Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

3 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

@The_Haidden, Não sei se é o melhor método! Como o @faller falou, não tem muita utilidade a limitação de corrente nesse caso, acredito ser mais simples e eficiente, você alimentar o circuito com a fonte original e usar um termômetro laser para verificar a temperatura dos componentes! 

Boa noite Bcpetronzio...... Já uso um desses, mas com uma fonte com uma corrente muito baixa demora muito a esquentar e a questão do controle de corrente além do que citei, é uma coisa minha, eu queria uma assim, feita por mim...entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Bcpetronzio disse:

Sim, Entendi!...

Eu só pensei em algo mais prático! Mas uma fonte de corrente controlada é possível de se fazer sim! Aguarde mais dicas...

valeu...obrigado.

 

adicionado 7 minutos depois

Vi um vídeo no youtube, muito simples. Nele  (o projeto) tem o controle de tensão, mas não tem o controle de corrente. Dá uma olhada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, The_Haidden disse:

faller boa noite. Minha opinião, (não sei se certo ou errado), mas na manutenção em celular (que tb faço) se eu puder injetar uma tensão mais baixa com uma corrente maior na placa com problema (curto por exemplo) eu consigo achar esse curto mais rápido, devido a esquentar mais rápido a área em curto...

 

adicionado 1 minuto depois

Vi algumas fontes assimétricas para comprar, porém um pouco caro e todas com regulagem de tensão e corrente. Facilita bem achar o defeito.

 

Na verdade muito cuidado com essa afirmativa.. Você pode sim alimentar o que desejares com uma tensão mais baixa que a nominal. Agora, alimentar com uma corrente maior, esperando que ela vai se estabelecer só porque regulaste para isso, ai mora a diferença. Se nada estiver em curto nesse celular podes regular para entregar 10 ou 20 Amperes que eles não passarão mesmo, não vai passar nenhuma corrente a maior que aquele que o circuito pede, algumas vezes miliAmperes apenas.

 

A metodologia de conserto essa beira a idade da pedra, é o tal de "chute no saco".

Aumentar a corrente para sentir, com o dedo, algum aquecimento é de um pouco profissionalismo  a toda prova, Isso não é conserto e sim achologia, muito pouco científico.. Mas cada um cada qual..

Queria que entendesses que o fato de setar uma corrente não significa que ela vai acontecer. O que setas é o limite superior da corrente de saída. Se ela for atingida a tensão passa a ser limitada e cai a valores em que feche com a corrente, não fica mais garantida a tensão setada.

Atingir a corrente setada significa sempre destruir o ajuste de tensão..

E, finalizando, sem te enrolar, não tenho circuito desenvolvido para perfazer esse ajuste de corrente limite..

 

Para o ajuste fino da tensão basta colocares em série com o potenciômetro principal outro com 10% do valor daquele. É simples..

 

Olhei o vídeo postado. Ele deixa a desejar, simplificado demais, por exemplo com os diodos e capacitores que o fabricante sugere colocar junto ao CI além de estabelecer uma fonte com corrente máxima de apenas 1,5 Amperes.

E como viste, por simplificação e também julgar desnecessário, não tem ajuste de corrente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, faller disse:

Na verdade muito cuidado com essa afirmativa.. Você pode sim alimentar o que desejares com uma tensão mais baixa que a nominal. Agora, alimentar com uma corrente maior, esperando que ela vai se estabelecer só porque regulaste para isso, ai mora a diferença. Se nada estiver em curto nesse celular podes regular para entregar 10 ou 20 Amperes que eles não passarão mesmo, não vai passar nenhuma corrente a maior que aquele que o circuito pede, algumas vezes miliAmperes apenas.

 

faller entendi seu conceito. Na verdade, pelo que entendi em alguns cursos, que só vou jogar uma corrente maior se realmente a placa estiver em curto e (rsrsrsr) não uso o dedo para saber onde está esquentando na placa (rsrsrs). Placa de note por exemplo, se ela estiver em curto na linha dos 3.3 volts injeto uma tensão menor (nessa linha dos 3.3v) com uma corrente um pouco mais elevada e assim nas outras linhas (5v, 19v), ou isso está errado?

 

adicionado 18 minutos depois

Curto se acha medindo com multímetro....a fonte é somente para encurtar o caminho....para achar mais rápido em que "região" está o curto e isolar o resto da placa....

adicionado 42 minutos depois

Outra coisa, ajustando o limitador de corrente com um margem razoável por cima da corrente máxima calculada, se o sistema que estarmos testando chegasse a consumir mais do esperado a fonte simplesmente desliga. Correto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, The_Haidden disse:

Outra coisa, ajustando o limitador de corrente com um margem razoável por cima da corrente máxima calculada, se o sistema que estarmos testando chegasse a consumir mais do esperado a fonte simplesmente desliga. Correto?

 

Depende como ele é construído:

Pode ser corrente atingida desligamento imediato

Pode ser corrente atingida entrada em foldback (tanto corrente como tensão cai muito, e dissipe pouco)

Pode ser corrente atingida é mantida e a tensão baixa de tal modo a manter essa corrente máxima setada e constante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/12/2016 às 07:56, faller disse:

Depende como ele é construído:

Pode ser corrente atingida desligamento imediato

Pode ser corrente atingida entrada em foldback (tanto corrente como tensão cai muito, e dissipe pouco)

Pode ser corrente atingida é mantida e a tensão baixa de tal modo a manter essa corrente máxima setada e constante.

Entendi

adicionado 55 minutos depois

faller boa tarde. Se possível, com seu conhecimento poderia me dar uma dica para saber qual a corrente (aproximada) de um transformador que tenho aqui (sei que não é fácil, sem ter dados do trafo) ou como eu descobrir qual corrente. 

Esse transformador é de uma antiga máquina de telex...Tenho 3 desses e não queria deixar parado. Os fios branco e amarelo são 15v cada saída. O verde e o azul não tenho tensão deles na medição encontro 0v. Nos pinos onde fiz um círculo amarelo sai 39v cada um. Quero usar esse transformador para fazer uma fonte.

Segue imagens:

 

IMG_6859.JPG

IMG_6860f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Deve existir uma série de métodos distintos para se descobrir a corrente que um transformador desconhecido pode oferecer. Eu adoto o seguinte teste.

 

1) Identifique os diferentes enrolamentos de seu transformador;

2) Alimente o mesmo com adequada tensão, em seu primário;

3) Meça as tensões AC de cada um de seus secundários e anote;

4) Aplique uma carga em um desses secundários medindo a tensão sob carga;

5) Aumente essa carga (diminua o valor do resistor aplicado) até que a tensão sob carga caia até 10% do valor nominal desse secundário..

7) Nesse momento a corrente circulante na carga é assumida como a máxima corrente que ele pode oferecer (pois a queda de tensão é de apenas 10%, não é muita).

8) Para aplicar uma carga crescente nos secundários uso uma resistência de chuveiro imersa na água e tomo partes da mesma começando pela extensão toda dela, e vou pinçando pedaços cada vez menores, sempre monitorando a tensão, medindo-a até cair em 10%.

 

Voltando a discussão da limitação de corrente, não é pelo fato de você ajustar a corrente em um valor maior, que essa corrente vai circular seja em que carga for. O ajuste de corrente não é como o ajuste de tensão, que você estabelece e a fonte procura fazer com que essa tensão se mantenha. Ajustar uma corrente para um determinado valor só estabelece o limite máximo que ela vai alcançar. Ao chegar aquele limite essa fonte passa a reduzir a tensão garantindo que aquela corrente não cresça..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, faller disse:

 

Voltando a discussão da limitação de corrente, não é pelo fato de você ajustar a corrente em um valor maior, que essa corrente vai circular seja em que carga for. O ajuste de corrente não é como o ajuste de tensão, que você estabelece e a fonte procura fazer com que essa tensão se mantenha. Ajustar uma corrente para um determinado valor só estabelece o limite máximo que ela vai alcançar. Ao chegar aquele limite essa fonte passa a reduzir a tensão garantindo que aquela corrente não cresça..

 

Eu entendi . Vou fazer a fonte somente com regulagem da tensão mesmo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller....Mais uma vez peço desculpa por incomodá-lo. Referente ao transformador que eu gostaria de saber quantos amperes, fiz o seguinte teste. Coloquei uma resistência de chuveiro na saída 38v e usei um amperímetro para identificar a corrente. Liguei o transformador e a corrente estabilizou no amperímetro em 48a...Deixei ligado quase 2 minutos, chegou a esquentar um pouco a água. Ficaria legal usar esse transformador para uma fonte usando como base seu projeto? Como te falei, tenho 3 aqui e queria aproveitá-los...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou lhe recomendar que leias novamente minha postagem na página anterior, respondendo a essa sua mesma dúvida. É essa dai:

Depois me diga o que não entendestes!!

Só que agora o cálculo que poderias fazer até mesmo com 38 Volts...

Tensão de pico quando retificado e filtrado, agora passando 48 Amperes.

Vmax = 38 x raiz de 2 = 38 x 1,4142 = 53,7 Volts, muito acima da tensão máxima para esse CI operar que é 40 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, faller disse:

Vou lhe recomendar que leias novamente minha postagem na página anterior, respondendo a essa sua mesma dúvida. É essa dai:.

Sim, faller..sei que esse Ci aí só suporta 40v...Nesse caso trocaria o CI, ou existe a possibilidade de ligação em paralelo do LM 317 (é o que pretendo usar)? E poderia ligar o tip147 em paralelo para suportar esses 48a?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Mestre88 disse:

Se for usar mesmo esses 48A (o que eu duvido muito), vai precisar de pelo menos 5 TIP147 em paralelo.

 

 

Não....vai ser usado somente 10A no máximo... Então posso usar somente os dois Tip147...correto? E o LM317 posso usar em paralelo? Digo isso pelo fato de na minha cidade não achar outro CI......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, The_Haidden disse:

Sim, faller..sei que esse Ci aí só suporta 40v...Nesse caso trocaria o CI, ou existe a possibilidade de ligação em paralelo do LM 317 (é o que pretendo usar)? E poderia ligar o tip147 em paralelo para suportar esses 48a?

Desconheço um CI equivalente, simplificado como esse dai, com maior tensão de trabalho...

Evidentemente terás de pedir ajuda para que consigas entregar mais de 1,5 Amperes na saída, que é a corrente máxima desse CI.

 

A questão da tensão de isolação do CI não pode ser resolvida nem colocando-se dois ou 200 deles em paralelo.

 

Ademais a fonte feita com esse seu transformador que poderia ter a tensão de saída variando de 1,2 a 50 Volts por 10A teria de ser capaz de dissipar a bagatela de 500 Watts na saída, inimaginável, teria o tamanho de uma maleta e aqueceria a ponto de poder cozinhar feijão sobre seu dissipador. Inviável, impraticável, impossível de se imaginar de um modo simples..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, faller disse:

Desconheço um CI equivalente, simplificado como esse dai, com maior tensão de trabalho...

Evidentemente terás de pedir ajuda para que consigas entregar mais de 1,5 Amperes na saída, que é a corrente máxima desse CI.

Entendi faller....vou tentar conseguir um trafo menos potente...outra coisa no lugar no 1N4002 posso usar o 1N4007 normalmente, no lugar do resistor 0R15 5w...não consigo achar aqui o mais próximo é o 0,33 (5w)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mestre88 disse:

Pode usar o 1N4007 no lugar do 1N4002 sem problemas. 

Ligando dois resistores de 0R33 em paralelo, você obtêm um de 0R165, pode usar no lugar do de 0R15 sem problemas também. 

Obrigado faller....Te agradeço pelas dicas...que Deus continue te iluminando.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá faller boa noite... Fui as compras e acabei ganhando uma jóia...Visitei um ferro velho de um amigo, pra tentar comprar um outro transformador "menos potente".. Procura daqui, dali e achei um nobreak. procurando mais um pouquinho, queria encontrar a caixa que servira de estrutura da fonte, achei bem escondido uma caixa branca, quando fui ver de perto era um aparelho de monitoramento cardíaco e pressão. Fui ver o valor e meu amigo acabou não me cobrando nada...nesse aparelho tem até um mini compressor de ar. O transformador de não me engano "acho que é isso " é um chopper..entra 127v e sai 16v+16v.....9v+9v...e 6v+6v. Já veio até com o Lm 338K e 2N3055, pelas medições deu 10A o transformador. Acabei testando o aparelho e coloquei para funcionar, tanto ele quanto o nobreak, mas já desmontei ele para fazer a fonte. Olha algumas fotos aí...

adicionado 5 minutos depois

Outra coisa, a respeito da fonte com controle de corrente...achei um projeto legal em outro fórum se você puder dar uma olhada...gostaria de sua opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, The_Haidden disse:

Olá faller boa noite... Fui as compras e acabei ganhando uma jóia...Visitei um ferro velho de um amigo, pra tentar comprar um outro transformador "menos potente".. Procura daqui, dali e achei um nobreak. procurando mais um pouquinho, queria encontrar a caixa que servira de estrutura da fonte, achei bem escondido uma caixa branca, quando fui ver de perto era um aparelho de monitoramento cardíaco e pressão. Fui ver o valor e meu amigo acabou não me cobrando nada...nesse aparelho tem até um mini compressor de ar. O transformador de não me engano "acho que é isso " é um chopper..entra 127v e sai 16v+16v.....9v+9v...e 6v+6v. Já veio até com o Lm 338K e 2N3055, pelas medições deu 10A o transformador. Acabei testando o aparelho e coloquei para funcionar, tanto ele quanto o nobreak, mas já desmontei ele para fazer a fonte. Olha algumas fotos aí...

adicionado 5 minutos depois

Outra coisa, a respeito da fonte com controle de corrente...achei um projeto legal em outro fórum se você puder dar uma olhada...gostaria de sua opinião.

Não tem foto nenhuma ai e faltou citares o link de acesso do outro fórum, da fonte com ajuste de corrente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, faller disse:

Não tem foto nenhuma ai e faltou citares o link de acesso do outro fórum, da fonte com ajuste de corrente..

faller, adcionei as fotos e o link...não sei o que aconteceu...

 

adicionado 1 minuto depois

´Tá aí as fotos....Segue o link

https://eletronicabr.com/ferramentas-para-eletronica/10/fonte-de-bancada-estabilizada-com-controle-de-corrente-0-30v-0-3a-handmade/64733/

adicionado 2 minutos depois

Inseri as fotos novamente e não deu certo..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, vejamos, circuito a circuito:

O que eu propuz foi um circuito ultra simplificado, não mais de 4 resistores, 6 diodos, 2 transistores 1 CI e um potenciômetro..

 

Nesse circuito que ai tens pula para uns 20 resistores, 12 diodos, 4 transistores, 3 CI's e 3 potenciômetros

 

É o ônus de agregares esse ajuste de corrente. Paciência, se sofisticas tem de ter maior número de componentes. Aquele meu esquemático sequer usa PCB, toda a montagem é autossuportante, sem PCB..

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, faller disse:

Bem, vejamos, circuito a circuito:

O que eu propuz foi um circuito ultra simplificado, não mais de 4 resistores, 6 diodos, 2 transistores 1 CI e um potenciômetro..

Sim...entendi seu ponto de vista...e vou tentar "produzir" a fonte conforme seu esquema, bem mais simples.

Só deixei o link dessa outra fonte como forma de curiosidade..ou conhecimento...., pois é um esquema bem mais complicado, requer pcb e muito mais componentes... Seria viável se já tivesse todos os componentes em mãos e quisesse perder mais tempo na construção...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, estou a fazer minha fonte de bancada e encontrei neste tópico, uma excelente fonte de informações e experiências... Já tenho a parte de controle esquematizada, vou utilizar o esquema do Fallar. Para a parte de alimentação, utilizarei duas fontes ATX em série (12+12). Teriam alguma observação quanto à esse tipo de ligação, além de isolar o comum das duas fontes? Li alguma coisa sobre ter que demandar carga na linha de 5Volts para estabilizar a fonte, mas não sei quanto de carga deverei utilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...