Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de conexão de internet a cada 5 minutos


marisa1902

Posts recomendados

Caros,

É a primeira vez que participo do fórum relatando e pedindo ajuda para a solução de um problema. Comprei um netbook da Sony (modelo VPCM13M1E) há cerca de 6 meses e, há mais ou menos 1 mês, ele vem apresentando um problema relativo à conexão de rede. Encontrei algo parecido com o meu caso no fórum, mas desconfio que sejam situações diferentes. Por isso abri este novo tópico.

O problema é o seguinte: onde quer que eu esteja a minha conexão de internet cai a cada 5 ou 10 minutos (isso é mais ou menos variável; há momentos em que me mantenho conectada por mais de 1 hora; em outros, a internet não se sustenta nem por 5 minutos). Isso vale para a biblioteca que frequento, para a minha casa, qualquer lugar, o que me fez concluir que o problema é no meu equipamento e não no roteador ou no modem de internet que utilizo nesses lugares. Para que a conexão se recupere, executo a ferramenta de solução de problemas, que sempre me dá como resposta 2 problemas detectados: "um cabo de rede não está conectado corretamente ou pode estar danificado" (problema apenas detectado, mas nunca corrigido) e "problema no adaptador ou ponto de acesso sem fio" (problema sempre corrigido). Já me sugeriram que poderia ser meu antivirus (eu usava o Avast). Desinstalei o Avast do meu computador, instalei o Microsoft Security Essentials (seguindo uma sugestão) e o problema persistiu. Já executei a ferramenta de remoção de software mal-intencionado da Microsoft (escaneamento completo) e nada foi encontrado.

Se alguém puder sugerir algum outro procedimento que possa ser útil para resolver o problema (antes de recorrer à assistência técnica, me valendo do fato de o produto ainda estar na garantia), agradeço enormemente. Preciso dizer aqui que não sou expert em informática. Por isso, quanto mais detalhados puderem ser os procedimentos e/ou tutoriais, mais bem aproveitada será a ajuda. Se for necessária qualquer outra informação, por favor, me deixem saber.

Muito obrigada pela ajuda! Abraços. Marisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marisa, eu tenho duas opiniões a respeito.

Pode ser problema de driver. Tente instalar o mais recente e veja se resolve.

Pode ser o que chegou a acontecer comigo também. Meu modem começou a dar mal contato do nada, parecendo que estava frouxo. Pra eu ficar conectado sem interrupções, tinha de colocar alguma coisa embaixo dele para apoiá-lo.

Se não for nada disso, vamos aguardar pra ver se alguém tem outra ideia do que possa ser.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafael,

Eu executei o seguinte caminho: gerenciador de dispositivos/adaptadores de rede/802.11n Wireless LAN Card e mandei atualizar automaticamente. O sistema me respondeu que o adaptador que está instalado é o mais atualizado. Fiz o mesmo com o JMicron PCI Express Fast Ethernet Adapter e obtive a mesma resposta. Não sei se fui pelos caminhos corretos para tentar resolver como você me sugeriu. Por favor, me corrija se eu estiver errada.

Estou certa de que não há nenhum problema relacionado ao modem. Digo isso porque enfrento o mesmo problema em diferentes lugares. Inclusive, na biblioteca, que é onde mais percebo essa intermitência (visto que é onde passo a maior parte do tempo conectada), minha conexão cai enquanto a das outras pessoas permanece funcionando normalmente. Por isso acho improvável algum problema no modem.

Se você tiver mais alguma pista e puder me dizer, agradeço muitíssimo! Esse problema já está me incomodando demais, porque essas quedas ferram minhas pesquisas, meus downloads, etc. De qualquer maneira, já agradeço muito pela ajuda e pelo tempo que perdeu aí comigo. Não consegui corrigir o problema, mas as sugestões são sempre bem vindas.

Um abraço,

Marisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa atualização automática do Windows sempre reconhece o driver como o mais atualizado. Mas ele é o mais atualizado instalado na máquina.

Me passa a marca e o modelo do seu note, que darei uma procurada nos drivers pra você.

Daí, depois que você fizer o download, o procedimento pra atualizar é quase o mesmo. A diferença é que você terá que mandar procurar manualmente na pasta onde baixou.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafael,

Obrigada pela explicação. Depois de te responder, também tentei desativar e ativar novamente o driver, mas ainda não consegui resolver. Bom, seguem algumas informações mais detalhadas sobre o netbook:

Sony Vaio VPCM13M1E

Windows 7 Starter

Processador Intel Atom 1.83GHz

RAM de 1Gb

HD de 300Gb

Sistema Operacional de 32 bits

Se precisar de qualquer outra informação, é só perguntar. Muito obrigada pela disposição em me ajudar! Vou torcer para que você consiga ficar bem na turma do gargarejo no show do Pearl Jam! Hehehehehe...

Um abraço,

Marisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marisa, visite este site e, na primeira opção (detectar automaticamente), escolha o país e clique em "Identifique o modelo".

Ele irá detectar o modelo da sua máquina e mostrará as opções de drivers que poderão ser baixados.

Qualquer dúvida, continue postando que resolveremos isso a qualquer custo. :D

Pode ter certeza que ficarei na turma do gargarejo sim (caso realmente tenha o show). Sempre madrugo no local. rsrsrs

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafael,

Precisei entrar no site da Sony Europa, porque, naquele outro que você mandou, não foi possível identificar meu modelo para nenhum dos países. Identifiquei, encontrei a atualização (Wireless LAN Driver Ralink 3.1.3.1), baixei e executei. O sistema me devolveu a seguinte resposta: "o assistente para instalação de driver de dispositivo não atualizou nenhum software para seus dispositivos de hardware porque eles não eram melhores que o software já instalado". Alguma outra sugestão?

Abraços,

Marisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafael,

Precisei entrar no site da Sony Europa, porque, naquele outro que você mandou, não foi possível identificar meu modelo para nenhum dos países. Identifiquei, encontrei a atualização (Wireless LAN Driver Ralink 3.1.3.1), baixei e executei. O sistema me devolveu a seguinte resposta: "o assistente para instalação de driver de dispositivo não atualizou nenhum software para seus dispositivos de hardware porque eles não eram melhores que o software já instalado". Alguma outra sugestão?

Abraços,

Marisa

Marisa

Uma pergunta...

Que tipo de internet você usa?

Cabo, discada ou via radio/ modem 3g?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe me intromemeter na conversa, mas você pode desisntalar o driver e instala-lo novamente, se for wndows 7 você pode desinstalar e excluir o driver facilmente, você vai la no gerenciados de dispositivos e clica com o botão direito no driver e vai em propiedades, driver, e desinstala e remove ele, ae você instala ele novamente, caso você esteja com alguma dúvida do driver a ser instalado, usa o drivereasy que está aqui http://www.baixaki.com.br/download/drivereasy.htm , ele e bem fácil de usar, ele acessa o banco de dados onde estão os drivers, baixa, ae você instala, vai em abrir local do arquivo e executa, se nao der certo isso, seu windows ou seu adaptador WiFi ta com algum problema, ae vale a pena mandar pra garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafael,

Agora você fez uma pergunta que não tenho muita segurança para responder. Em casa a internet é Sky Broadband, portanto, cabo, certo? Mas, na biblioteca, que é onde passo a maior parte do tempo, não posso precisar. Seguramente não é discada. Também não uso 3G. Se a informação ajuda, a biblioteca é imensa, há centenas de pessoas usando a internet ao mesmo tempo. Acho que uma ADSL não tem capacidade pra tudo isso. Me arriscaria a dizer que é ou via cabo ou via rádio, mas sem muita certeza. Se for uma informação imprescindível, posso me informar e volto a te dizer.

Abraços,

Marisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Joker,

Por favor, não se desculpe. Quanto mais sugestões para tentar resolver o problema, melhor!

Fiz como você sugeriu. Visitei o site da Sony, fiz o download do driver e da atualização, desinstalei o que já estava no equipamento e instalei novamente. Não resolveu. Então, baixei o Driver Easy e fiz o download por lá. Já instalei o driver de rede que o programa sugeriu e agora estou esperando para checar se a conexão vai se sustentar. Prometo escrever novamente para dizer se o problema foi resolvido ou se vou continuar incomodando vocês :)

Muito obrigada pela ajuda!

Um abraço,

Marisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafael e Joker,

Como prometi, vim aqui dizer que o problema parece, de fato, ter sido resolvido. Combinação perfeita do diagnóstico e da saída proposta pelo Rafael com o método proposto pelo Joker. Hehehehehe... Demorei um pouquinho para oferecer uma resposta, porque preferi testar durante mais alguns dias. E a conexão não caiu mais!

Só tenho mais uma pequena dúvida: antes de usar o DriverEasy, encontrei num outro tópico uma pessoa sugerindo que fosse alterado o Protocolo TCP/IP versão 4, com a inclusão dos seguintes DNS: DNS[1] 189.38.95.95 e DNS[2] 189.38.95.96. No meu caso, essa alteração não resolveu o problema, mas mantive essa nova configuração. Vocês acham que posso manter ou ideal é voltar para a configuração original?

Muitíssimo obrigada pela ajuda de vocês! Inestimável!

Um abraço,

Marisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...