Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte chaveada com tensão de 5V a 4,76V


Magus

Posts recomendados

Olá, a todos,

A mais de ano montei um "sistema" com os seguintes componentes:

- Roteador DLink DIR524-UP

- Mini-NAS WLX-652, com sistema SnakeOS

- HD SATA 2.5" Western Digital Scorpio WD1200BEVS + adaptador USB-SATA

Todos os componentes trabalham a 5v, e até pouco tempo somente a fonte original do roteador (5v 2A) conseguia suprir todo o sistema, raramente tinha problemas em ligar o HD. Aparentemente o sistema estava consumindo mais que a fonte conseguia suportar, e essa acabou queimando depois de um ano de uso.

A solução era simples: trocar a fonte, de preferência para uma mais potente. Com essa ideia em mente comprei uma fonte chaveada Hayonik FCTE-4H 5Vdc 4A, mas desde que a comprei tive problemas em ligar o HD, que com muita dificuldade consegue alcançar a rotação necessária para funcionar. Então resolvi medir a potência do sistema, e para minha surpresa a fonte está tendo uma queda de tensão elevada, mesmo não chegando a consumir nem 50% de sua potência total:

0,00A, 5,00v -> Sistema desligado

0,88A, 4,92v -> Apenas roteador ligado

1,42A, 4,87v -> Roteador + NAS ligados

~1,64A, ~4,76v -> Roteador + NAS + HD ligados

* Precisão de ±0,5% (tensão) e ±2,5% (corrente)

Meu conhecimento em eletrônica é somente o básico, no máximo fiz alguns projetos usando conjunto de leds e diodos para fazer portas lógicas (AND, OR, NOR...).

Mas até onde vai meu conhecimento, uma das características de uma fonte chaveada é justamente estabilizar a tensão sob uma determinada faixa de consumo.

Então fico com a dúvida: estou com uma fonte problemática e devo acionar a garantia?

De toda forma, tentarei evitar ter que procurar o fabricante, sei que o processo será lento; então teria alguma forma de contornar o problema? Pensei em adicionar um capacitor, porém o mesmo não resolveria para o caso de o sistema ser ligado todo de uma vez (como ocorre após uma interrupção do fornecimento de energia).

Agradeço desde já,

Willian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...