Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Football Manager 2012 - Jogo lançado


Kyuzo

Posts recomendados

Eu joguei assim recentemente:

FM 08/09 >> Barcelona e então SC Internacional

FM 10 >> SC Internacional (levei meu save ate 2018, parei depois de ganhar o mundial com a Suécia!)

FM 11 >> Gloucester e depois Juventude

FM 12 >> comecei no Vauxhall, foi pro Birmingam City e agora to no Atletico de Madrid. Agora é difícil conseguir algo melhor, a reputação deles é de 8700 segundo o FMRTE...

Soda é que tenho prova na quinta e trabalho pra entregar na sexta, com prova na semana que vem na segunda e na sexta, logo, fuuuuuuuuuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, já que a comunidade FM 2012 está crescendo aqui no fórum ( 4 pessoas contando comigo? xD ) bem que já podíamos começar a fazer uma lista de bons jogadores, como fazem no fórum oficial, não é ?

Baratos ou só bons mesmo?

Se for bom, o Cruzeiro tem alguns interessantes no FM... Montillo leva o time nas costas (no jogo e na real), o Wallyson é matador no FM e muito veloz...

Agora um que é mais fácil de sair e até por um preço menor é o goleiro Rafael.. Ótimo goleiro, e muito jovem ainda.

Mas acho melhor se for montar lista de sugestões separar por tipos, Jovens Promessas, Estrelas, Jogadores baratos, enfim... fica a criterio de todos... De qualquer forma serei um bom colaborador :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu joguei assim recentemente:

FM 08/09 >> Barcelona e então SC Internacional

FM 10 >> SC Internacional (levei meu save ate 2018, parei depois de ganhar o mundial com a Suécia!)

FM 11 >> Gloucester e depois Juventude

FM 12 >> comecei no Vauxhall, foi pro Birmingam City e agora to no Atletico de Madrid. Agora é difícil conseguir algo melhor, a reputação deles é de 8700 segundo o FMRTE...

Soda é que tenho prova na quinta e trabalho pra entregar na sexta, com prova na semana que vem na segunda e na sexta, logo, fuuuuuuuuuuu

Nao entendo nada desses pontos de FMRTE e etc. A reputação do Barça, por exemplo, é quanto?

Também to MUITO sem tempo, nao consegui começar a segunda temporada até agora.

Bom, já que a comunidade FM 2012 está crescendo aqui no fórum ( 4 pessoas contando comigo? xD ) bem que já podíamos começar a fazer uma lista de bons jogadores, como fazem no fórum oficial, não é ?

Tem que especificar melhor mesmo. voce quer só bons ou baratos também?

Vou fazer uma pequena lista, depois vamos atualizando:

Europa:

Eden Hazard - Lille - MAE

Javier Pastore - PSG - MAC

Edinson Cavani - Napoli - PL

Sergio Aguero - Man City - PL

Luka Modric - Tottenham - MC/MAE

Marek Hamsik - Napoli - MC

Javier Hernandez - Man United - PL

Sanchez - Barcelona - PL

Neymar - Santos - MAE/PL

Hulk - Porto - MAD/PL

Kiryakos Papadopulos - DC

Yan M'Villa - MD

Christopher Samba - Everton - DC

Ryan Shawcross - DC

Rafael - Manchester United - DD

Fabio - Manchester United - DE

Igor Akinfeev - GR

Joe Hart - Manchester City - GR

Lukaku - Chelsea - PL

Douglas Costa - Shakhtar - MAD

William - Shakhtar - MAD/MAE

Walter Montillo - Cruzeiro - MC/MAC

Ganso - Santos - MC/MAC

Emannuel Adebayor - Manchester City - PL

Angel Di Maria - Real Madrid - MAE/MAD

Brasil:

Neymar - Santos - MAE/PL

Walter Montillo - Cruzeiro - MC/MAC

Leandro Damiao - Internacional - PL

Guilherme - Atletico MG - PL

Rever - Atletico MG - DC

Fabio - Cruzeiro - GR

Victor - Gremio - GR

Oscar Cardozo - Benfica - PL

Felipe Soutto - Atletico MG - MD/MC

Diego Renan - Cruzeiro - DE/DD

Wallyson - Cruzeiro - PL

Borges - Santos - PL

Ganso - Santos - MC/MAC

Gabriel Silva - Palmeiras - DE

Mario Fernandes - Gremio - DD/DC

Dede - Vasco - DC

Liedson - Corinthians - PL

Rodolpho - Sao Paulo - DC

Dagoberto - Sao Paulo - PL

Lucas - Sao Paulo - MAE/MAD

Oscar - Internacional - MAE/MAD

D'Alessandro - Internacional - MAE

Willians - Flamengo - MD

Christian Benitez - PL

Fiz essa lista rapidamente, de cabeça, aqui do trabalho, sem acesso ao FM, logo se tiver algum time errado ou posição equivocada me desculpem.

A lista europeia serve para qualquer time grande, mesmo Real e Barça por exemplo, se forem jogar com times de menor expressao, varios da lista brasileira servirao para estes times.

Dica para quem for seguir carreira no Brasil, tentem em TODAS as temporadas contratar o Oscar Cardozo, o cara é simplesmente MITO no Brasil, joga sozinho, consegui ele pro Galo em 2013 no FM11, ele chegou com 30 anos e foi artilheiro absoluto, matador demais.

Qualquer coisa falem ae.

EDIT: Na lista europeia nao coloquei mitos obvios tipo Cristiano Ronaldo, Messi, Rooney, David Villa, Fabregas, Van Persie, Higuain, Kaka, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Baratos ou só bons mesmo?

Se for bom, o Cruzeiro tem alguns interessantes no FM... Montillo leva o time nas costas (no jogo e na real), o Wallyson é matador no FM e muito veloz...

Agora um que é mais fácil de sair e até por um preço menor é o goleiro Rafael.. Ótimo goleiro, e muito jovem ainda.

Mas acho melhor se for montar lista de sugestões separar por tipos, Jovens Promessas, Estrelas, Jogadores baratos, enfim... fica a criterio de todos... De qualquer forma serei um bom colaborador :)

Bom, vamos fazer o seguinte, o primeiro post é seu. Logo, vai arrecadando as informações e colocando no primeiro tópico.

O ideal era colocar, também, o valor do jogador, o time em você achou e , se possível, uma SS dos atributos. Irá ajudar bastante.

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos fazer o seguinte, o primeiro post é seu. Logo, vai arrecadando as informações e colocando no primeiro tópico.

O ideal era colocar, também, o valor do jogador, o time em você achou e , se possível, uma SS dos atributos. Irá ajudar bastante.

O que acham?

Então apenas jogadores contratados e que vingaram... Seria +/- isso:

Nacionalidade - Posição - Idade - Nome - Time Origem - Valor Pago(em R$ pra facilitar) - Media(nota) / qtade de jogos.

ARG - MDC - 25 - A.Duscher - Não lembro - R$1.5m - 7.23 / 40

Isso é só um exemplo - quando chegar em casa vejo qual são os valores corretos.

Acho melhor a média que ele teve na temporada do que juntar aquele monte de SS. E não adianta o cara ter atributos bons e chega na hora do jogo não faz nada..

--

Sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É que se pegarmos a média, isso não significa que seja bom. Temos vários jogadores que se dão bem em nosso esquema tático, mas nem sempre se dão bem em outros esquemas. Tudo depende dos atributos mentais, como indice de trabalho, adaptabilidade, etc...Um exemplo de jogador bom:

http://imageshack.us/photo/my-images/35/2011102900002.jpg/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o "esquema", até concordo e também sempre vejo os atributos de jogadores.. O problema é definir como serão as divisões da lista em questão.

Promessas? Jogadores bons e baratos? Jogadores bons e desconhecidos? Nacionalidade? Como podemos separar pra ficar organizado?

---

Aproveitando, quando estão em algum clube europeu.. e contratam algum jogador de uma nacionalidade diferente do que existe no plantel, vocês contratam algum companheiro para facilitar a adaptação ou deixa o cara se virar mesmo?

Sinceramente nunca liguei pra isso, contrato o cara e deixa ele se virar... Mas com o tempo em algumas situação (minoria), acabo perdendo o jogador por falta de adaptação... Alguma forma de contornar isso sem ter que gastar dinheiro com mais jogadores da mesma nacionalidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendi o "esquema", até concordo e também sempre vejo os atributos de jogadores.. O problema é definir como serão as divisões da lista em questão.

Promessas? Jogadores bons e baratos? Jogadores bons e desconhecidos? Nacionalidade? Como podemos separar pra ficar organizado?

---

Aproveitando, quando estão em algum clube europeu.. e contratam algum jogador de uma nacionalidade diferente do que existe no plantel, vocês contratam algum companheiro para facilitar a adaptação ou deixa o cara se virar mesmo?

Sinceramente nunca liguei pra isso, contrato o cara e deixa ele se virar... Mas com o tempo em algumas situação (minoria), acabo perdendo o jogador por falta de adaptação... Alguma forma de contornar isso sem ter que gastar dinheiro com mais jogadores da mesma nacionalidade?

Vamos organizar a lista por jogadores bons e baratos, por enquanto. Jogadores bons e caros já conhecemos, certo ? :D ( Messi e cia, por exemplo)

Esse negócio de adaptabilidade depende muito da skill dele. Esse argentino que citei, ele se adaptou rápido porque já tinha um outro no plantel (2 anos de clube). Acredito que a adaptação dele vai da skill e se já possui um outro colega de mais tempo no plantel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de adaptabilidade depende muito da skill dele. Esse argentino que citei, ele se adaptou rápido porque já tinha um outro no plantel (2 anos de clube). Acredito que a adaptação dele vai da skill e se já possui um outro colega de mais tempo no plantel.

Pergunto isso porque já peguei ocasião em que contratei um estrageiro e a propria imprensa perguntaram se eu iria contratar um colega para ajudar na adptação... Em casos extremos o próprio jogador já pediu, nesse caso eu contratei..

E em situações que exigem limites de contratações de estrangeiros então alguns negócios se tornam inviáveis para determinado clube. Mas enfim....

--------

E para encerrar o assunto da lista... Vamos estipular um limite de valor? Sei lá, uns R$2M ou $1M.. Acho que mais que isso já deixa de ser barato, independente do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, quando estão em algum clube europeu.. e contratam algum jogador de uma nacionalidade diferente do que existe no plantel, vocês contratam algum companheiro para facilitar a adaptação ou deixa o cara se virar mesmo?

Eu particularmente, nunca precisei trazer outro para adaptaçao, no maximo emprestei o jogador para outro clube do pais que tenha jogadores de mesma nacionalidade para facilitar a adaptaçao, porém, no geral, sempre resolvo na conversa particular.

Sobre as estrelas onde o jogo qualifica o jogador, nao dou muita atenção para isso, sendo que ja vi muitas vezes jogadores ruins com 5 estrelas e bons jogadores com menor numero. Prefiro me concentrar nos atributos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as estrelas onde o jogo qualifica o jogador, nao dou muita atenção para isso, sendo que ja vi muitas vezes jogadores ruins com 5 estrelas e bons jogadores com menor numero. Prefiro me concentrar nos atributos.

Ai vai depender de quem está avaliando, se ele tem atributos bons para avaliação, tanto de capacidade como potencial... Seja Olheiro ou Auxiliar.. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No FM2012 agora temos as "estrelas pela posicao", que compara o jogador com outros da mesma função (AM, MC, etc) do teu time, e compara nos atributos relativos a aquela funcao.

Tipo, se eu editar o perfil do Messi no FMRTE colocando ele como goleiro ao invés de Meia-Atacante, ele vai ser um bostinha pro olheiro, mesma coisa que se eu definir a posição do Muriel como Atacante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, a nao ser que o FM 2012 tenha tido uma mudança em relação a isso, atributo é ilusao. Tem jogador que tem diversos atributos acima de 16, fica todo "azul" e nao joga bem, enquanto outros com 2 ou 3 bons sao mitos.

Enfim, acho que ta detalhe demais essa lista que querem fazer, acho q nome e posição já é suficiente.

Se quem está indicando o jogador já o tiver contratado, pode até postar o valor.

Quanto a adaptabilidade, eu nunca contratei ninguem pra ajudar algum jogador e até o momento nunca perdi nenhum nao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara, a nao ser que o FM 2012 tenha tido uma mudança em relação a isso, atributo é ilusao. Tem jogador que tem diversos atributos acima de 16, fica todo "azul" e nao joga bem, enquanto outros com 2 ou 3 bons sao mitos.

Enfim, acho que ta detalhe demais essa lista que querem fazer, acho q nome e posição já é suficiente.

Se quem está indicando o jogador já o tiver contratado, pode até postar o valor.

Quanto a adaptabilidade, eu nunca contratei ninguem pra ajudar algum jogador e até o momento nunca perdi nenhum nao.

Mas quais atributos ? Essa é a questão ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, a nao ser que o FM 2012 tenha tido uma mudança em relação a isso, atributo é ilusao. Tem jogador que tem diversos atributos acima de 16, fica todo "azul" e nao joga bem, enquanto outros com 2 ou 3 bons sao mitos.

Mas ai depende... Vou citar atacante que fica mais fácil de explicar. Se você tem um 5 estrelas mas que tem como caracteristica altura e cabeceamento, por mais que também tenha tecnica ele não consegue desempenhar o papel de um atacante um pouco mais recuado... que precisa carregar a bola por mais tempo.

Além do outro fator que citei anteriormente, em que se a comissão tecnica não tiver bons atributos para fazer a avaliação não tem como.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que um atributo tipo, tecnica 16, faz do atacante um camisa 10. Mas tem jogadores com regularidade de atributos mesmo inferiores aos tops que sao melhores que os que tem uns 2 ou 3 bons.

Uma coisa que achei estranha no FM12 é justamente a posição do jogador, contratei o Tevez pro Tottenham e o meu adjunto sempre sugeria por ele de PL - FIXO. Realmente ele rende bem de PL fixo, mas se voce coloca-lo de AVANÇADO COMPLETO da pra ver que a utilização dos atributos bons dele é infinitamente melhor, mas o FM insiste que ele é melhor de PL Fixo, muito estranho.

Alias tenho dificuldades de entender, na pratica, a diferença de PL - FIXO pra PL. O Adebayor por exemplo, rende melhor de AVC do que de PL - FIXO e sempre imagino ele, com aquele tamanho todo, jogando de FIXO na area, só concluindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, a nao ser que o FM 2012 tenha tido uma mudança em relação a isso, atributo é ilusao. Tem jogador que tem diversos atributos acima de 16, fica todo "azul" e nao joga bem, enquanto outros com 2 ou 3 bons sao mitos.

Enfim, acho que ta detalhe demais essa lista que querem fazer, acho q nome e posição já é suficiente.

Se quem está indicando o jogador já o tiver contratado, pode até postar o valor.

Quanto a adaptabilidade, eu nunca contratei ninguem pra ajudar algum jogador e até o momento nunca perdi nenhum nao.

Bom, os atributos basicamente, sao as qualidades do jogador no jogo, tanto de modo fisico, quanto de modo tecnico, tatico, mental, etc. Tambem ja tive essa sensaçao, principalmente com batedores de falta que tem 20 de livres e quase sempre erram e encontrei a explicaçao em um forum do jogo por esses tempos. Eu cometia sempre o engano de pensar que para cobranças de falta apenas era preciso analisar os livres, porém vi que atributos como compostura e outros atributos mentais tambem eram importantes para o mesmo, e era exatamente isso que ocorria, na ocasiao o jogador tinha 20 de livres, porém sua compostura era 6 e seu maior atributo mental era 14.

Portanto, é muito importante analisar um jogador como um todo, cada atributo é importante, as vezes um jogador tem 3 atributos tecnicos em 17 e seus outros ficam em torno de 10 ou 11, e esse jogador é pior, do que um que possui atributos mais nivelados no geral, como 14 e 15 mantendo uma media.

Ainda falando de atributos, os mais interessantes na parte mental pra mim sao determinaçao, Bravura e trabalho de equipa, esses dois primeiros determinam aquele jogador "raçudo", que nunca desiste e tem caracteristica de lutar e reagir em momentos dificeis, e o trabalho de equipa, é muito importante para a funçao tatica, um jogador com esse atributo alto, consequentemente errara menos passes, cumprira melhor sua funçao tatica em campo e cometera menos erros coletivos, "apenas por isso", considero esse o atributo mental mais importante do jogo.

Alias tenho dificuldades de entender, na pratica, a diferença de PL - FIXO pra PL. O Adebayor por exemplo, rende melhor de AVC do que de PL - FIXO e sempre imagino ele, com aquele tamanho todo, jogando de FIXO na area, só concluindo.

Sim, essa do Ponta de lança fixo realmente causa muita confusao pelo nome, porém na verdade a funçao é exatamente o contrario do que diz o nome, ironicamente:

Ponta de lança fixo = jogador de ataque que utiliza a velocidade para abrir espaços na defesa adversaria e tem caracteristicas de goleador, sendo um centro-avante de velocidade.

Ponta de lança = jogador que utilizara a qualidade tecnica para liderar o ataque, é a funçao semelhantes ao fomoso "segundo atacante" no brasil, jogador de movimentaçao, assim como o ponta de lança fixo, porém com mais liberdade criativa e de assistencia.

Jogador alvo = O famoso "centro avante" conhecido aqui no brasil, é o jogador que abrira espaços na defesa do adversario por meio da força fisica, tanto fazendo o famoso "pivo", quanto finalizando contra o gol adversario.

Avançado recuado = jogador que faz a ligaçao do meio com o ataque, o nome resume bem onde o jogador atua, numa posiçao entre meia atacante e atacante, é uma posiçao que exige muita qualidade tecnica, velocidade e criatividade, ideal para esquemas como o 4-2-2-2, onde nao existe um meia ofensivo e possui poucos com essa capacidade de ligaçao.

Avançado completo = É a funçao que permite ao jogador realizar todas as 5 funçoes anteriores, dando grande liberdade ao jogador, porém é necessario lembrar, que o jogador precisa ter essas caracteristicas, pois senao afundara, tambem nao esquecendo, que nao é uma boa opção para esquemas com apenas um atacante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, os atributos basicamente, sao as qualidades do jogador no jogo, tanto de modo fisico, quanto de modo tecnico, tatico, mental, etc. também ja tive essa sensaçao, principalmente com batedores de falta que tem 20 de livres e quase sempre erram e encontrei a explicaçao em um forum do jogo por esses tempos. Eu cometia sempre o engano de pensar que para cobranças de falta apenas era preciso analisar os livres, porém vi que atributos como compostura e outros atributos mentais também eram importantes para o mesmo, e era exatamente isso que ocorria, na ocasiao o jogador tinha 20 de livres, porém sua compostura era 6 e seu maior atributo mental era 14.

Portanto, é muito importante analisar um jogador como um todo, cada atributo é importante, as vezes um jogador tem 3 atributos tecnicos em 17 e seus outros ficam em torno de 10 ou 11, e esse jogador é pior, do que um que possui atributos mais nivelados no geral, como 14 e 15 mantendo uma media.

Ainda falando de atributos, os mais interessantes na parte mental pra mim sao determinaçao, Bravura e trabalho de equipa, esses dois primeiros determinam aquele jogador "raçudo", que nunca desiste e tem caracteristica de lutar e reagir em momentos dificeis, e o trabalho de equipa, é muito importante para a funçao tatica, um jogador com esse atributo alto, consequentemente errara menos passes, cumprira melhor sua funçao tatica em campo e cometera menos erros coletivos, "apenas por isso", considero esse o atributo mental mais importante do jogo.

Sim, essa do Ponta de lança fixo realmente causa muita confusao pelo nome, porém na verdade a funçao é exatamente o contrario do que diz o nome, ironicamente:

Ponta de lança fixo = jogador de ataque que utiliza a velocidade para abrir espaços na defesa adversaria e tem caracteristicas de goleador, sendo um centro-avante de velocidade.

Ponta de lança = jogador que utilizara a qualidade tecnica para liderar o ataque, é a funçao semelhantes ao fomoso "segundo atacante" no brasil, jogador de movimentaçao, assim como o ponta de lança fixo, porém com mais liberdade criativa e de assistencia.

Jogador alvo = O famoso "centro avante" conhecido aqui no brasil, é o jogador que abrira espaços na defesa do adversario por meio da força fisica, tanto fazendo o famoso "pivo", quanto finalizando contra o gol adversario.

Avançado recuado = jogador que faz a ligaçao do meio com o ataque, o nome resume bem onde o jogador atua, numa posiçao entre meia atacante e atacante, é uma posiçao que exige muita qualidade tecnica, velocidade e criatividade, ideal para esquemas como o 4-2-2-2, onde nao existe um meia ofensivo e possui poucos com essa capacidade de ligaçao.

Avançado completo = É a funçao que permite ao jogador realizar todas as 5 funções anteriores, dando grande liberdade ao jogador, porém é necessario lembrar, que o jogador precisa ter essas caracteristicas, pois senao afundara, também nao esquecendo, que nao é uma boa opção para esquemas com apenas um atacante.

Cara valeu, sempre desconfiei desse PL FIXO e imaginei que ele nao era o que estava pensando, mas voce esclareceu.

Atualmente jogo com o Aguero ou Cavani de PL FIXO e com o Tevez ou Cavani de Avançado Completo, ta funcionando mas vou testar um PL FIXO e um PL normal para ver se melhora.

Finalmente comecei a segunda temporada com o Tottenham, depois de muito sofrimento nas contratações fiz as seguintes aquisiçoes:

Steve Mandanda - R$ 30M - GR

Azipulleta(algo assim) - R$ 27M - DD

Sergio Aguero - R$ 100M - PL

Abri o cofre pra trazer o que considero, um dos 5 melhores atacantes do FM12, Sergio Aguero, tive q pagar R$ 1.8M de salario por mes e dar 12M pra ele e pro empresario dele, mas espero que compense.

Meu começos de temporada sao muito estranhos, fiz apenas 2 amistosos antes do campeonato inglês começar, Torino e Barcelona. Joguei com o Barça em casa e fiz, pasmem, 5x2 no Barça COMPLETO, com Messi, Xavi, Villa e Cia. Sendo que os 2 gols que tomei fora aos 89 e aos 91 minutos. Luka Modric fez 3 gols e deu 2 assistencias, saiu com nota 9.8.

Contra o Torino joguei fora e ganhei de 4x1, outro chocolate. Pensei: "meu time ta pronto"

Nas 2 primeiras rodadas da Premier peguei o Bolton e o Wolves, o primeiro em casa e o segundo fora, obviamente era favorito nos dois jogos, resultado:

Tottenham 0x0 Bolton

Wolves 1x0 Tottenham

É por esses inicios sem noção que eu perco campeonatos la na frente, vou ver se hoje anoite do um jeito nesse time que mete 5x2 no Barça que ganhou UCL na ultima temporada e perde pro Wolves o.O

Edit: Fiquei chocado com a atualização no inicio dessa temporada dos clubes mais ricos, o Tottenham está em 6º o.O nunca imaginei que ele seria o 6º clube mais rico do mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fixpitt, um bom conselho no Fm, é nunca colocar atacantes com mesma funçao, pois esses tendem a se anular em campo, jogando no mesmo lugar. Digo isso por experiencia propria, tambem tinha a "Mania" de colocar dois PL fixos ou dois ponta de lanças e o ataque não funcionava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...