Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lista com todas as fontes já testadas pelo CdH


Posts recomendados

ATENÇÃO, ESTE TÓPICO AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO

Só um update: desde semana passada estou tendo que cuidar de problemas familiares que achei que seriam rápidos de se resolver, mas tá demorando.

Já tenho nos favoritos os links que pretendo colocar como observações para as fontes já postadas até o momento, então assim que as coisas aliviarem e sobrar mais tempo eu atualizarei rapidamente e voltarei e colocar as fontes restantes, bem como as novas.

STATUS DO PROGRESSO: todas as fontes testadas desde 10/07/2009 até 2011 já foram adicionadas. São, por enquanto, 152 fontes:

- 60 fontes recomendadas;

- 35 fontes sem selo/normais;

- 57 bombas disfarçadas de fonte.

Há algum tempo atrás foi sugerido (e eu apoiei plenamente a ideia) que houvesse na página inicial do CdH uma tabela com os resultados dos testes de fontes, do mesmo jeito que existe uma tabela com especificações das placas de video da NVIDIA e da ATI/AMD. Então resolvi fazer algo do gênero.

Critérios:

As fontes estão agrupadas respectivamente por:

- potência rotulada: ou seja, aquela que a fonte diz ter na caixa - assim fica mais fácil alguém achar na lista uma fonte que viu em alguma loja;

- selos ganhos: o CdH possui 2 selos:

1) Produto Recomendado, que é auto-explicativo, mas carece de alguns esclarecimentos dados abaixo;

2) Produto Bomba, sobre o qual você pode ler mais clicando aqui.

Sobre os selos:

Muitas vezes você poderá ver uma fonte com valor alto de eficiência na parte "sem selos" enquanto uma fonte com valores semelhantes ou até mais baixos poderá estar na parte "selo produto recomendado". O motivo é que o selo "produto recomendado" leva em consideração uma comparação com fontes concorrentes, que podem estar mais baratas ou podem possuir um nível de ruído menor ou ainda ter mais opções de cabos, as possibilidades são muitas. Note que quesitos como preço podem ter mudado drasticamente desde o teste, então fique atento para não deixar de comprar um produto excelente que esteja em promoção apenas porque ele não recebeu o selo de recomendação, sendo que a falta do selo pode se dever exatamente ao fato de que o produto possuia um preço salgado na época.

Da mesma forma, um produto pode receber o selo de Produto Bomba apenas por força de critério objetivo. Um produto que é vendido como sendo de 450W, mas entrega somente 300W (150W a menos) não é taxado de produto bomba caso sua proteção entre em ação e ele desarme se você tentar tirar mais que isso dele, porque ele não botou seu PC em risco. Mas um produto listado como capaz de entregar 350W é taxado de produto bomba se ele entregar 320W (somente 30W a menos) sem problemas e de maneira eficiente, mas entregar 350W de maneira problemática ao invés de desarmar.

Daí a importância de ler efetivamente os testes das fontes pelas quais você se interessar. Os selos tem critérios objetivos, mas no final é a sua necessidade subjetiva que interessa.

- valor da potência real segura (ou seja, a potência máxima que não irá danificar teu PC) da fonte em itálico verde, caso não seja o valor rotulado. Esse valor é o valor máximo conseguido durante os testes sob o status de "aprovado".

- ordem decrescente de eficiência máxima aferida, sendo dados os valores mínimos e máximos arredondados (exceto quando o valor for x,5%, aí sairá nesse formato mesmo) da eficiência aferida durante os testes, em vermelho. Os valores serão os aferidos dentro da faixa de funcionamento seguro da fonte, caso a potência real segura seja diferente da pleiteada.

Clicando no nome de uma fonte, você é direcionado para a página com os testes da mesma.

ATENÇÃO

Vale lembrar que essa lista deve ser usada apenas como referência rápida e de preferência por aqueles que já leram os testes. Ela também pode ser usada para aqueles que querem "filtrar" sua busca por um determinado tipo de fonte, para descartar as que claramente não se encaixam no perfil desejado. Eu recomendo fortemente que, antes de se decidir por uma ou outra fonte, você leia os testes das fontes que te interessarem para tomar a decisão que mais se adequa a sua configuração e ao seu bolso, conforme explicado na parte sobre os selos.

Vamos à lista:

Até 250 W

Selo Recomendado pelo CdH:

Sem selo algum / Produto Normal:

Selo Produto Bomba:

251 W - 350 W

Selo Recomendado pelo CdH:

Sem selo algum / Produto Normal:

Selo Produto Bomba:

351 W - 450 W

Selo Recomendado pelo CdH:

Sem selo algum / Produto Normal:

Selo Produto Bomba:

451 W - 550 W

Selo Recomendado pelo CdH:

Sem selo algum / Produto Normal:

Selo Produto Bomba:

551 W - 650 W

Selo Recomendado pelo CdH:

Sem selo algum / Produto Normal:

Selo Produto Bomba:

651 W - 750 W

Selo Recomendado pelo CdH:

Sem selo algum / Produto Normal:

Selo Produto Bomba:

751 W - 850 W

Selo Recomendado pelo CdH:

Sem selo algum / Produto Normal:

Selo Produto Bomba:

851 W - 950 W

Selo Recomendado pelo CdH:

Sem selo algum / Produto Normal:

Selo Produto Bomba:

Acima de 950 W

Selo Recomendado pelo CdH:

Sem selo algum / Produto Normal:

Selo Produto Bomba:

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas fontes de baixo custo que muitos tendem a comprar:

OCZ SXS 400W - PFC Ativo

Carga Maxima, 402,7 W, 84,9%

Carga Media, 236,1 W, 81,6%

Produto Recomendado

OCZ SXS 500W - PFC Ativo

Carga Maxima, 499,2 W, 79,4%

Carga Media, 299,3 W, 82,6%

Produto Normal

Empire EMP-420-BRHE 420 W - PFC Passivo

Carga Maxima, 410,2 W, 71,5%

Carga Media, 219,2 W, 78,7%

Produto Bomba

Casemall Powerex 400 W - PFC Passivo

Carga Maxima, 251,6 W, 67,2%

Carga Media, 180,9 W, 74,2%

Produto Bomba

espero ter dado alguma ajuda! flo

as OCZ dizem que são defeituosas com "morte pré-matura" mas fica a seu criterio colocar ou não pois os testes estão ai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas fontes de baixo custo que muitos tendem a comprar:

OCZ SXS 400W - PFC Ativo

Carga Maxima, 402,7 W, 84,9%

Carga Media, 236,1 W, 81,6%

Produto Recomendado

OCZ SXS 500W - PFC Ativo

Carga Maxima, 499,2 W, 79,4%

Carga Media, 299,3 W, 82,6%

Produto Normal

Empire EMP-420-BRHE 420 W - PFC Passivo

Carga Maxima, 410,2 W, 71,5%

Carga Media, 219,2 W, 78,7%

Produto Bomba

Casemall Powerex 400 W - PFC Passivo

Carga Maxima, 251,6 W, 67,2%

Carga Media, 180,9 W, 74,2%

Produto Bomba

espero ter dado alguma ajuda! flo

as OCZ dizem que são defeituosas com "morte pré-matura" mas fica a seu criterio colocar ou não pois os testes estão ai.

Olá,

Todas as fontes já testadas no site entrarão na lista, que espero ter terminado até quinta-feira, no mais tardar na sexta-feira. Não ficará nenhuma de fora, independente de custo ou de popularidade.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vale a pena colocar uma OBS na OCZ SXS 500W, pois tem problema de fábrica que a fonte simplesmente queima após um tempo de uso, e a falta dessa informação pode induzir aos usúarios a comprar da mesma sem o conhecimento.

O mesmo acontece com as Ice Age 450/500W que queimam quando ocorre uma variação grande na tensão.

Sobre o tópico, foi uma excelente iniciativa e com certeza vai ajudar muita gente na hora de escolher a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vale a pena colocar uma OBS na OCZ SXS 500W, pois tem problema de fábrica que a fonte simplesmente queima após um tempo de uso, e a falta dessa informação pode induzir aos usúarios a comprar da mesma sem o conhecimento.

O mesmo acontece com as Ice Age 450/500W que queimam quando ocorre uma variação grande na tensão.

Olá,

Poderia citar suas fontes dessas informações? O que estou fazendo é meramente listar dados primariamente relevantes obtidos nos testes do Clube do Hardware, mas essas informações que você passou não constam nos testes.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so pegando informações de donos anteriores das fonte, e em que situações elas apagaram de vez.

Pois é, o problema com isso é que a fonte pode ter queimado mas os motivos podem ser vários, além de simplesmente defeito na fonte:

- uso de estabilizadores agredindo a fonte;

- uso de no-breaks vagabundos por longos períodos de tempo;

- excesso de sujeira;

- problemas que podem ser os mais variados com a rede elétrica da casa do sujeito;

- mal dimensionamento da fonte para a configuração do PC.

Até barata dentro de fonte como causa pra ela ter queimado eu já vi, então fica complicado ter que investigar e julgar cada caso para saber o real motivo da fonte ter queimado.

Portanto a lista vai se ater mesmo a critérios objetivos, como o teste do CdH. Se existir algum outro site do ramo que publique outras informações acerca de qualquer fonte aqui listada, que possa servir de alerta pra algum problema não identificado nos testes do CdH, é só postar que verificarei e tentarei incluir pelo menos o link para mais informações junto com a fonte em questão. Aí cada um faz seu próprio julgamento.

Mas especulações por parte de usuários que muitas vezes não possuem conhecimento técnico para tanto estão fora do escopo dessa lista.

Belo topico exclente iniciativa, acabei nem te agradecendo, deve ter dado um bom trabalho esse topic, mais uma vez parabens.

Valeu! ^_^

É trabalhoso, mas creio que irá ajudar muito, inclusive a mim mesmo.

[]'s

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Poderia citar suas fontes dessas informações? O que estou fazendo é meramente listar dados primariamente relevantes obtidos nos testes do Clube do Hardware, mas essas informações que você passou não constam nos testes.

[]'s

Há diversos relatos de usúarios, todos relatando a mesma coisa sobre as Ice Age 450/500W:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/fonte-iceage/1098690/

http://forum.tecnologia.uol.com.br/ice-age-450--isprudiu--franz-previu-_t_1180363?page=1

http://www.adrenaline.com.br/forum/energia/317215-minha-ice-age-queimou.html

http://www.guiadohardware.net/comunidade/500w-ice/1103458/

http://forum.clubedohardware.com.br/minha-fonte-explodiu/881117

http://forum.clubedohardware.com.br/iceage-450w-fiquei/881317

http://forum.clubedohardware.com.br/iceage-450w-estourou/880982

Sobre as OCZ, as que sofrem desse mal é o modelo de SXS 500W e 700W, aqui vai um link da newegg cheio de gringos reclamando que a SXS 700W queimou após certo tempo:

http://www.newegg.ca/Product/Product.aspx?Item=17-341-019&SortField=0&SummaryType=0&Pagesize=10&PurchaseMark=&SelectedRating=1&VideoOnlyMark=False&VendorMark=&IsFeedbackTab=true&Keywords=%28keywords%29&Page=1#scrollFullInfo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há diversos relatos de usúarios, todos relatando a mesma coisa sobre as Ice Age 450/500W:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/fonte-iceage/1098690/

http://forum.tecnologia.uol.com.br/ice-age-450--isprudiu--franz-previu-_t_1180363?page=1

http://www.adrenaline.com.br/forum/energia/317215-minha-ice-age-queimou.html

http://www.guiadohardware.net/comunidade/500w-ice/1103458/

http://forum.clubedohardware.com.br/minha-fonte-explodiu/881117

http://forum.clubedohardware.com.br/iceage-450w-fiquei/881317

http://forum.clubedohardware.com.br/iceage-450w-estourou/880982

Sobre as OCZ, as que sofrem desse mal é o modelo de SXS 500W e 700W, aqui vai um link da newegg cheio de gringos reclamando que a SXS 700W queimou após certo tempo:

http://www.newegg.ca/Product/Product.aspx?Item=17-341-019&SortField=0&SummaryType=0&Pagesize=10&PurchaseMark=&SelectedRating=1&VideoOnlyMark=False&VendorMark=&IsFeedbackTab=true&Keywords=%28keywords%29&Page=1#scrollFullInfo

Olha cara, li os tópicos aí sobre as Iceage e foi como eu já havia previsto: os relatos são todos relacionados ao mau uso de uma fonte que não é full range ou a problemas com a rede elétrica do usuário.

Eu vou fazer o seguinte: adicionar uma recomendação no tópico de que além de ler o resultado dos testes da fonte em questão, que a pessoa também dê uma passada no tópico oficial dos testes já que nos casos das fontes que você citou a galera passou por lá e postou comentários acerca desses comportamentos.

E por enquanto vou paralisar a adição de novas fontes e passar eu mesmo o olho nos tópicos oficiais dos testes de cada uma. Se houver relatos de problemas que não constavam dos testes, vou botar algum símbolo ao lado da fonte na lista indicando que existem problemas sendo relatados no tópico oficial do teste, para que o usuário fique ciente e busque as informações.

Eu não posso assumir a responsabilidade de eu mesmo escrever lá "essa fonte explode em subtensão" porque a ideia era fazer uma lista com os dados oficiais do site, que não testa comportamento da fonte em subtensão e o que temos são relatos de usuários que na imensa maioria dos casos relatados poderiam ter feito algo (ou abster-se de fazer algo) para evitar o problema, tanto é que em todos os casos o povo sabe direitinho porque a fonte queimou, eles apenas assumiram por conta própria que não iria dar problema. Mas como essas informações são realmente importantes e, no fim das contas, representam a realidade dos usuários no país, pelo menos algum indicativo de que há problemas sendo relatados eu devo dar.

Se for o caso, uso o post "reservado" só para links com "poréns" a serem analisados acerca das fontes marcadas com o símbolo especial, o que acha?

[]'s e obrigado pela colaboração.

PS: Caso existam outras fontes na lista que possuam problemas não relatados nos testes e qualquer um aí tenha conhecimento, por favor não hesitem em postar que eu dou uma olhada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, li os tópicos aí sobre as Iceage e foi como eu já havia previsto: os relatos são todos relacionados ao mau uso de uma fonte que não é full range ou a problemas com a rede elétrica do usuário.

Eu vou fazer o seguinte: adicionar uma recomendação no tópico de que além de ler o resultado dos testes da fonte em questão, que a pessoa também dê uma passada no tópico oficial dos testes já que nos casos das fontes que você citou a galera passou por lá e postou comentários acerca desses comportamentos.

E por enquanto vou paralisar a adição de novas fontes e passar eu mesmo o olho nos tópicos oficiais dos testes de cada uma. Se houver relatos de problemas que não constavam dos testes, vou botar algum símbolo ao lado da fonte na lista indicando que existem problemas sendo relatados no tópico oficial do teste, para que o usuário fique ciente e busque as informações.

Eu não posso assumir a responsabilidade de eu mesmo escrever lá "essa fonte explode em subtensão" porque a ideia era fazer uma lista com os dados oficiais do site, que não testa comportamento da fonte em subtensão e o que temos são relatos de usuários que na imensa maioria dos casos relatados poderiam ter feito algo (ou abster-se de fazer algo) para evitar o problema, tanto é que em todos os casos o povo sabe direitinho porque a fonte queimou, eles apenas assumiram por conta própria que não iria dar problema. Mas como essas informações são realmente importantes e, no fim das contas, representam a realidade dos usuários no país, pelo menos algum indicativo de que há problemas sendo relatados eu devo dar.

Entendo completamente, porém alguns problemas dos relatos foi que a fonte queimou durante queda de energia pois a energia voltou com "meia fase" e a fonte explodiu, coisa que nem as genéricas fazem. Já outros ligaram a fonte com 220v em 115v e a fonte explodiu também, novamente coisa que nem as genéricas fazem, apenas apresentam alguns erros ou nem ligam, eu mesmo ja testemunhei isso.

Apenas recomendei colocar uma observação ou algo do tipo para que dê conhecimento a possíveis problemas sobre essa fonte aos usuários, pois esses problemas não são isolados e acontecem com qualquer uma Ice Age 450/500W pois é problema de projeto e qualquer um que comprar essa fonte vai ter que rezar pra não cair energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma pequeno erro nas informações da eficiência da fonte Cooler Master Elite Power 400W, no tópico consta que é entre 81% e 83%, sendo que no teste do CDH consta que é entre 73,4% e 80,8%.

As principais especificações técnicas da Cooler Master Elite Power 400 W incluem:

ATX12V 2.3

Potência nominal rotulada: 400 W.

Potência máxima medida: 419,4 W a 42,4º C.

Eficiência rotulada: Acima de 70%.

Eficiência medida: Entre 73,4% e 80,8% em 115 V (nominal, ver resultados completos para a tensão realmente usada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico é indispensável! Parabéns. Só senti falta das Corsair VX 450 e 550.

A VX 450 ainda vai entrar na lista, ela foi testada em abril de 2008 então ainda vai levar uns dias pra ela entrar. Só fiquei sem tempo nesta quinta e sexta por questões familiares pessoais inesperadas.

A VX 550 já está na lista de fontes sugeridas para testes no futuro neste tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/sugestoes-fontes-alimentacao/516084

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seventeam ST-380PAS - PFC Ativo

Potência nominal rotulada: 380 W.

Eficiência medida: entre 80,8% e 87,3% em 115 V

Produto Recomendado

Corsair 400cx - PFC Ativo

Potência nominal rotulada: 400 W a 40º C.

Eficiência medida: entre 80,8% e 85,5% em 115 V

Produto Recomendado

Zalman ZM360B-APS - PFC Ativo

Potência nominal rotulada: 360 W.

Eficiência medida: 80,1% e 85,3% em 115 V

Produto Recomendado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um update: desde semana passada estou tendo que cuidar de problemas familiares que achei que seriam rápidos de se resolver, mas tá demorando.

Já tenho nos favoritos os links que pretendo colocar como observações para as fontes já postadas até o momento, então assim que as coisas aliviarem e sobrar mais tempo eu atualizarei rapidamente e voltarei e colocar as fontes restantes, bem como as novas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...