Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que fazer? Computador travando...


Ueidiu

Posts recomendados

Olá pessoal do Clube do Hardware, venho por meio deste tópico pedir uma ajuda urgente porque estou quase ficando louco com um problema que está acontecendo com meu computador...

É o seguinte, de uns tempos pra cá, meu computador começou a travar e desligar sozinho...

No começo ele ligava de boa, daí ficava uns dois minutos ligado, a tela inicial congelava e ficava toda embaraçada, e ou ficava desse jeito até eu reiniciá-lo ou ele próprio já reiniciava...

Depois de um certo tempo, eu retirei a tampa do gabinete dele para olhar o que estava acontecendo (fiz alguns cursos básicos de informática mas não manjo quase nada)... e notei que o cooler que vai emcima do processador ficava alterando a velocidade de rotação...

Daí eu pesquisei aqui e em vários outros lugares da internet o que poderia ser esse "travamento e desligamento" do meu computador. Notei que poderia ser problema no cooler do processador mas daí vem as MÁS NOTÍCIAS...

Em nenhum lugar achei uma resposta concreta a respeito. Por isso criei esse tópico com o intuito de sanar minhas dúvidas... Eu esperava achar alguma solução na internet, entretanto não obtive sucesso. Peguei meu computador e levei em algumas lojas de informática visando que os profissionais seriam MELHORES e mais HONESTOS para comigo..

Tentativa frustada... uns diziam que meu PROCESSADOR teria queimado :eek:, outros falaram que era a VENTILAÇÃO DO GABINETE que estava defasada :confused:, outros diziam que era problema nas MEMÓRIAS :confused:, outros falaram que era a minha FONTE DE ENERGIA que não estava sendo o suficiente para fornecer a energia necessária aos componentes :confused:...

Concluindo, dos problemas apresentados pelos técnicos em informática eu não pude resolver o problema do meu computador... ele está parado aqui em casa já faz quase dois meses!

Gostaria de saber o seguinte: para resolver esse problema, como eu devo proceder? É a refrigeração (esse eu acho que é o principal por causa das minhas observações), as memórias, a fonte de energia, o processador ou o quê?

Vou passar a minha configuração aqui, me corrijam se estiver errado ou faltar algumas informações:

Processador: Phenom II X4 955 Black Edition

Placa mãe: ASUS M4A785TD-M EVO

Memória: 2x 2GB DDR3 1333MHZ

Fonte de energia: ATX Satellite 400W Reais P5-545K8

Placa de vídeo: XFX HD RADEON 4850 1GB DDR 3

HD: 1TB SEAGATE

Monitor: LCD 21,5" 215Vw9 Philips

Pronto, acho que consegui passar meu problema...

Na minha opnião, acho que eu deveria trocar o gabinete por causa da ventilação... trocar a fonte de energia que eu acho que para esses componentes ela é fraca, deveria colocar uma de 1000W reais para ficar tranquilo, sei lá... e verificar se não são as memórias que estão com problema!

Mas o verdadeiro problema é que não tenho dinheiro para ficar fazendo vários testes, comprando várias peças e tal... daí gostaria de saber o que vocês me indicariam... qual seria a melhor configuração pra mim usando essas peças ou substituindo algumas, e qual seria mais ou menos o valor dessas peças, quanto eu gastaria para fazer uma configuração decente que suporte qualquer tipo de jogo, com a resolução no máximo...

OBS: Na última loja que eu fui, o técnico teve a coragem de tirar metade da pasta térmica do meu processador para na hora que eu fosse ligar ele para testar, o processador queimasse e ele ganhasse grana com a troca do processador, sacanagem...

Desde já agradeço muito a atenção de vocês, eu responderei com o máximo de urgência as perguntas feitas no entanto, peço que me desculpem caso eu demore um pouco para responder... por causa da minha faculdade, fico no maior sufoco durante a semana inteira!

Abraços e aguardo respostas urgentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ueidiu, bom dia

Manda fazer uma boa limpeza nesse pc. Provavelmente é poeira nos coolers, principalmente no cooler da placa de vídeo.

A fonte não causa travamento. Ela simplesmente desliga tudo.

Vamos eliminando o problema por partes, para você não gastar muito $$$.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COncordo com o amigo acima!

Segundo testes do Clube do Hardware, esta fonte queimou apos 2 minutos entregando a potencia de 397w!

Você pode testar tirando a placa de vídeo, e utilizando video onboard! Se ligar, o problema pode ser a fonte ou a placa de video! Teste a placa de video em outro pc(com uma fonte boa)!

Poste as temperaturas e sistema de ventilação do seu gabinete, pra gente ver se é aquecimento!

Vamos por partes, que a gente consegue encontrar o problema!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ueidiu, bom dia

Manda fazer uma boa limpeza nesse pc. Provavelmente é poeira nos coolers, principalmente no cooler da placa de vídeo.

A fonte não causa travamento. Ela simplesmente desliga tudo.

Vamos eliminando o problema por partes, para você não gastar muito $$$.

Abraços

Engano seu, a fonte causa travamentos sim se não consegir manter a tensão correta dos componentes, já passei por isso. Só troquei a fonte depois de testar o resto dos componentes e nunca mais travou.

Agora do PC do nosso amigo parece ser superaquecimento. Faz o seginte, compree uma pasta térmica boa, acho que a coolermaster se não achar outras melhores é uma ótima opção. Limpe completamente a que está no processador e no dissipador de calor do cooler e aplique uma nova e finíssima camada no processador e coloque o cooler de maneira correta, prenda os cabos da fionte que não tiver usando de um jeito que não atrapalhe a circulação de ar no gabinete e veja se não melhora. Procure por vídeos no youtube de como passar pasta termica se tiver alguma dúvida.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo passei pelo que você está passando, o meu problema eu resolvi trocando o cooler do processador, a respeito da pasta térmica, pode ser qualquer uma, aqui mesmo no cdh fizeram um teste com várias pastas diferentes e todas tiveram desempenho equivalente.

O que posso lhe indicar é isso, não vou lhe pedir parar limpar as peças porque tenho certeza que isso foi a primeira coisa que você já deve ter feito...então é isso, talvez o cooler já tá cansado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ueidiu, bom dia

Manda fazer uma boa limpeza nesse pc. Provavelmente é poeira nos coolers, principalmente no cooler da placa de vídeo.

A fonte não causa travamento. Ela simplesmente desliga tudo.

Vamos eliminando o problema por partes, para você não gastar muito $$$.

Abraços

Boa noite caro amigo... à respeito da limpeza no PC eu já fiz, ele ficou bom durante uma semana depois voltou pior do que estava! Fiz uma limpeza geral nele, tirei e limpei todas as peças, apliquei pasta térmica de novo, na semana ficou ótimo mas depois... pelo amor de Deus!:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engano seu, a fonte causa travamentos sim se não consegir manter a tensão correta dos componentes, já passei por isso. Só troquei a fonte depois de testar o resto dos componentes e nunca mais travou.

Agora do PC do nosso amigo parece ser superaquecimento. Faz o seginte, compree uma pasta térmica boa, acho que a coolermaster se não achar outras melhores é uma ótima opção. Limpe completamente a que está no processador e no dissipador de calor do cooler e aplique uma nova e finíssima camada no processador e coloque o cooler de maneira correta, prenda os cabos da fionte que não tiver usando de um jeito que não atrapalhe a circulação de ar no gabinete e veja se não melhora. Procure por vídeos no youtube de como passar pasta termica se tiver alguma dúvida.

:bandeira:

Boa noite Flávio... como disse ao nosso amigo Arrelia, já limpei e fiz de tudo mas o problema voltou pior ainda...:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COncordo com o amigo acima!

Segundo testes do Clube do Hardware, esta fonte queimou apos 2 minutos entregando a potencia de 397w!

Você pode testar tirando a placa de vídeo, e utilizando video onboard! Se ligar, o problema pode ser a fonte ou a placa de video! Teste a placa de video em outro pc(com uma fonte boa)!

Poste as temperaturas e sistema de ventilação do seu gabinete, pra gente ver se é aquecimento!

Vamos por partes, que a gente consegue encontrar o problema!

Abraços!

Boa noite RicADSI, como eu disse eu não manjo muita coisa de hardware... no entanto, eu ficarei devendo as temperaturas para você porque o PC não liga mais... à respeito da ventilação eu não entendi o que você gostaria de saber...

OBS: Qual programa eu posso usar para medir as temperaturas mais precisas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo passei pelo que você está passando, o meu problema eu resolvi trocando o cooler do processador, a respeito da pasta térmica, pode ser qualquer uma, aqui mesmo no cdh fizeram um teste com várias pastas diferentes e todas tiveram desempenho equivalente.

O que posso lhe indicar é isso, não vou lhe pedir parar limpar as peças porque tenho certeza que isso foi a primeira coisa que você já deve ter feito...então é isso, talvez o cooler já tá cansado.

Boa noite caro amigo, em certa parte você tem razão... quando começaram os problemas, eu retirei todas as peças e limpei... passei pasta térmica de novo (não lembro qual foi) deixei o PC mais limpo do que quando vem lacrado... ficou ótimo durante a primeira semana, depois voltou pior do que estava!

Eu pensei que seria o cooler do processador por ele alterar a velocidade de rotação da fan, no caso... para a configuração do meu PC, qual seria o melhor e mais em conta cooler para processador que eu deveria comprar? E outra, terei que trocar a fonte e o gabinete mesmo porque como disseram acima, a fonte é um lixo! Eu não achei o teste dela no fórum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Realmente essa fonte é uma bomba! Trocar ela é o primeiro passo.

-Já passou uma borracha nos contatos (a parte dourada) das memórias?

-Sua placa possuí video onboard, portanto, faça o que o RicaADSI disse: Retire a sua XFX HD 4850 e tente ligar o pc sem ela.

-Você pode usar a própria BIOS para verificar as tempuraturas. Procure por algo referente à ''Hardware'', ''Hardware Monitor'', ''Temperature'', etc... Você também pode tentar usar o AIDA64 (antigo Everest) pra tentar checar as temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como os amigos disseram ai acima!

pontos principais em que podem estar o problema memorias ou processador"cooler do processador" também teste a placa de video em outra maquina, e se você tiver também outro modulo de memoria sobrando q n tava usando teste ele no seu pc sem os atuais!uma perguntinha quando você liga fica dando alguns bips direto?

refrigeração também é muito importante o phenom e bem esquentado, ainda mas se for aquele cooler box dele, aquele não da conta!so pra quebra um galho por um tempinho mesmo!

uma fonte boa iceage 500w reais custo/beneficio, tem outras marcas também!não e necessario de 1000w a não ser se for add muitas peças!

Falou.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Realmente essa fonte é uma bomba! Trocar ela é o primeiro passo.

-Já passou uma borracha nos contatos (a parte dourada) das memórias?

-Sua placa possuí video onboard, portanto, faça o que o RicaADSI disse: Retire a sua XFX HD 4850 e tente ligar o pc sem ela.

-Você pode usar a própria BIOS para verificar as tempuraturas. Procure por algo referente à ''Hardware'', ''Hardware Monitor'', ''Temperature'', etc... Você também pode tentar usar o AIDA64 (antigo Everest) pra tentar checar as temperaturas.

Bom dia Rodrigo, já passei sim borracha branca e macia nos contatos das memórias mas nada resolveu...

Vou realizar o tste da placa de vídeo e depois posto resultados... mas tipo, se o PC não ligar significa o quê? E se ligar?

Ahh, não tem como eu ligar ele e entrar na BIOS... ele não liga! Vou tentar colocar um ventilador do lado dele para ver se ele liga! Depois eu posto as temperaturas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o que o amigo acima disse!

O que eu gostaria de saber a respeito da refrigeração é!

Quantos fans(ventoinhas) tem no seu gabinete, quais ventilando e quais exaurindo ar!

Abraços!

Ahh tá, entendi RicADSI... olhei aqui e fiquei assustado, NÃO EXISTE nenhum fan instalado no meu PC! As únicas que eu ví foram a do cooler do processador, a da placa de vídeo que já vem acoplado nela e as duas que tem na fonte de energia... não tem mais nada!

Esse pode ser o problema fatal?

Abraços...:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como os amigos disseram ai acima!

pontos principais em que podem estar o problema memorias ou processador"cooler do processador" também teste a placa de video em outra maquina, e se você tiver também outro modulo de memoria sobrando q n tava usando teste ele no seu pc sem os atuais!uma perguntinha quando você liga fica dando alguns bips direto?

refrigeração também é muito importante o phenom e bem esquentado, ainda mas se for aquele cooler box dele, aquele não da conta!so pra quebra um galho por um tempinho mesmo!

uma fonte boa iceage 500w reais custo/beneficio, tem outras marcas também!não e necessario de 1000w a não ser se for add muitas peças!

Falou.:D

Bom dia Williames, quando eu tentava ligar ele, ÀS VEZES ele soava uns bips... teve uma vez que que soou 4 bips e desligou, outra vez ele soou um bip longo intermitente e só... essas foram as vezes que soaram bips!

Eu não tenho outro módulo de memória, apenas esses 2x de 2GB... eu tirei um e testei, troquei os pentes de slot mas nada resolveu... tudo que eu fiz aqui não deu em nada e o PC travou e desligou!

Essa fonte ICEAGE 500W aguentaria de boa? Tipo... mais para frente pretendo expandir meu PC... trocar placa de vídeo, colocar 2TB de HD, 16GB de memória... mas isso bem mais pra frente, no momento só quero resolver esse problema!

A respeito da placa de vídeo, eu não tenho outra máquina para testá-la separadamente! Tem algum outro modo deu testar ela?

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso esta me soando as memorias!!mas como você disse não liga mas??mas a fonte da sinal de vida a ventoinha dela esta girando?porque se não tiver a fonte morreu, agora se ligar e não der sinal no monitor o problema ainda esta la dentro;

como disseram acima tira a sua placa de video e liga o monitor na entrada Normal ONboard da sua placa mãe!

O problema também pode estar na placa mãe que algum momento em um pico de energia pode ter sofrido uma avariação, ai um Curto de Hardman talvez resolveria,ja fiz em algumas aqui e deu certo.se o problema for na placa mãe;

se ligar a luzinha do gabinete pisca mas não der sinal no monitor:

Opção1: o problema pode esta na sua placa de video.

Opção2: o problema pode esta na entrada pci-ex da placa mãe.

Opção3: o problema pode esta na entrada On-board mas como você ainda n testo nela talvez n esteja,mas quando você testa e continua não pegando é a

Opção4: o problema ta na placa mãe.

Agora se não Liga nada é a fonte,como eu disse veja se o cooler dela ta rodando na hora de ligar!a se ela ligar veja se ta na chave certa atrás dela 110v ou 220v se ela tiver essa opção!

essa sua fonte me parece bem ruinzinha e fraquinha para configuração que você ta usando pode ser que ela não esteja gerando energia suficiente para todos os componentes, uma fonte de 400w que queimo entregando 397w em 2 minutos de teste no Clube do Hardware é tenso.caso funcione você ligando o pc sem sua placa de video so na on-boarda da placa mãe era por falta de potencia mesmo que ela n tava aguentando sastifazer sua xfx Radeon, troque o mas rápido possivel essa fonte.Ela pode tar causando o Problema de todos os outros!!

Memorias quando estão dando conflitos ou defeitoosas fazem o pc trava,ficam dando aqueles bips repetitivos na hora de ligar;

juntamente com o superaquecimento do processador faz travar também,desligar e ate queimar.

uma muito melhor a que eu citei para a configuração q você quer seria a xfx 750w black edition da e muito a conta do recadoo. a não ser se você fosse fazer um Sli de gtx 580 ai seria uma de 850w!

tem varias marcas boas mas "EU" iria nessa aguentaria sua configuração futuramente tranquilo.com sobraaa!

^_^:rolleyes: Abraçossss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas tire a placa de vídeo, e use video onboard da mobo!

E veja o resultado!

Então RicADSI, eu fiz o que tu falou... retirei minha placa de vídeo e liguei ela na placa mãe direto!

O PC ligou normal e ficou uns 00:30 ligado sem travar nada... fui no banheiro e voltei já tinha desligado! Tentei reiniciar o PC e nada, não liga!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso esta me soando as memorias!!mas como você disse não liga mas??mas a fonte da sinal de vida a ventoinha dela esta girando?porque se não tiver a fonte morreu, agora se ligar e não der sinal no monitor o problema ainda esta la dentro;

como disseram acima tira a sua placa de video e liga o monitor na entrada Normal ONboard da sua placa mãe!

O problema também pode estar na placa mãe que algum momento em um pico de energia pode ter sofrido uma avariação, ai um Curto de Hardman talvez resolveria,ja fiz em algumas aqui e deu certo.se o problema for na placa mãe;

se ligar a luzinha do gabinete pisca mas não der sinal no monitor:

Opção1: o problema pode esta na sua placa de video.

Opção2: o problema pode esta na entrada pci-ex da placa mãe.

Opção3: o problema pode esta na entrada On-board mas como você ainda n testo nela talvez n esteja,mas quando você testa e continua não pegando é a

Opção4: o problema ta na placa mãe.

Agora se não Liga nada é a fonte,como eu disse veja se o cooler dela ta rodando na hora de ligar!a se ela ligar veja se ta na chave certa atrás dela 110v ou 220v se ela tiver essa opção!

essa sua fonte me parece bem ruinzinha e fraquinha para configuração que você ta usando pode ser que ela não esteja gerando energia suficiente para todos os componentes, uma fonte de 400w que queimo entregando 397w em 2 minutos de teste no Clube do Hardware é tenso.caso funcione você ligando o pc sem sua placa de video so na on-boarda da placa mãe era por falta de potencia mesmo que ela n tava aguentando sastifazer sua xfx Radeon, troque o mas rápido possivel essa fonte.Ela pode tar causando o Problema de todos os outros!!

Memorias quando estão dando conflitos ou defeitoosas fazem o pc trava,ficam dando aqueles bips repetitivos na hora de ligar;

juntamente com o superaquecimento do processador faz travar também,desligar e ate queimar.

uma muito melhor a que eu citei para a configuração q você quer seria a xfx 750w black edition da e muito a conta do recadoo. a não ser se você fosse fazer um Sli de gtx 580 ai seria uma de 850w!

tem varias marcas boas mas "EU" iria nessa aguentaria sua configuração futuramente tranquilo.com sobraaa!

^_^:rolleyes: Abraçossss

Bom, eu liguei direto na placa mãe, como eu disse ao RicADSI ele conseguiu ligar e ficou de boa uma meia hora, fui ao banheiro quando eu voltei ele tinha desligado... tentei reiniciá-lo mas não deu! Apagou tudo agora... o que eu faço mais?

Já troquei os pentes de memória e não deu em nada, tirei a placa de vídeo e não deu em nada...

Estou louco com meu PC já!

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...