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  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
brnumg

Como destruir uma window.

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Olá a todos, primeiro quero pedir desculpas caso esse problema já esteja resolvido em algum tópico, procurei e não encontrei nada mesmo.

É o seguinte, eu estou criando um programa em Pascal, e em uma parte do programa uma window é criada mas depois eu preciso que ela suma, mas o clrscr só funciona dentro dela depois que ela é criada.

Como faço pra ela sumir? Usei um label no começo do programa e depois usei o goto mas não funcionou. Obrigado.

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Use:

[color=#c73a69]window[/color][color=#323232]([/color][color=#1094a0]1[/color][color=#323232],[/color] [color=#1094a0]1[/color][color=#323232],[/color] [color=#1094a0]80[/color][color=#323232],[/color] [color=#1094a0]25[/color][color=#323232]);[/color]

E evite utilizar label e goto.

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Olá a todos, primeiro quero pedir desculpas caso esse problema já esteja resolvido em algum tópico, procurei e não encontrei nada mesmo.

É o seguinte, eu estou criando um programa em Pascal, e em uma parte do programa uma window é criada mas depois eu preciso que ela suma, mas o clrscr só funciona dentro dela depois que ela é criada.

Como faço pra ela sumir? Usei um label no começo do programa e depois usei o goto mas não funcionou. Obrigado.

Olá,

brnumg, o comando Window() não "cria uma nova janela", ela simplesmente define as margem da janela (tela) do pascal. Para o programa em si, essa nova configuração da "janela" passa ser enxergada como a tela do todo, ou seja, a posição (1,1) vai ser relativa as margens que foi delimitada, e assim por diante.

Logo você não irá apagar a janela, simplesmente irá "redefinir" as margem da janela para o tamanho que você quer, que no caso é a tela toda. As coordenadas padrões são essas passadas por viniciusbmatos:

window(1, 1, 80, 25);

Ou seja, a janela passará a ter a margem superior-esquerda na posição (1,1) e a inferior-direita na posição (80,25), neste caso sempre se baseando pela janela original.

- as coordenadas do programa vão se basear pela a configuração setada no window;

- mas o window() sempre vai se basear pela configuração da janela original.

PS: Em alguns casas a janela pode ter 40 linhas, ai no caso ficaria:

window(1, 1, 80, 40);

**

Em relação a Label/Goto, abaixo vou tentar explicar da forma que eu entendo como funciona... (desculpe se eu for muito prolixo)

Label e Goto não estão relacionados a posicionamento de coordenadas, mas sim do posicionamento da sequência das instruções que estão sendo executadas. Como é sabido, o Pascal ler as instruções da esquerda para direita / de cima pra baixo. Sempre vai seguindo essa sequência, a não ser que tenha algo que faça ele pular. Como um "if" (que controla se executa ou não o bloco amarrado a ele), assim como o "case" (é semelhante a este último, ambos estruturas de "seleção"). Tem também as estruturas de repetições, que vão determinar se o bloco amarrado a ele deve ser repetido ou não... mesma coisa acontece com as funções, que ao serem chamadas, deslocam essa sequência para as suas instruções internas, e depois volta para o ponto de onde foi chamada, e por ai vai. Veja, é como se o if/else, repeat/while/for, function/procedure tivesse um Label/Goto dentro deles... concorda? ^_^

Logo, ele vai controlar os fluxo do código, não as posições.

Mas em fim, o importante é que recomendam-se evitar Label/Goto. Ele está em desuso e não é considerado uma boa prática de programação neste caso, mas deve-se sim usar as outras estrutura que vão fazer a mesma coisa, só que de forma mais estruturada.

No aguardo

Abraços

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  • Autor do tópico
  • Ok, obrigado a vocês dois, e eu não estava usando o label e goto para posicionamento de cordenadas, eu estava tentando voltar a uma parte do código antes de "criar" a window para ver se as cordenadas voltavam ao normal.

    De qualquer forma, obrigado!

    Ah, e para completar, o uso do label e goto não é recomendado porquê influencia na execução do programa ou só porquê pode se obter o mesmo resultado que ele usando outros comandos?

    Editado por brnumg

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    Para posicionamento de coordenadas, utilize gotoxy. Exemplo:

    [color=#c73a69]gotoxy[/color][color=#323232]([/color][color=#1094a0]5[/color][color=#323232],[/color] [color=#1094a0]8[/color][color=#323232]);[/color]

    Observação: é necessário utilizar a biblioteca crt.

    ---

    Códigos com goto são mais difíceis de ser compreendidos por uma pessoa. Fica melhor utilizando loops (repeat-until, while-do, for-to-do).

    Veja um exemplo:

    [color=#3b6ac8]program[/color] TesteComGoto[color=#323232];[/color]
    [color=#3b6ac8]var[/color]
    x[color=#323232]:[/color] [color=#a00050]integer[/color][color=#323232];[/color]
    [color=#3b6ac8]label[/color]
    leitura[color=#323232],[/color] erro[color=#323232],[/color] fim[color=#323232];[/color]
    [color=#3b6ac8]begin[/color]
    [color=#c73a69]writeln[/color][color=#323232]([/color][color=#1094a0]'Digite um número inteiro positivo:'[/color][color=#323232]);[/color]
    leitura[color=#323232]:[/color]
    [color=#c73a69]readln[/color][color=#323232]([/color]x[color=#323232]);[/color]
    [color=#00a150]if[/color] x[color=#323232]<=[/color][color=#1094a0]0[/color] [color=#00a150]then[/color]
    [color=#3b6ac8]goto[/color] erro
    [color=#00a150]else[/color]
    [color=#3b6ac8]goto[/color] fim[color=#323232];[/color]
    erro[color=#323232]:[/color]
    [color=#c73a69]writeln[/color][color=#323232]([/color][color=#1094a0]'O número não é positivo. Por favor, digite um número inteiro positivo.'[/color][color=#323232]);[/color]
    [color=#3b6ac8]goto[/color] leitura[color=#323232];[/color]
    fim[color=#323232]:[/color]
    [color=#c73a69]writeln[/color][color=#323232]([/color][color=#1094a0]'Obrigado! Você digitou o número '[/color][color=#323232],[/color] x[color=#323232]:[/color][color=#1094a0]0[/color][color=#323232],[/color] [color=#1094a0]'. Pressione ENTER para encerrar.'[/color][color=#323232]);[/color]
    readln[color=#323232];[/color]
    [color=#3b6ac8]end[/color][color=#323232].[/color]

    [color=#3b6ac8]program[/color] TesteSemGoto[color=#323232];[/color]
    [color=#3b6ac8]var[/color]
    x[color=#323232]:[/color] [color=#a00050]integer[/color][color=#323232];[/color]
    [color=#3b6ac8]begin[/color]
    [color=#c73a69]writeln[/color][color=#323232]([/color][color=#1094a0]'Digite um número inteiro positivo:'[/color][color=#323232]);[/color]
    [color=#c73a69]readln[/color][color=#323232]([/color]x[color=#323232]);[/color]
    [color=#00a150]while[/color] x[color=#323232]<=[/color][color=#1094a0]0[/color] [color=#00a150]do[/color]
    [color=#3b6ac8]begin[/color]
    [color=#c73a69]writeln[/color][color=#323232]([/color][color=#1094a0]'O número não é positivo. Por favor, digite um número inteiro positivo.'[/color][color=#323232]);[/color]
    [color=#c73a69]readln[/color][color=#323232]([/color]x[color=#323232]);[/color]
    [color=#3b6ac8]end[/color][color=#323232];[/color]
    [color=#c73a69]writeln[/color][color=#323232]([/color][color=#1094a0]'Obrigado! Você digitou o número '[/color][color=#323232],[/color] x[color=#323232]:[/color][color=#1094a0]0[/color][color=#323232],[/color] [color=#1094a0]'. Pressione ENTER para encerrar.'[/color][color=#323232]);[/color]
    readln[color=#323232];[/color]
    [color=#3b6ac8]end[/color][color=#323232].[/color]

    O goto faz o programa dar "saltos", "quebrando" a estrutura do código.

    A Wikipédia comenta o uso do goto:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Goto

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