Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reutilizar placa de circuito impresso


Posts recomendados

não, é mesmo impossível, não sei a que placa-mãe se esta a referir mas uma placa mãe de hoje em dia tem as pistas desenhadas em cima e em baixo, e mesmo no meio da placa mãe tem pistas, acho que nao estou a ser muito explicito.

é assim

imagina uma folha de papel com pistas desenhadas em cima e em baixo, de um lado e do outro da folha, agora imagina mais duas, mais quatro ou mais oito folhas assim todas desenhadas de um lado e do outro mas todas coladas umas as outros com aquelas pistas todas pensadas e ligadas entre si inteligentemente para fazer um computador pensar..

Queiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

sim há uma forma ,  para quem é habilidoso, que consiste em retirar  da placa de circuito impresso  todos os componentes , limpar  a  placa com diluente para retirar o verniz e as serigrafias, colocar a placa em acido para comer as pistas de cobre e ficar só com a placa   (baquelite ou  fibra de vidro )   e no fim colar com cola de contacto  (a típica cola de sapateiro ) uma película metálica , cobre de preferência , ou então  folha de alumínio , a vulgar folha de alumínio de cozinha  ......

   

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antigamente antes de eu dominar a fabricação das minhas próprias placas,eu aproveitava placas velhas. 

Eu retirava os componentes originais e soldava outros diferentes no lugar, ia fazendo furos a mais, colocava fios, interrompia as trilhas usando uma faca e por aí vai...

Ia fazendo de maneira que os novos componentes ficassem ligados da forma que eu queria. 

No final não ficava uma montagem muito bonita, mas era muito funcional, acho que ainda tenho alguns circuitos montados dessa forma nas minhas caixas de sucata. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

9 horas atrás, Paulo Modesto disse:

sim há uma forma

Curiosa ideia. Só deve ter um pouco de dificuldade em soldar o papel alumínio, não?

Olha o peixe... Mais uma vez, tenho varias placas padrão. Dupla face, furo metalizado, fibra de vidro e tal. MP-me

 

@Mestre88 certa feita no milênio passado, vi com meus próprios olhos um motoradio fabricado +- como disseste: era só pci - sem cobre - e as ligações eram por fios. +- na mesma época vi uma tv que tinha ci, transistor e válvula. Estranho eletromundo antigo...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz como gosto de velharias, já andei lendo revistas e livros antigos e pelo que entendi era usado por que o método de placas impressas ainda não tinha sido inventado ou se foi feito depois disso ainda custava caro. 

Já vi sucatas de rádios a válvula montados dessa forma. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Mestre88 disse:

o método de placas impressas ainda não tinha sido inventado ou se foi feito depois disso ainda custava caro. 

Faz todo o sentido.

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Já vi sucatas de rádios a válvula montados dessa forma

Os que [convi]vi não tinha pci: era só chassi metálico mesmo.

Passado ... sempre presente...

1 hora atrás, Mestre88 disse:

revistas e livros antigos

Ah sim.. achei minha revista tecnirama que explica (em cores!) o funcionamento de uma válvula termoiônica. Como tem + de 50 anos, não deve infligir direitos e tal portanto a qualquer momento publico fotos do artigo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

+- na mesma época vi uma tv que tinha ci, transistor e válvula. Estranho eletromundo antigo...

Quando eu era criança meu pai apareceu com uma dessas em casa, já não funcionava mais. Também devo ter pedaços dela nas minhas caixas, tinha ci e transistores na parte de cor e válvulas no vertical/horizontal. 

O aparelho era de 1972, um dos primeiros fabricados com o sistema PAL-M. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bacana @Ricardo S Ferreira . Me lembro de ter visto um video de um velhinho "fazendo" válvula. Até que achei mas não lembro se é exatamente ele. Pesquise no ytb por claude paillard.

Não tem como competir com youtube mas como prometi, vou aproveitar a carona do assunto. Desculpe qualidade da foto. O certo é scanear mas a revista tem página grande maior que A4. Tirei da revista toda mas esta é a parte que "interessa"... ou não.

abç

 

3.jpg

1.jpg

2.jpg

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Paulo Modesto @Isadora Ferraz

Em 09/10/2017 às 11:49, Isadora Ferraz disse:

 

Curiosa ideia. Só deve ter um pouco de dificuldade em soldar o papel alumínio, não?

Olha o peixe... Mais uma vez, tenho varias placas padrão. Dupla face, furo metalizado, fibra de vidro e tal. MP-me

 

@Mestre88 certa feita no milênio passado, vi com meus próprios olhos um motoradio fabricado +- como disseste: era só pci - sem cobre - e as ligações eram por fios. +- na mesma época vi uma tv que tinha ci, transistor e válvula. Estranho eletromundo antigo...

@Isadora Ferraz  não há dificuldade alguma , depende é da qualidade da solda que usas , se usares solda de 1€ tem uma aderência , se usares  solda de qualidade superior de 40 €  (500g) a soldadura terá outra , mas se preferires  podes sempre substituir  a folha por uma folha de cobre , ou  então ficas com a placa e fazes as ligações  com fios , quanto ao limpar as placas  mete as placas  em acido nítrico e vê para onde  vão as pistas   ..... 

dicionado 0 minutos depois

 

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, Paulo Modesto Alves Ramada disse:

@Paulo Modesto @Isadora Ferraz

@Isadora Ferraz  não há dificuldade alguma , depende é da qualidade da solda que usas , se usares solda de 1€ tem uma aderência , se usares  solda de qualidade superior de 40 €  (500g) a soldadura terá outra , mas se preferires  podes sempre substituir  a folha por uma folha de cobre , ou  então ficas com a placa e fazes as ligações  com fios , quanto ao limpar as placas  mete as placas  em acido nítrico e vê para onde  vão as pistas   ..... 

 

 

 

adicionado 21 minutos depois

Isadora Ferraz  o sistema ainda se usa aqui na Europa  (e penso que no Brasil  ) mais para ensino de electrónica, eu cheguei a fazer isso muitas vezes  com placas reaproveitadas de aparelhos há muitos anos atrás   ,   as quais corria  o cobre  desenhava o esquema em cima  e fazia  nova furação para os componentes  e as pontes  com  fio ..... hoje o sistema é parecido tens as placas  para protótipos  ,  muitas não tem cobre  tem apenas os furos  e as pontes são feitas com fios     https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1667_2618_1565&products_id=096-2198 , lá esta a placa dá sempre para aproveitar , e preciso é querer e saber como e quais dão para reaproveitar  ......

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Paulo Modesto Alves Ramada disse:

muitas não tem cobre  tem apenas os furos  e as pontes são feitas com fios

Esta daí...

7c47317f5cbe6d5fa88f3966b9131243.jpg

'parece' não ter cobre mas parece que são furos metalizados estanhados. E podem ser de cobre sim .

A propósito, é  deste tipo que tenho algumas 😁. Mas minhas são com acabamento em enig. .. sério. Em breve pretendo vender por valor quase simbólico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...