Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais frequencias uma tv de plasma "600hz" consegue exibir?


skoces

Posts recomendados

Sabemos que as tvs de plasma possuem um recurso chamado "sub-field motion", exibindo o mesmo frame várias vezes por segundo, totalizando 600hz. Entretanto, sintonizando em um canal qualquer, a tv irá exibir apenas os 60hz correspondentes a entrada do sinal (por exemplo). Até aqui, tudo ok (ou nem tudo, enfim... ).

Bem, a minha dúvida é: se a tv exibe a frequência da fonte, sem intervenção/interpolação (como as tvs lcd/led), como no caso de filmes, emissoras comuns, ao alimentarmos o aparelho com uma fonte de 120hz (nâo estou falando de energia elétrica pelo amor de deus :lol:), 240hz ou outra qualquer, a tv conseguirá exibir a imagem naquela frequência?

ou o aparelho não aceita o sinal?

ou o aparelho converte para 60hz e depois exibe?

ou a minha pergunta nao tem nada a ver? :confused:

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ao alimentarmos o aparelho com uma fonte de 120hz (nâo estou falando de energia elétrica pelo amor de deus ), 240hz ou outra qualquer ,a tv conseguirá exibir a imagem naquela frequência?

Não.

ou o aparelho não aceita o sinal?

Não aceita.

ou o aparelho converte para 60hz e depois exibe?

Não faz isto.

ou a minha pergunta nao tem nada a ver?

rsrsrs. Mais ou menos... isso é uma questão que várias pessoas se enganam... na verdade a ideia é a mesma que nas TV's de LCD/LED...

Na entrada somente os 60Hz, mas ela "cria" estes frames a mais para te dar mais fluidez na imagem... uns gostam, outros não. No meu caso depende do caso... (da fonte de vídeo mais especificamente)

Mas logo logo imagino que teremos TV's no mercado que aceitem na entrada 120Hz.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

É, se houvesse entradas 120hz acabaria com essa coisa de interpolação que as vezes gera um efeito estranho :/ , mas ao mesmo tempo não faço a mínima ideia da dificuldade de criar uma fonte 120hz, senão já existiriam protótipos ou especulações..

Mas enfim, muito obrigado pela resposta!!

Abraço! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a TV apenas cria frames iguais para dar essa sensação de fluidez, isso não é bem interpolação, é cópia, duplicação de frames ou seja lá o que for.

Pra computador tem em 120Hz:

http://www.xbitlabs.com/articles/monitors/display/samsung-sm2233rz.html

Pra TV não teria muito sentido, a não ser que tudo fosse gravado em frequências maiores, o que não é o caso. A maior taxa possível em modo progressivo no blu ray é 24p.

Fora do padrão blu-ray, tem a filmadora Panasonic HDC-TM700, que grava em full HD a 60p. Deve ficar o bicho numa boa TV. É o máximo que conheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o termo utilizado é "interpolação" mesmo.... afinal, entre duas imagens, uma terceira é criada através do processador do aparelho (como disse o Renf, nem sempre fica bom e nem todos gostam). Lá no link do monitor que foi postado tem essa informação.

No caso das plasmas sim é cópia, afinal cada imagem é exibida 10 vezes (nos casos de 600hz), mas a fluidez não é a mesma (minha opinião).

Mas este monitor me interessou muito, obrigado pelo review!! Ouvi falar dele um tempo atras mas já tinha me esquecido. Aparentemente ele entrega 120hz reais (ao contrário de algumas tvs que não atingem o que prometem). O problema é que fica 60hz pra cada olho, ou seja, novamente o velho problema dos olhos irritados. Ainda mais pra jogo. Entretanto o review é de 09/2009 , deve ter coisa nova por aí.

No caso das Tvs, uma entrada 120hz não serviria para programas, como foi dito, mas por exemplo, poderiam existir consoles fornecendo 120hz (se uma placa Nvídia consegue, não é impossível para um console), ficaria show. Até mesmo para a mídia 3D, seguindo o exemplo do monitor Samsung.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Na verdade o termo utilizado é "interpolação" mesmo.... afinal, entre duas imagens, uma terceira é criada através do processador do aparelho (como disse o Renf, nem sempre fica bom e nem todos gostam). Lá no link do monitor que foi postado tem essa informação.

No caso das plasmas sim é cópia, afinal cada imagem é exibida 10 vezes (nos casos de 600hz), mas a fluidez não é a mesma (minha opinião).

Mas este monitor me interessou muito, obrigado pelo review!! Ouvi falar dele um tempo atras mas já tinha me esquecido. Aparentemente ele entrega 120hz reais (ao contrário de algumas tvs que não atingem o que prometem). O problema é que fica 60hz pra cada olho, ou seja, novamente o velho problema dos olhos irritados. Ainda mais pra jogo. Entretanto o review é de 09/2009 , deve ter coisa nova por aí.

No caso das Tvs, uma entrada 120hz não serviria para programas, como foi dito, mas por exemplo, poderiam existir consoles fornecendo 120hz (se uma placa Nvídia consegue, não é impossível para um console), ficaria show. Até mesmo para a mídia 3D, seguindo o exemplo do monitor Samsung.

Abraços!

Skoces,

Se está pensando em um monitor, sugiro dar uma olhada no novo da LG que aceita 120Hz e é FullHD ( o Samsung não é). Só que no caso dele, ele é compatível com o 3D Vision da NVidia para filmes em Bluray 3D. Para jogos, ambos funcionam.

Sugestão apenas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o termo utilizado é "interpolação" mesmo.... afinal, entre duas imagens, uma terceira é criada através do processador do aparelho (como disse o Renf, nem sempre fica bom e nem todos gostam). Lá no link do monitor que foi postado tem essa informação.

No caso das plasmas sim é cópia, afinal cada imagem é exibida 10 vezes (nos casos de 600hz), mas a fluidez não é a mesma (minha opinião).

Mas este monitor me interessou muito, obrigado pelo review!! Ouvi falar dele um tempo atras mas já tinha me esquecido. Aparentemente ele entrega 120hz reais (ao contrário de algumas tvs que não atingem o que prometem). O problema é que fica 60hz pra cada olho, ou seja, novamente o velho problema dos olhos irritados. Ainda mais pra jogo. Entretanto o review é de 09/2009 , deve ter coisa nova por aí.

No caso das Tvs, uma entrada 120hz não serviria para programas, como foi dito, mas por exemplo, poderiam existir consoles fornecendo 120hz (se uma placa Nvídia consegue, não é impossível para um console), ficaria show. Até mesmo para a mídia 3D, seguindo o exemplo do monitor Samsung.

Abraços!

No caso do monitor que passei, não é interpolação. Não são criadas imagens pelo monitor. O sinal deve vir em 120Hz mesmo da placa de vídeo. Nesse caso, há a atualização real da imagem 120 vezes por segundo. Pra isso, você precisa de um cabo DVI Dual Link.

60Hz não faz mal à visão. Monitores LCD e plasma não possuem a cintilação da imagem que os CRTs tinham.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do monitor que passei, não é interpolação. Não são criadas imagens pelo monitor. O sinal deve vir em 120Hz mesmo da placa de vídeo. Nesse caso, há a atualização real da imagem 120 vezes por segundo. Pra isso, você precisa de um cabo DVI Dual Link.

60Hz não faz mal à visão. Monitores LCD e plasma não possuem a cintilação da imagem que os CRTs tinham.

Sim, eu estava falando das Tvs....

Como eu ainda não testei por muito tempo um óculos 3D em uma TV não posso dizer muito, mas 60hz me incomoda, mesmo em lcd's... essa questão da frequência é extremamente importante pois os óculos já cansam devido ao foco falso, e isso você sente em 5 min assistindo.... 75hz seria o ideal... pelo menos pra mim...

Skoces,

Se está pensando em um monitor, sugiro dar uma olhada no novo da LG que aceita 120Hz e é FullHD ( o Samsung não é). Só que no caso dele, ele é compatível com o 3D Vision da NVidia para filmes em Bluray 3D. Para jogos, ambos funcionam.

Sugestão apenas.

Abraços

Vou dar uma olhada nele, na verdade o objetivo do tópico era tirar aquela dúvida sobre as frequências das tvs, mas já que todas só aceitam 60hz e depois fazem o que bem entenderem disso, estou quase optando por adquirir uma plasma. Acho que para jogos a interpolação das tvs vai ficar um tanto ruim... Mas tb isso é teoria, já que não tenho um ps3 para levar a uma loja e testar :P

Mas valeu pela dica.

Abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu estava falando das Tvs....

Mesmo assim, se o frame a mais é apenas cópia do anterior (que eu acredito que as TVs fazem, ficam copiando o anterior até que o próximo chegue), isso não é interpolação.

Vou dar uma olhada nele, na verdade o objetivo do tópico era tirar aquela dúvida sobre as frequências das tvs, mas já que todas só aceitam 60hz e depois fazem o que bem entenderem disso, estou quase optando por adquirir uma plasma. Acho que para jogos a interpolação das tvs vai ficar um tanto ruim... Mas tb isso é teoria, já que não tenho um ps3 para levar a uma loja e testar :P

Mas valeu pela dica.

Abrçs

Eu acho que as plasma fazem do mesmo jeito. Mas de qualquer maneira eu acho que plasma é melhor para jogos no geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim, se o frame a mais é apenas cópia do anterior (que eu acredito que as TVs fazem, ficam copiando o anterior até que o próximo chegue), isso não é interpolação.

Sim, isso é verdade no caso das plasmas, elas ficam repetindo os frames até o próximo chegar. As led's/lcd's, que apresentam o sistema "motion flow", ou qualquer outro nome comercial, realmente "criam", iterpolam, um terceiro frame. Você pode dar uma olhada aq neste link da wikipedia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Motion_interpolation

Em especial esta parte: "(...)Normally, when a fixed framerate display such as an LCD screen is used to display a video source whose framerate is less than that of the screen, frames are often simply duplicated as necessary until the timing of the video is matched to that of the screen, which introduces a visual artifact known as judder, perceived as "jumpiness" in the picture. Motion interpolation intends to remedy this by generating intermediate frames that make animation more fluid.(...)"

Ou no link que foi postado a respeito do monitor 120hz da Samsung:

http://www.xbitlabs.com/articles/monitors/display/samsung-sm2233rz.html

"(...)You may recall 120Hz TV-sets here, but since the TV broadcast format has not changed, such TV-sets create the additional frames by mixing two adjacent frames on an integrated processor. This makes motion look smoother.(...)"

É por isso que as tvs lcds com 120hz, 240hz, etc, aparentam ter a imagem mais "fluída", entretanto apresentam rastros que as plasmas não têm, devido, justamente, a este sistema de interpolação.

Mas de qualquer maneira eu acho que plasma é melhor para jogos no geral.

Eu tb acho. As plasmas são ótimas, até para filmes. Além das demais características, no caso dos filmes em lcd's, o "motion flow" atééé que fica legalzinho, mas em jogos é complicado, porque uma vez ativado o sistema toda imagem passará pelo processador da tv que cria o efeito, gerando um delay significativo desde o comando que você da no controle até a imagem realmente aparecer, algo que ninguem quer em um jogo e dá agonia. Fica aquela coisa, você ta jogando singleplayer e parece que ta jogando online. Estou procurando testar o quanto "agoniante" é este delay, mas creio que cada televisor vai apresentar uma resposta diferente, e pedir este dado dos fabricantes vai ser tão fácil quanto achar ouro no meu jardim. Este delay em filmes não existe porque, obviamente, ninguem sabe quando a imagem foi enviada ao televisor. Por isso, se é um recurso que a pessoa não irá usar (no caso dos jogos), é preferível a plasma: sem rastros e sem delay.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante isso, não sabia. Mas eu vejo como um ponto negativo, no geral. Eu não preciso de mais de 60Hz, principalmente pra filmes, e isso é uma coisa que, se não for muito bem implementada, só vai servir pra introduzir input lag e artefatos na imagem.

O input lag vai ser maior, obviamente, pois o último frame precisa ser enviado pra que o processamento seja feito com o anterior e o frame intermediário seja mostrado. Pra jogos pode não ser uma boa mesmo. Mas se der pra desativar talvez seja uma boa saída, caso atrapalhe muito.

Eu ainda não tive coragem de gastar 4K numa LCD, justamente por causa da qualidade de imagem. Pra mim, um sistema que valeria a pena, hoje pelo custo/benefício, seria PS3 + Panasonic TC-P50V20B + Sony HT-SS370. Acho que não tem melhor. Só ficaria meio com medo do burn in.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to pesquisando justamente essa Panasonic TC-P50V20B para comprar, muito boa ela. Andei encontrando por R$3,200 , mas acho que pode baratear um pouco mais dentro de 1 mês.

Também tava com medo do burn in, mas me pareeeeece que a tv tem um sistema pra limpar a imagem caso isto aconteça. Não lembro aonde eu li isso e não faço ideia como funciona, mas vou pesquisar e qualquer coisa vou postar aq.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to pesquisando justamente essa Panasonic TC-P50V20B para comprar, muito boa ela. Andei encontrando por R$3,200 , mas acho que pode baratear um pouco mais dentro de 1 mês.

Também tava com medo do burn in, mas me pareeeeece que a tv tem um sistema pra limpar a imagem caso isto aconteça. Não lembro aonde eu li isso e não faço ideia como funciona, mas vou pesquisar e qualquer coisa vou postar aq.

Burn-in não existe mais!

O que ainda acontece é retenção de imagem na tela, mas é tão rápido que apenas olhos muito chatos e exigentes percebem, e quando acontecem, não duram mais de 3 segundos.

Tenho Plasma há quase 1 ano, e não percebi nada, apenas uma vez percebi a diferença nos tons de preto devido a tela 4:3 da tv digital, quando troquei o input para o hdmi do pc, coisa que depois de deixar 5 segundos na tela chuviscada resolveu.

Para se ter uma ideia, sábado passado joguei por 11 horas TDU2 na plasma, e não deu problema nenhum. Foi o maior tempo que passei jogando, junto com meu filho :eek: !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...