Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
cm.contato

Micro não liga, ou liga quando quer

Recommended Posts

Oi pessoal! Estou com um problema crítico no meu PC e espero ajuda dos colegas.

Tudo começou quando um colega de trabalho resolveu me emprestar um pente de memória de 2Gb 800Mhz kingston(marca diferente do original). Usando o micro, não notei muita diferença com os 4Gb, visto que o micro tem baixo uso nem usei programas para testar. Um dia depois o micro travou totalmente e precisei desligar no botão. Logo suspeitei da memória e deixei só a original mas o micro não ligou de vez, testei com o outro pente da kingston e nada, o micro só ligava quando queria. Suspeitamos dos slots e testei os 2 e nada de diferença.

Quando ligo o micro, roda o cooler do processador, roda HD, drive de CD, ventoinha da fonte, etc., e fica só nisso, porém não bipa.

Parti para limpeza geral, troquei a pasta térmica do processador(o que me deu esperanças pois ligou na primeira vez, mas só foi essa vez), resetei a bios diversas vezes, troquei o cabo do HD para outro HD de backup, comprei outra fonte genérica pois a original (tambem generica)tinha pouca potência, comprei uma placa PCI analyzer para diagnostico que indicou F-0 como se fosse processador ou placa, enfim fiz o possível. Ainda falta testar com outro processador, testar outra placa-mãe ou até o gabinete pois já vi na internet gente falando que resolveu problemas parecidos pois empenava a placa. Mas o meu caso é que não tenho mais peças para testar, só tenho este micro que não uso para trabalho.

Um detalhe importante que falta mencionar é que não dá o bipe inicial, aquele que confere se tudo está ok. As vezes resolvo deixar ele ligado (sem subir) mais ou menos 1h esperando esquentar processador e bios, desligo no botão aguardo uns 2 minutos e ligo novamente... ai ele sobe, ou seja, dá o bipe e nosso amigo Linux começa a agir. Só que ele não fica nem 5 minutos ligado, trava novamente e não volta ligar.

Depois de mais de várias semanas sem mexer no micro, outro dia resolvi repetir a dose e quando ele subiu, antes de entrar na tela de login, nosso amigo Ubuntu começou a checar os drivers e depois apareceu várias linhas do tipo "I/O error sda sector 33311100" (numero fictício). Então alem de tudo devo ter ganhado vários badblocks?!

O Chip da bios é lacrado e tem um cooler sem ventoinha colado em cima. Ao lado dele tem o flashrom de 8 pernas que já retirei e recoloquei. Pensei em comprar outro, mas fui na Santa Efigenia e talvez não achei o local certo lá pois com quem falei as pessoas disseram ser bem difícil de encontrar. Parece que ninguem vende eeprom?!

Acho que se conseguisse reprogramar a eeprom resolveria meu problema, mas falta saber onde fazer sem me custar o olho da cara. Com 150 reais compro uma asus

Espero ter deixado o mais detalhado para receber um auxilio mais preciso.

Abaixo a configuração:

Processador AMD AM2 X2 5200 (2600Mhz)

Chipset Nvidia

Memória 2GB DDR2 800Mhz - Expansivel até 4GB

HD 320GB Sata2 - 7200 RPM

DVD-RW

Placa Mãe W61PMV

Placa de Vídeo On Board Vídeo até 256MB DVMT

Placa de Som On Board 6.1 Canais

Placa de Rede On Board 10/100Mbits

Gabinete 4 Baias

Fonte 450 Watts Nominal

S.O. Ubuntu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Sobre ajuda no clubedohardware o ultimo recurso era lavar a placa mas como não tinha secador de cabelo não me atrevi a lavar.

    Por indicação do TI aqui da empresa levei a placa pra consertar onde ele sempre leva.

    Na chegada falei do problema e questionei sobre reprogramar a eeprom mas a pessoa disse que achava difícil e que essas placas costumam dar problema no regulador de tensão e que por sinal o dessa placa estava queimado e que podia ver os contatos que estavam pretos. Confesso que não eram tão pretos assim, estavam meio que digo, manchados, mais escuro que os outros.

    Mas temos que pagar para ter conhecimento que no meu caso, será 55 reais mais o transporte de ir 2 vezes lá no centro de SP.

    Agora se quiserem condenar uma placa e se aventurar a trocar peças vejam alguma coisa no link:

    http://www.laercio.com.br/artigos/HARDWARE/HARD-003/HARD-003.HTM

    Artigo sobre o Circuito Regulador de Tensão do Gabriel Torres:

    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1560

    Ou do Morimoto:

    http://www.guiadohardware.net/termos/regulador-de-tensão

    Agora tenho que esperar 7 dias pra voltar do conserto. Vamos ver...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×