Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferenças chip gsm e 3g.


gva28

Posts recomendados

Bom dia,

Pessoal, tenho um iPhone 3g e este esta com um chip gsm usando um chip 3g neste aparelho posso ter algum beneficio ?

Obrigado.

Abs.

A rede GSM opera tanto nas frequencias 2G como 3G. Então, se seu aparelho suporta tecnologia 3G, basta ter contratar um plano da operadora que lhe dê acesso à rede 3G. Então se seu chip não oferece opção para trocar para um plano com internet 3G, é necessário trocar o chip. Me corrijam se eu estiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bakuryu...O CHIP nunca precisa ser trocado... Um unico CHIP serve para usar qualquer serviço que a operadora disponibiliza...

O que é necessário é que seja habilitado em sua linha o serviço desejado....

Lembrando sempre...linha e CHIP são coisas totalmente diferentes.

Eu não disse que linha e CHIP são mesma coisa. E não está correto dizer que o chip nunca precisa ser trocado. Na teoria, realmente não deveria ser necessário trocar o chip, mas por questão de comodidade (contratual) e visando maior lucro, acho que as operadoras preferem vender "kits" para acesso 3G, obrigando os usuários a fazer novos contratos...

Você mesmo diz que é necessário que o serviço desejado seja habilitado, então em casos que não se pode habilitar o serviço, acaba sendo necessário adquirir outro chip. Seja para internet pré paga ou pós paga.

Não sei se é assim com outras operadoras, mas para a TIM e VIVO é assim.

A própria vendedora da loja me disse isso. Eu ia comprar só o modem 3G e usar esse mesmo chip do meu celular que uso há vários anos, mas a operadora não libera o acesso dessa forma.

No fim, adquiri um novo chip e o modem 3G.

Meu irmão tem um Iphone 3GS e também precisou adquirir outro chip.

O chip adquirido para acesso à internet pode conceder o serviço de transmissão de voz por uma tarifa diferenciada. E do lado contrário o chip para serviço de voz nem sempre pode dar acesso à transmissão de dados (3G). No caso de internet via 2G (sinal GPRS e EDGE) é possível visto que a frequência é a mesma utilizada na transmissão de voz. No caso do 3G (sinal UMTS e HSDPA)e diferente: geralmente o sinal é mais comum na banda de 2100Mhz.

Por fim, respondendo a questão do nosso amigo gv28. Se ele estiver usando um chip pré-pago, só para voz, ele não poderá usufruir da banda larga 3G. E sim, ele se beneficiará se comprar um chip com plano de internet 3G.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderá sim...

Exemplo, cliente tem um Iphone 3G, com CHIP pré-pago, e utiliza normalmente VOZ, se o mesmo cadastrar na promoção Infinite WEB pré, ele usa a internet normal e também usa voz....

No caso da VIVO que também citou, se o cliente tem uma linha pré e usa para voz, se ele se cadastrar na promoção vivo on...independente do CHIP vai ter acesso a internet normal...

O que todos confundem é a diferença do 3G para o 2G.... Se você tem um pacote de internet na linha...independente de qual seja, vai conseguir o acesso em 2G e 3G, não diferencia....

No caso da 2G ser o mesma Frequência do que a de voz, isto está errado, porém tanto tecnologia 2G, 2,5G e 3G efetuam tanto chamadas de voz como dados...

A frequência 2100 Mhz não é a mais comum, é a frequencia que é utilizada para a operadora VIVO, as demais utilizam frequências diferentes...

O que ocorreu com você é o que fazem com milhares de clientes, você vai na loja a operadora sempre vai querer habilitar uma linha em seu nome, você consegue normalmente utilizar o CHIP do seu celular no modem e não será cobrado nada a mais, porém a operadora quer dinheiro...sempre.

A operadora que comprou o modem foi a VIVO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderá sim...

Exemplo, cliente tem um Iphone 3G, com CHIP pré-pago, e utiliza normalmente VOZ, se o mesmo cadastrar na promoção Infinite WEB pré, ele usa a internet normal e também usa voz....

No caso da VIVO que também citou, se o cliente tem uma linha pré e usa para voz, se ele se cadastrar na promoção vivo on...independente do CHIP vai ter acesso a internet normal...

O que todos confundem é a diferença do 3G para o 2G.... Se você tem um pacote de internet na linha...independente de qual seja, vai conseguir o acesso em 2G e 3G, não diferencia....

No caso da 2G ser o mesma Frequência do que a de voz, isto está errado, porém tanto tecnologia 2G, 2,5G e 3G efetuam tanto chamadas de voz como dados...

A frequência 2100 Mhz não é a mais comum, é a frequencia que é utilizada para a operadora VIVO, as demais utilizam frequências diferentes...

O que ocorreu com você é o que fazem com milhares de clientes, você vai na loja a operadora sempre vai querer habilitar uma linha em seu nome, você consegue normalmente utilizar o CHIP do seu celular no modem e não será cobrado nada a mais, porém a operadora quer dinheiro...sempre.

A operadora que comprou o modem foi a VIVO?

Eu adquiri um modem na loja da TIM, mas como é desbloqueado não é de uma operadora específica.

Então Denis, eu tentei até comprar um pacote de minutos para navegação mandando a solicitação de compra via SMS, mas logo veio a mensagem dizendo que não era possível.

Mesma coisa com chip pré-pago da VIVO, não foi possível contratar plano de dados enviando SMS com texto "internet" para 1515.

Quem visita o site das duas empresas TIM e VIVO vai ver que os dois tem guias para quem quer internet 3G e uma das primeiras coisas que eles publicam é "adquirir chip TIM WEB" ou então "chip VIVO Internet Brasil".

Outra coisa, com o infinity WEB pode até ser que você utilize a rede 3G via HSPA, mas com uma banda limitada em 300Kbps, não vejo vantagem sobre a internet 2G. Outro problema do infinity WEB ,é que ele é para ser utilizado só em celulares/smartphones. Não funciona para utilizar em minimodem ou acesso de PC/notebook via celular.

E sobre a frequência da internet 3G, 2100Mhz é mais utilizada sim, veja tabela nesse link. E digo mais, 2100Mhz é o padrão mais utilizado mundialmente. O objetivo é deixar de utilizar a banda de 850Mhz para internet 3G.

Para mim o melhor foi ter comprado o chip mesmo. Meu objetivo era obter internet para o computador, então o chip nem ia sair do modem mesmo. Sem falar que o plano de horas da TIM ia sair bem mais barato que outros planos.

Mesmo que o chip seja habilitado para internet 3G, se ele for pré pago, acredito que não vai ter nenhuma vantagem. Os preços para internet 3G pré-paga são absurdos levando em conta custo X tempo utilizado.

Se o chip for pós-pago, aí é outra história. Existem muitos que contemplam pacote de horas para voz e internet. Então nesse caso não precisa de chip adicional só para internet 3G.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso um CHIP pré-pago no meu celular com a promoção VIVOON, velocidade de 256Kbps, uso o celular como modem, coloco o CHIP no meu Huawei e156 e navego normalmente...

Agora coloca qualquer chip pré-pago em um modem... e conecta ele, vai aparecer uma tela pedindo para você escolher um dos planos pré-pagos ou continuar usando pagando avulsamente...

Pelo menos na VIVO eu te dou certeza que qualquer CHIP pré-pago que você tiver da pra navegar na internet e adquirir um plano pré...

O que acontece é que quando você vai na loja e compra um chip que eles dizem ser para o modem...na sua linha é habilitado um Plano denominado (base internet pré...esse plano consegue saber quando você recebe o SMS e enviar a resposta pedindo para escolher o plano)

Se for uma linha de celular que você habilitou ( a linha vai vir como vivo-toda hora e vai reconhecer SMS de promoções para celulares)

porém você não precisa ativar o pacote via SMS, se voce tentar acessar a internet ele vai mostrar a tela pra você escolher o plano independente de qual seja a linha...

Se tirar um chip que funciona a internet do celular e colocar no modem, vai utilizar normalmente...

As operadoras não falam....

Na VIVO pelo menos te dou 100% de certeza que funciona assim... e pode testar...

No caso o que todos confundem é o bendito CHIP...

Ex: você vai na loja la tem uma caixa de CHIPs virgens, todos iguais...

Quando você habilita uma linha pré essa linha vai ser colocada em qualquer CHIP que estiver dentro daquela caixa...a pós tb...se for linha de modem tb....

Então o que quero dizer é que o CHIP é só um pedaço de plastico quadrado que serve para o celular reconhecer a operadora, o limita o acesso é a linha que está vinculada aquele número de CHIP...

Essa é a parte que ninguem entende...

Agora em questão da frequência... a Operadora solicita para a Anatel uma licitação para utilizar o 3G na frequencia que ela deseja e na banda...

Existem operadoras que não tem concessão de frequência 2100 em alguns estados...por isso solicitão a implementação em outras frequênciasl...

Frequências de 3G no Brasil

A Anatel alocou as frequências de 1900/2100 MHz para implantação da 3G no Brasil. Não existe, no entanto, impedimento para se utilizar outras faixas de frequências para 3G.

www.teleco.com.br

Não existe a minima chance de tirar as frequencias de 850Mhz 3G das operadoras que ja utilizam, pois a frequência 2100Mhz não tem quase mais bandas disponiveis em alguns estados...ainda mais agora com a entrada da nextel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Denis obrigado pelas respostas esclarecedoras. Eu tinha tentado ser mais claro, já que suas respostas iniciais tinham poucas informações.

Agora com essa quantidade de informações, acho que elimina boa parte das dúvidas.

Só resta saber se o membro GVA28 está satisfeito :D.

Eu tentei responder baseado em fatos. Sempre tento tomar como base minha própria experiência e pesquisas na internet.

Para a VIVO pode ser diferente, mas para TIM não consegui.

Em nenhum momento eu disse que o chip que limita o acesso, eu disse que se a operadora não habilita o plano para tal chip, aí sim precisa de outro chip.

(Eu falo chip para ficar mais fácil de entender, tenho consciência que o chip é um smartcard que armazena dados protegidos para acessar a rede GSM)

Se operadora trabalha assim (regulando planos) o que quer eu faça? Vá bater no cara da operadora que definiu isso?

Graças as suas informações, percebo que a Vivo não trabalha assim. Pelo menos alguém trabalha direito né (_(.

E por favor não generalize dizendo "que todos confundem", "ninguém entende". Você sabe que tem muita gente que sabe mais que eu ou você em determinados assuntos. Seja claro e transmita a informação, assim "se ninguém entende", apenas faça que o assunto fique esclarecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim..Sim.. desculpa de fui arrogante ou ignorante em algum momento...

Só tenter dizem que as operadoras tem milhares de formas de vender o mesmo serviço, sempre tentando mostrar para o cliente que é vantajoso, sndo que entre esses milhares vão ser todos praticamente iguais...

Acho que pode fechar o tópico já acredito que o gva28 tera todas as respostas e mais um pouco aqui =) ...

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...