Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão sobre Mercado CPU/APU - AMD, INTEL, VIA, ARM & Foundries


Posts recomendados

Considere o que o cabra disse na notícia, mesmo sendo versão oficial, isso não quer dizer muita coisa, porque já ocorreu, mais de uma vez, de a empresa se desmentir logo depois. Eles podem ter soltado esta nota por causa de algum acionista ou de rumor no mercado de ações que desvalorizariam a empresa.
Mas o bobcat não dá muito certo em tablets, dá ?

Aqui tem mais citação direta do cara e ele fala claramente que a "a AMD está pronta para entrar no mercado de tablets (com os seus APUs)", que eles têm "pelo menos 3 OEMs introduzindo tablets com APUs" (OPA! Só sabia da ACER!), que "ninguém mais além da AMD tem algo assim no mercado".

http://www.tgdaily.com/mobility-features/55638-amd-x86-apus-ready-to-take-on-tablet-market

Propaganda por propaganda, PR por PR, pelo menos por ora essa parece ser a posição oficial da AMD.

O problema para a ARM é que ela chegou atrasada na conversa com a AMD, no meu ponto de vista. MEsmo que a AMD licencie (acertei Evandro? ;D) agora ARM, daqui que ela DESENHE um chip... chega o Krishna/Wichita (que já deram até tape-out), e se com 40nm o bobcat chega quaaaase no sweet-spot de consumo dos tablets (3W, segundo AMD), com certeza em 28nm ela vai chegar lá.

Ou seja, não posso dizer se foi a maneira mais acertada economicamente (perder o bonde do tablet deve ter chateado e meio os investidores), mas o Dirk Meyer pôs a AMD em uma estratégia bem clara, sim, com o roadmap e as tecnologias. IMO, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Aqui tem mais citação direta do cara e ele fala claramente que a "a AMD está pronta para entrar no mercado de tablets (com os seus APUs)", que eles têm "pelo menos 3 OEMs introduzindo tablets com APUs" (OPA! Só sabia da ACER!), que "ninguém mais além da AMD tem algo assim no mercado".

http://www.tgdaily.com/mobility-features/55638-amd-x86-apus-ready-to-take-on-tablet-market

Propaganda por propaganda, PR por PR, pelo menos por ora essa parece ser a posição oficial da AMD.

O problema para a ARM é que ela chegou atrasada na conversa com a AMD, no meu ponto de vista. MEsmo que a AMD licencie (acertei Evandro? ;D) agora ARM, daqui que ela DESENHE um chip... chega o Krishna/Wichita (que já deram até tape-out), e se com 40nm o bobcat chega quaaaase no sweet-spot de consumo dos tablets (3W, segundo AMD), com certeza em 28nm ela vai chegar lá.

Ou seja, não posso dizer se foi a maneira mais acertada economicamente (perder o bonde do tablet deve ter chateado e meio os investidores), mas o Dirk Meyer pôs a AMD em uma estratégia bem clara, sim, com o roadmap e as tecnologias. IMO, claro.

3 ? Só sabia do Acer mesmo e ainda sim não vi ele no mercado. Só que ainda acho que o bobcat não é o ideal pra um tablet.

O Krishna poderá chegar sim, concordo contigo, e pra um tablet, eles poderiam capar metade dos SPs da parte gráfica do chip, isso já reduziria bastante o tamanho dele.

A ARM pode até ter falado com a AMD antes, mas, sem grana, nada acontece. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em se falando de Bob em Tablets eu ainda partilho a opinião do Evandro, o "brurraco" é grande e tanto a AMD quanto a Intel estão demorando de mais para uma resposta, x86 não é ruim, só tem recurso de mais no chip. Pegar o bonde andando e exigir janelinha, vai ser difícil. O mercado de Tablets e Smarts está praticamente engolindo o de Notebook.

Notebook sinceramente acredito expirar antes de Desktop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maldito seja Evandro e seu bom português! :D

Eu acredito que em 2013 teremos um x86' date=' principalmente por parte da AMD, capaz de entrar em tablets parrudos.

Não entendo nada de chips, mas vendo apenas os testes de consumo da pra apostar que sim.[/quote']

Naada, já em 2012 com o Wichita acho. O bobcat é 40nm, o Wichita é 28nm. Tem uma booa margem para diminuir consumo.

Agora, tb tem o outro espectro: o chipset. Não saiu nada sobre a próxima geração de APU/CPU canibalizar um pedacinho a mais do chipset e chegar mais perto de um SoC x86. Mas eu ainda acho que com jeito dá sim.

--- EDIT

amd_nb_platforms_roadmap_nov2010.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio fora da gama de notícias que a gente traz aqui, mas lá vai:

Representantes da Foxconn procurou o estado de SP para conseguir garantias que ele teria capacidade de capacitar a força de trabalho. Secretário fica pulando feliz ("parece que escolheram nois! ieba!") e fala em inicialmente 3k, chegando até 10k empregos.

Quanto ao município, a disputa em SP está entre Ribeirão Preto, Campinas e São José dos Campos.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/909534-foxconn-procurou-sp-para-saber-sobre-capacitacao-diz-secretario.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na boa, o que Ribeirão tem pra oferecer pra eles pra superar Campinas ??

Vai ser burrice não escolherem Campinas, embora ache boa a iniciativa da prefeita daqui.

Detalhe.. "empresa que fabricará o iàd 2 no Brasil". Denem-se os tablets, smartphnes, MP3 player, o que importa são os "áiP..".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ribeirão Preto não conheço [Pessoalmente] tem infra estrutura logística muito boa tanto aérea quanto terrestre, mas meio distante de Sampa, São José tem uma malha viária muito bom entre Rio e Sampa, mas condições aéreas não lá satisfatórias, seu grande trunfo é o preço da instalação, a região de Campinas, não creio que vão para lá, oferece a melhor infra estrutura logística, o problema é preço, eita regiãozinha cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O Ribeirão Preto não conheço [Pessoalmente] tem infra estrutura logística muito boa tanto aérea quanto terrestre, mas meio distante de Sampa, São José tem uma malha viária muito bom entre Rio e Sampa, mas condições aéreas não lá satisfatórias, seu grande trunfo é o preço da instalação, a região de Campinas, não creio que vão para lá, oferece a melhor infra estrutura logística, o problema é preço, eita regiãozinha cara.

Peraí meu caro, o aeroporto aqui é horrível e está um lenga lenga pra mexer nele por 2 motivos:

1- muita gente mora ao redor do aeroporto e quer que ele se exploda, não admitem que seja expandido.

2- o órgão que o controla, o DAESP, "tem ajudado" bastante.

No caso da terrestre nem é tanto problema ser longe de SP, o que mata são os pedágios.

Aqui não tem um pólo de formação de pessoal capacitado na área, o mais perto é São Carlos, já Campinas tem São Carlos, SP e a Unicamp, pra mim a mais indicada.

Se for caro, o governo dá um jeito. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pedágios na região de campinas não são muito agradáveis também, pesa bastante no bolso, isso que só vou pra la poucas vezes no ano.

Mas será mesmo que é esse tipo de mão de obra que eles querem?

"Teoricamente" o aeroporto ai parece bom, mas como não conheço...

Eu sei dos roubágios, mas é que até aqui tem maus unsss. ;)

Euponho que sim, pelo menos uma penca de engenheiros tem que ter, peão tem em qualquer lugar, engenheiro bom, não.

A teoria é bem diferente da prática.. aqui se chover, fecha.

Ok, vão abrir um terminal de cargas bem grande (e privado), mas a pista é um dos maiores problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedágios na região de campinas não são muito agradáveis também, pesa bastante no bolso, isso que só vou pra la poucas vezes no ano.

Mas será mesmo que é esse tipo de mão de obra que eles querem?

"Teoricamente" o aeroporto ai parece bom, mas como não conheço...

Eu sei dos roubágios, mas é que até aqui tem maus unsss. ;)

Euponho que sim, pelo menos uma penca de engenheiros tem que ter, peão tem em qualquer lugar, engenheiro bom, não.

A teoria é bem diferente da prática.. aqui se chover, fecha.

Ok, vão abrir um terminal de cargas bem grande (e privado), mas a pista é um dos maiores problemas.

Eu pessoalmente não tenho experiência com pedágio. Quanto é o pedágio nessas estradas e quantas vezes você tem que pagar em uma viagem de ida e volta? E talvez empresas transportadoras tenham algum acordo para diminuir o preço, não?

Como transporte aéreo é caro mesmo, acho que o fato do aeroporto não ser 100% não deve pesar tanto assim no cálculo final (talvez a maior parte do transporte seja de caminhão e produto tecnológico não é muito grande, basta uma/duas viagens) deve pesar bem mais os benefícios que o município e o estado oferecerem. Talvez seja essa a barganha da sua cidade Evandro. -_-

E como deve ser uma linha de montagem mais uma fábrica de monitores LCD (peeeelo que eu li) acho que a maior parte dos funcionários não vai ser superior, mas técnico mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demos panos para as mangas, pode Evandro?

http://www.emsampa.com.br/page12.htm

ai a farra.

Santos/Campinas sai 3x mais caro que Santos/São José.

Apesar de achar que São José tem poucas chances, tem Viracopus e Guarulhos bem posicionados, com apoio.

Santos/Ribeirão Preto, veja a festa até Santa Rita do Passa Quatro na SP-330.

Estou incluindo Santos por conta do Porto.

Não cheguei a Ribeirão Preto, o máximo que fui foi a Araraquara, e já faz um tempo, lembro de 3 praças partindo de Sampa, saiu mais caro que o combustível.

edit:

Ah... para transporte de carga, o preço é por eixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como transporte aéreo é caro mesmo, acho que o fato do aeroporto não ser 100% não deve pesar tanto assim no cálculo final (talvez a maior parte do transporte seja de caminhão e produto tecnológico não é muito grande, basta uma/duas viagens) deve pesar bem mais os benefícios que o município e o estado oferecerem. Talvez seja essa a barganha da sua cidade Evandro. -_-

A questão é que a cidade tem uma renda alta e também agora tem avião pelo preço do busão, ou menos.

Mas penso a caca que vai dar trazerem os zécutivos pra cá..

E como deve ser uma linha de montagem mais uma fábrica de monitores LCD (peeeelo que eu li) acho que a maior parte dos funcionários não vai ser superior, mas técnico mesmo.

Bem observado, quanto a isso, aqui tem curso.

Demos panos para as mangas, pode Evandro?

http://www.emsampa.com.br/page12.htm

ai a farra.

Santos/Campinas sai 3x mais caro que Santos/São José.

Apesar de achar que São José tem poucas chances, tem Viracopus e Guarulhos bem posicionados, com apoio.

Santos/Ribeirão Preto, veja a festa até Santa Rita do Passa Quatro na SP-330.

Estou incluindo Santos por conta do Porto.

Não cheguei a Ribeirão Preto, o máximo que fui foi a Araraquara, e já faz um tempo, lembro de 3 praças partindo de Sampa, saiu mais caro que o combustível.

edit:

Ah... para transporte de carga, o preço é por eixo.

Obrigado pelo link, e aí dá pra sentir o drama e acho que encerra o assunto. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ih, rapaz. dérreal? Num tem cartão de fidelidade não? Quanto será que eu preciso de capital inicial para fazer um negócio desses por aqui? ;D

Hehe, sem brincadeiras e como Evandro falou, essa discussão já tá com o último prego no caixão. Mas valeu ae jonny, eu era curioso sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHM? :confused:

1º de abril atrasado desse analista aí em... ^_^

Apesar que o Steve é bem diferente mesmo, não duvido de nada.

Daqui alguns dias saí a notícia que a Apple estará "comprando" uma versão do Office da MS para Macs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, ainda não entendo muito bem o papel da ARM.

AMD projeta processadores baseados em x86, entendo que ARM projeta processadores baseados em RISC.

AMD não poderia projetar seu próprio processador baseado em RISC?

Ourta pergunta, MIPS que é uma variante da RISC, roda software para ARM?

CISC, RISC, EPIC, x86, x87... ainda não consigo incluir junto ARM e MIPS

Off...

Sirro, milzinho hem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, ainda não entendo muito bem o papel da ARM.

AMD projeta processadores baseados em x86, entendo que ARM projeta processadores baseados em RISC.

AMD não poderia projetar seu próprio processador baseado em RISC?

Isso foi comentado no tópico de ARM acredito. A questão é que existem as propriedades intelectuais em torno de cada implementação, de cada recurso nesses produtos. Para projetar ("comercialmente", não em pesquisa, acredito) um processador você precisa pagar para adquirir os direitos, se não você leva uma peia de advogado.

Ourta pergunta, MIPS que é uma variante da RISC, roda software para ARM?

CISC, RISC, EPIC, x86, x87... ainda não consigo incluir junto ARM e MIPS

Isso eu não sei nem posso chutar.

Off...

Sirro, milzinho hem!!!

É mesmo, hehe. valeu. ^_^

Xi, danou-se, o Charlie pode ser um baita mala mas não lembro de ele ter inventado algo.

Se bem que, sendo a apple, nada é certo.

Pois é, desde que passei a conferir o que ele fala não vi ele errar nenhuma vez (até com os FinFETs do 22nm da Intel ele "acertou"!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...