Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] Sony Vaio VPCSB35FB (i5 2430M/4GB/500GB/ATI6470M/13.3/W7 64)


carlosepribeiro

Posts recomendados

Comprado na loja da Sony (Sony Style), segmento corporativo, por R$ 2.400,00, preço à vista ou parcelado.

Entrega com frete grátis e em três dias úteis.

Vem acondicionado em duas caixas de papelão, lacradas.

Na segunda, dividida em compartimentos e pequenas caixas de papelão, vem o computador envolto em um saco de material macio (tipo flanela que vem em sapatos sociais), logo abaixo dos compartimentos de documentação e cabo de força e fonte.

Entre a tela e o corpo do computador vem uma folha de material plástico e espumoso.

O diferencial desse computador é o desenho e a construção.

O desempenho é similar ao dos concorrentes com configuração parecida, que, aliás, nele, é atual. Inclusive, o chipset da Intel (HM65) está atualizado (B3).

O meu uso é para trabalho (texto e internet) e entretenimento (filmes e alguns jogos de estratégia).

Em termos de performance, em uso corriqueiro (texto, imagens e internet), logo após iniciar o computador, o acionamento do cooler dificilmente acontece.

Por exemplo, ligo e computador e passo a navegar e ler mensagens na minha caixa de entrada, por uma hora.

O cooler não se manifesta e a sensação de temperatura do gabinete vai de frio a morno (do lado direito).

Agora, a placa de vídeo dedicada (ATI), acionada, tende a provocar a atuação do cooler com mais frequência que a solução de vídeo integrado da INTEL.

O som do cooler assemelha-se a um avião cuja turbina é acelerada para levantar voo quando requisitado e a pleno vapor. É perceptível. Há ocasiões, entretanto, que o cooler não parece que está ligado, apesar de atuar.

O aquecimento do gabinete dá-se à direita do touchpad, onde está localizado o HD e logo acima dele a placa de vídeo e à esquerda desta o cooler, cuja exaustão de ar acontece atrás, na altura do centro do gabinete, coberto parcialmente pelo mecanismo de abertura da tela (característica de Macbook pro, aliás), e não nas laterais.

Mas o aquecimento não se transforma em calor intenso no gabinete.

Ademais, segundo o programa ALL CPU METER (v. 3.7), as temperaturas do CPU oscilam entre 47C e 53C com o cooler desligado (sem atividades) e 54C e 64C com o cooler ligado, em uso normal, corriqueiro (trabalho com texto e internet), com qualquer dos vídeos.

Inclusive, o uso de notepal (no meu caso, Coolermaster Infinite) debela o aquecimento, tornando a área morna (em contraste com o outro lado, gelado por causa do acabamento em alumínio) e poupando trabalho por parte do cooler.

Com o notepal, segundo o programa ALL CPU METER (v. 3.7), as temperaturas do CPU oscilam entre 37C e 45C com o cooler desligado (sem atividades) e 46C e 54C com o cooler ligado, em uso normal, corriqueiro (trabalho com texto e internet), com qualquer dos vídeos.

O teclado é padrão ABNT2 e as teclas, isoladas e espaçadas, têm acionamento na medida, julgo. Não é duro nem molenga.

Já quanto ao touchpad, a sua área de contato é grande e suporta multigestos. Porém, as suas teclas, cumpridas, são melhores acionadas nos seus centros. Entre elas, aliás, localiza-se o leitor biométrico.

O leitor de CD vibra e é ruidoso a ponto de destoar do conjunto, enfim.

Os destaques são os seguintes.

Positivamente, na minha opinião:

(i) leveza e solidez pelo material empregado na construção (1,72 kg), majoritariamente metal (alumínio e magnésio);

(ii) desenho próprio, com forma hexagonal, proporciona dimensões reduzidas (34 cm x 23 cm x 2,5 cm) e portabilidade;

(iii) teclado com iluminação automática, conforme a luminosidade do ambiente, configurável;

(iv) tela LED anti-reflexo (matte) 16:9 (1366 x 768), com a iluminação ajustada automaticamente, conforme a luminosidade do ambiente, desligável;

(v) gerenciamento inteligente da bateria, sobretudo para prolongar a sua vida útil, por meio do programa VAIO Control Center, inclusive com a possibilidade de o usuário cortar a energia do CD-ROM;

(vi) bateria embutida no gabinete e com fácil acesso, assim como o HD, slot de memória e cartão wi-fi, basta soltar dois parafusos e puxar/deslizar a tampa, sem lacres do fabricante;

(vii) placa de vídeo dedicada (ATI RADEON 6470M com 512MB DDR3 64 BITS) e vídeo integrado (HD3000), de uso alternado mediante seleção por uma chave logo acima do teclado, sem a necessidade de desligar o computador e com vistas a melhorar/prolongar o uso na bateria;

(viii) teclas funcionais (Fn): liga/desliga touchpad, aumenta/diminiu o volume do som, aumenta/diminui a luminosidade da tela, ajustes da tela quando ligado em monitor externo, zoom e modo sleep;

(ix) silencioso e frio se usado em tarefas corriqueiras (navegar, ler e editar textos); e

(x) dois anos de garantia (segundo ano só com cobertura de peças).

Negativamente, na minha opinião:

(i) o excesso de programas de terceiros e da própria Sony, os quais prejudicam o desempenho (bloatware);

(ii) o HD com desempenho regular;

(iii) falta vivacidade às cores do LCD;

(iv) a diferença de desempenho de vídeo não é grande (ATI x INTEL);

(v) a dependência do fabricante (SONY) para atualizar o drive da placa de vídeo (ATI);

(vi) o catalyst control center (ATI) é simples e não permite ajustes finos nem atualização direta com a ATI, que providencia a atualização de drives com mais frequência que a SONY (os ajustes no vídeo da INTEL são um pouco melhores);

(vii) a iluminação automática da tela chateia se a luminosidade do ambiente é instável;

(viii) a localização da saída de fone de ouvidos na extremidade do computador e ao lado do CD-ROM; e

(ix) o trabalho de executar uma instalação "limpa" do Windows 7, em razão dos drives e programas da Sony (procurá-los e instalá-los na ordem correta).

Enfim, estou com o computador há uma semana. Falta conferir o desempenho da bateria e da webcam.

Fiz uma instalação "limpa" do Windows 7, instalei mais memória (4GB) e substitui o HD por SSD (OCZ VERTEX 2 60GB).

Melhorou, muito!

Segue a configuração, segundo o fabricante.

(i) Sistema Operacional: Windows® 7 Home Premium 64bits original (SP1);

(ii) Processador: Intel® Core i5-2430M (2.40GHz com Turbo Boost até 3.0GHz) e Memória Cache: 3MB (L3);

(iii) Tela: Tela VAIO de 13.3" (1366 x 768) com tecnologia LED;

(iv) Adaptador de Vídeo: Intel HD Graphics 3000 (Integrada - modo Stamina) / AMD Radeon HD 6470M ( Dedicada - modo Speed). Memória de 512MB dedicada (modo Speed);

(v) Memória: 4GB DDR3 SDRAM, expansível até 8GB.

(vi) Unidade de Armazenamento: HDD 500GB com HDD Protection (proteção no HD); Velocidade do HD de 5400 rpm;

(vii) Unidade Óptica: Leitor e gravador de CD e DVD;

(viii) Slot para cartão de memória: Memory Stick Duo / Memory Stick PRO HG/ SD memory card / Magic Gate/ SDHC, SDXC;

(ix) Ethernet: 10BASE-T/100BASE-TX/1000BASE-T com interface RJ-45;

(x) Controle de Cursor: Touchpad eletrostático - Multi Touchpad;

(xi) Teclado: Teclado isolado QWERTY Português - Iluminado;

(xii) Autonomia Estimada da Bateria: Até 6,5h com bateria padrão;

(xiii) Recursos de Comunicação e Segurança: Webcam VGA 1.3 MP HD (1280 x 1024) com tecnologia Exmor e microfone integrados;

(xiv) Outros recursos: Media Gallery - software exclusivo Sony® que organiza todo o seu conteúdo de entretenimento com operações intuitivas, facilitando incrivelmente a visualização dos seus vídeos, músicas e fotos; Saída HDMI - Transmita as imagens em alta definição do seu VAIO para uma BRAVIA. Tecla ASSIST, WEB e VAIO - permite o acesso rápido e fácil à central de soluções VAIO Care, Leitor biométrico de impressões digitais;

(xv) Áudio: Intel® High Definition Audio;

(xvi) Outras Interfaces: USB 2.0 (2) e USB 3.0 (1), Saída HDMI, Saída VGA, Saída para fones de ouvido, DC In;

(xvii) Conexão Sem Fio Integrada (Wireless): Bluetooth® standard Ver. 3.0 + HS; Wi-Fi Padrão - IEEE 802.11b/802.11g/802.11n; Frequência - 2.4 GHz;

(xviii) Dimensões (Altura x Largura x Profundidade): 2,39cm x 33,1cm x 22,4 cm, sem embalagem;

(xix) Peso: 1,72 kg com bateria padrão, sem acessório;

(xx) Acessórios Incluídos: Bateria de polímero de lítio, Cabo de força, Adaptador de AC;

(xxi) programas fornecidos: Windows® 7 Home Premium 64bits original (SP1), Photo Go 1.0, Vegas Movie Studio HD Platinum 10.0, DVD Architect Studio 5.0, ACID Music Studio 8.0, Sound Forge Audio Studio 10.0, Imagination Studio Suite Music Content, WebCam Companion, PMB VAIO® Edition, VAIO® Media Gallery, VAIO® Care, VAIO® Control Center, VAIO® Help and Support, VAIO® Gate, VAIO® Update, VAIO® Media Plus, Teclado Remoto, Reprodução remota com Playstation® 3, Magic -I Visual Effects Dolby® Home Theater® v3 Adobe® Reader Adobe® Flash Player Norton Internet Security 2011 (versão teste 30 dias);

(xxii) Compre a Chave de Produto do Office para ativar o Office 2010 pré-instalado neste PC; e

(xxiii) Garantia: Um ano de garantia que cobre partes e mão de obra. A Sony Brasil LTDA estende esta garantia por mais 12 (doze) meses exclusivamente para fornecimento de peças, para mais informações consulte o termo de garantia. Suporte telefônico - Central de Relacionamento - Capitais e regiões metropolitanas: 4003 SONY (7669) - Demais localidades: 0800 880 SONY (7669) - Garantia de software da Sony e Microsoft - 90 dias.

post-366240-13884961076306_thumb.jpg

post-366240-13884961076723_thumb.jpg

post-366240-13884961077062_thumb.jpg

post-366240-13884961078255_thumb.jpg

post-366240-13884961078577_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Olha comprei o notebook, achei ele muito lindo, estou muito feliz com minha compra, mas esperava mais. Tipo você pensa que vai ser algo muito mais f*** do que o esperado, já que o valor que eles pedem é altíssimo isso porque eu comprei usando corporativo, já achei alto. Sendo bem sincero não me arrependi com minha compra, mas não vale R$2399,00. Você acaba pagando mais a marca que os próprios componentes, piorou R$2799,00 se não fosse corporativo.

Bom chegou hoje, com atraso, primeira coisa o pós venda da SONY é ridículo. Não sabem localizar o produto, demora muito, entrega com atraso, ninguém sabe nada, só funcionou após eu dizer que ia cancelar a compra e colocar no Procon, incrivelmente depois dessas palavras meu produto chegou no finalzinho da tarde depois de 11 dias. Quando você liga para SONY, já que o site não rastreia nada porque dizem que está com problema, eles dizem que não tem nenhuma informação, e que não pode ser rastreado nem ligado para a transportadora, porque eles só recebem qualquer pedido através de e-mail. RESUMO: Pós-venda sofrível.

Vamos lá comprei uma memória DDR3 1333 4GB, fácil a instalação, é desparafusar e plugar. Sinceramente não senti diferença no desempenho, acho que quando instalar algum jogo, esses 8GB serão melhor aproveitados.

Reclamação: poxa se não bastasse perder 50GB de HD a sony instala mais uns 40GB de carcareco. Um absurdo de 500GB, só está disponível 411GB. Perde-se 100GB brincando.

Ainda não consegui fazer um recovery, estou tentando fazer com mídias de 8,5GB. Uma mídia deu erro.

Agora o note é muito posudo, a marca VAIO causa uma impressão, mas é só marca mesmo, nada que você diga nossa valeu isso tudo.

Outra coisa o note é muito leve de fato, isso não tem como negar.

Aqui a bateria fica oscilando, não sei se é normal, se alguém souber avisa. Tipo uma hora ela mostra que falta 5h e 35min restante, depois 5h02min. Ou seja, diferente de meu outro note, que vai do 1h30 até 0, esse fica oscilando. No momento estou com só a internet sem fio ligado, 5h é teoricamente bom, mas queria mesmo que chegasse a 6h como mostra a propaganda.

No modo stamina, nem parece que o note está ligado, não se escuta cooler, não escuta um barulho, não esquenta. No modo Speed, o cooler já liga e é muito perceptível e esquenta bastante, não de queimar a perna igual ao HP, mas esquenta, mas dá para ficar no colo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos lá comprei uma memória DDR3 1333 4GB, fácil a instalação, é desparafusar e plugar. Sinceramente não senti diferença no desempenho, acho que quando instalar algum jogo, esses 8GB serão melhor aproveitados.

Reclamação: poxa se não bastasse perder 50GB de HD a sony instala mais uns 40GB de carcareco. Um absurdo de 500GB, só está disponível 411GB. Perde-se 100GB brincando.

Ainda não consegui fazer um recovery, estou tentando fazer com mídias de 8,5GB. Uma mídia deu erro.

Outra coisa o note é muito leve de fato, isso não tem como negar.

Aqui a bateria fica oscilando, não sei se é normal, se alguém souber avisa. Tipo uma hora ela mostra que falta 5h e 35min restante, depois 5h02min. Ou seja, diferente de meu outro note, que vai do 1h30 até 0, esse fica oscilando. No momento estou com só a internet sem fio ligado, 5h é teoricamente bom, mas queria mesmo que chegasse a 6h como mostra a propaganda.

Você não vai sentir diferença em jogos devido a memória ram extra pois nenhum jogo atualmente exige mais de 4gb, se a gpu usasse a memória ram teria ganho devido ao dual channel ter sido ativado, mas como a memória é dedicada, não há esse ganho (o que é bom, pois a memória dedicada é mais rápida que a ram). A melhora acaba ocorrendo na multi-tarefa, como por exemplo deixar várias coisas rodando enquanto se joga GTA IV por exemplo, ou então em programas de conversão de vídeo, tratamento de imagens, etc, que a memória ram extra e o dual channel trazem um ganho razoável.

Quanto ao HD, é realmente incrível a quantidade de espaço que já vem ocupado.

Em relação a bateria, é normal essa variação de tempo, pois ela é calculada de acordo com o consumo do notebook naquele momento, no entanto esse consumo varia de acordo com o uso, em certos momentos o processador por exemplo está sendo mais exigido do que em outros, isso causa maior/menor consumo, fazendo ocorrer essa variação do tempo estimado da duração da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...
  • Membro VIP
Alguem pode postar um tutorial de como fazer um backup da configuração original caso queira formatar futuramente? Digo isso porque seria muito útil um tutorial assim para o pessoal manter um backup da configuração do note e não sofra com as instalações apos formatar.. valeu

Olá amigo, o seu HD já vem de fábrica configurado para que haja esse "bakup de configuração original". Isso é feito através da partição de recuperação da Sony, a "Recovery", partição esta que o amigo não consegue ver ao acessar "Meu Computador", mas conseguiria se utilizasse algum programa de identificação de hardware e software ou algum programa de modificação em partições de HD, como o HD Tune, Everest, AIDA64 e o gerenciador de discos do windows.

A função desta partição recovery é exatamente o que o amigo precisa. Caso haja qualquer problema na versão que o amigo usa do windows ou em alguma outra versão do windows instalada, é só acessar as ferramentas de recuperação (veja no manual como fazer) que a partição recovery será utilizada e o sistema operacional será resetado a mesma configuração de fábrica, todos os arquivos serão perdidos e apenas o windows original (exatamente como veio na compra do notebook) será mantido.

Por isso eu digo, faça o que quiser com as outras partições do seu disco... Mas não altere nada na partição recovery. E ainda assim, se mexer nesta partição tenha a certeza de ter discos de recuperação (DVDs) gravados e em bom estado. Se o amigo deletar a partição de recuperação e não tiver os discos de recuperação salvos a única forma de conseguir voltar o windows a condição de fábrica será pedindo os discos numa assistência sony.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...