sendo consumido da bateria, além disso você só vai usar 35 resistores, ao invés de 105.

Agora é só você nos informar que LED está usando e se você pode ligá-los em grupos, como te disse, para calcularmos os resistores e te indicar uma bateria.

Espero que tenha entendido...

Abraços.

Obrigado pela resposta, Gustavo. Ótimo isso de ligar os leds em grupos de 3 para consumir menos corrente da bateria. Seriam leds transparentes de 5 mm, simples, com corrente de 20mA.

Aguardo resposta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ccargnin, mas qual é a cor que você vai usar?

CeDahmer, não sei dizer quanto a bateria, se ela serve ou não.

Quanto ao LED, não sei se é uma boa ideia ligá-los sem resistores, e quando se liga LEDs em serie não se soma a corrente, mas sim a tensão, então no caso eles consumiriam 15mA e não 90mA como você disse.

consumo total seria de 1,57 A a 2V (teoricamente) com um led vermelho de 3mm. A descarga da bateria seria de 0,26A a 12V.

Não entendi seu calculo...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se houver alguma limitação em relação à corrente máxima que a bateria pode fornecer (isso influencia o tamanho da bateria, que por sua vez influencia a mobilidade do circuito) você pode fazer a varredura, acendendo um LED de cada vez. Se a frequência de varredura for suficientemente alta, você terá a impressão que todos eles estão acesos ao mesmo tempo (persistência do olho humano). Porém, para a tua bateria, será a corrente correspondente a apenas um LED aceso + a corrente do circuito de varredura (muito pequena).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou me aproveitar do topico um pouco :D, ja que é bem parecido com um projeto que estou desenvolvendo

seria uma lanterna, usaria uma bateria de 12v X 7A, mas vejam se o pensamento que tive esta certo, se montasse 3 conjuntos direto no resistor, conforme a bateria perdesse caga, os leds iriam perder intensidade correto?, minha ideia séria usar um lm7809 para a tensão que vai para os resistores seria sempre igual, e mesmo com a bateria com menos tensão, a intensidade seria igual, o que acham?

esse esquema com varredura tambem é interessante, mas se no meu caso, que seriam 50 leds (ainda não descidi) fazer 5 grupos de 10, para um circuito menos complexo, e é possivel montar esse circuito de varredura com ci's discretos?

faller: nossa muito boa essa calculadora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Vou me aproveitar do topico um pouco :D, ja que é bem parecido com um projeto que estou desenvolvendo

seria uma lanterna, usaria uma bateria de 12v X 7A, mas vejam se o pensamento que tive esta certo, se montasse 3 conjuntos direto no resistor, conforme a bateria perdesse caga, os leds iriam perder intensidade correto?, minha ideia séria usar um lm7809 para a tensão que vai para os resistores seria sempre igual, e mesmo com a bateria com menos tensão, a intensidade seria igual, o que acham?

esse esquema com varredura também é interessante, mas se no meu caso, que seriam 50 leds (ainda não descidi) fazer 5 grupos de 10, para um circuito menos complexo, e é possivel montar esse circuito de varredura com ci's discretos?

faller: nossa muito boa essa calculadora

Pense numa fonte de corrente para os led's e nunca numa fonte de tensão. A menos que você tenha um número tão grande de led's que valha a pena fazer uma fonte de tensão e dai, derivar a limitação de corrente via múltiplos resistores..

Para uma aplicação típica de lanterna, onde a variável principal é a energia luminosa, o esquema de chaveamento matricial, com varredura, não é uma boa solução. É mais usado para sinalização luminosa e não para geração de energia luminosa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pense numa fonte de corrente para os led's e nunca numa fonte de tensão. A menos que você tenha um número tão grande de led's que valha a pena fazer uma fonte de tensão e dai, derivar a limitação de corrente via múltiplos resistores..

Para uma aplicação típica de lanterna, onde a variável principal é a energia luminosa, o esquema de chaveamento matricial, com varredura, não é uma boa solução. É mais usado para sinalização luminosa e não para geração de energia luminosa..

ok, idéa da do chaveamento matricial descartada

agora, como posso fazer uma fonte fixa de tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ok, idéa da do chaveamento matricial descartada

agora, como posso fazer uma fonte fixa de tensão?

Use a sua ideia, acho que será melhor ai..

Bateria de 12 volts. Regulador de 9 Volts e resistor para alimentar dois led´s em série..

Resistor = [ 9 - (2x3,3) ] / 0,020 => 2,4 / 0,020 = 120 Ohms

Para 50 led's teria que ter 25 grupos de 2 led's em série com um resitor de 120 ohms para cada grupo de 2 leds..

A corrente total seria de 0,020 x 25 = 500 mA . Bateria para 14 horas de iluminação...

Alternativa..

Despreze a questão da regulação de tensão e coloque 17 conjuntos de 3 leds em série, com um resistor de R= (12-9,9) / 0,020 = 100 ohms

A corrente ficará em 17 x 0,020 = 340 mA e terás bateria para 20 horas aproximadamente..

Veja que não vale a pena tentares regular. Deixe que ao final a iluminação fique pouco mais fraca, pois vais ganhar com essa ação cerca de 6 horas a mais de iluminação.. (42% a mais de autonomia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, ainda vou ver pois ja tive experiencias com varias lanternas de led, esse u

Pouco mais fraco ja deixa com menos de metade da iluminação, e como esse tempo de iluminação esta enorme da até para diminuir a bateria

Valeu pela ajuda até agora faller, agora é comprar os materiais e começar a montar

Só uma duvida, com 340ma ou 500ma passando pelo regulador é nescessario dissipador ou se só prender ele a alguma chapinha de metal é o suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A dissipação do CI seria o produto da tensão sobre ele x a corrente.

No máximo seria portanto Pot máx = (12-9) x 0,500 = 1,5 Watts. Tem de ter sim uma chapinha pelo menos, tamanho de uma caixa de fósforo, digamos, para dissipação. Pode ser a lata da caixa, se metálica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dissipação do CI seria o produto da tensão sobre ele x a corrente.

No máximo seria portanto Pot máx = (12-9) x 0,500 = 1,5 Watts. Tem de ter sim uma chapinha pelo menos, tamanho de uma caixa de fósforo, digamos, para dissipação. Pode ser a lata da caixa, se metálica

Ok assim que conseguir ir atras da peças e começar a montqr e aviso

Valeu pela ajuda faller

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...