Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparativo de Pastas Térmicas - Fevereiro/2011


Posts recomendados

Eu andei pesquisando sobre esse tempo de cura e o q eu encontrei e que ele so vale para pastas termicas a base de silicone, o que acontece e q elas depois de aplicadas vão com o tempo liberando a agua que possuem em sua composiçao, e quanto mais ela solidifica mais ela transmite calor!

a e mais uma coisao video-tutorial que postei so vale para a pasta Coollaboratory Liquid Ultra e nao serve para as outras pastas, so postei para dizer q nem todas as pastas termicas se aplicam do meso jeito, se você aplicar outra pasta termica deste jeito quando instalar o cooler vai criar bolhas de ar entre o cooler e o processador reduzindo sua eficiencia mais do que sem pasta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, todo mundo fala tanto da liquid ultra, dizendo que ela é a melhor, que eu acabei comprando um tubo dela. Uso num NH-D14, e comparada a pasta térmica original (NT-H1), eu perdi desempenho térmico. A diferença é de cerca de 4 graus celcius, não é pouca coisa. Não acho que eu tenha aplicado ela de forma errada, apliquei como no vídeo do youtube que a própria empresa fez, usando aquele pincelzinho e tudo.

A forma que eu apliquei a pasta foi diferente da do teste, espalhei ela por toda superfície do processador, sem deixar escapar nada, formando uma camada fina e uniforme. Fiz esse mesmo procedimento com as duas (NT-H1 e Liquid Ultra). Acham que colocar um pouco no meio e deixar a pressão do cooler espalhar a pasta é mais eficiente? Desse último modo sinto uma insegurança grande, pois não sei ao certo qual quantidade colocar no centro para que não espalhe pra fora do processador ou para que não seja pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
achei o teste fraco, pois deixou de considerar aspectos importantes na refrigeração de PCs (já ignorados nos testes dos coolers):

- não realizaram multi montagens; a diferença de temperatura por uma montagem errada, com a mesma pasta térmica, pode ser superior a diferença de desempenho. Sem pelo menos 5 montagens não dá pra afirmar nada. O ideal seria mais, entretanto o pessoal do XtremeSystems fez o cálculo estatístico e já dá pra chegar em um bom número com 5 montagens.

Esse procedimento é desnecessário, e os resultados provam isso, já que as medidas foram consistentes. Só há necessidade de 5 montagens se a pessoal não consegue montar direito de primeira.

- o teste ignorou um aspecto crucial em várias pastas térmicas: o tempo de cura. Alguns compostos precisam de horas pra apresentar um bom desempenho.

No próximo artigo sobre pastas térmicas vamos testar o "mito da cura".

- não há ambiente controlado. Sem o controle preciso da temperatura ambiente não há resultado confiável. Como já falei, a diferença de desempenho é tão pequena que o primeiro lugar na tabela pode mudar simplesmente por uma variação de temperatura ambiente, como aquela da tarde para a noite.

Na física que eu conheço, a temperatura absoluta não interfere em nada, já que

DT=R.P,

onde DT é a diferença de temperatura, R é a resistência térmica e P a potência do calor gerado. Como mantemos a potência gerada constante entre um teste e outro, a diferença de temperatura é diretamente proporcional à resistência térmica do conjunto.

Já falei isso aqui no fórum e fui criticado. A posição dos administradores é "isso é o melhor que podemos fazer". Entretanto o próprio Gabriel já falou exatamente o contrário com relação aos testes com fontes de alimentação por exemplo, onde o CdH não se contenta em fazer o que todos fazem: ele realmente TESTA as fontes.

Esse não é o caso dos testes com coolers e afins.

Minha sugestão: se não conseguem fazer direito, não façam nada. Deixem para os sites com melhor infraestrutura.

Essa é sua opinião pessoal, cada um tem direito à sua. Mas nós pensamos que a forma como testamos coolers e, agora, pastas térmicas, é adequada e mostra a realidade dos produtos.

Obrigado por acompanhar nossos testes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom teste. Parabéns!!!

Uma coisa que gostaria de ver é como se comporta a pasta que vem pré-aplicada nos coolers box, tanto Intel e AMD. Se possível fazer um teste, para comparação entre ela com pastas TOPs, seria interessante.

Fica ai a minha sugestão.

Abraço...

Infelizmente, fica difícil tirar a pasta dos coolers originais e aplicar em outro cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo totalmente: muda até o aspecto fisico da pasta com o tempo, e os fabricantes indicam esse tempo em seus "dados técnicos". Eu noto diferença de uma pasta recem aplicada e uma com uns 3 Meses de uso intenso.

Isso dificulta muito o teste, mas é totalmente valido: pastas podem ter resultados melhores depois da cura que antes da mesma, e isso pode variar mais com umas que com outras.

Hoje em dia eu to usando a zalman, mas já usei nanofusion, 455, 450, AS Silver 5, cooler master TC, implastec... Queria experimentar quela da zalman estilo "liquidpaper"... =p. Bem, aqui na minha cabeça eu tenho uma analise pessoal do desempenho de cada pasta, menos com a zalman, pois ainda não tenho uma base de comparação com o mesmo cooler e outra pasta.

Na verdade a zalman so fabrica graxa termica que e diferente de pasta termica, mais eu tive desenpenhos melhores com a Arctic MX-4 do que com a zalman ZM-STG1 que e aquela que vem no tubo parece um esmalte

mais se você quiser a zalman tem no mercado livre pra vender, o preço fica entorno de 50 reais

mais ja vou avisando, ela e horrivel pra aplicar você tem que chacoalha bem o tubo pra ela ficar bem misturada, que nao e fácil com a consistencia da mesma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Demais de bom! Parabéns pelo tópico que sempre é e será interessante.

Eu que já uso a Zalman ZM-STG2 há um tempão, pude conferir mais uma vez que o Seu desempenho realmente é muito bom.

Duas pastas térmicas que eu teria muita vontade de vê-las testadas são a Tuniq TX-4 e a Shin-Etsu MicroSi G751, contudo não sei se seria válido o teste de ambas, pois Elas infelizmente não são encontradas aqui no BR, apesar de serem bastante famosas.

Mas não tem problema, o que realmente importa são as que estão disponíveis aqui.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito xique! parabens.

So faltou as Artic Silver 5 e Artic Ceramic.

Faloo.

A Arctic Silver 5 e a Arctic Silver Ceremique ja sairam de linha

Agora a Arctic so fabrica a MX-2 e a MX-4

a empresa diz que a MX-2 superou essas 2 pastas termicas em desempenho e com custo de produçao menor

Ja a MX-4, a pasta termica top da Arctic, e a que eu atualmente estou usando (pelo menos ate eu compra a akasa 450) supera a Prolimatech PK-1, a Noctua NT-H1, Coolaboratory Liquid Ultra e a Akasa 455, pelo menos e o que ela diz:

traseiramx2.th.jpg

traseiramx4.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Demais de bom! Parabéns pelo tópico que sempre é e será interessante.

Eu que já uso a Zalman ZM-STG2 há um tempão, pude conferir mais uma vez que o Seu desempenho realmente é muito bom.

Duas pastas térmicas que eu teria muita vontade de vê-las testadas são a Tuniq TX-4 e a Shin-Etsu MicroSi G751, contudo não sei se seria válido o teste de ambas, pois Elas infelizmente não são encontradas aqui no BR, apesar de serem bastante famosas.

Mas não tem problema, o que realmente importa são as que estão disponíveis aqui.

Valeu!

A Shin-Etsu MicroSI G751 você encontra no ml fácil

Lista de pastas termicas encontradas no ml:

baixa qualidade:

-CDA

-Implastec

-Lastec

-Redoel

-Snapall

-Stars

-e outras sem marca

Media qualidade:

-Akasa AK-455

-Arctic MX-2

-Arctic Silver 5

-Arctic Silver Ceramique

-Cooler Master

-Coollaboratory Liquid Pro

-Dow Cornning

-Extream Cold Silver PTEX-01

-Implastec C/ Cobre

-Star ST-700

-Spire

-ThermalRight CF-3

-Thermogel (marca desconhecida, colocado em media qualidade por conter prata)

-ZP Heatsink Conpounds

Alta qualidade:

-Aavid Thermalloy Thermalcote 2 (Pasta termica usada em linha de montagem com venda restrita, estranho ne?)

-Akasa AK-450

-Arctic MX-3

-Arctic MX-4

-Coollaboratory Liquid Ultra

-Star ST-612 (Com ouro)

-Shin-Etsu MicroSl G-751 (Usada em linha de montagem de MB e noteboks)

-Zalman ZM-STG1 (a pasta termica mais cara do brasil)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, fica difícil tirar a pasta dos coolers originais e aplicar em outro cooler.

Acho que a unica coisa que faltou mesmo, era colocar uma pasta dessas de loja de eletronicos, redondinha preta e amarela, dessas de R$ 3,50 o quilo.

E claro, faltou fazer o teste sem pasta termica nenhuma.

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era uma das coisas coisas que sentia falta por aqui, um "teste comparativo entre pastas térmicas".

Como muitos ja citaram ai, só senti falta da inclusão dessas pastas mais simples como as implastec pra termos uma noção da real diferença de uma pasta térmica mais cara pra uma de R$1,50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Shin-Etsu MicroSI G751 você encontra no ml fácil

Lista de pastas termicas encontradas no ml:

baixa qualidade:

-CDA

-Implastec

-Lastec

-Redoel

-Snapall

-Stars

-e outras sem marca

Media qualidade:

-Akasa AK-455

-Arctic MX-2

-Arctic Silver 5

-Arctic Silver Ceramique-Cooler Master

-Coollaboratory Liquid Pro

-Dow Cornning

-Extream Cold Silver PTEX-01

-Implastec C/ Cobre

-Star ST-700

-Spire

-ThermalRight CF-3

-Thermogel (marca desconhecida, colocado em media qualidade por conter prata)

-ZP Heatsink Conpounds

Alta qualidade:

-Aavid Thermalloy Thermalcote 2 (Pasta termica usada em linha de montagem com venda restrita, estranho ne?)

-Akasa AK-450

-Arctic MX-3

-Arctic MX-4

-Coollaboratory Liquid Ultra

-Star ST-612 (Com ouro)

-Shin-Etsu MicroSl G-751 (Usada em linha de montagem de MB e noteboks)

-Zalman ZM-STG1 (a pasta termica mais cara do brasil)

:D Legal Erich_ET, obrigado. Vou dar uma olhada.

A Zalman ZM-STG1 está custando R$33 na e-Coyote, R$30 na Smartdata, mas embora Ela seja de alta performance, a ZM-STG2 está classificada na categoria de excelente performance, embora com quantidade para menos aplicações.

Vamos ver as pastas que serão testadas, pois fiquei curioso com esse papo todo.

Abraço.

http://benchmarkreviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=150&Itemid=62&limit=1&limitstart=12

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Shin-Etsu MicroSI G751 você encontra no ml fácil

Lista de pastas termicas encontradas no ml:

baixa qualidade:

-CDA

-Implastec

-Lastec

-Redoel

-Snapall

-Stars

-e outras sem marca

Media qualidade:

-Akasa AK-455

-Arctic MX-2

-Arctic Silver 5

-Arctic Silver Ceramique-Cooler Master

-Coollaboratory Liquid Pro

-Dow Cornning

-Extream Cold Silver PTEX-01

-Implastec C/ Cobre

-Star ST-700

-Spire

-ThermalRight CF-3

-Thermogel (marca desconhecida, colocado em media qualidade por conter prata)

-ZP Heatsink Conpounds

Alta qualidade:

-Aavid Thermalloy Thermalcote 2 (Pasta termica usada em linha de montagem com venda restrita, estranho ne?)

-Akasa AK-450

-Arctic MX-3

-Arctic MX-4

-Coollaboratory Liquid Ultra

-Star ST-612 (Com ouro)

-Shin-Etsu MicroSl G-751 (Usada em linha de montagem de MB e noteboks)

-Zalman ZM-STG1 (a pasta termica mais cara do brasil)

No momento estou usando essa Akasa 450, vem um cartão para aplicar, uma seringa enorme mas nem vem toda cheia, consistência boa, mas pra ser sincero, comprei ela em promoção nem sabia que era considerada de alta qualidade e não vi grandes diferenças, mas por isso que eu quero ver esses testes até o final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Legal Erich_ET, obrigado. Vou dar uma olhada.

A Zalman ZM-STG1 está custando R$33 na e-Coyote, R$30 na Smartdata, mas embora Ela seja de alta performance, a ZM-STG2 está classificada na categoria de excelente performance, embora com quantidade para menos aplicações.

Vamos ver as pastas que serão testadas, pois fiquei curioso com esse papo todo.

Abraço.

http://benchmarkreviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=150&Itemid=62&limit=1&limitstart=12

Sim as duas tem desempenho proximo mais a ZM-STG2 eu nao encontrei para vender no ml

No momento estou usando essa Akasa 450, vem um cartão para aplicar, uma seringa enorme mas nem vem toda cheia, consistência boa, mas pra ser sincero, comprei ela em promoção nem sabia que era considerada de alta qualidade e não vi grandes diferenças, mas por isso que eu quero ver esses testes até o final.

Eu recebi minha Akasa 450 a duas hrs atras, e pelo que eu vi pela consistencia dela, o melhor jeito de aplica-la e você por uma pequena quantidade de pasta no centro e esquecer aquele cartaozinho que vem junto, nao esquecendo de limpar bem a superficie do processador e do cooler, de preferência com alcool, para ter um melhor desempenho

mais nao vi diferença ate agora para a MX-4 que usava antes, talvez alguns decimos de grau mais quente, mais tarde vou fazer um stresstest, na minha maquina pra ver ate que temperatura ela chega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quando apliquei a pasta da Coolermaster que veio com meu Hyper 212+ (a do teste) aqui no meu PII, espalhei em toda CPU com um cartão de crédito velho e parece que ficou bom (a camada ficou fina como as das pastas que vem de fábrica com os coolers box), porém acho esta pasta pior que a antiga Evercool que eu usava no meu cooler box (um amigo me emprestou ela, pois sobrou da instalação do Buffalo na CPU dele). Já usei AK-455 também, mas era com meu antigo Athlon XP. Bem a minha preferida (e claro que apresentou melhor desempenho) é a da Evercool, com uma ressalva quando eu a usava tinha um PII X3 720 desbloqueado para um X4 3GHz e agora uso um PII X4, porém operando a 3,6GHz, então pode ser que o desempenho dessa CM tenha caído devido ao maior overclock correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa, não fui bem claro.:D

O teste seria feito com o cooler original e depois feita a troca para uma pasta, tendo assim uma noção da diferença de desempenho.

Abraço...

Estamos testando as pastas com o CNPS9900 Max, não teria sentido de trocar o cooler no meio dos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia usar o cooler original com uma ou duas pastas dessas que vocês já testaram, só pra ver se a que vem pre aplicada é muito pior que as outras...

Atualmente estou usando uma pasta térmica da Implastec! HAHAHAHAHA

depois de uma limpeza no cooler do processador, reparei que não tinha mais a pasta térmica que eu utilizava antes... mas como tinha a implastec, usei ela mesma!

Não senti grande diferença de temperatura (mas também nem lembro a marca da pasta antiga.... com certeza coisa boa não era!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não espero muita diferença com essa pasta Implastec que dizem ser ruim, por isso queria a palavra de um técnico da Implastec, se eles fazem um tipo de pasta podem perfeitamente fazerem um tipo melhor, ou será que a que fazem já não é boa?! Não sou preconceituoso com marcas, muito menos baba ovo delas, sejam famosas ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste com a akasa ak-450 ela foi so 0,2 gau mais fria que a arctic MX-4, a temperatura em full load chegou a 62,6ºc com a MX-4 e 62,4ºc com a ak-450 processador core 2 extreme 2.66 E6800 e cooler original

Não espero muita diferença com essa pasta Implastec que dizem ser ruim, por isso queria a palavra de um técnico da Implastec, se eles fazem um tipo de pasta podem perfeitamente fazerem um tipo melhor, ou será que a que fazem já não é boa?! Não sou preconceituoso com marcas, muito menos baba ovo delas, sejam famosas ou não.

Na verdade a implastec possui 2 tipos de pasta termica, a com base de silicone e a com cobre.

A pasta mais comum e a base de silicone, que, nao e uma pasta boa, nao importando a marca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quando apliquei a pasta da Coolermaster que veio com meu Hyper 212+ (a do teste) aqui no meu PII, espalhei em toda CPU com um cartão de crédito velho e parece que ficou bom (a camada ficou fina como as das pastas que vem de fábrica com os coolers box), porém acho esta pasta pior que a antiga Evercool que eu usava no meu cooler box (um amigo me emprestou ela, pois sobrou da instalação do Buffalo na CPU dele). Já usei AK-455 também, mas era com meu antigo Athlon XP. Bem a minha preferida (e claro que apresentou melhor desempenho) é a da Evercool, com uma ressalva quando eu a usava tinha um PII X3 720 desbloqueado para um X4 3GHz e agora uso um PII X4, porém operando a 3,6GHz, então pode ser que o desempenho dessa CM tenha caído devido ao maior overclock correto?

Esse metodo de espalhar a pasta termica quando você coloca o cooler acaba criando bolhas de ar no meio da pasta termica, e ar nao e um bom condutor de calor, veja video: http://youtu.be/EyXLu1Ms-q4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...