Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Magus

Fonte chaveada com tensão de 5V a 4,76V

Recommended Posts

Olá, a todos,

A mais de ano montei um "sistema" com os seguintes componentes:

- Roteador DLink DIR524-UP

- Mini-NAS WLX-652, com sistema SnakeOS

- HD SATA 2.5" Western Digital Scorpio WD1200BEVS + adaptador USB-SATA

Todos os componentes trabalham a 5v, e até pouco tempo somente a fonte original do roteador (5v 2A) conseguia suprir todo o sistema, raramente tinha problemas em ligar o HD. Aparentemente o sistema estava consumindo mais que a fonte conseguia suportar, e essa acabou queimando depois de um ano de uso.

A solução era simples: trocar a fonte, de preferência para uma mais potente. Com essa ideia em mente comprei uma fonte chaveada Hayonik FCTE-4H 5Vdc 4A, mas desde que a comprei tive problemas em ligar o HD, que com muita dificuldade consegue alcançar a rotação necessária para funcionar. Então resolvi medir a potência do sistema, e para minha surpresa a fonte está tendo uma queda de tensão elevada, mesmo não chegando a consumir nem 50% de sua potência total:

0,00A, 5,00v -> Sistema desligado

0,88A, 4,92v -> Apenas roteador ligado

1,42A, 4,87v -> Roteador + NAS ligados

~1,64A, ~4,76v -> Roteador + NAS + HD ligados

* Precisão de ±0,5% (tensão) e ±2,5% (corrente)

Meu conhecimento em eletrônica é somente o básico, no máximo fiz alguns projetos usando conjunto de leds e diodos para fazer portas lógicas (AND, OR, NOR...).

Mas até onde vai meu conhecimento, uma das características de uma fonte chaveada é justamente estabilizar a tensão sob uma determinada faixa de consumo.

Então fico com a dúvida: estou com uma fonte problemática e devo acionar a garantia?

De toda forma, tentarei evitar ter que procurar o fabricante, sei que o processo será lento; então teria alguma forma de contornar o problema? Pensei em adicionar um capacitor, porém o mesmo não resolveria para o caso de o sistema ser ligado todo de uma vez (como ocorre após uma interrupção do fornecimento de energia).

Agradeço desde já,

Willian

Editado por Magus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A fonte está com defeito, não adianta adicionar capacitores, pois provavelmente ela esteja com defeito no controle e se estiver com ripple alto pode até queimar o seu HD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Obrigado, Samuel. Irei entrar em contato com a revendedora para saber como devo proceder para o caso de garantia.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Colega Magus, ocorre que as vezes a fonte não cumpre com o anunciado!, neste caso, dê-nos um retorno se ela estava realmente com defeito ou se ela não cumpria com o anunciado dela!... (Falsa)

    Boa sorte!

    Aguardaremos!...

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Obrigado pelo conselho, Bcpetronzio.

    Entrei em contato com o representante e este foi ágil, no outro dia recebi um email com código de postagem para envio a manutenção.

    Assim que tiver um resultado final posto aqui.

    Obrigado,

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×