Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alocação dinâmica


cuccate

Posts recomendados

eae galera, beleza?? Então, eu estou com um pouco de dificuldade com alocação de memória, alocação dinâmica, realmente nao entendi isso :S

Então será que alguem poderia me explicar bem a fundo sobre isso, sobre as funções malloc...calloc e colocar alguns exemplos...?

Grato desde já :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Comece por ponteiros :D

Google ajuda muito nessas horas ;)

Se entender bem os conceitos de ponteiros, depois pode passar para alocação dinâmica.

Não vou colocar links de outros sites aqui, mas procure no google que é fácil achar.

Se mesmo depois de estudar os conteúdos que encontrar, volte a postar.

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alocação dinâmica é você ter um vetor variável, quando você declara vetores serria assim:

int vetor[5] = {4, 6, 5, 2, 7};

Com a alocação dinâmica, não existe um tamanho definido, o tamanho é dinâmico, você pode aumentar ou diminuir ele quando quiser, em C++ existem operadores próprios para isso que são mais simples do que malloc e calloc, são os operadores "new" e "delete" que dizem ao sistema Operacional que o programa precisa de mais um pouco de memória para fazer algo ou que parte de sua memória está livre e pode ser usada por qualquer outro programa

int *vetor = new int[100];
delete []vetor;
vetor = new int[200]

com vetores estáticos isto não seria possível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, recentemente tive de fazer um programa em C utilizando alocação dinâmica de memória, porém a regra era que não poderia utilizar a função de realocação, resolvi o problema depois de muito esforço com 2 vetores.

A resolução do problema podes encontrar neste link: http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-vetor-dinamico/904699

Um site que me ajudou bastante na resolução do problema, foi este: http://www.mtm.ufsc.br/~azeredo/cursoC/aulas/c600.html me ajudou bastante a entender o funcionamento dos ponteiros, bem como funciona o vetor.

Após estudar Alocação Dinâmica, dê uma olhada em Estrutura de Dados, pois estes dois conceitos estão muito ligados. Aqui no Fórum Clube do Hardware, tem um tópico em Destaque falando só a respeito disso, segue o link: http://forum.clubedohardware.com.br/estruturas-dados-pilhas/702596

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado à todos, respostas rápidas, com links, vou da uma lida nos links, vai demorar...Cara acho que nao entendi muito bem sobre alocação porque tava com sono quando vi...

Se nao me engano o ponteiro serve para apontar o lugar de determinada coisa na memória...certo...?

Alocação dinamica, seria algo como liberar mais espaço na memória para determinada coisa...?

De qualquer jeito, obrigado pela ajuda de todos vocês, vou da uma lida nos links O/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeira pergunta: exatamente, ponteiros apontam para um lugar na memória

segunda: sim, alocação dinâmica serve para programas que não sabem ao certo qual a quantidade de memória que vão utilizar, por isso eles podem "pedir" memória ou "liberar" dependendo de acontecimentos ocorridos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...