Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
francofs

Reparar HD. Missão impossível?

Recommended Posts

E ae galera beleza? Gostaria de tira umas dúvidas sobre formas de reparo de um HD defeituoso. Se puderem me dar umas dicas agradeceria muito.

Primeiramente, o HD é um pouco antigo, tem apenas 40GB, contendo muitas memórias preciosas de meu vizinho. Eu como um fuçador me ofereci para ajudar, porém HD não é minha especialidade. Certas tarefas simples consigo resolver, mas não acho que o caso.

Não sei como está a condição dos dados do HD e ainda não sei qual o problema, talvez possam me ajudar a identificá-lo.

O que sei é que ao espetá-lo, verifico que ele é detectado e até uma unidade lógica é possível criar para ele. Porém, não consigo acessar os dados nele, nem consigo verificar as partições com as diversas ferramentas por aí. E outra coisa notável é que ele não apresenta o ruido do giro dos discos e para um HD antigo, silêncio é um mal sinal.

Penso que ele possa estar com partes mecânicas danificadas, inclusive o motor. O problema é que não sei diagnosticar se é problema mecânico mesmo ou nas placas, não sei que pontos testar continuidade de corrente, etc...

Pensei em abrí-lo para olhar la dentro e ver como estão as partes mecânicas, porém, ouvi que isso é uma péssima ideia já que o o HD é hermeticamente fechado e que se eu abrir, qualquer poeirinha que se depositar nos discos, irá danificálo se eu conseguir fazê-lo voltar a girar.

Seria possível eu examinar o HD de forma segura? Ou preciso mesmo ter um ambiente estéril para abrir o HD?

O que acham que posso fazer para tentar diagnosticar o problema?

Agradeço desde já por qualquer dica.

Abraços

Fábio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

seja bem vindo ao FCDH amigo.

é praticamente inviável e inacessivel o acesso interno de um hd, por nós meros mortais,

para isso tem que ter uma estrutura bem organizada e protegida para o processo, pois como você disse uma simples poeira danificaria o conteúdo todo dos discos.

o máximo que você poderia tentar, seria a troca da placa lógica do hd. tarefa praticamente impossível , uma vez que já mencionou que o hd já é bem antigo,e teria que encontrar outro idêntico e funcionando, para simplesmente trocar a placa. isso tudo se você tiver certeza que é só a placa que estaria defeituosa.

se o conteúdo do hd for realmente importante e que valha a pena pagar o preço cobrado pelas empresas que fazem esse processo, é só procurar pelo google, existem bastante. mas em casa ou em uma simples oficina não dá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Opa! Valeu pela dica. Quero ver se não encontro algum problema na placa fácil consertar como alguns componentes que não sejam muito pequeno, mas acho difícil achar e se achar seja algum componente fácil de trocar. Mas valeu, vou da mais uma investigada nele para ver se tem algo digno de um mero mortal.

    Se alguém tiver mais alguma ideia, é bem vindo :)

    Muito Obrigado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×