Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock M4A785-M + Athlon II X2 255


jpx

Posts recomendados

Estou tentando passar de 3.6ghz com esse processador mas não estou conseguindo, a configuração do PC está na assinatura. Na bios ficou assim:

5471886381_1b492973bc.jpg

5471899957_6efbbe405a.jpg

CPU-Z:

5471855955_108190cf27_b.jpg

obs.: São 3 pentes de memória idênticas, uma de 2GB e duas de 1GB.

Fiz o over no início do mês, está 100% estável, rodei prime95 durante 12h e não apareceu nenhum problema.

Temperatura em idle (temperatura ambiente: 27°C):

5472451538_44ec024bdd.jpg

obs.: "Aux" é a temperatura do processador

Temperatura em full (20min no prime95)(temperatura ambiente: 27°C):

5472449552_818123a8f4_b.jpg

Tentei chegar nos 3.7ghz mas não consigui, aparece tela azul enquanto o windows está carregando, ou da erro no primeiro test do prime95. Tentei com vcore até 1.55, mas não deu. Para os 3.7ghz eu tentei o seguinte:

-Reference Clock [240]

-NB Frequency [8x]

-HT link [1600]

Memoria eu deixei em 333, o resto tudo em auto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o seguinte:

CPU/HT Reference clock [240]

PCIE Overclock [110]

CPU/NB Frequency [8x]

HT Link speed [1600]

Memclock value [333]

Apareceu "FATAL ERROR" no primeiro teste do prime, então mudei a tensão para 1.450 e de novo apareceu o erro no prime.

5473849467_a62534e749_b.jpg

Aumentar mais a tensão?

Nesse site eles conseguiram 3.9Ghz com uma placa mãe simples como a minha.

http://www.legitreviews.com/article/1200/11/

-vcore 1.600 :eek:

-diminuiram o multiplicador de 15.5x para 14x :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá,

Você já testou com um módulo de memória? (só teste mesmo)

Tentou aumentar a tensão para o NB?

Se o seu sistema de refrigeração der conta, aumente a tensão um pouco mais.

O fato de alguém ter conseguido tal over é somente uma referência, não é uma regra para "o mesmo" processador.

Cada processador tem sua particularidade; alguns necessitam de mais tensão para determinado clock, outros menos.

Erro no Prime95 é mais comum por alta temperatura e falta de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aumentei um pouco as voltagens, HT, NB, etc, não funcionou. 1.600 de vcore também não deu.

Aumentei a tensão da memoria para 1.8600, nada. Diminuí a frequencia da memoria de 333 para 266, também não adiantou.

Acho que o problema é na memoria mesmo pois quando eu aumentei a tensão para 1.8600 deu tela azul, algo do tipo "NOT_PAGED_FILE", algo assim, essa mesma tela apareceu quando eu coloquei um pente de 2GB da Markvision, antes de comprar da Kingston.

O que eu esqueci de mencionar é da minha experiencia em overclock, que não é muita, o over que eu fiz foi dentro do que eu aprendi, mexer em tensão, a não ser do processador, ja complica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui 3.7Ghz com um modulo de 2GB mas ocorre um problema.

Eu uso o test padrão do prime, Blend, que tem bastante teste de RAM, mas nesse teste, com 2GB de RAM, a CPU fica entre 2% a 10% de uso e o PC fica lerdo, no inicio do teste a utilização da memoria RAM dispara para 100% e vai caindo, então acho que o problema é pouca RAM mesmo, esse mesmo problema apareceu com 3.6Ghz. Então usei o teste in-place Large FFTs que não testa muito a memoria, deixei por cerca de 5min e não deu problema.

Só mudei de 235 para 240 e o vcore para 1.4500

Sobre a temperatura da ponte sul eu não cheguei a ver nos testes, mas acho que não chegava a 50°C.

edit: Testei os 3 modulos de RAM e 3.7Ghz no teste in-place Large FFTs e o PC travou depois de 2min. Voltei para os 3.6Ghz, refiz este teste por 10min, e não deu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...