Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP

Decidido a montar uma boa fonte para bancada (a que tenho vai até 13,8 Volts por 4 Amperes) sai na busca de um bom transformador..

Um antigo e desativado no-break, datado de uns 15 anos atrás, sem bateria e encostado esperando um bom uso, foi o foco de minha busca..

Ele, o no-break, pode ser visto ai abaixo:

Fonte12a20V10A-No-breakdeondesaiuotrafo01.jpg

Na sua traseira, importantes informações, conferiam a certeza de que minha busca por um transformador havia terminado..

Veja ai, na foto abaixo que a potência do mesmo é de 300VA, e a corrente no fusível da bateria é de 20 Amperes. Isso demonstra que a corrente de primário do mesmo, como no-break, poderia estar estimada em algo como 15 Amperes de pico (esse enrolamento passaria a ser o secundário do transformador na nova fonte).. Verificando as tensões desse transformador, quando alimentado com 127 Volts, foi, de 10 Volts em cada enrolamento de fio grosso, bem grosso.. Como o transformador tem um enrolamento secundário em duas etapas, ele seria portanto de 10+10 x 15 Amperes. Decidi portanto fazer uma fonte de 20 Volts x 10 Amperes, retificada por ponte de diodos..

Fonte12a20V10A-No-breakdeondesaiuotrafo02.jpg

Queria da fonte que a mesma fosse ajustável, desde perto de 1 Volt até 20 Volts por 10 Amperes.

Desejava também que fosse muito simples e nem exigisse montagem com placa de circuito impresso nem nada.

Desejava tivesse ela um medidor de tensão digital até 20 Volts e um Amperímetro analógico grande, até 10 Amperes.

Partindo para o esquemático, bolei esse dai, com o uso de um CI regulador ajustável, no caso um LM338, com invólucro TO3. Para que a fonte pudesse oferecer 10 Amperes teria de ter um ou dois transistores shunt. A escolha recaiu pelo TIP 147, transistor em topologia darlington, PNP, de potência.

O esquemático da fonte projetada está ai:

Fonte12a20V10A-Esquemticodafonte.jpg

Juntando o máximo de componentes que tínhamos, "em casa", deu mais ou menos esse montante que pode ser visto ai na foto:

Fonte12a20V10A-Visogeraldoscomponentes.jpg

Como caixa para a montagem, busquei na praça uma denominada CFP121724 12x17x24cm, pela qual paguei R$ 29,90. A peça mais cara da fonte.. Veja ai ela, logo após o processamento dos rasgos para inserção dos instrumentos de medida e da furação

Fonte12a20V10A-Caixarecmtrabalhada.jpg

Claro, após lixada e repintada, ganhou um aspecto um pouco melhor, apesar do processamento dos furos todos feitos manualmente, com serra tico-tico, lima e furadeira...

Fonte12a20V10A-Caixaterminadaepintada.jpg

Como o voltímetro eletrônico exige uma alimentação de 5 Volts corrente contínua, um velho carregador de baterias de celular, com essa tensão de saída, compareceu para quebrar o galho, sem sua caixa original. Ai ele pode ser visto em conjunto com os dois medidores, de tensão e de corrente, ambos adquiridos há algum tempo atrás, no e-bay:

Fonte12a20V10A-Detalhedosinstrumentosdemedidaefontedecelular.jpg

Os componentes semicondutores são esses que ai estão mostrados:

Fonte12a20V10A-CIetransistores.jpg

Os capacitores eletrolíticos que eu tinha eram todos de 4.700 uF x 35 Volts, o que exigiu a única montagem em uma PCI da fonte, juntando 8 desses capacitores de modo a perfazer uma capacitância total de 8 x 4.700 uF = 37.600 uF x 35 Volts, como pode ser visto ai:

Fonte12a20V10A-Visodoscapacitoresesemicondutores.jpg

Para a retificação usei uma ponte daquelas bem baratas (por volts de R$ 6,00) de 25 Amperes por 1.000 Volts, bem acima do necessário até, e para dissipar a mesma, nada melhor que um dissipador daqueles usados para CPU da AMD, sem o ventilador, também sobrando por aqui..

Veja como ficou a montagem do mesmo:

Fonte12a20V10A-PonteretificadoraemdissipadordeCPUAMD.jpg

Segue abaixo, no primeiro post, a continuação da apresentação da fonte, já montada..

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Continuando a descrição da montagem da fonte ajustável de 1,2 Volts a 20 Volts x 10 Amperes, agora mostro uma visão da mesma já montada e pronta para uso:

Fonte12a20V10A-Visoexterna.jpg

Uma visão traseira da mesma com seu generoso dissipador para aguentar o CI e os dois transistores de potência:

Fonte12a20V10A-Visoexterna02.jpg

Abrindo a mesma se pode ter uma visão de como ficou a montagem interna dela.. Reparem a generosidade do transformador, que opera frio tranquilo, bem longe de sua capacidade toda, mesmo entregando 10 Amperes na saída da fonte:

Fonte12a20V10A-Visointerna01.jpg

Uma visão pelo outro lado, mostrando, em primeiro plano, o dissipador da ponte retificadora:

Fonte12a20V10A-Visointerna02.jpg

Ai um detalhamento da fixação da fonte de 5 Volts (aproveitamento de antigo carregador de celular) no interior da caixa da fonte, para alimentação do voltímetro digital:

Fonte12a20V10A-Fontede5Voltsparavoltmetro.jpg

Outro detalhe da ponte retificadora afixada em um cooler de CPU da AMD. Mesmo com 10 Amperes na saída esse conjunto fica levemente morno:

Fonte12a20V10A-Detalheponteretificadora.jpg

Uma visão interna da caixa, mostrando os instrumentos de medida e suas fixações:

Fonte12a20V10A-Visointernavoltmetroeampermetro.jpg

Detalhamento dos resistores de potência, todos afixados no CI e transistores (montagem autosuportante) sem necessidade de circuito impresso. Repare que todas as ligações de alta corrente foram feitas com fio flexível de bom calibre, o que é de extrema importância em uma fonte para 10 Amperes:

Fonte12a20V10A-DetalhedoCIetransistores.jpg

Ai abaixo é mostrado o range de tensão da fonte, que pode ser ajustada entre 1,2 Volts e 20 Volts:

Fonte12a20V10A-Tensomnimaemxima.jpg

Veja ai a fonte com carregamento exigindo 10 Amperes em uma tensão de 10,40 Volts. Ao abrir a carga a tensão mudou para 10,42 Volts, uma alteração de insignificantes 0,02 Volts ou 20 miliVolts de diferença de tensão entre zero Amperes e 10 Amperes de corrente, mostrando excelente regulação de caga(melhor que 0,2% de desvio):

Fonte12a20V10A-Correntemximaevariaodetenssemcarga.jpg

Não fiz lista de peças nem tampouco valorei os componentes pois na sua maioria os tinha em casa.. A ideia aqui foi mostrar que é relativamente fácil de se fazer a montagem de uma boa fonte ajustável para bancada, sem frescura nenhuma, sem circuito impreso e com uma montagem robusta..

Dá trabalho sim, principalmente na elaboração da furação retangular da caixa de aço, a serra tico-tico e lima, mas vale a pena...

Fontes derivadas dessa dai, com o que se tenha em casa, nas mais diferentes variações de tensão e corrente, podem ser repetidas, derivadas..

Principalmente para quem tenha algum no-break velho, fora de uso, pois o mesmo pode fornecer excelente transformador que sem a menor dúvida é o elemento mais caro de uma montagem dessas dai. Se fosse comprar o mesmo (20 Volts x 15 Amperes) não sairia por menos de R$ 100,00.

As peças que parecem ser figuras difíceis mas não são, são os medidores. Nem muito caros são: Veja ai a origem deles:

Voltímetro por menos de R$ 14,00 posto em sua casa: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=190456128622

Amperímetro sem necessidade de shunt de corrente, para 10 Amperes, por menos de R$ 15,00, posto em sua casa: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=270711654807&ssPageName=ADME:L:OC:US:1123

Único problema é o tempo de espera, para transporte, uma vez que é grátis, demora coisa de 1,5 a 2 meses para chegar...

Bom proveito para quem quiser dai tirar alguma dica de montagem de uma boa fonte de bancada. Profissional eu diria..

Abraço...

  • Curtir 9
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um excelente trabalho faller, olhei esse post e a única coisa que me deu vontade foi de olhar minha velha fonte com LM338 que ta na bancada a mais de 8 anos e chamar ela de "guerreira".

Sem contar que essa fonte ai ja tem todo tipo de defesa contra idiotas, realmente show de bola, espero que muita gente que fica fantasiando fonte de bancada com todo tipo de tranqueira vai ´pensar um pouco mais na hora de ler esse tópico.

Abs.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, to com um projeto de fonte parado porque não funcionou na montagem final, funcionou na matriz de contatos mas depois de caprichar no PCB nada de funcionar, era um projeto muito bom, 4A no trafo, até 30V, mas vou gravar teu tópico quando eu puder reviver ela tentarei copiar, ou então tentar usar os trafos dos no-breaks estragados que tenho aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Um dúvida: Chegou a medir a temperatura nos componentes no pior caso? 1.2V e 10A?

Difícil acontecer essa carga toda, só dúvida mesmo.

Medir mesmo não medi..

Deixei a mesma naquela situação da foto, fornecendo 10 Volts e drenando 10 Amperes por mais de meia hora... A tensão se manteve completamente estável e no dissipador, na parte de baixo de chapa, do outro lado de onde estão os transistores TIP, não dava para segurar, manter pressionado, o dedo.. Chuto que a temperatura ali possa ter chegado por volta dos 70º a 80º C fácil..

Nessa condição por ti citada, de 1,2 Volts x 10 Amperes, por um tempo grande, acredito até que o CI possa entrar em proteção térmica, pois a dissipação vai passar dos 150 Watts. Ai só com arrefecimento forçado, só com um fan na cuca do dissipador, para ajudar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo projeto e pela excelente descrição, inclusive pelo número de imagens...

Considera colocar um fan então faller, pra não ficar surrando demais o regulador...

Eu tenho aqui em casa uma fonte 30v 3A regulavel... mas não chego nem perto de 3A no uso, só cheguei a 1,5A no maximo.. e os reguladores aguentaram o tranco com um dissipador razoável(arranquei de uma placa velha um pedaço de dissipador e coloquei)

Porém, 10A é realmente outro nível de brincadeira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Considera colocar um fan então faller, pra não ficar surrando demais o regulador...

Não, definitivamente não considero a hipótese de colocar um fan na mesma...

Ai tem de usar o bom senso..

Colocar um ventilador, uma tralha a mais, para fazer barulho e que diminuiria a robustez da fonte, para que a fonte melhor pudesse enfrentar uma situação que poderia se apresentar, sei lá, em 0,01% do tempo e ter de carregar o mesmo o tempo todo, é inutilidade total..

Se algum dia necessitar arrefecer a fonte por ter de oferecer 10 Amperes em uma tensão muito baixa, então ligo um fan e coloco, nessa hora, atrás da mesma..

Mesmo sem fan a segurança térmica do sistema é garantida, pois a colocação dos transistores a compartilhar do mesmo "calor" do CI vai garantir que se esses transistores aquecerem muito, vão levar o CI ao bloqueio térmico, protegendo a ambos, CI e transistores. Não é por nada que o CI foi colocado acima dos transistores, pois desse modo se garante até mesmo uma melhor transferência do calor para o CI..

Claro, a vida útil do CI ou dos transistores pode ficar reduzida por trabalhar com uma temperatura maior??? Desse modo talvez ele não dure 50 anos e sim somente 20 anos.. Dai troco o mesmo. O preço disso é de R$ 10,00..

Algumas vezes o segredo de um bom projeto, no seu todo, se resume a simplicidade do mesmo. Assim é essa fonte... Pau prá toda obra e, se necessário for, em alguma ocasião especial, pendura um fan atrás da mesma..

Veja que eu a fiz nem muito porque necessitava deseperadamente da mesma, de tamanha corrente, e mais por ter disponíveis as peças, principalmente o transformador..

Note que até simplifiquei o projeto, tendo um transformador com capacidade final para 15 Amperes, me limitei ao fornecimento de 10 Amperes. Dificilmente, muito dificilmente necessita-se de tanto assim.. Que dirá mais do que esses 10 Amperes..

Sou definitivamente a favor da simplificação das coisas. Note que só usei circuito impresso nela para colocar os capacitores, que os tinha em quantidade.. De resto circuito impresso em uma fonte de 10 amperes só atrapalha.. Claro, tirando fora o impresso do carregador de celular, que foi um aproveitamento de sucata... Não tem o menor sentido fazer uma fonte de 5 Volts para alimentar o voltímetro. Muitos de nós tem nas gavetas muitos desses carregadores antigos de celular, que são ótimos, são full range (90 a 264 Volts AC) e com corrente de saída mais do que suficiente para alimentar o voltímetro..

Simplificar, com segurança, é essencial...

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A montagem tanto dos CI´s quanto dos transistores foi feita com kits de montagem incluindo isolante . A fixação não dá para abrir mão, tem de ser feita com parafusos para ser tremendamente bem apertada, para melhorar a interação térmica entre CI/transistor/mica/dissipador e claro, com uma boa pasta térmica e bem fina entre todas essas superfícies citadas..

Quando falo em kit, falo em todos esses elementos dai..

DetalhedemontagemdeTO3comisolao.jpg

Acrescidos de arruela de pressão/contato, entre parafuso e CI, ou parafuso e transistor, essa daqui:

Arrueladecontatoepresso.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Faller, primeiramente parabés pela fonte, por todas as imagens, e pela estética final da fonte. Ficou muito bom mesmo.

Para enriquecer nosso conhecimento gostaria de discutir alguns pontos da sua montagem.

Assim como você, também gosto de circuitos simples e sem frescura e eu li que você montou essa fonte com componentes que tinha a disposição no momento.

Se me permite a 1º dúvida é se ela poderia ficar ainda mais simples se na confecção da fonte você optasse por um transistor Mj15004 (PNP) de 20A ao invés dos Tips?

2º Uma vez me informei que os voltimetros digitais desse que você inseriu na sua fonte tem que ser alimentado por uma bateria 9v ou ter uma fonte separada só para ele, como no seu caso. Um regulador 7805 ali depois da retificação não pode?

3º A tempos, quando comecei a montar fontes, li em uma revista dessas tipo "Eletrônica Total" que uma regrinha básica para valores de capacitor de filtro era de 1.000uF para cada ampere da fonte. Tenho uma fonte de 10A e um capacitor de 11.000uF, que achei num ferro velho. No seu caso você optor por 37.600uF. Por que tamanho valor?

Mais uma vez parabéns pela fonte e pela a iniciativa de dividir com todos.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafael_reali,

sobre os capacitores, existe essa regrinha ai do tio Newton C. Braga...Mas esse capacitor pode ser estimado pela expressão abaixo:

      [B] C = ou > IL / (f * Vripple)[/B]

onde: IL = Corrente, f = frequencia da senoide apos retificação, Vripple = tensão de ripple adimitida (pico a pico)

Repare que a fórmula é uma inequação, sendo recomendado sempre um valor maior de capacitância.

Qual a conclusão? Capacitores maiores implicam em menor tensão de ripple nas mais variadas condições de exigência de corrente, em suma quanto maior, meelhor!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Colega Faller !

Não consigo ver as fotos?

Me manda teu endereço, por MP, que te empresto meus óculos...:P (brincadeira..)

Ninguém reclamou nunca das fotos que hospedo no PhotoBucket. Acho que o problema pode ser por ai... Confira...

Se me permite a 1º dúvida é se ela poderia ficar ainda mais simples se na confecção da fonte você optasse por um transistor Mj15004 (PNP) de 20A ao invés dos Tips?

Um transistor com invólucro TO3, como o MJ15004, certamente conseguiria colocar ai, no lugar onde coloquei dois TIP147. A potência, bem como a corrente desse MJ, é o dobro daquela de cada um dos TIP's.

O problema todo está no ganho.. Esse MJ150054 tem um ganho típico da ordem de 25 enquanto o TIP147, que tem topologia darlington, tem ganho 1.000. Por essa razão e por ter os TIP's em casa, é que foram eles...

Quem quiser colocar o MJ15004 pode sim... Há que alterar valores de resistores, em função da diferença de Vbe..

2º Uma vez me informei que os voltimetros digitais desse que você inseriu na sua fonte tem que ser alimentado por uma bateria 9v ou ter uma fonte separada só para ele, como no seu caso. Um regulador 7805 ali depois da retificação não pode?

Conforme a arquitetura do voltímetro pode, coforme não pode, tudo é uma questão de referencial de terra da fonte...Na dúvida e tendo pencas dessas fontes/carregadores de celular, ficava mais fácil colocar um deles que adotar um regulador, justo por não ter feito impresso, ter feito toda a montagem autoportante e sustentada pelo CI e transistores..

3º A tempos, quando comecei a montar fontes, li em uma revista dessas tipo "Eletrônica Total" que uma regrinha básica para valores de capacitor de filtro era de 1.000uF para cada ampere da fonte. Tenho uma fonte de 10A e um capacitor de 11.000uF, que achei num ferro velho. No seu caso você optor por 37.600uF. Por que tamanho valor?

O colega Felipe_Eletronic explanou muito bem a resposta técnica a sua pergunta. Só faço algumas considerações adicionais..

A única placa de impresso que fiz foi a de sustentação dos capacitores (também os tinha em profusão), nesse valor, nesse tamanho.

A quantidade de capacitores e, em suma, a capacitância final foi determinada por três variáveis..

- Os capacitores lotarem, em tamanho, o espaço a eles reservado;

- A adoção de ponte retificadora extremamente folgada (25 Amperes). Quando se aumenta a capacitância dos filtros, sobrecarrega o retificador e os picos de alta corrente serão proporcionalmente maiores pela ponte retificadora.

- Quando se tem limitação no transformador a perda de tensão por ter capacitância elevada demais pode atrapalhar (essa tensão de perda é relativa aos altos picos de corrente x resistência interna do transformador). Eu não tinha nem limitação de corrente nem tampouco de potência no transformador, que no pico do que a fonte fornece opera a no máximo 70% da capacidade final do transformador..

Todas essas tres condições abalizaram a adoção de quase 38.000 uF de filtragem..

Checada as condições e ajustados os capacitores para caberem (8 deles, de 4.700 uF x 35 Volts) foram adotados...

O importante é a mensegem de que é bastante fácil se fazer uma fonte assim, para bancada, usando o que se tem em casa, com aproveitamento de peças, sem muita frescura..

Impresso, por exemplo, só atrapalharia ai nesse contexto..

Em breve mostrarei como fazer uma fonte extremamente simples, compacta, eficaz, muito pequena, ideal para se ter sobre uma bancada... Algo como ajustável até 15 Volts, por 3 a 4 Amperes, com tamanho e peso acho que 5 vezes menor que essa dai, inclusive com medidores de corrente e de tensão, digitais..

Está no prelo.. Acho que a entrada do ano que vem ela sai com fotos e detalhes de montagem..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Faller, como vai. Modifiquei uma fonte ajustável de um amigo para deixa-la mais simples e funcional. Mais simples que o seu esquema é difícil, me guiei por ai. As modificações que fiz foi de no lugar do LM338, eu coloquei o LM350, e em vez de usar 2 TIPs 147, eu usei apenas 1. Tendo em vista que da fonte vai ser exigida no máximo algo em torno de 6A, calculei o resistor de entrada do LM350 no valor de 0,22R. Minha ideia é que o LM trabalhe até seus 2,5 ou 3 Ampéres sozinho e depois disso o TIP ajuda. Mas não foi assim que aconteceu. Segue o 1º esquema:

fonteesquema1.jpg

O trafo da fonte é de 15+15 x 8A. Ajustei a fonte para 12V e coloquei uma carga de 12v x 4A, mas a tensão caia sempre 2V. Depois de analisar o que estava acontecendo, vi que o LM trabava sozinho... Então decidi aumentar o valor do resistor de entrada do LM de 0,22R para 1R e tentar por o TIP a trabalhar. Nada, mesma situação. Então como um esquema do datasheet, coloque um resistor de 4k7 na base do TIP e só assim ele começou a trabalhar. Mas se eu voltar o resistor de entrada do LM para 0,22R, parece que o TIP não trabalha. E no seu esquema não tem nenhum resistor na base dos TIPs.

Por ora o esquema esta assim:

fonteesquema2.jpg

Acabei até trocando o LM350 por um LM317, para ele trabalhar mais ou menos no limite e ter nele uma proteção na fonte. Mas não estou satisfeito com a correção. Minha fonte tem um unico MJ15004 e aplicando a mesma carga ela sobe apenas uns 0,15V. Nessa fonte cai uns 1/2V ou mais. Estou confuso. A teoria parece estar tudo certo, mas não entendo essa dificuldade de por o TIP a conduzir e não conseguir ter essa correção. Sei que o TIP aguanta 10A. O que pode estar acontecendo?

Abraço!

TIP + LM:

tip147lm350.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não imagino o que possa estar acontecendo ai..

Quanto a estabilidade da tensão de saída, veja ai quanto consegui com a minha fonte de 10 amperes.. A diferença ai nesse teste foi de 10,42 Volts de saída sem nenhuma carga e 10,40 Volts na saída com 10 Amperes sobre a carga...

Variou parcos 0,02 Volts ou seja 20 miliVolts ou se quiseres 0,02/10,42 = 0,001919 ou seja apenas 0,19%, uma excelente estabilidade..

Essa variação é plenamente esperada segundo o datasheet..

Fonte12a20V10A-Correntemximaevariaodetenssemcarga.jpg

Não consigo imaginar o que possa estar acontecendo por ai, amigo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela pronta ajuda. Pois é, está esquisito. O mais estranho é que para o TIP funcionar eu tenho que limitar a corrente de base nele. Sem o resistor ele não funciona nunca. Tentei até colocar na entrada do LM um resistor de 22R e jogar a corrente dele la embaixo, tipo uns 0,2A, e ter uma amostragem maior no resistor de entrada levando o TIP a conduzir mais fácil, mas não vai. Bom, não sei o que pode estar acontecendo para o TIP trabalhar direito.... Vou ver o que descubro.

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio obrigado por participar. Bem como uma fonte que tenho montada acho que vou colocar um transistor MJ15004. O que me deixou com a pulga atrás da orelha mesmo, é que no esquemático do nosso amigo Faller os tips estão ligados sem resistor algum na base e funcionando muito bem (como mostra as suas fotos), e no meu esquema tive que colocar um valor acima de uns 2K pra ele funcionar. O circuito é muito simples não tem segredo. Mesmo assim vou revisa-lo amanhã e acrescentar o resistor por ti indicado. Sem a intenção de tirar o foco do tópico, posto o resultado assim que revisar. Será que existem tips 147 diferentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
O que me deixou com a pulga atrás da orelha mesmo, é que no esquemático do nosso amigo Faller os tips estão ligados sem resistor algum na base e funcionando muito bem

Rafael_reali, preste atenção no esquema novamente!. Em anexo esta o esquema da fonte originalmente postada pelo colega Faller...

Dentro da caixa vermelha, você verá que ele usou um resistor, entre emissor e base de 1R/5W.

Pelo que entendi, você esta usando um resistor de 22R neste lugar!

A minha sugestão foi fazer os TIP's147 conduzir mais tarde ainda, deixando a completa estabilização da tensão, por conta do CI LM!...

Não sei se entendi sua dúvidas e "bati" na tecla certa!, mas me pareceu que o erro da sua fonte esta só neste resistor de base do TIP!...

post-359338-13884960564978_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, vou me explicar melhor. Basicamente estou montando a mesma fonte que a do amigo Faller. Diferenças: LM338 (de 5A) trocado pelo LM350 (3A). E em vez de dois tips, um é suficiente. Minha ideia original é que o meu LM350 trabalhe sozinho controlando até 3 amperes, depois disso o TIP 147 deve "bypassar" corrente controlando o resto de corrente exigida. Como? Segundo o que aprendi em outros tópicos, depois de puxar 3 amperes o resistor de 0,22R vai amostrar uma tensão de 0,7V na base do TIP147 e este começa a trabalhar. Fórmula: 0,7V/3A= 0,23R ou 0,22R comercialmente. Mas não conduzia. O tip trabalhava sozinho. Ao elevar o valor do resistor de 0,22R para 1R foi que ele começou a trabalhar, mas sem uma correção precisa. Colocando um resistor limitando a corrente de base para o tip, ele ficou melhor, mas o que eu encanei é que no esquema dele não tem tal resistor e o circuito funciona perfeitamente.... Testarei amanhã e postarei o que conseguir.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...