Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Evitar a queima de um equipamento


alfaad

Posts recomendados

Alguém conhece algum equipamento que possibilite manter desligado os equipamentos pois ultimamente na minha região esta ocorrendo quedas de energia. São quedas rápidas, a luz acaba e volta em torno de 6 segundos, com isso os equipamentos desligam e ligam podendo ocorrer a queima do mesmo.

preciso de um equipamento que mantenha os outros equipamentos (televisão, dvd) desligados apos essa queda.

achei esses

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:49:37

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:49:49

mais não sei se eles possuem essa função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses produtos que postou tem apenas um varistor para picos de tensão.

Não fazem o que você pretende....

Creio que o melhor pra você seria um bom filtro de linha/supressor de surtos. Custa em torno de 100 reais...

E lógico, tudo aterrado.

O que você postou também não atende ao que ele quer. Ele quer simplesmente que após a queda de energia os aparelhos continuem desligados ao invés de ligarem 6 segundos depois, quando a energia volta.

Seria o que o MVTEC postou, mas tem que explicar melhor pro cara também o que é e como conseguir o tal temporizador de retardo.

Acho que a solução de os aparelhos nem desligarem, com um no-break, também resolve sem muitos danos, já que a queda é curta e o no-break não irá assumir por muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

minimalisticamente falando basta um relé e um push button. o "clique" no pb atraca o relé cujos contatos são ligados de tal forma a manter sua própria energização dc além de liberar o ac pra o sistema externo. ao faltar e voltar a energia, o sistema nasce desligado esperando o pushbutton.

sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde MVTEC sua resposta é valida , mais como poderia monta - lo e quais tipos de temporizador poderia usar ?

renf obrigado pela ajuda mais não seria isso que estou procurando.

jacypr inicialmente também pensei em utilizar um no-break, mais como a queda de luz ocorre em um intervalo muito rápido ( desliga e 6 segundos depois liga, ocorrendo com mais frequência em 2 segundos ) acredito que não daria tempo para o no-break armar pois é muito rápido.

josedasilva0 é praticamente isso , mais qual relé devo usar ? estava vendo um modelo J1NA A3-TMP mais não acho para comprar ...

Não existiria algum equipamento ja montado para essa finalidade ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jacypr inicialmente também pensei em utilizar um no-break, mais como a queda de luz ocorre em um intervalo muito rápido ( desliga e 6 segundos depois liga, ocorrendo com mais frequência em 2 segundos ) acredito que não daria tempo para o no-break armar pois é muito rápido.

Os no-breaks mais vagabundos entram em ação em questão de milisegundos alfaad, com certeza o fato de ser só 2 segundos de queda não tem problema neste quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ideia do josedasilva0 é a mais simples e mais fácil de implementar.

Algo desse tipo dai:

MemriaAC.jpg

Um plug AC

Uma tomada AC

Um relé 120 VAC x 10 Amperes em seu contato único, liga/desliga, SPST

Um push button

A pressionar o botão, a energia aparece na tomada de saída e é "memorizada" pelo relé..

Qualquer queda de energia fará o desarme do relé que somente se armará novamente se pressionado o botão.

Deixe as coisas simples ai.. Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jacypr entendi, estava vendo os preços dos no-breaks e no momento não daria para comprar, a solução mais viável no momento foi a do josedasilva0 e faller.

faller entendi o desenho do projeto, mais não estou entendendo qual seria o modelo do relé e 10 Amperes daria para aguentar 6 equipamentos (tv, pc, som ...) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
jacypr entendi, estava vendo os preços dos no-breaks e no momento não daria para comprar, a solução mais viável no momento foi a do josedasilva0 e faller.

faller entendi o desenho do projeto, mais não estou entendendo qual seria o modelo do relé e 10 Amperes daria para aguentar 6 equipamentos (tv, pc, som ...) ?

Modelo de relé é das coisas que menos importa no contexto.

Qualquer modelo de relé cuja bobina seja feita para 120 Volts AC (ou 220 se ai for 220 Volts) e que consiga suportar 10 Amperes em seus contatos...

Isso dai significa uma potência da ordem de 12 x 120 = 1.200 VA ou 1.200 Watts..

Some as potências dos equipamentos.. Dificilmente chegarão nesse valor..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok amigão, então o relê térmico não vai dar certo! amigão você pode usar um No break é muito mais barato! Calcule assim:

PCU - 350W

TV - 280W

SOM - 3500W ou o q você tiver estou fazendo dentro do q eu especifiquei!

então você precisa de um com 5.000W solucionaria todo o seu problema! Isso em alta ou em baixa não tem coisa melhor e mais barata e confiável, pode acreditar!

http://www.nhs.com.br/produtos/c/T0RZPQ==/ON+LINE

Amigão, então o relê térmico não dá certo você poderia usar um No break, em torno de 5.000W para esses equipamentos seria mais barato e bem melhor! Veja esse site ai

http://www.nhs.com.br/produtos/c/T0RZPQ==/ON+LINE

Amigão realmente relê térmico não vai servir! você pode usar um No-brea é o q iria resolver! Para você serviria um com 5.000W,Ok? Olha isso aqui:

http://www.netcomputadores.com.br/sti_pg_det_produto.php?idSess=aa1bb308e7d12f52549ec17e1b7c2f72&idSkunet=1905

faller obrigado pela explicação estarei comprando um relé com essas especificações e tentarei montar o projeto para postar aqui.

Kaarell os equipamentos que irei ligar são : pc, tv e som.

jorgeletronico estarei pesquisando sobre isso.

Ok amigão, então o relê térmico não vai dar certo! amigão você pode usar um No break é muito mais barato! Calcule assim:

PCU - 350W

TV - 280W

SOM - 3500W ou o q você tiver estou fazendo dentro do q eu especifiquei!

então você precisa de um com 5.000W solucionaria todo o seu problema! Isso em alta ou em baixa não tem coisa melhor e mais barata e confiável, pode acreditar!

http://www.nhs.com.br/produtos/c/T0RZPQ==/ON+LINE

Amigão, então o relê térmico não dá certo você poderia usar um No break, em torno de 5.000W para esses equipamentos seria mais barato e bem melhor! Veja esse site ai

http://www.nhs.com.br/produtos/c/T0RZPQ==/ON+LINE

Última edição por Bcpetronzio; Hoje às 06:15 H Motivo: Unir Post seguidos em menos de 24 horas

__________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...