Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD SAS funciona em placa mãe SATA?


tom_nash

Posts recomendados

Pessoal, já pesquisei isso aqui no fórum, mas é algo que ninguem responde.:confused:

Eu tenho um HD SAS (seagate cheetah 15k.6) e uma placa Intel® Server Board S5500HCV.

Pergunta: se eu pegar um cabo SAS/SATA e espetar esse HD, vou usar numa boa?

Sim? Não? Porque?!?!

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

TambÉm estava com esta dÚvida, e apÓs pesquisar bastante, descobri que hd sata funciona no sas sim, mas vai funcionar como um hd sata normal. Na empresa onde trabalho tenho um hd sata que estÁ plugado no conector sas e funcionando normalmente.

Agora ao contrÁrio nÃo funciona! Pois para funcionar um disco com tecnologia sas, necessita-se do controlador sas presente.

Apesar das interfaces serem idÊnticas, nÃo funciona.

SÃo diferenciadas apenas pelo tamanho do cabo, e pelos conectores de energia e de dados (no sata sÃo separados e no sas eles sÃo mais compridos e sÃo unificados, energia e dados no mesmo cabo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Caro amigo,

Isso dependerá da placa mãe no qual você está usando para reconhecer os discos SAS.

A questão é que somente servidores (porém não todos) possuem uma controladora onboard que faz a leitura de discos SAS.

No seu caso, caso sua placa não tiver controladora onboard que comporte disco SAS (consulte o manual da placa mãe), você vai precisar adquirir uma HBA, (http://www.lsi.com/PublishingImages/HBA-3041E-R_image_large.jpg) porém preste atenção no modelo de conexão pois a maioria das HBA são conexões PCI-Express (4x ou 8x ou 16x) e sua placa mãe precisa ter o slot disponível conforme a compra da HBA.

Procure no mercado livre, que você vai encontrar HBA barata. Recomendo adquirir HBA da marca LSI pois são muito boas.

Não esqueça também de verificar se o cabo de conexão dos discos SAS está incluso na placa, pois se não tiver, você terá que comprar separado.

Espero ter ajudado.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...