Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tinta para Zinco / Galvanizado


Eagleye

Posts recomendados

Olá, pessoal...

Bem, não teve jeito, procurei em tudo que é canto e tive que abrir esse tópico para pedir socorro.

O meu gabinete da assinatura (que pena) está TODO desmontado! Só a moldura externa está arrebitada, pois o interior desmontei todo...

O que acontece é o seguinte: Mandei pintar numa concessionária de caminhões o gabinete por dentro e todas as partes galvanizadas, todavia, ao transportar, esbarrei uma das partes pintadas e arrancou tinta, ou seja, não há aderência! Aí, num veneno, joguei solvente (Thinner) que fez uma lambança só, e retirei toda a tinta (preto fosco vinílico) com muita facilidade... Coitado do HAF 922... Se vocês olharem ele hoje, vão dizer: -Putz, estragou o gabinete!

Só que como um ser humano inteligente, estou tentando reverter essa situação. Retirei todo a tinta anterior, só deixando a original, lixei com lixa 400 e deixei no osso. Comprei 3 tipos de tinta em Spray, um preto fosco da Suvinil, uma de fundo para galvanizado (Super Galvit da Colorgin) e uma de Tinta Epóxi, indicado até para Linha Branca (Fogão, Geladeira, etc.) e conclusão: NÃO TEM ADERÊNCIA. Não há o que faça a @#$% da tinta grudar na superfície em galvanizado! Tipo, a que mais aderiu foi esse preto vinílico, porém se passasse uma chave sem aplicar muita força, era facilmente removida e fazia risco. Penso que a tinta deve ter resistência a risco, visto que ao remover a tampa do gabinete, vai arrancá-la por inteiro, fazendo a maior porcaria!

Essas outras que pintei com spray, saem apenas com a unha... Até a Epóxi!

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eagleye, se eu não me engano o seu gabinete foi pintado com pó quimico, ou seja, as peças metálicas vem eletroestaticamente carregada, recebe uma camada de pó e vai para um forno a uma certa temperatura. Vai ser muito difícil você conseguir pintar o seu gabinete de novo, mas não vai ser impossivel. Tente uma lixa mais aspera e um fixador ou selador para trabalhar com as tintas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eagleye

Pelo pouco que entendo de tratramento de superfície, creio que primeiro

você tem de criar uma superfície propicia a aplicação de primer ou tinta.

Normalmente a superfície pode ser jateada ou não com micro-esferas, isso

vai deixa-la mais porosa para aplicar uma primeira proteção que pode ser

fosfatização, zincagem eletrolítica ou outra proteção, dependendo o que

vai ser aplicado como acabamento você talvez não precise aplicar primer,

que é o caso da pintura epoxi, liquida ou eletrostática aplicada sobre uma

base fosfatizada, note que essa pintura após algum tempo tem que ser

curada em estufa. Para o fundo zincado existe um produto que promove

aderência, que é o Primer Produtor de Aderência-epoxi-isocianato N2198

da Tectin:

http://www.tectin.com.br

Mas tenha em mente uma coisa a superficie em qualquer caso deve estar

rigorosamente desengordurada ou desengraxada, senão não há santo que

consiga aderência.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Ad. Mas será que não consigo pintar aplicando esse Primer 2198? Ou você acha que é tempo perdido e seria melhor pagar logo para fazer pintura eletrostática?

Se eu te falar que EU mesmo queria fazer... O problema é que como te disse, aqui no Litoral é ruim de achar um local para realização da tal pintura e R$ 160,00 pela pintura é osso! E tem mais: Liguei lá e eles me perguntaram se a superfície já estava lixada e preparada para receber a pintura. Aí é moleza, né? O pior é que não achei nem em Santos isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa pergunta que fizeram faz sentido, pois como expliquei no post anterior,tem

necessidade de preparação da chapa antes da aplicação da tinta, dependendo

do processo empregado. Como já disse,creio que sai mais barato financeiramente

você pagar e ter um serviço de qualidade. Na minha opiniâo o melhor caminho é

remover o que resta da tinta antiga, jatear com micro-esferas o gabinete, fazer

uma fosfatização e depois aplicar a tinta eletrostática e levar a estufa.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...