Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a Melhor Maneira de Aplicar Pasta Térmica? - Parte 1


Posts recomendados

Pela quantidade de pasta que espalharam sobre a CPU, não era de se esperar outro resultado.

...mas a relação praticidade/eficiência do pingo é insuperável.

Poderia explicar melhor?!

Não entendi o que você quis dizer com isto.

Uma coisa que eu queria ver, era um "ponto ridiculamente pequeno", metade daquele "tamanho de um grão de arroz", só para confirmar que o "arroz" realmente é o melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderiam aproveitar e colocar isso no artigo em si para enriquecê-lo, afinal, boa parte dos visitantes sequer olha os comentários no fórum.

No geral acho que o artigo foi bom, mas pecou em tratar todas as bases de maneira igual, deixando o método de "uma gota pequena" como sendo definitivamente a melhor, quando em bases com heatpipe exposto pode ser simplesmente uma quantidade insuficiente ou uma maneira não muito adequada de se aplicar a pasta.

O artigo deixa bem claro na conclusão que o método do grão de arroz foi o melhor na metodologia deles, podendo variar dependendo do cooler, processador e pasta térmica.

Lembre-se que esses resultados se aplicam ao equipamento que nós usamos, e que um processador, cooler ou pasta térmica diferentes podem se comportar de outra forma.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos casos aonde os cooler vem com heatpipes, vai depender da quantidade de heatpipes tem o cooler, pra ter certeza que a quantidade de pasta térmica foi o suficiente só retirando o cooler da base.

Na maioria dos casos aonde o cooler é box, a quantidade de pasta térmica tem que ser do tamanho de um grão de arroz mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia explicar melhor?!

Não entendi o que você quis dizer com isto.

Uma coisa que eu queria ver, era um "ponto ridiculamente pequeno", metade daquele "tamanho de um grão de arroz", só para confirmar que o "arroz" realmente é o melhor.

Só disse que, no método de espalhamento, poderia ser utilizada menos pasta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só disse que, no método de espalhamento, poderia ser utilizada menos pasta.

Foi o que reparei também. Achei que no método de espalhar foi usada muita pasta térmica (o processador ficou branco, rsrsrsrs).

Não estou querendo "defender" o modo de espalhar, mas sempre que o faço, principalmente com dissipadores de base bem polida, a camada de pasta vai somente no processador e fica praticamente transparente. Espalho com o dedo mesmo, mas, "obviamente", aproveito um pouco do álcool no algodão para limpar o dedo primeiro.

Quanto aos coolers com Heatpipe, acho que o melhor deve ser apenas uma camada fina diretamente nos heatpipes (nada de mais um ponto no processador). Como a pasta vai se espalhar com a pressão, os excesso vai exatamente para os sulcos podendo, eventualmente, melhorar o desempenho.

Apesar de pouco significativo, refrigerar as "bordas" do processador eventualmente pode fazer diferença, pois é mais um "ponto frio" realizando troca térmica com o centro da peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, uma dúvida, por que usam temperatura ambiente de 15 ° C ?

Me digam, onde no Brasil o pessoal tem essa temperatura ambiente ? Bom, aqui no sul, em, uns 2 meses do ano a temperatura média é essa. Agora, no resto do Brasil e durante o resto do ano, 25° a 30° é uma temperatura normal. Queria que fizessem esses testes com as nossas temperaturas ambientes, pois aí sim veriam a real diferença entre os diversos tipos de pastas e de aplicações das mesmas. Quem olha e vê 2, 3 graus de diferenças entre os testes acha INSIGNIFICANTE. Se fosse com temperaturas maiores, com certeza poderíamos chegar a ter uns 10 graus de diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Agora, uma dúvida, por que usam temperatura ambiente de 15 ° C ?

Me digam, onde no Brasil o pessoal tem essa temperatura ambiente ? Bom, aqui no sul, em, uns 2 meses do ano a temperatura média é essa. Agora, no resto do Brasil e durante o resto do ano, 25° a 30° é uma temperatura normal. Queria que fizessem esses testes com as nossas temperaturas ambientes, pois aí sim veriam a real diferença entre os diversos tipos de pastas e de aplicações das mesmas. Quem olha e vê 2, 3 graus de diferenças entre os testes acha INSIGNIFICANTE. Se fosse com temperaturas maiores, com certeza poderíamos chegar a ter uns 10 graus de diferença.

Isso está incorreto. Como comparamos a diferença de temperatura entre o núcleo do processador e a temperatura ambiente, testar em diferentes condições de temperatura ambiente daria exatamente os mesmos resultados.

Usamos essa temperatura porque ela é a verdadeira em nosso laboratório; não teria sentido em "maquiarmos" esse dado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso está incorreto. Como comparamos a diferença de temperatura entre o núcleo do processador e a temperatura ambiente, testar em diferentes condições de temperatura ambiente daria exatamente os mesmos resultados.

Usamos essa temperatura porque ela é a verdadeira em nosso laboratório; não teria sentido em "maquiarmos" esse dado.

Ao meu ver o teste foi completamente válido, e não vejo do que falar sobre ele.

Agora se o resultado será exatamente o mesmo aumentando a temperatura ambiente, discordo.

Tenho quase certeza que a diferença irá sim aumentar, pois acho que a capacidade de transferência de calor não seja linear, pelo menos não em altas temperaturas. O que em outras palavras, iria apenas re-afirmar a conclusão dada aqui.

Mais uma vez, parabéns CdH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver o teste foi completamente válido, e não vejo do que falar sobre ele.

Agora se o resultado será exatamente o mesmo aumentando a temperatura ambiente, discordo.

Tenho quase certeza que a diferença irá sim aumentar, pois acho que a capacidade de transferência de calor não seja linear, pelo menos não em altas temperaturas. O que em outras palavras, iria apenas re-afirmar a conclusão dada aqui.

Mais uma vez, parabéns CdH.

Era isso que eu queria dizer, a capacidade de transferência das pastas e do próprio dissipador não são lineares. Eu mesmo percebo isto aqui em casa, no inverno as diferenças são menores que quando chega o verão.

Não insinuei que MAQUIASSEM o teste, somente queria que fizessem ele com diferentes ambientes. Talvez 1 testes com 5 ou 6 temperaturas ambientes ( 10, 15, 20 , 25 , 30, 35 quem sabe ) com somente 1 pasta térmica, mesmo cooler e mesmo método de aplicação, e provar a teses do CDH que a diferença não muda. Pensem nisso .

Mas o teste e tutorial realmente não deixaram dúvidas de como passar pasta térmica ( pelo menos em coolers padrão, sem heatpipes )!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era isso que eu queria dizer, a capacidade de transferência das pastas e do próprio dissipador não são lineares. Eu mesmo percebo isto aqui em casa, no inverno as diferenças são menores que quando chega o verão.

Não insinuei que MAQUIASSEM o teste, somente queria que fizessem ele com diferentes ambientes. Talvez 1 testes com 5 ou 6 temperaturas ambientes ( 10, 15, 20 , 25 , 30, 35 quem sabe ) com somente 1 pasta térmica, mesmo cooler e mesmo método de aplicação, e provar a teses do CDH que a diferença não muda. Pensem nisso .

Mas o teste e tutorial realmente não deixaram dúvidas de como passar pasta térmica ( pelo menos em coolers padrão, sem heatpipes )!

Muito trabalhoso ao meu ver =S

Talvez, refazer o do ponto, em uma temperatura ambiente mais elevada, em torno de 25~30 graus será já seria mais do que bastante.

E se realmente fossem re-fazer o teste, gostaria de ver no "ponto" 3 temperaturas, 2 altas(com ponto pequeno e ponto grande) e 1 mais baixa(que séria o ponto do tamanho correto) xD

Mas na realidade esse teste que você está sugerindo, só iria aumentar a diferença, mas não iria mudar uma de posição perante outra(apenas re-afirmando o teste).

No que eu estou sugerindo, séria apenas verificar o tamanho "ideal"(dentro do real) para o que obteve melhor resultado, o ponto \o/

Esse teste comparativo mais o teste comparativo das pasta térmicas, foram de grande importância para o forum e pais(visto que português é uma pouco desci-minada)^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Era isso que eu queria dizer, a capacidade de transferência das pastas e do próprio dissipador não são lineares. Eu mesmo percebo isto aqui em casa, no inverno as diferenças são menores que quando chega o verão.

Não insinuei que MAQUIASSEM o teste, somente queria que fizessem ele com diferentes ambientes. Talvez 1 testes com 5 ou 6 temperaturas ambientes ( 10, 15, 20 , 25 , 30, 35 quem sabe ) com somente 1 pasta térmica, mesmo cooler e mesmo método de aplicação, e provar a teses do CDH que a diferença não muda. Pensem nisso .

Mas o teste e tutorial realmente não deixaram dúvidas de como passar pasta térmica ( pelo menos em coolers padrão, sem heatpipes )!

As características podem até não ser lineares, mas para dar diferença significativa, teríamos de ter variações de temperatura muito grandes, na ordem de centenas de graus Celsius.

Com a variação que temos, de no máximo na ordem de 10 graus Celsius (de 15 a 25, tipicamente) essa "não linearidade" não influencia.

Já fizemos esse tipo de teste, não foi publicado porque foi apenas um "tira teima" interno aproveitando um dia quando foi feita uma medida para um teste de cooler e no dia seguinte chegou uma frente fria e a temperatura ambiente baixou cerca de 8 graus Celsius. Refizemos as medidas e nos dois testes a diferença de temperatura foi exatamente igual, o que comprova que a temperatura ambiente não influencia nos testes.

Você também pode verificar os comparativos de pastas térmicas: mesmo com grandes diferenças de temperatura ambiente entre os primeiros testes (feitos no verão) e os últimos (tomados recentemente, no frio) os resultados permanecem totalmente consistentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As características podem até não ser lineares, mas para dar diferença significativa, teríamos de ter variações de temperatura muito grandes, na ordem de centenas de graus Celsius.[...]
Estais exagerando, ou é isso mesmo?! o.0
Já fizemos esse tipo de teste, não foi publicado porque foi apenas um "tira teima" interno aproveitando um dia quando foi feita uma medida para um teste de cooler e no dia seguinte chegou uma frente fria e a temperatura ambiente baixou cerca de 8 graus Celsius. Refizemos as medidas e nos dois testes a diferença de temperatura foi exatamente igual, o que comprova que a temperatura ambiente não influencia nos testes.

Você também pode verificar os comparativos de pastas térmicas: mesmo com grandes diferenças de temperatura ambiente entre os primeiros testes (feitos no verão) e os últimos (tomados recentemente, no frio) os resultados permanecem totalmente consistentes.

Estranho, eu esperava que quanto mais quente, maior seria a diferença.(na verdade até poderia apostar nisso).

Vou até deixar para um teste subsequente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente pelo que entendi, o teste era para ver qual é mais eficiente, ou seja, se há a necessidade de usar um jeito especial que desse alteração significativa na diferença de temperatura. Conseqüentemente, o efeito da temperatura externa não importa, uma vez que se houver qualquer acréscimo nesta diferença será igualmente proporcional em todos os casos.

Aliás este foi um teste muito interessante, pois acreditava que o desempenho feito espalhando-se a pasta seria bem melhor. O que me surpreende mesmo é saber que meu pc, que já tem sete anos, continua a apresentar as mesmas temperaturas, ou seja, a pasta já deve "ter evaporado" heheh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Qual a Melhor Maneira de Aplicar Pasta Térmica?

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica/2291

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"Se há uma discussão sobre montagem de computadores onde não há consenso*é sobre a*maneira certa de aplicar pasta térmica em um processador. Hoje apresentamos sete maneiras de aplicá-la, mostrando*como o processador fica depois de remover o cooler e c..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

gostaria de que esse teste fosse repetido com o cooler hyper tx3 da coolermaster, já que um ponto de pasta não deu certo, e a camada teve de ser generosa, pois o processador desligava sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

olha eu até concordo mas para ter como base:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Condutividade_t%C3%A9rmica

alguns materiais mudam sua condutividade eletrica e termica em determinadas temperaturas, eu acho que somente teria diferença em 0°C e 15°C, pois o processador trata de manter aquecido o cooler:) .

Se efetuar o teste acima de 30°C haverá sim um problema, o problema de se somar a temperatura externa a temperatura interna tornando 30°C como mínima, mas em alguns testes isso não tem mostrado diferenças, a temperatura ambiente tem uma série de mudanças, nós "seres orgânicos" percebemos o calor de forma diferente, já os materiais mantem um comportamento igual entre 15 e 45°C.

Alguns casos como sensores de temperatura são específicos para um determinado range de frequência, isso muda nossa perspectiva.

Alguns sensores com range mostram valores diferentes dentro de uma faixa de temperatura por exemplo.

Um sensor que trabalha de 15 a 35°C vai mostrar sua precisão dentro deste range, mas isso não impede que ele meça outros valores, por isso ele tem uma escala mas sua precisão é diferente.

No caso do sensor acima ele pode mostrar uma variação na ordem de +-2% por grau C medido, normalmente está no manual de operação do sensor.

Poratanto o teste adotado pelo CDH é correto pois a temperatura ambiente serve como base então um dissipador se torna ideal e excelente quando EQUIVALE a temperatura externa ou se aproxima dela.

----------------------------------------------------------------------------------------

gostaria de que esse teste fosse repetido com o cooler hyper tx3 da coolermaster, já que um ponto de pasta não deu certo, e a camada teve de ser generosa, pois o processador desligava sempre.

realmente concordo, faz diferença sim aplicar pasta nos vãos do dissipador, vou fazer o teste com o meu que está mantendo 60°C em idle no meu 2500k, pois transbordou para fora na forma de um "pequeno pingo central".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • mês depois...
  • 4 anos depois...

meu processador é um Amd Phenon 2 x6 2.8ghz uso cooler Master, ultima fez que passei usei artic silver 5, passei uma camada muito fina com cartão no processador, e uma camada finissima no cooler, só par tampar as fendas, meu processador ficou em média jogando 42cº, a vez anterior usei um pingo pequeno o resultado era o mesmo, acho que  quanto menos melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...