Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
discipulodenis

Funcionamento do HT.

Recommended Posts

Fala galera, tudo de buenas?

Então estava pesquisando sobre o funcionamento do HT, e surgiu um dúvida.

Vou pegar como o exemplo o ATON N550.

Ele tem 2 Cores mais 2 Theads, totalizando um total de 4 núcleos.

A dúvida vem agora, quanto ao funcionamento da memória cachê, a exemplo o cachê L2 é 1MB, com o funcionamento do hipertheading ficará com 2MB, ou simplesmente permanecerá com 1MB.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Hyperthreading (HT) é uma forma de simular núcleos físicos, mas são apenas núcleos lógicos. Portanto, o uso do HT não vai duplicar a quantidade de memória, visto que fisicamente esses núcleos não existem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Justamente essa lógica que utilizei, mas levando em contra partida, em uma conversa com uma pessoa que trabalha com suporte técnico em uma empresa de grande porte ai que vende computadores, fui confrontado com essas informações, que o cache dobraria.

    Estou procurando datasheets sobre funcionamento do HT.

    Se souber de algo, manda o link ai!

    Valeu.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Eis um datasheet de processadores Intel (incluindo Core i 2ª Geração): http://download.intel.com/design/processor/datashts/324641.pdf

    O capítulo 3.3 trata a respeito da Tecnologia Hyper-Threading, conforme trecho abaixo:

    The processor supports Intel® Hyper-Threading Technology (Intel® HT Technology),

    that allows an execution core to function as two logical processors. While some

    execution resources (such as caches, execution units, and buses) are shared, each

    logical processor has its own state with its own set of general-purpose

    registers and control registers. This feature must be enabled using the BIOS and

    requires operating system support.

    Tradução:

    O processsador suporta a Tecnologia Intel® Hyper-Threading (Tecnologia Intel® HT), que permite que um núcleo em execução funcione como 02 processadores lógicos. Enquanto alguns recursos em execução (tais como caches, unidades de execução e barramentos) são compartilhados, cada processador lógico tem seu próprio estado com seu próprio conjunto de registros de propósito geral e registros de controle.

    Observe bem que os caches são compartilhados com os núcleos lógicos e isso é diferente de dizer que são duplicados (pois se assim o fosse, não haveria necessidade de compartilhamento).

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×