Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diodo para placa de energia solar. Qual usar?


jota san

Posts recomendados

Pessoal, dúvida aqui...

Comprei uma plaquinha de energia solar (9v 200ma max.) o fabricande recomenda por um diodo IN5819 na saída positivo da placa. Mas eu não tenho IN5819, tenho aqui IN4007 e PH4148, posso usar sem problemas um desses?

Esse é o esquema sugerido pelo fabricante:

http://d2.freep.cn/3tb_1101121712504rmj198818.jpg

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse diodo, o 1N5819, é um diodo Schottky. É um diodo em que a característica principal dele é a tensão de condução mínima, ou seja, o valor de tensão minima aplicada para que ele começe a funcionar como um diodo. Essa tensão de condução mínima é bem baixa, da ordem dos 0,1 v, por aí. Já no diodo 1N4007 e outros diodos de silicio esse valor está por volta de 0,7 volts(próximo a esse valor). Poder usar um 1N4007 até que pode mas o diodo de silicio só vai começar a conduzir a partir de 0,7 v enquanto que no 1N5819 isso vai acontecer a partir de 0,1 v. Resumindo...

Queda de tensão do 1N5819 - 0,1 volt

Queda de tensão do 1N4007 - 0,7 volts

Quando a célula fotovoltaica começar a conversão de energia luminosa em energia elétrica, a tensão gerada passará pelo diodo, que serve de proteção à celula, e 0,1 v será deduzido se for usado 1N5819 enquanto que se for usado 1N4007, 0,7 volts será deduzido da tensão gerada.

Digamos que a célula está gerando 9 volts em aberto...

Se usar 1N5819, 9 - 0,1 = 8,9 volts. Essa será a saída de tensão

Se usar 1N4007: 9 - 0,7 = 8,3 volts. Essa será a saída de tensão

Sem entrar em detalhes de corrente máxima dos diodos. Corrente máxima admita pelo 1N5819 é de 1 A e tensão máxima de 40 volts.

O lance de usar esse diodo é que a queda de tensão nele é muito menor que num diodo de silicio. É por isso que ele é usado na sáida da célula, assim como fornecer proteção á celula. Claro que essa proteção também pode ser feita com o de silicio mas a vantagem do Schottky é uma menor queda de tensão, muito menor, comparado ao de silicio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você acha facilmente esses diodos em fontes ATX. Eles são encontrados nas saídas das tensões dessas fontes. Principalmente as fontes ATX xing-ling. Procura nas sucatas de fontes que você acha mole-mole os 1N5819 ou outros que são usados nas saidas das fontes. Há fontes que usam diodos Schottky com valores de corrente de cerca de 30 ou 40 amperes. Esses tipos são encapsulados num invólucro ou encapsulamento parecido com transistor de média potência (falo assim prá dar uma ideia do tipo de encapsulamento). Algumas fontes usam 1N5819 mas a corrente máxima permitida é de 1 A e a fonte informa mais que isso. Já vi esses bichos em algumas fontes "Satelites" que muitos chamam de xing-ling. Cata umas fontes que usuário ligou a tensão de entrada em tensão inadequada(ligou em 220 e a fonte tava em 110) que você encontrará esses "bichinhos". Veja que você vai encontrá-los em fontes xing-ling. Não que eles não prestam. O que eu to informando é que uma fonte dessas informa que tem condições de suprir uma alta corrente e no entanto, dentro dela, os diodos não dão conta disso. Procura essas fontes (são bem leves) e cata esses diodos. Antes é claro, faça testes com eles. Pega um multimetro e verifica se eles estão bons. voce faz o teste do mesmo jeito que um diodo comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...