Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Douglas Godoy

Compilar programa no Pic 18F4550

Recommended Posts

Olá Pessoal,

Comprei uma kit didático com o pic 18F4550, nele vieram algum programas como exemplo, um programa que eu estou usando é um conversor AD escrito em C++, quando eu vou compilar aparecem alguns erros. Se eu abrir qualquer ou tipo de programa no exemplo e eu importar um arquivo .hex ou .h da pasta onde está o programa e FUNCIONA.

Mas Pasta do conversor AD não tem esse arquivo que eu importo.

Alguém sabe que arquivo que é esse, ou como faço para poder passar para a placa didática?

Obrigado desde já.

post-908759-13884960334687_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

esta um pouco desencontrado mais você deve esta se refirindo ao arquivo .hex esse arquivo só se torna este arquivo se for copilado por um outro programa um deles é css mais são muitos copiladores der mais detalhes e te aconselho alguns livros sobre programação de pic

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Sim é este compilador que eu estou usando.

O problema é que para eu poder compilar o programa e jogar no pic, eu preciso importar o arquivo .hex que esta na pasta dos programas que vieram como exemplo, mas o programa que eu estou usando não tem esse arquivo.

Queria saber como resolvo este problema e consigo tirar essses erros.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo ta fazendo uma certa confusao,o arquivo .hex é o arquivo pronto para se gravar no pic ,ele é gerado na compilaçao.O que deve estar ocorrendo é que talvez esta faltando algum drive,ou arquivo .h do seu exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

E outra confusão é você programar em C++.

Essa linguagem não vai funcionar para o PIC.

C++ é uma linguagem para um sistema operacional e não para microcontroladores.

O CCS programa em C e não em C++.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

para poder puxar esses arquivos você deve ter o wipic800 só assim sera posivel visualizar estes arquivos wipic 800 deve ser configurado -se você estiver usando uma interface serial ou usb você deve nos informar pode contar con agente ate mais

Editado por caroline cabral

Compartilhar este post

Link para o post
    C++ é uma linguagem para um sistema operacional e não para microcontroladores.

Negativo, C++ inclusive pode ser usado em familias PIC mais modernas, e muitos microcontroladores (ARM que o diga) ja usufruem do poder do C++.

Ao autor do tópico (e mais uma vitima do CCS) seguinte...me parece que tua versão do famigerado compilador não reconheceu o microcontrolador.

Certificou - se de que o PIC selecionado (la no canto de baixo do MPLAB) é mesmo o 18F4550?

Posta uma tela completa do erro.

So reforçando a palavra dos amigos, você esta a programar em C e não em C++.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post
    Negativo, C++ inclusive pode ser usado em familias PIC mais modernas, e muitos microcontroladores (ARM que o diga) ja usufruem do poder do C++.

C++ para microcontroladores não tem poder nenhum,é apenas outra opção sem grandes vantagens(em termos de microcontrolador).

Não conheço PIC otimizado para C++.

Editado por vtrx

Compartilhar este post

Link para o post
    C++ para microcontroladores não tem poder nenhum,é apenas outra opção sem grandes vantagens(em termos de microcontrolador).

Não vou entrar no mérito da discussão...Acho que o pessoal do fórum ja conhece nossos pontos de vista...Mas se agrega valor, utilizei em alguns projetos envolvendo DSP (pra quem conhece a arquitetura low-level do MCU) apresentou resultados interessantes.

Não conheço PIC otimizado para C++.

Família PIC32 em conjunto com o MPLAB-X ja possui suporte a linguagem.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou desmerecendo o que citou,estava comentando que se programar em C++ não vai deixar o código 'mais poderoso'.

O set de instruções da familia PIC 32 não tem referencia a otimização a linguagem C++,isto quer dizer que se programar em C++ não vai produzir código final mais eficiente que em C ou afins.

Editado por vtrx

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais