Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atraso de áudio no Premiere


Posts recomendados

Olá,

Estou fazendo gravação com uma câmera HD (1280x720), que gera arquivos MOV (QuickTime) de 30 fps. Como só tenho uma câmera, e ela não tem entrada para microfone, preciso enquadrar o entrevistado e o entrevistador juntos, e embora o microfone embutido da câmera seja bom, a distância entre as pessoas e o tripé é suficiente para prejudicar a qualidade do áudio, já que a captação não é direcionada e o som do ambiente vem junto com os diálogos. Por isso, optei por gravar o áudio separado, com um captador que vai ficar perto de mim e do entrevistado, para minimizar interferência externa e, depois, sincronizar os dois arquivos na timeline. O aparelho grava em wave, por isso preciso converter o arquivo de áudio para mp3 para a posterior importação no Adobe Premiere CS5. Fiz um teste com um vídeo de uns 3 minutos, que apresenta atraso de áudio progressivo no final desse período de quase 1 segundo.

Ao abrir o Premiere e escolher as configurações do projeto, há algumas opções. Pela fato da câmera gravar em HD, vejo como plausível a opção HDV 720p30, que é a de 29,97 fps e pixels de 1280x720, ou seja, a que mais se aproxima das configurações do arquivo gerado, embora eu tenha editado um vídeo em DV-PAL Standard 48KHz e o atraso do áudio tenha começado só depois dos 15 minutos de filme. Tudo bem que o arquivo de áudio tinha sido captado por um celular (com qualidade inferior ao wave que eu quero) que gerava um arquivo ARM posteriormente convertido também para mp3.

Enfim, tanto no uso do celular (ARM para mp3), quanto no uso do gravador (WAV. para mp3), há atraso do áudio, sendo que neste último, que é o de maior qualidade e o que eu preferiria usar, o atraso é muito maior.

Qual será o problema? O que posso estar fazendo de errado? Será algum problema no computador, como por exemplo ausência de placa de áudio, ou de vídeo? Ou na escolha das configurações na hora de criar o projeto do Premiere? Sei que o Adobe já tem uma configuração que prevê certos drop frames, tentei mexer mas não consegui resolver.

Quem puder dar uma dica,

Obrigado,

Marcos R. Gomes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Então Marcos, eu não sei muito sobre o teu caso, mas sei que comigo isso não acontece em relação à filmagem, mas acontece quando gravo minha tela jogando (o gravador de tela que uso é o Shadow Play) e quando jogo o video no Premiere CC 2015, ele atrasa o áudio, procurei em vários lugares e não achei nada muito aprofundado, mas sei que o vídeo fica em 59 quadros e não é um "framerate" constante... então ele dessincroniza o áudio. No Media Player ele roda normal, esse problema só acontece quando jogo no programa de edição. Então eu comecei a usar um conversor (HandBrake) aí eu configuro ele pra converter o vídeo nas mesmas configs. que o original, e mudo apenas um detalhe: invés de "Variable Framerate", eu coloco em "Constant Framerate".... aí os frames ficam estáveis e não ocorre a dessincronização. Caso queira baixar o programa, ele é gratuito, link abaixo:
https://handbrake.fr/

Espero ter ajudado em algo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Isso acontecia comigo nos primórdios da edição em vídeo, quando se capturava o video por uma placa e o audio por outra placa em operações separadas. Normalmente o problema era a placa de audio de baixa qualidade que usávamos naquela época.

Hoje isso não ocorre mais, Você deve ter um problema na câmera ou no gravador. Aparentemente o causador disso é o gravador que não deve ser de boa qualidade. Você pode tentar substituir o gravador por outro para fazer um teste e tirar essa dúvida.

Para sincronizar o audio com o vídeo, você pode simplesmente modificar a velocidade do vídeo na timeline, o que não seria observável a quem assistir devido ao nosso falho sistema de visão.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...