Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potência fracionária


marthian_2

Posts recomendados

a meu ver, a melhor( e talvez única) forma de calcular uma potência com base não-inteira seja fazer o seguinte : 2^1.2 = 2^12/10 = raiz decima de 2 elevado a decima segunda potência. O programa daria uma raiz aproximada. Agora, como fazer a função de raiz quadrada de math.h(sqr(), se não me engano), calcular raizes fora da quadrada, ai eu não sei. Talvez se usar uma função recursiva ajude

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A função pow funciona, o que você está fazendo é pow (2, 1.2) e isso não é legal: o primeiro argumento não é um double e muito menos o segundo. Um typecast iria cair bem nessa situação. Talvez se você fizer pow ((double)1, (double)1.2) a coisa funcione corretamente (no link abaixo agente vê que os dois argumentos devem ser do tipo double). {Isso que eu to falando É relevante: fazer (7)/(3) é achar 3 e fazer (7.0)/(3) ou (7.0)/(3.0) é achar 2.3333... por exemplo}

http://www.ime.usp.br/~pf/algoritmos/apend/math.h.html

Caso não dê certo, ainda restam duas alternativas:

Esta alternativa é "feinha":

Esse link mostra a math.h simplificadamente ok? E aí você tem as funções exp e log (exponencial e logaritmo neperiano respectivamente). Legal, com isso você fazer qqr coisa: basta você perceber que (log(2^(1,3)) / log(2)) == 1,3 --> ou seja: (1,3)*(log (2)) == log(2^(1,3)) --> exp ((1,3)*(log(2)) == 2^(1,3) --> Então: se você quer o valor de A^B, é só você tomar exp((B)*(log(A)) e, inclusive, é isso que o computador faz em seu sistema aritmético de ponto flutuante.

Esta alternativa é divertida:

Sempre também é possível implementar essas funções transcedentais (incluindo seno e cosseno) sem usar a math.h: você pode usar a expansão de Taylor até um determinado ponto, escolhendo qual a precisão que você quer dependendo do número de parcelas que você utiliza. Dessa forma você só usa operações básicas pra fazer essas funções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...