Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
rsteimetz

Cache

Recommended Posts

Como funciona essa história de CACHE ????? L1???? L2?????? é possível aumentar em quaquer máquina????

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

As cache L1 e L2 sao memorias contidas no núcleo do processador que aceleram as execuçoes das funçoes do mesmo... o valor e limitado a especificação do fabricante que serao variadas apenas dependendo do processador.

Athlon T-Bred - 64 L1 e 256 L2

Athlon Barton - 64 L1 e 512 L2

Athlon 64 - 128 L1 e 1MB L2 (se eu não me engano...)

e assim a vida segue...

O motivo da dificuldade de se ter muita dessa memoria e o alto custo e o tamanho fisico do dispositivo que alem de onerar a fabricação ocupa espaço consideravel no núcleo do processador...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • OK, ISSO É O Q QUE EU SABIA! MAS ENTÃO, É IMPOSSÍVEL AUMENTAR O CACHE????? POIS, TENHO UM CONHECIDO QUE AFIRMA QUE AUMENTA(COLOCA +) CACHE DE SUAS MÁQUINAS! ELE TÁ ME ENROLANDO?????

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por rsteimetz@05 abr 2004, 14:41

OK, ISSO É O Q QUE EU SABIA! MAS ENTÃO, É IMPOSSÍVEL AUMENTAR O CACHE?????  POIS, TENHO UM CONHECIDO QUE AFIRMA QUE AUMENTA(COLOCA +) CACHE DE SUAS MÁQUINAS! ELE TÁ ME ENROLANDO?????

Mas o cache L2 (ou L3, não tenho certeza)dos processadores da AMD não fica na placa mãe (cache externo), esse não dá pra aumentar?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que ele ta vendo na BIOS aquela opção Base Memory Exchange, ou algo assim, e ta confundindo com cache L2, é impossível aumentar o L2 onboard, que fica DENTRO do processador, ou seja dentro do DIE dele...

E mesmo que que seu amigo faça uma gambiarra pode queimar e inultilizar o processador se ele tentar alguma coisa que não tenha nada a ver...

Existem processadores que vem com 512KB de L2, mas só 256KB habilitados, é o caso dos Thorton, que da pra ligar as pontes e hablitar todo o L2 que ele tem...

E alguns Duron que vem com 256KB de L2 mas só 64KB habilitados... que eu saiba são só estes...

falou!

(Hehe, mensagem n° 666) :devil:

Compartilhar este post

Link para o post

cara l3 de cache ficava na placa-mãe supersocket 7 pros processadores K6II e K6III, bom as vezes o que confunde a cabeca das pessoas é esse nome cache porque tem gente que chama os temp da internet de cache, se for isso ele pode aumentar quando ele quiser...

quanto a aumentar a cache de L1 e L2 se ele tiver um 486 de repente é verdade se não é mentira. :P

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente... os processadores antigos não tinham cache dentro dele mesmo mas na placa-mãe, que tinha um slot proprio para instalação de cache adicional, quanto cache na placa-mãe, sao caches para configurações próprias dela e como já vem soldado no pcb e não tem nenhum slot para expansao... não tem como aumentar... e no caso de processadores, os que tem mais cache porém desabilitados seria os Duron Applebred que possuem 256 de L2 porém tem apenas 64k habilitado e os AXP Thortons com os 512 porém com 256 habilitados!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Valeu...... vou pegar no pé do cara! hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Renatomarcelino@05 abr 2004, 15:56

Exatamente... os processadores antigos não tinham cache dentro dele mesmo mas na placa-mãe, que tinha um slot proprio para instalação de cache adicional, quanto cache na placa-mãe, sao caches para configurações próprias dela e como já vem soldado no pcb e não tem nenhum slot para expansao... não tem como aumentar... e no caso de processadores, os que tem mais cache porém desabilitados seria os Duron Applebred que possuem 256 de L2 porém tem apenas 64k habilitado e os AXP Thortons com os 512 porém com 256 habilitados!

Atualmente as placas mães não utilizam mais cache externo? só o L1 e o L2 (interno)?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais