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Problema com carro à controle remoto.


robra

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Olá.

Tenho um carro a controle remoto antigo que estava guardado a um bom tempo. Resolvi testá-lo e de inínio ele não funcionou. Então o abri, fiz umas limpezas e depois de insistir um pouco os pequenos motores que impulsionam as rodas dianteiras voltaram a funcionar.

Fechei o carro, o controle remoto, e fiquei testando por uns 5 minutos. No momento que coloquei a tampa que segura a bateria de 9v do controle remoto, o carro parou de funcionar.

Já li vários assuntos sobre problemas com carros à controle remoto mas não encontrei uma reposta adequada ao meu problema.

No controle há um cristal e 2(duas) bobinas ajustáveis, sendo 1 com filamento mais grosso e a outra com filamento mais fino. Já no carro há apenas 1 bobina com filamento mais grosso.

O interessante é que encostando a antena do controle remoto na antena do carro, com o acelerador pressionado, o carro funciona.

Não entendo nada de eletrônica mas, por dedução, me parece que o problema está na frequência, ou seja, nas bobinas, porque se estivesse no cristal o carro não funcionaria ao encostar as respectivas antenas com o acelerador pressionado. Talvez a minha dedução também esteja errada.

Alguém poderia me ajudar nesta questão ?

Desde já agradeço por qualquer ajuda.

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filipe_600.

Grato pela resposta rápida. Vou comprar baterias e pilhas alcalinas e depois informo se resolveu ou não, embora só tenha usado o carro uns 5 minutos.

Abraço.

Este tipo de sintoma também sugere baterias fracas.

Verifique novamente a bateria do transmissor e tambem as do carro.

Comprei as pilhas e baterias alcalinas e também não funcionou. Mexi na bobina com o filamento mais fino, pressionando o botão do acelerador, e também não funcionou.

Quando encosto ambas as antenas e pressiono o acelerador, o carro funciona, mas aí tenho que ficar correndo atrás dele... hehehehe...

Alguma sugestão ?

Grato. :help:

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Olá robra, não entendo muito de transmissões RF...

mas sei que estas bobinas trabalham em conjunto com capacitores para gerar a ressonacia na frequencia adequada, talves esses capacitores estejam danificados (ressecados), por ação do tempo...

tenta identificar esses capacitores e troca eles, se forem poucos troca todos, que pode resolver o seu problema...

Falou...

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Olá robra, não entendo muito de transmissões RF...

mas sei que estas bobinas trabalham em conjunto com capacitores para gerar a ressonacia na frequencia adequada, talves esses capacitores estejam danificados (ressecados), por ação do tempo...

tenta identificar esses capacitores e troca eles, se forem poucos troca todos, que pode resolver o seu problema...

Falou...

Olá, Phenom_x4.

Fiz alguns testes mas antes gostaria de colocar algumas observações:

Como disse anteriormente, o controle remoto possui 2 bobinas e 1 cristal, sendo 1 bobina com filamento mais grosso e 1 com filamento mais fino. Já o carro possui apenas 1 bobina com filamento mais grosso. As 3 bobinas possuem um núcleo rosqueado, como se fosse um parafuso, na cor do ferro, porém, mais frágil. A cabeça deles, tanto na parte superior como na parte inferior que fica dentro da bobina, é sextavada vazada para utilização de chave halen bem pequena. Somente o núcleo da bobina de filamento mais fino do controle remoto é que permite ajuste, já que os núcleos das bobinas de filamento mais grosso estão coladas. Outro algo em comum é que todas as 3 bobinas possuem 5 contatos.

Bobinas do controle remoto:

- Filamento mais fino=> Dos 5 contatos apenas 3 estão soldados na placa, sendo 1 deles ligado a antena. Tem apenas 2 filamentos que descem da bobina até a placa, em lados oposto.

- Filamento mais grosso=> Todos os 5 contatos estão soldados na placa. Tem 4 filamentos que descem da bobina até a placa, sendo 2 de cada lado.

Bobinas do carro:

- Filamento mais grosso=> Dos 5 contatos, 4 estão soldados na placa, sendo 1 deles ligado a antena do carro. Tem 4 filamentos que descem da bobina até a placa, sendo 2 de cada lado.

Feitas as devidas observações, realizei os seguintes testes:

1) Como o carro só funciona ao pressionar o acelerador do controle remoto e encostando ambas as antenas, eu "aparafusei" e "desaparafusei" o núcleo da bobina de filamento mais fino do controle remoto, e observei que as rodas iam parando a medida que "aparafusava" o núcleo, ao passo que ao "desaparafusar" o núcleo as rodas voltavam a girar.

2) Tirei as pilhas e as baterias, e usei o multímetro digital ET-1001 para testar as bobinas colocando o seletor em 200 OHMS, com a marcação de 5,5 ohms ao encostar a ponta vermelha na preta, encostando uma em cada contato das bobinas obtendo o seguinte resultado:

- A de filamento mais fino=> Mostrou o mesmo resultado em ohms nos 2 contatos que tem os filamentos descendo da bobina à placa, em lados opostos da bobina.

- As de filamento mais grosso=> Mostrou o mesmo resultado em ohms nos 2 contatos de cada lado da bobina que tem os filamentos descendo da bobina à placa. Nos contatos de lados opostos da bobinas, não houve medição do multímetro.

CONCLUSÃO: Pode ser que eu esteja errado, e por isso gostaria que quem tem conhecimento de causa pudesse me ajudar para saber se meu raciocínio está correto ou não.

1º) Se tivesse algum problema com capacitores, resistores, resistências, etc, é certo afirmar que o carro não funcionaria de nenhuma forma, nem mesmo ao encostar ambas antenas e pressionar o acelerador, já que ele funciona desta forma ?

2º) Se o controle remoto não estivesse transmitindo o sinal ou o carro não o estivesse recebendo, é certo pensar que o carro não funcionaria de nenhuma forma, mesmo encostando ambas as antenas e pressionando o acelerador ?

3º) Já que o carro funciona encostando ambas as antenas e com o acelerador pressionado, e que a regulagem da bobina de filamento mais fino do controle remoto trava e libera o funcionamento das rodas, é certo pensar que o controle remoto está transmitindo em uma frequência diferente da frequência regulada no carro e que o problema seria o cristal ?

4º) Caso o controle remoto esteja transmitindo o sinal em uma frequência diferente da frequência regulada no carro, mesmo assim o carro funcionaria com as antenas encostadas e com o acelerador pressionado ou a diferença de frequências não permitiria o funcionamento do carro em hipótese nenhuma ?

Desculpem os detalhes, mas acredito que só assim é que conseguimos o suporte adequado.

Desde já, agradeço qualquer ajuda. :help:

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Olá robra, como eu disse: não entendo muito de transmissões RF...

Eu me referi apenas aos capacitores do transmissor, (controle), e receptor, (carro), e não ao circuito todo.

Pelo que eu sei cristais não perdem seu valor de oscilação, se estão bons oscilam, se não estão bons não oscilam....

outa coisa se você mexeu nessas bobinas, o controle e o carro provavelmente perderam seu sincronismo.... e agora o carrinho não vai mais a responder o controle.

Bom acho que é isso, é melhor você aguardar outras opiniões e dicas de colegas mais experientes no assunto.

valeu.

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Hoje eu estava mexendo nele com o multímetro para ver se conseguia identificar alguma coisa, aí coloquei as pilhas no carro, a bateria no controle e ao apertar o acelerador do nada ele funcionou... até bater na parede...:(... e parou novamente de funcionar.

Acho que o problema está no carro.

Gostaria de saber se tem uma forma de testar separadamente se o controle está transmitindo alguma coisa e se o carro está recebendo algum sinal.

Grato.

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Olá robra

Após seu último post, eu arriscaria que há mau contato na plaquinha do carro, pode ser solda fria, cabinho quebrado ou algo assim.

Um teste que poderia ser feito é deixar alguem pressionando o acelerador do controle, e você "mexer" nos componentes do carro, tipo: pressionar a bobina, sacudir os transistores com o dedo etc.

Caso ache o defeito intermitente, é ressoldar o componente e já era.

Um abraço

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Voltei para dar satisfação quanto ao problema descrito neste tópico.

Decidi seguir a orientação do Phenom_X4 e troquei todos os capacitores, sendo 8(oito) no carro e 1(um) no controle.

O carro voltou a funcionar mas agora ele só vira para esquerda. Não vai em frente e nem para direita.

O controle tem um potenciômetro, que é o volante e é o que dá a direção ao carro.

Além disso, notei que 3(três) capacitores estão com valores diferentes dos originais e não sei se isso pode causar este problema. Abaixo estão os valores dos capacitores originas e os novos, respectivamente:

....ORIGINAL...............NOVO

1) 100μF/10V............100μF/35V

2) 47μF/10v..............47μF/25v

3) 3,3μF/35v.............3,3μF/50v

Será que os capacitores diferentes estão "desalinhando" o carro para esquerda ? hehehehehe.

Quem puder me ajudar, eu agradeço. :(

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Pensei que os capacitores pudessem interferir porque o potenciômetro ajusta a tensão nas rodas para que o carro vire à direita, à esquerda ou em frente mas a roda da direita está sempre com uma tensão maior, e por isso, mesmo virando o potenciômetro para direita, o carro continua indo para esquerda com uma velocidade menor e com uma curva mais "aberta".

Bem, caso eu não consiga ajustar a bobina, porque 2 delas "racharam" o regulador interno e 1 delas chegou até cair alguns pedaços do regulador, como eu posso substituí-las já que não há nenhuma especificação nelas ?

Grato. :(

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Olá robra...

Como o amigo Bcpetronzio já esclareceu, as diferentes tensões dos capacitores não influencia....

acho o problema agora é sincronizar as bobinas, se estiverem boas, só não sei como fazer isso...

outra coisas verifica esse potenciometro do volante, mede a resistencia no inicio, meio e fim e ve se está linear, mede as tensões nesses estágios também, talves esteja danificado, gasto...

só não respondi antes pois estou trampando até tarde....XD;

valeu...

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Ok... vou fazer os testes sugeridos, mas para terem uma ideia, abaixo estão as fotos da placa do carro e da placa do controle:

PLACA DO CARRO:

placacarro.jpg

placacarro3.jpg

placacarro2.jpg

placacarro1.jpg

OBS: Eu numerei os capacitores antes de tirá-los da placa para saber onde colocaria os novos....rsrsrsrs

PLACA DO CONTROLE:

placacontrole.jpg

Grato.

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Bem, pessoal... troquei o cristal por um outro do mesmo valor e também as bobinas, mas independente das trocas ele está sintonizando a frequência quando as antenas estão bem perto da mesma forma que estava antes de trocar o cristal e as bobinas. O máximo que ficam distante é uns 30 a 40cm.

Já troquei todos os capacitores também.

Olhando as fotos que postei anteriormente, teria algum outro componente eletrônico que pode estar interferindo na frequência ?

Grato.

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fala...

você trocou tambem os capacitores ceramicos, aqueles redondos, ou só os eletroliticos...

outra coisa o que são aqueles componentes verdes...

valeu...

Capacitores cerâmicos são estes ?

images?q=tbn:ANd9GcQzpOnR0lRvHXrLba_wbSuGpLY_7Mn1zrAZxNoTuIlfI8U69V4q

Só troquei o que está ao lado da bobina, na placa do carro, e todos os eletrolíticos.

Quanto aos componentes verdes, acho que são resistores. Neles está escrito 47K, 160V, +ou- 10%.

Troca também ?

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