Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resolução do monitor e HZ


SlashX

Posts recomendados

Bem, tenho um monitor LCD samsung syncmaster BX2030 (20 polegadas, 1600x900) e uma placa de video nvidia geforce 240GT ddr3 1GB, o problema que tenho, é que ao colocar o monitor na sua resolução nativa (1600x900), a taxa de Hz não passa de 60, e pelo que sei, o minimo recomendado é 75, então sou forçado a colocar a resolução em 1440x900 para que possa colocar 75 de hz, o problema, é que além de menor, a imagem fica com bem menos qualidade que na resolução nativa, queria saber se tem como forçar de algum modo o 1600x900 com taxa de atualização com pelo menos 75 hz (tem uma opção de ignorar taxas não recomendáveis ou algo do tipo, porém, a opção fica "invisivel" , não podendo ser marcada ou desmarcada.

Outro problema que tenho, é que depois que instalei a ultima versão do driver da minha geforce, a imagem ficou um pouco forçada (algumas letras no meio, no começo ou no fim palavras aparecem "borradas" dando um efeito um tanto quanto ruim para os olhos com uma ou duas letras borradas e o resto da palavra normal)

Então é isso, se alguem mais experiente puder me ajudar no assunto, eu agradeceria muito, fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu "problema" creio que é sem solução.

O problema não está na placa... é que seu monitor na resolução nativa aceita no máximo 60Hz de taxa de atualização.

Mesmo que conseguir setar na placa 75Hz, provavelmente no monitor apareceria "Sinal não suportado" ou coisa do tipo... Ou se funcionar, pode acabar danificando o monitor.

Quanto maior a taxa melhor, mas não que 60Hz seja ruim, longe disto. E não sei onde viu esta questão, mas não existe este critério de 75Hz é o mínimo recomendado.

No caso, tanto Samsung quanto LG oferecem monitores com taxas de 120Hz, obviamente são monitores mais caros....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta renf, então o jeito é deixar em 60 Hz mesmo =/

Alguma solução quanto ao outro problema, de resolução, ou também é culpa do monitor LCD e não dá para ajustar? Percebo que nos monitores de tubo, a imagem fica bem mais lisa e bonita que nesse meu LCD, normal isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta renf, então o jeito é deixar em 60 Hz mesmo =/

Alguma solução quanto ao outro problema, de resolução, ou também é culpa do monitor LCD e não dá para ajustar? Percebo que nos monitores de tubo, a imagem fica bem mais lisa e bonita que nesse meu LCD, normal isso?

o monitor é FULLHD?

porque se for a imagem fica ruim, parece aquelas montagens, que mudam o que esta escrito, fica horrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o monitor é FULLHD?

porque se for a imagem fica ruim, parece aquelas montagens, que mudam o que esta escrito, fica horrível.

bom o cara disse que a resolução dele é 1600x900, então eu acho que não é full hd né esperto, meu deus do céu, eu pensei que era só em outros fóruns que a coisa tava ruim mais aqui pelo jeito tb tá ruim... FULL HD é 1920x1080 santo cristo....

60HZ é padrão cara, 75 Hz só para monitores de tubo, e dos velhos ainda, por isso quando você coloca nos 75hz dá essa mensagem.. deixa em 60hz por 1600x900...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, já saquei que não tem como melhorar a qualidade de Hz sem diminuir a resolução e tal, mas ainda tenho uma dúvida quanto a qualidade da imagem do meu monitor, o fato de eu achá-la pior que em um monitor de tubo é normal? Pelo que sei LCD tinha que ter uma qualidade superior, mas não é o caso aqui, seria possivel ser culpa da placa de vídeo? A imagem do monitor não é "suave" como deveria ser, ela se mostra muito forçada, como quando damos um pouco de zoom em uma imagem e ela se torna mais forçada.

Obrigado aos que responderam, espero poder arrumar isso logo =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, para ser 100% de sinseridade, monitores de tubo foram os melhores monitores já feitos até hj, tanto em qualidade de construção e como em qualidade de imagem, tanto que quem mexe com foto e video usa os de tubo, o LCD só tem qualidades melhores, o tamanho, que não tem o que falar, ultra fino e o tempo de resposta, mas o lcd é lindo, imagem forte e gostosa, eu tenho certeza que o teu problema ai é configuração cara.. se eu fosse você, desistalava o driver de video, passava um cclean um mvregclean, um driver swaper, e depois instalava tudo de novo, os HZ não dão mais qualidade a imagem.. tira isso da sua cabeça... faça tudo isso e eu duvido que não fique ótima a imagem!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, para ser 100% de sinseridade, monitores de tubo foram os melhores monitores já feitos até hj, tanto em qualidade de construção e como em qualidade de imagem, tanto que quem mexe com foto e video usa os de tubo, o LCD só tem qualidades melhores, o tamanho, que não tem o que falar, ultra fino e o tempo de resposta, mas o lcd é lindo, imagem forte e gostosa, eu tenho certeza que o teu problema ai é configuração cara.. se eu fosse você, desistalava o driver de video, passava um cclean um mvregclean, um driver swaper, e depois instalava tudo de novo, os HZ não dão mais qualidade a imagem.. tira isso da sua cabeça... faça tudo isso e eu duvido que não fique ótima a imagem!!

Então cara, formatei o pc aqui de uma vez, reinstalei todos os drivers e a imagem continua forçada, tentei tirar um print de como fica a tela, mas a imagem só fica ruim no meu monitor, outros pcs vêem a imagem normal (passei o print para um pendrive e coloquei ele no pc de um amigo, a imagem tava normal, então o problema é com meu monitor pelo jeito o.O)

A imagem tá pixelada e forçada, alguma ideia do que possa ser? Já tentei mexer nas configurações da placa de video e nos ajustes do monitor, sem muito sucesso x_x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com o mesmo problema, meu monitor LG tem resolição nativa de 1600x900 mas só funciona em 1440x900. Nem mesmo aparece a opção da resolução nativa na Janela de resolução da tela, e se mudo no próprio monitor a imagem some a aparece uma mensagem sobre "fora de escala". Porque meu computador não funciona na resolução máxima e nativa do monitor?

Notei haverem alguns tópicos com problemas semelhantes e nenhuma resposta. Ninguém sabe dar uma resposta decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...