Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP

As fontes para PC necessitam de um carregamento na linha de 5 Volts para bem estabilizar as demais tensões. A realimentação das mesmas depende de uma certa demanda..

 

Eu costumo usar um resistor de 22 Ohms x 5 Watts (cuide pois aquece) na linha de 5 Volts..

 

Não se esqueça do cabo da rede AC, se ambos tiverem o fio terra eles vão provocar curto dentro da regua de tomada ou da própria tomada em que ligas a fonte...  Rompa a ligação desse fio de terra no cabo de alimentação..

 

A corrente máxima que vais conseguir puxar dai será a menor das correntes das fontes.. Se uma delas conseguir entregar 12 Amperes e a outra 14 Amperes, a sua só irá entregar 12 Amperes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, faller disse:

As fontes para PC necessitam de um carregamento na linha de 5 Volts para bem estabilizar as demais tensões. A realimentação das mesmas depende de uma certa demanda..

 

Eu costumo usar um resistor de 22 Ohms x 5 Watts (cuide pois aquece) na linha de 5 Volts..

 

Não se esqueça do cabo da rede AC, se ambos tiverem o fio terra eles vão provocar curto dentro da regua de tomada ou da própria tomada em que ligas a fonte...  Rompa a ligação desse fio de terra no cabo de alimentação..

 

A corrente máxima que vais conseguir puxar dai será a menor das correntes das fontes.. Se uma delas conseguir entregar 12 Amperes e a outra 14 Amperes, a sua só irá entregar 12 Amperes.

Perfeito... sem mais dúvidas... Quando concluir, posto o resultado e as fotos da mesma! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Olá Sr. faller e amigos do tópico, a uns tempos atrás precisei reformar uma fonte que tinha montado a muitos anos, 0 - 12V com 1A regulável mas não estabilizada, como não sou profissional da área mas um entusiasta, passei a procurar como fazer melhorias na fonte. Encontrei esse tópico seu e dos amigos todos, li, estudei, fiz minhas contas, fui ler o Handbook da National e reformei a minha fonte. Ela não está com a precisão que a sua atingiu, mas fica para melhoramentos posteriores, porém está incomparavelmente melhor que antes. Agora fazemos 0 - 15 V com 3A, estabilizada e ajustável, usando um LM317 e um TIP147T.

Após o sucesso obtido com a fonte e com o aprendizado vim aqui agradecê-los todos! Muito Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não sei se você mencionou em alguma mensagem pois não li todas, mas essa fonte não tem proteção contra sobre corrente, funciona muito bem desde que não tenha um curto nas saídas, caso aconteça um curto vai queimar os TIPs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
37 minutos atrás, Picco disse:

Não sei se você mencionou em alguma mensagem pois não li todas, mas essa fonte não tem proteção contra sobre corrente, funciona muito bem desde que não tenha um curto nas saídas, caso aconteça um curto vai queimar os TIPs.

Confesso que até está meio no limite mas a idéia é a de que os resistores de emissor dos transistores acabem por não deixar a corrente por eles (pelos transistores) ultrapassar os 10 Amperes que eles aguentam..

Como opera. Repara ai que um transistor desses ao ter de passar 10 Amperes a 125 graus necessita de um Vbe da ordem de 2 Volts ( http://www.farnell.com/datasheets/296716.pdf ).

 

O 338 por sua vez é limitado em 5 Amperes. Ora, esses 5 Amperes em cima do resistor de 1 ohm vai dar uma queda de 5 Volts que subtraidos os 2 Volts do Vbe dele a 10A daria 3 volts sobre o resistor de 0,15 de seu emissor..

Mas note que 3V / 0,15 = 20 Amperes, muito alta para o transistor.. Tá mais do que apertado, tem de levantar o valor do resistor de emissor do transistor para 0,3 Ohms, ai sim fica no limiar de proteção dos transistores..

 

De qualquer modo se desejares fazer uma proteção melhor ainda tem, ai dentro da discussão do tópico e isso está  no seguinte post., agregando um BD140:  https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/871394-fonte-de-alimentação-ajustável-12-a-20v-x-10a-primeira-parte-montagem/?do=findComment&comment=5813122

 

Ao longo do desenrolar desse tópico o valor de Re dos transistores sofreu uma mudança de valor nem me lembro porque foi e ai me esqueci de checar a proteção contra curto nos transistores. Bem dimensionando o valor dos resistores de emissor sim os transistores ficam protegidos ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, faller disse:

Confesso que até está meio no limite mas a idéia é a de que os resistores de emissor dos transistores acabem por não deixar a corrente por eles (pelos transistores) ultrapassar os 10 Amperes que eles aguentam..

Como opera. Repara ai que um transistor desses ao ter de passar 10 Amperes a 125 graus necessita de um Vbe da ordem de 2 Volts ( http://www.farnell.com/datasheets/296716.pdf ).

 

O 338 por sua vez é limitado em 5 Amperes. Ora, esses 5 Amperes em cima do resistor de 1 ohm vai dar uma queda de 5 Volts que subtraidos os 2 Volts do Vbe dele a 10A daria 3 volts sobre o resistor de 0,15 de seu emissor..

Mas note que 3V / 0,15 = 20 Amperes, muito alta para o transistor.. Tá mais do que apertado, tem de levantar o valor do resistor de emissor do transistor para 0,3 Ohms, ai sim fica no limiar de proteção dos transistores..

 

De qualquer modo se desejares fazer uma proteção melhor ainda tem, ai dentro da discussão do tópico e isso está  no seguinte post., agregando um BD140:  https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/871394-fonte-de-alimentação-ajustável-12-a-20v-x-10a-primeira-parte-montagem/?do=findComment&comment=5813122

 

Ao longo do desenrolar desse tópico o valor de Re dos transistores sofreu uma mudança de valor nem me lembro porque foi e ai me esqueci de checar a proteção contra curto nos transistores. Bem dimensionando o valor dos resistores de emissor sim os transistores ficam protegidos ...

 

Tenho que discordar em partes o que você escreveu. Os resistores de emissor não são para limitar a corrente da fonte, mas sim para equalizar a corrente de forma que permita uma corrente igual por cada transistor, sem eles os transistores queimam mais fácil, também a queda de tensão nos resistores tem que ser ligeiramente alta para evitar que as junções base-emissor dos transistores não fiquem em paralelo e também deve ser ligeiramente baixa para não dar uma queda de tensão significativa na linha do emissor, o valor usual dessa resistência é de 0,1R.

Quanto a Vbe, essa tensão é variável, sob máxima corrente a tensão é maior.

Se você consultar o datasheet do LM317 verá que existe uma configuração para aumentar a corrente do CI, mas com um transistor a mais usado como limitador, esse é o esquema correto quando deseja uma limitação de corrente, se os resistores limitassem a corrente você poderia colocar em curto a saída da sua fonte que não ia acontecer nada, se quiser comprovar e só experimentar, mas lembre-se que o prejuízo será por sua conta rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Picco disse:

Tenho que discordar em partes o que você escreveu. Os resistores de emissor não são para limitar a corrente da fonte, mas sim para equalizar a corrente de forma que permita uma corrente igual por cada transistor, sem eles os transistores queimam mais fácil, também a queda de tensão nos resistores tem que ser ligeiramente alta para evitar que as junções base-emissor dos transistores não fiquem em paralelo e também deve ser ligeiramente baixa para não dar uma queda de tensão significativa na linha do emissor, o valor usual dessa resistência é de 0,1R.

Quanto a Vbe, essa tensão é variável, sob máxima corrente a tensão é maior.

Se você consultar o datasheet do LM317 verá que existe uma configuração para aumentar a corrente do CI, mas com um transistor a mais usado como limitador, esse é o esquema correto quando deseja uma limitação de corrente, se os resistores limitassem a corrente você poderia colocar em curto a saída da sua fonte que não ia acontecer nada, se quiser comprovar e só experimentar, mas lembre-se que o prejuízo será por sua conta rs.

Sim, a principal função desses resistores é a de equalização mas com eles também se pode limitar a corrente nesses transistores. Se você fizer a análise de malha ai poderá ver que, com o Re de 0,3 Ohms dificilmente esses transistores poderão suprir mais de 10A cada um e isso é baseado na corrente através do CI regulador que tem limitação..

Máxima corrente no CI = 5A

Máxima queda no resistor amostrador = 5 Volts

Como Vbe dos transistores PNP, que é darlington, a 10A é de 2 Volts sobra 3 Volts sobre seu resistor de emissor, que determina uma corrente de 3 Volts/0,3Ohms = 10A.

Isso dai, esse mecanismo, permite que os resistores de emissor sejam responsáveis pelo corte (na verdade isso será uma limitação na corrente do transistor) protegendo o transistor...

Tente imaginar esse transistor tentando passar uma corrente maior que 10 Amperes e vais ver que sua junção base emissor haverá de ficar despolarizada, sem condição de manter aqueles 2 Volts que a curva do datasheet mostra.. Consequentemente ele está na direção de se cortar se essa corrente subir além desses 10A.

Modificar esse valor de corrente é possível modificando ou o valor de Re ou do resistor amostrador que ai é de 1 ohm.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Caramba, esse fórum é uma faculdade! Já aprendi muito aqui. Montei umas 3 fontes baseadas nos LM's da vida usando esse post como referencia, e ontem montei mais uma porém no lugar do LM usei um 7805, já que minha intenção era uma fonte estabilizada de 12V a 18V, funcionou normalmente, claro que com a tensão mínima a partir de 5V; Existe alguma grande diferença entre o LM317 por exemplo e os 78XX que desencoraje essa troca que fiz?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Marcio Luis Siqueira disse:

Caramba, esse fórum é uma faculdade! Já aprendi muito aqui. Montei umas 3 fontes baseadas nos LM's da vida usando esse post como referencia, e ontem montei mais uma porém no lugar do LM usei um 7805, já que minha intenção era uma fonte estabilizada de 12V a 18V, funcionou normalmente, claro que com a tensão mínima a partir de 5V; Existe alguma grande diferença entre o LM317 por exemplo e os 78XX que desencoraje essa troca que fiz?

Sim o 78XX é para 1A e o LM para 1,5A

adicionado 6 minutos depois
Em 03/02/2017 às 05:35, faller disse:

Sim, a principal função desses resistores é a de equalização mas com eles também se pode limitar a corrente nesses transistores. Se você fizer a análise de malha ai poderá ver que, com o Re de 0,3 Ohms dificilmente esses transistores poderão suprir mais de 10A cada um e isso é baseado na corrente através do CI regulador que tem limitação..

Máxima corrente no CI = 5A

Máxima queda no resistor amostrador = 5 Volts

Como Vbe dos transistores PNP, que é darlington, a 10A é de 2 Volts sobra 3 Volts sobre seu resistor de emissor, que determina uma corrente de 3 Volts/0,3Ohms = 10A.

Isso dai, esse mecanismo, permite que os resistores de emissor sejam responsáveis pelo corte (na verdade isso será uma limitação na corrente do transistor) protegendo o transistor...

Tente imaginar esse transistor tentando passar uma corrente maior que 10 Amperes e vais ver que sua junção base emissor haverá de ficar despolarizada, sem condição de manter aqueles 2 Volts que a curva do datasheet mostra.. Consequentemente ele está na direção de se cortar se essa corrente subir além desses 10A.

Modificar esse valor de corrente é possível modificando ou o valor de Re ou do resistor amostrador que ai é de 1 ohm.

 

Ok, então faça o teste prático que falei, coloque a saída em curto e veja se limita a corrente. Se esses resistores limitassem dessa forma que você fala, não haveria necessidade de usar a limitação de corrente de um LM723 por ex., também não teria no datasheet um esquema como esse usando limitador.

 

boosted_lm7805_calculation_again.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Picco disse:

Sim o 78XX é para 1A e o LM para 1,5A

 

Bom, então continuarei a usar o 78XX que tiver disponível, pois tenho vários na sucata, já LM são raros de se achar em sucata. Vou compensar a corrente com o(s) transistor(es) de booster e a tensão vou adequar com a necessidade ou usar uma referencia negativa no reg e assim conseguir tensão abaixo da mínima do CI. Sobre os resistores limitarem a corrente, bom fiz um teste aqui com uma fonte onde o R do CI era de 1R e o do Transistor era de 0R47; fechei curto e a corrente foi pra algo em torno de 4,5A. Não verifiquei se a tensão AC baixava pra saber se a corrente não subiu mais por conta do trafo ou dos resistores, mas depois farei isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcio Luis Siqueira disse:

Bom, então continuarei a usar o 78XX que tiver disponível, pois tenho vários na sucata, já LM são raros de se achar em sucata. Vou compensar a corrente com o(s) transistor(es) de booster e a tensão vou adequar com a necessidade ou usar uma referencia negativa no reg e assim conseguir tensão abaixo da mínima do CI. Sobre os resistores limitarem a corrente, bom fiz um teste aqui com uma fonte onde o R do CI era de 1R e o do Transistor era de 0R47; fechei curto e a corrente foi pra algo em torno de 4,5A. Não verifiquei se a tensão AC baixava pra saber se a corrente não subiu mais por conta do trafo ou dos resistores, mas depois farei isso.

Precisa ver qual é o esquema dessa fonte que você testou se é igual aquela citada no datasheet. A função do resistor é limitar a corrente, mas nesse caso, devido a sua baixa resistência ele não vai limitar como os resistores usados nos circuitos, uma resistência abaixo de 1R é praticamente um curto, se você fechou curto na saída veja se a fonte ainda continua estabilizando pois é bem provável que queimou o transistor.

 

Um coisa que tem que observar é que nesse circuito onde usa um transistor PNP externo para aumentar a corrente do LM, ele só vai começar a conduzir a partir de uma certa corrente que passa pelo regulador, normalmente acima de 30% da corrente do regulador, portanto se você colocou em curto e depois testou com uma carga que drena menos de 500mA não vai mostrar que a fonte tem problemas porque é o regulador que está estabilizando ainda, se a fonte tem 3A, deve testar com uma carga que drene os 3A (ou um pouco menos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos,

 

Amigo Faller, estou montando uma fonte usando o seu projeto. Porém estou sem TIP147 aqui, mas tenho alguns TIP36C e muitos TIP127.

Minhas dúvidas são:

1 - Os TIPS127 são de 5A eu poderia usar uns três no lugar dos 147?

2 - 36C é 25A posso usar um só dele?

3 - Os resistores dos emissores se alteram ou posso usar o mesmo valor?

OBS: vou usar um lm317T, pois é o que tenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, wallmath disse:

Boa noite a todos,

 

Amigo Faller, estou montando uma fonte usando o seu projeto. Porém estou sem TIP147 aqui, mas tenho alguns TIP36C e muitos TIP127.

Minhas dúvidas são:

1 - Os TIPS127 são de 5A eu poderia usar uns três no lugar dos 147?

2 - 36C é 25A posso usar um só dele?

3 - Os resistores dos emissores se alteram ou posso usar o mesmo valor?

OBS: vou usar um lm317T, pois é o que tenho.

Use o TIP 127 que também é darlington e só terás de aumentar o a quantidade dos mesmos.. O resistor amostrador pode migrar para 3,9 Ohms e os resistores de emissor podem migrar para 0,8 ohm, por ai....

O TIP 36 não é darlington... Não use..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
15 horas atrás, wallmath disse:

@faller Me tire uma dúvida se eu quiser fazer dessa fonte uma fonte simétrica, ou posso usar um lm337 usar TIP122 na parte negativa da fonte? e lógico usar o mesmo esquema da sua.

 

Não considere que eu possa estar te repreendendo, longe disso, mas se tivesses apenas consultado o datasheet já saberias que sim pode, sem nenhum problema. Veja ai, na página 13, figura 8.2.2 Adjustable Lab Voltage Regulator

Link do datasheet: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm137.pdf

O datasheet de um componente responde 99,9% das dúvidas que se possa ter sobre ele..

Para chegar no mesmo é só colocar no Tio Google o código do CI, por exemplo esse dai coloque LM337..

Abraço..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fonte.jpg.3bffcc5a0dd941f2d7f08ebd8db478e9.jpg

Uma dúvida...Montei um circuitinho básico de fonte usando Lm317 + TIP147 (Imagem) e funciona beleza...Porém ao colocar a saida da fonte numa carga eletrônica, feita com 4 mosfets (irf250) ligados a 4 resistores 1R 10W (imagem),

58d9b8e409ef8_Cargaeletronica.thumb.jpg.9f10ed921c33fa46eb7e3cb3cc34f41a.jpg não consigo fazê-la funcionar...Basta aumentar a corrente para uns 0,4A (400mA) e a tensão de 12v cai a praticamente a zero...Mas qualquer que seja a tensão...chegando nos 400mA, sempre cai. Porém deixando a mesma tensão e ligando numa carga com resistores ou usando a fonte em circuitos que consumam até 4,5A ela segura de boa... Alguém pode me dizer o porque disso?

Só pra deixar claro...uso essa carga eletrônica a algum tempo e nunca vi esse problema em nenhuma outra fonte que testei. Aliás, tenho um fonte simples de 3A usando uma fonte de notebook com um regulador da china e posso por na carga eletrônica que funciona bem até o limite de 3A. Alimentei a entrada da fonte que montei com um trafo com retificação + capacitor de 10.000uf e também usando uma fonte chaveada de 32v (De uma impressora HP)...E isso acontece da mesma forma...

Obrigado a atenção dos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Sempre lendo, mas nunca participando...

Mestre Faller (Mestre das Fontes)...

“Há um tempo fiz uma fonte linear que conseguia utilizar 5A com tensões mais altas e 5A com tensões mais baixas. Para isto, utilizei um trafo com duas saídas e uma chave comutadora antes da ponte retificadora. Mas essa já vendi para um amigo e também não é esta a questão.”

Vendo o que tenho em casa, vi que posso fazer outra fonte, mas o trafo que possuo é de 24V 4A. Agora peço a avaliação de vocês:

Minha ideia é usar um LM338K com um TIP147 como shunt de corrente, mas calcular o resistor sensor para que a corrente que passe pelo LM338K seja tão baixa que quando a diferença entre Vin e Vout seja grande o regulador não entre em proteção térmica. Será que dá certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 27/03/2017 às 22:15, Sidnei Berti disse:

Fonte.jpg.3bffcc5a0dd941f2d7f08ebd8db478e9.jpg

Uma dúvida...Montei um circuitinho básico de fonte usando Lm317 + TIP147 (Imagem) e funciona beleza...Porém ao colocar a saida da fonte numa carga eletrônica, feita com 4 mosfets (irf250) ligados a 4 resistores 1R 10W (imagem),

58d9b8e409ef8_Cargaeletronica.thumb.jpg.9f10ed921c33fa46eb7e3cb3cc34f41a.jpg não consigo fazê-la funcionar...Basta aumentar a corrente para uns 0,4A (400mA) e a tensão de 12v cai a praticamente a zero...Mas qualquer que seja a tensão...chegando nos 400mA, sempre cai. Porém deixando a mesma tensão e ligando numa carga com resistores ou usando a fonte em circuitos que consumam até 4,5A ela segura de boa... Alguém pode me dizer o porque disso?

Só pra deixar claro...uso essa carga eletrônica a algum tempo e nunca vi esse problema em nenhuma outra fonte que testei. Aliás, tenho um fonte simples de 3A usando uma fonte de notebook com um regulador da china e posso por na carga eletrônica que funciona bem até o limite de 3A. Alimentei a entrada da fonte que montei com um trafo com retificação + capacitor de 10.000uf e também usando uma fonte chaveada de 32v (De uma impressora HP)...E isso acontece da mesma forma...

Obrigado a atenção dos amigos.

Esse seu diagrama carece de um diodo em paralelo com o resistor de 220 ohms. Sem ele seu CI corre o risco de danificar por causa da discarga do capacitor de 10 uF reversamente via CI. Não é por isso que ele apresenta incompatibilidade com sua carga dinâmica mas isso pode matá-lo de uma hora para outra..
 

Para 5 Amperes eu, fosse você, só usaria o CI, nada mais..

O dissipador desse CI tem de ser prá lá de enorme, caso contrário o CI vai entrar em proteção térmica (acho até que esse é o mal dele).Ele pode chegara ter de dissipar até 200 Watts. Necessitaria de dissipador arrefecido com um fan....

adicionado 4 minutos depois
6 horas atrás, Altrano disse:

Sempre lendo, mas nunca participando...

Mestre Faller (Mestre das Fontes)...

“Há um tempo fiz uma fonte linear que conseguia utilizar 5A com tensões mais altas e 5A com tensões mais baixas. Para isto, utilizei um trafo com duas saídas e uma chave comutadora antes da ponte retificadora. Mas essa já vendi para um amigo e também não é esta a questão.”

Vendo o que tenho em casa, vi que posso fazer outra fonte, mas o trafo que possuo é de 24V 4A. Agora peço a avaliação de vocês:

Minha ideia é usar um LM338K com um TIP147 como shunt de corrente, mas calcular o resistor sensor para que a corrente que passe pelo LM338K seja tão baixa que quando a diferença entre Vin e Vout seja grande o regulador não entre em proteção térmica. Será que dá certo?

Experimente... É só usar um resistor amostrador de valor bem elevado, coisa de 40 a 100 Ohms. Experimente, talvez não consiga estabilidade boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Altrano disse:

Só uma dúvida Faller: Quando projetamos uma fonte com shunt de corrente para passar 4A pelo TIP e 1A pelo regulador  (LM350 por exemplo). Quando o resistor  do emissor do TIP limitar a corrente em 4A no TIP, a corrente não iria aumentaria no regulador?

Você está correto, a não ser que esse regulador se limite, como qualquer regulador da série daqueles reguladores fixos de tensão, que limitam em 1A ou como a série LM317 limita em 1,5A ou como a série LM350 limita em 3A...

Dai, atingido o limite de 1,5A no CI (LM317) e de sei lá, 4A pelo shunt, o CI não aumenta a corrente e com isso nem o transistor aumenta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, faller disse:

Você está correto, a não ser que esse regulador se limite, como qualquer regulador da série daqueles reguladores fixos de tensão, que limitam em 1A ou como a série LM317 limita em 1,5A ou como a série LM350 limita em 3A...

Dai, atingido o limite de 1,5A no CI (LM317) e de sei lá, 4A pelo shunt, o CI não aumenta a corrente e com isso nem o transistor aumenta...

1- Andei calculando e cheguei a conclusão que minha ideia não vai dar certo. Creio que só com trafo com duas saídas mesmo.

 

2- Nas suas fontes com shunt de corrente com LM338K, quando os TIPs atingem a corrente máxima, como você faz para não passar a corrente pelo regulador? Por exemplo, vi um esquema de uma fonte sua com dois TIPs 147 e um LM338K para 10A. Pelo que entendi a corrente só se divide polos TIPs.

 

3- Fiz uma fonte com trafo 18V 3A, um TIP147 e um LM350 com resistor amostrador de 4,7Ohm, mas em vez de cair tensão, a mesma se elevava em torno de 0,15V em baixas tensões e correntes mais elevadas.

 

Obs: Sou meio ruim quando preciso interpretar dinamicamente o funcionamento do regulado com os transistor, ou seja, ajustando a tensão.

 

*** Não sou puxa saco, mas acredito que o que deve ser dito tem que ser dito:

 

Gosto mais de elétrica e tinha um vizinho engenheiro que, embora seu TCC tivesse sido na área de microeletrônica, também gostava mais de elétrica e atuava nesta área. Um dia ficamos horas conversando sobre harmônicas e ele me questionou como eu conhecia derivadas e integrais sem ter pisado em uma faculdade de engenharia. Expliquei que só conhecia o básico devido a curiosidade e muito esforço, mas não sabia resolver nada complexo. Tive de aprender para compreender valores RMS entre outras coisas. Nossa conversa começou devido ao seu supressor de surto com filtro de linha que, me perdoe, copie e no final das contas acabei dando de presente para este engenheiro. Ele não acreditou que você achou tempo para calcular e colocar o projeto na internet. A partir daí começou a frequentar o Clube do Hardware. Não acreditou devido ao egoísmo dos colegas. Não gosto de postar em fóruns, pois às vezes perguntamos coisas muito simplórias para pessoas do seu gabarito. Vi que você já é formado há bastante tempo e possui uma didática ótima. Já pensou em escrever livros? Já li livros de engenheiros ensinando a colocar dois diodos ou duas pontes em paralelo para aumentar a capacidade de corrente!!! Não estou falando em diodos em paralelo com divisor de corrente resistivo em série para baixas correntes. Já viu o que acontece com que lê um livro destes!!!

 

Faller,

 

Um grande abraço e continue assim.

 

Pense em escrever livros sobre fontes! Pense!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Altrano disse:

 

2- Nas suas fontes com shunt de corrente com LM338K, quando os TIPs atingem a corrente máxima, como você faz para não passar a corrente pelo regulador? Por exemplo, vi um esquema de uma fonte sua com dois TIPs 147 e um LM338K para 10A. Pelo que entendi a corrente só se divide polos TIPs.

 

3- Fiz uma fonte com trafo 18V 3A, um TIP147 e um LM350 com resistor amostrador de 4,7Ohm, mas em vez de cair tensão, a mesma se elevava em torno de 0,15V em baixas tensões e correntes mais elevadas.

Começando pelo fim.. Isso que está acontecendo ai da tensão de saída variar com a variação da corrente se deve e muito pela fiação comprida e fina que muitas vezes é usada na elaboração da fonte. Quando é montada em circuito impresso então chega a doer... Na minha fonte de 10A a tensão de saída variava somente 0,01 Volts se variasse a corrente em 10Amperes.

 

A outra resposta:  Se analisares como se dá a passagem de corrente pelos transistores shunt vais notar que ela depende da corrente de base dos mesmos que por sua vez depende da tensão aplicada a essas bases com relação ao emissor e, finalmente essa depende da corrente que passa pelo resistor shunt e pelo regulador. Uma vez limitada a corrente desse regulador estará também limitada a corrente pelos transistores shunt. O regulador tem limitação de corrente setada por projeto, em fábrica....  Simples..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Altrano disse:

Sei que é pedir demais mesmo, mas poderia me dar uma explicação como se comportam as tensões no transistor shunt com o regulador?

Da uma olhada nesse vídeo, talvez te ajude a entender melhor.

 

 

Também tenho os vídeos dos testes práticos.

 

Se você vai montar essa fonte, faça o teste da limitação de corrente curto circuitando a saída e nos conte o que aconteceu.

 

Só um pitaco em relação aos diodos ligados em paralelo para aumentar a corrente suportada, eles funcionam sem resistores, mas o correto é usar os resistores, alias, isso não é uma coisa descente para se fazer até porque os preços dos diodos não são tão caros assim para ter que ligar em paralelo para economizar $$$$.

 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/8494-usando-corretamente-os-diodos-art1459

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...