Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda circuito vending machine


marcosmellodp

Posts recomendados

eu to montando uma vending machine.... ja fiz a parte mecanica, e agora falta a parte eletronica... pretendo ajudar o eletrônico pois ele é muito ocupado e idéias iriam agilizar o projeto

o funcionamento é basicamente este: tem um noteiro que enviar pulsos a cada 1 real, como todos os produtos vão custar 2 reais... to pensando em filtrar estes pulsos por uma CI que enviasse 1 pulso a cada dois que recebe.... este pulso deste CI ativaria uma botoeira (do tipo detector de primeiro evento para que o primeiro botão apertado desativasse os demais, inclusive o apertado) o botão apertado ativaria, por meio de um relé, um motor de vidro elétrico que faria o movimento de ida até bater contra um sensor de fim de curso, e voltasse para onde veio por meio de um temporizador....

Alguém conhece algum esquema que se assemelha ou tenha uma ideia de como posso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o amigo ,como vou passar algo se nao me pediu as informaçoes que solicitei?

que informações você solicitou????

se caso eu quisesse implementar este esquema com um pic que tipo de linguagem eu precisaria aprender? a mais fácil e que me dê condições mínimas para motar este esquema: assembly, linguagem c ou basic???

gostaria de te ajudar ,ja tenho em mente um circuito,para isso poderia explicar melhor ,com algum tipo de desenho ,essa parte dos botões principalmente.No aguardo.......

a parte dos botões seria o seguinte, 4 botões push button, (cada um indicativo de uma escoha de um produto, cada um acionaria um motor diferente) sendo s botões só estariam ativos após o noteiro enviar os dois pulsos (indicando 2 reais) ai ativaria a botoeira e quando um botão fosse selecionado a botoeira seria imediatamente desativativada e o sistema daquele motor seria ativado empurrando o produto para fora da maquina.... no caso pensei em um sensor detectando a saida do produto ligado a um pino do ci da botoeira, indicando que o produto ja foi dispensado e que a botoeira ja pode ser ativada novamente para a escolha de um novo produto (é claro que após o sinal do noteiro)

mas acho que só com um pic pra fazer isso porque no caso do noteiro..... se a pessoa colocar 10 reais ele vai mandar 10 pulsos.... e é preciso que alguma ci filtre estes pulsos enviando apenas 1 (disponibilizando a botoeira para a escolha do produto) e memorize o restante dos pulsos (seriam 4, caso tivesse colocado a nota de 10 reais e ja escolhido 1 produto) fazendo o calculo de subtração de 1 a cada pulso que liberasse a botoeira....acho que não existe nenhum ci que possa fazer isso né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, esse seu sistema é um pouco complexo para que alguem faça de bom grado.

O ideal mesmo seria a contratação de uma pessoa para q faça todo o sistema. Ainda mais considerando que você não sabe programar.

No caso, se a pessoa colocar 10 reais, a máquina irá devolver o troco né?

Qualquer coisa, (MSN).

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, esse seu sistema é um pouco complexo para que alguem faça de bom grado.

O ideal mesmo seria a contratação de uma pessoa para q faça todo o sistema. Ainda mais considerando que você não sabe programar.

No caso, se a pessoa colocar 10 reais, a máquina irá devolver o troco né?

Qualquer coisa, (MSN).

Falou

não, ela não devolve troco... só converte em pulsos (produtos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer coisa, (MSN).

Sério gente, que tal usarmos o fórum...sei que é complicado escrever e aguardar atualizações mas o objetivo acima de tudo aqui é compartilhar...Acho prática abominável começar a discussão aqui e levar pro cantinho privando outros usuários que eventualmente possam ter as mesmas dúvidas...falo isso não como engenheiro hoje mas como usuário cheio de dúvidas quando usava o forum la atras em 2002...vamos ter postura mais madura por favor.

Quanto ao sistema... E vamos dar uma maneirada de que o primeiro circuito que aparecer seja o PIC a primeira escolha...tem muita gente que vai nessa e no dia que precisa trocar o LED de azul pra vermelho não sabe mais fazer...

Minha sugestão...simples:

Para cada 2 pulsos serem igual a 1 na saida, faça um prescaler cascateando dois FF tipo D e quando houver mudança de estado ou terceiro flip-flop aciona um temporizador baseado em um 555 para girar seu sistema mecânico.

Ou o pulso pode ser usado para trigar um lado de uma ponte H e manter a mesma ligada até que se encontre um fim de curso e reverta-se a rotação acionando a outra entrada da ponte - H terminando assim o processo.

Comece por partes...não faça a coisa com pressa...sugiro a validar a ideia do prescaler com Flip-flops e a medida que for dando certo retorna aqui, sempre vai ter alguem pra ajudar.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o sujeito for comprar um brinquedo para uma criança, colocar inocentemente uma nota de 10 reais, com certeza vai ficar com raiva, se descobrir que terá que levar 5 brinquedos. hehehehehe

Tem certeza que este noteiro é 100% seguro?

Você poderia trabalhar com um contador, que incrementa com os pulsos do noteiro, cada tecla pressionada gera 2 pulsos que decrementam o contador e quando o mesmo estiver em 0 (ou 1) o teclado é desabilitado.

É uma forma de se fazer, embora eu ache o pic mais seguro, já que você pode contar o tempo de duração do pulso, para verificar se é um pulso válido do noteiro e não um ruído que viraria crédito ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Se vão usar MSN,vocês deveriam usar MP,poi aqui é um fórum de ajuda e não o mercado livre (o moderador que me corrija).

Rachei!!! :D

Voltando ao sistema, pelo fato da danada não devolver troco fica bem mais fácil, se realmente quer partir pra usar um MCU, seria fácil comunicar com um moedeiro / noteiro desses e apenas comandar os motores.

Agora para os entendidos, como se comunicar com esses caras?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os MOEDEIROS só registram o valor de uma moeda pré-definida(as outras são rejeitadas).

Os NOTEIROS registram valores de várias notas pré-definidas.

Ambos tem opções de 'pulsos'.

OFF TOPIC:

Ja pensaram se no forum for tudo resolvido por MP,MSN,E-Mail....

Ficaria mais ou menos assim;

"Eim,alguem sabe como faço isso fazer aquilo?"

Aí alguem responde:"Eu sei,mas vai custar din din,me comunique o MSN..."

Aì depois voltam a perguntar:"Pessoal to ajudando o cara que quer aquilo mas ta difícil,algue mpode me ajudar?me mande idéias pelo MSN"

Depois de 3 meses que todo mundo ta curioso,vem a resposta:

"Pessoal,tópico resolvido!,qualquer dúvida me chame no MSN ou mande MP..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum....ja tinha bolado aqui um circuito extamente com o 4013 pra os dois pulso acionarem a saida,e o resto ta parecido com minha ideia,so que como pensei que teria que enviar troco ae ,a coisa pegou kkkkkkkkk.

fui no eletrônico que encarreguei de fazer o circuito... ta avançando finalmente.... ele disse que está apenas encontrando dificuldade em fazer os pulsos do noteiro serem ´´identificados´´ pelo circuito... ele colocou um aparelho e deu como uma onda quadrada .. não entendi direito.... mas ouvi outras pessoas num fórum dar dica para usar circuito monoest´vel com tempo suficiente para acionar a carga com um ci 555.....

mas o noteiro funciona da seguinte forma .. da pra colocar uma nota desde 2 reais até 50 reais... ele manda um pulso a cada real....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o circuito a seguir dispara o 555 a cada dois pulso de clock,é so uma ideia ,o resto fica a cargo do teu eletrônico...Abraço...

ele disse que esta comunicação entre o noteiro e a botoeira é a parte mais difícil do projeto.... a parte dos motores é baba.... mas digamos que você coloca 10 reais.... o que da em 5 produtos (cada um custa 2 reais) é preciso que exista um ´´memorizador´´ que armazene os pulsos e que reduza cada pulso enviado do total.... primeito envia um que libera a botoeira e disponibiliza a escolha para o cliente... depois deescolhido envia mais um pulso que novamente libera a botoeira...... entende??? os pulsos do noteiro tem que ir em ciclos e não tudo de uma vez....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A noteira manda os pulso sequenciados,todos juntos.

Eu trabalhei a alguns anos com inteface para caça níquel e Arcade de fliperama.

O seu circuito tem que ser bem elaborado,não é fácil ligar a noteira a um circuito qualquer só utilizando os 'pulsos'.

Tanto a noteria como o moedeiro tem um pino chamdo 'inhibit',que é justamente para deixar o noteiro 'parado' até alguma ação,tipo uma interface lenta,evitando o acúmulo de creditos antes de alguma ação terminar.

A noteria esta conectada a um PC,placa ou o que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo o tópico vi lembrei que eu tenho guardado um plano de construir máquinas bem mais simples.

A máquina seria pra vender bombons tipo halls e que aceitem apenas moedas de 1 real, sem dar troco. A ideia inicial seria não usar energia elétrica e, se realmente for necessário, possível e viável, usaria como energia pilhas/baterias ou bateria de moto internas.

Já tenho o moedeiro mecanico que reconhece as moedas de 1 real e despreza todas as demais mas esbarrei, por falta de conhecimento técnico, na seguinte situação:

Após a passagem da moeda de 1 real pelo moedeiro não sei que tipo de circuito/programa tenho que fazer/comprar pra armar o botão externo que será acionado e liberará o produto comprado.

Outro detalhe que não sei solucionar é como armazenar da melhor forma o produto dentro da máquina e o projeto mecanico mais simples possivel para que, após o acionamento do botao externo, a maquina libere 1 único produto e "engatilhe" o próximo produto pra próxima compra.

Aos olhos técnicos dos amigos do fórum, isso é fácil de fazer? Um amador que nem eu que não sou da area, consegue fazer?

Que tipo de profissional devo contratar pra aplicar essa ideia? o técnico/engenheiro em eletronica/automação resolve isso?

Agradeço desde já críticas, sugestões e a ajuda de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A noteira manda os pulso sequenciados,todos juntos.

Eu trabalhei a alguns anos com inteface para caça níquel e Arcade de fliperama.

O seu circuito tem que ser bem elaborado,não é fácil ligar a noteira a um circuito qualquer só utilizando os 'pulsos'.

Tanto a noteria como o moedeiro tem um pino chamdo 'inhibit',que é justamente para deixar o noteiro 'parado' até alguma ação,tipo uma interface lenta,evitando o acúmulo de creditos antes de alguma ação terminar.

A noteria esta conectada a um PC,placa ou o que?

está ligada a uma placa que o eletrônico esta fazendo... vai ser intrerligada na botoeira

A noteira manda os pulso sequenciados,todos juntos.

Eu trabalhei a alguns anos com inteface para caça níquel e Arcade de fliperama.

O seu circuito tem que ser bem elaborado,não é fácil ligar a noteira a um circuito qualquer só utilizando os 'pulsos'.

Tanto a noteria como o moedeiro tem um pino chamdo 'inhibit',que é justamente para deixar o noteiro 'parado' até alguma ação,tipo uma interface lenta,evitando o acúmulo de creditos antes de alguma ação terminar.

A noteria esta conectada a um PC,placa ou o que?

estará conectada a uma placa que o eletrônico está fazendo... esta será interligada a botoeira...não entendi direito a função deste botão de3 inhibit que você citou.... seria para ´´atrasar´´ o pulso?

Sério gente, que tal usarmos o fórum...sei que é complicado escrever e aguardar atualizações mas o objetivo acima de tudo aqui é compartilhar...Acho prática abominável começar a discussão aqui e levar pro cantinho privando outros usuários que eventualmente possam ter as mesmas dúvidas...falo isso não como engenheiro hoje mas como usuário cheio de dúvidas quando usava o forum la atras em 2002...vamos ter postura mais madura por favor.

Quanto ao sistema... E vamos dar uma maneirada de que o primeiro circuito que aparecer seja o PIC a primeira escolha...tem muita gente que vai nessa e no dia que precisa trocar o LED de azul pra vermelho não sabe mais fazer...

Minha sugestão...simples:

Para cada 2 pulsos serem igual a 1 na saida, faça um prescaler cascateando dois FF tipo D e quando houver mudança de estado ou terceiro flip-flop aciona um temporizador baseado em um 555 para girar seu sistema mecânico.

Ou o pulso pode ser usado para trigar um lado de uma ponte H e manter a mesma ligada até que se encontre um fim de curso e reverta-se a rotação acionando a outra entrada da ponte - H terminando assim o processo.

Comece por partes...não faça a coisa com pressa...sugiro a validar a ideia do prescaler com Flip-flops e a medida que for dando certo retorna aqui, sempre vai ter alguem pra ajudar.

Abs.

MAS NESSE teu esquema ele conseguiria ´´memorizar´´ os créditos ´´a mais´´ do cliente caso ele inserisse uma nota de 10 reais por exemplo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...