Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amperimetro Digital Simples


Ponis

Posts recomendados

Bom dia gente, tudo certo?

Estou precisando montar um amperimetro digital. Ele nao precisa ser nada sofisticado, na verdade quanto mais simples, melhor.

Ouvi dizer que vendem uns Pics programados ja com a funcao desejada ja, e verdade?

Senao seria melhor utilizar CI's ne pois nao manjo de programacao.

Sera que vocês poderiam me ajudar a elaborar uma lista de materiais que seriam utilizados e os processos de montagem ( circuirto ) do aparelho em questao?

Agradeco desde ja,

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não citaste a faixa de corrente que desejas poder medir...

De qualquer modo eu, mil vezes antes de montar, procuraria comprar um desses ai, por exemplo esse que mede até 2 Amperes (tem ai no e-bay todo tipo e corrente)

Por menos de R$ 15,00 entregue em sua casa, frete grátis.

http://www.ebay.com/itm/DC-0-2A-Green-LCD-Digital-Ammeter-Current-AMP-Meter-58-/360381360363?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item53e86728eb

Único problema é o tempo de entrega... Às vezes de 1,5 a 2 meses..

Sai mais barato que o material que terias de comprar para fazer um deles..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola,

é q na verdade preciso faze-lo. Senao teria comprado um com certeza hehehe

Dei uma olhada naquele topico citado a cima mas nao entendi muito bem.

Estou procurando um tutorial mesmo constando os materiais utilizados e como fazer o circuito colocando os componentes na plaquinha.

Nao vou solda-las, farei numa Protoboard mesmo.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi esse aqui em outro tópico, tô doido pra colocar um amperímetro em minha fonte de bancada: 0-30V e corrente máxima de 5A (nunca usei 5A, só testo coisas pequenas mesmo)

olha ele ai.

ICL7107_ampere_meter.jpg

MatheusLPS, você acha que esse funciona? To querendo umas opiniões, porque já vou comprar na net os componentes e ir montanto a PCB aqui.

Pessoal, olha esse LINK http://electronics-diy.com/70v_pic_voltmeter_amperemeter.php O hardware tá todo ai. Mas o caboclo não disponibilizou o software (ai já era querer demais). Mas não é difícil, alguém me ajuda a fazer? Vamo montar esse: Amperimetro / Voltimetro. Em toda bancada é bom ter um desses. Dizendo o cara que mede de 0 - 70V. Corrente de 0 - 10A com resolução de 10mA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até dá pra fazer um.

Não com esse circuito aí.

Mas como o colega Faller disse, vai sair bem mais caro e trabalhoso.

Mas se for pelo gosto de fazer o circuito, podemos fazer com um resistor shunt ou um CI que mede corrente: ACS712 da Alegro, com versões de 5, 20 e 30 Amperes.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até dá pra fazer um.

Não com esse circuito aí.

Matheus, até da, o ICL7107 é digamos um bombril para fazer medição de grandezas desde que seja corrertamente adaptado.

Pra isso ai medir 10A é fácil, em sua entrada precisariamos de um amplificador operacional e uma resistencia shunt de baixo valor como esse circuito aqui:

http://imageshack.us/photo/my-images/12/shunt.jpg/sr=1

Claro os resistores R2 e R3 terao de ser modificados para que a escala do amperimetro fique correta.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matheus, até da, o ICL7107 é digamos um bombril para fazer medição de grandezas desde que seja corrertamente adaptado.

Pra isso ai medir 10A é fácil, em sua entrada precisariamos de um amplificador operacional e uma resistencia shunt de baixo valor como esse circuito aqui:

http://imageshack.us/photo/my-images/12/shunt.jpg/sr=1

Claro os resistores R2 e R3 terao de ser modificados para que a escala do amperimetro fique correta.

Abs.

Felipe, dá uma olhada nesse circuito, e da seu parecer ai:

http://www.4shared.com/file/OTeYuQAw/Medindo_Corrente_com_PIC_16F87.html?

você acha que funciona? O shunt desse ai, é como o que você postou? ou o seu é melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, obrigado pelas respostas

Pois é, agora estou em duvida em qual circuito eu monto.

Qual dele é o mais simples de montar?

Vou comprar o material hoje.

Abracoo

Edit: Gente, no circuito proposto pelo chacalgbi, nos capacitores nao esta especificado a polaridade deles. Somente os capacitores do 7660 estão com as suas polaridades indicadas.

Outra duvida e a ligacao do pino 36 do ICL7107 com o resistor de 10k. Aquela seta seria um jump?

Alguem poderia me ajudar nisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, obrigado pelas respostas

Pois é, agora estou em duvida em qual circuito eu monto.

Qual dele é o mais simples de montar?

Vou comprar o material hoje.

Abracoo

Edit: Gente, no circuito proposto pelo chacalgbi, nos capacitores nao esta especificado a polaridade deles. Somente os capacitores do 7660 estão com as suas polaridades indicadas.

Outra duvida e a ligacao do pino 36 do ICL7107 com o resistor de 10k. Aquela seta seria um jump?

Alguem poderia me ajudar nisso?

Olha esse aqui:

http://www.4shared.com/file/OTeYuQAw/Medindo_Corrente_com_PIC_16F87.html?

passo a passo completo do código e do esquema.

O amplificador operacional são dois 741. Esse ai no Proteus é o esquema ideal, na realidade pode dar uma variação, por isso, seria bom implementar um potenciometro na entrada do 1° 741.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola gente,

Deu certo o projetinho =D

O amperimetro esta lendo certinho a corrente. Minha fonte de tensão estava com um probleminha de contato mas deu tudo certo hehehe

Segui a montagem do circuito praticamente a risca porém so fizemos a utilizacao do resistor shunt de 1ohm pois nao iamos ler corrente altas mesmo.

Depois eu posto as fotos.

abraço galera e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

exatamente este 7660 é responsavel pelo 5v negativo. claro que é possivel obter de outras formas..como o uso do 555 como inversor. qq coisa poste..

eu tb gostaria de saber com qm tem intimidade com o resistor shunt que valor tenho usar para obter até 20A. e se precisa de mudanças para casar o shunt com o icl7107..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Membro VIP

Essência da receita essencial:

Separe um mc simples, um rtc opcional, um cartão sd.

Adquira ou compre algum conhecimento em programação e mc

De forma coerente, vá inserindo tudo aos poucos na cabeça
Com umas pitadas de intuição, vá experimentando e assimilando antes da fervura dos neurônios!

Com tudo em mãos (mente):

Medir corrente e tensão: converta pra dc e faça algum condicionamento

De tempos em tempos, leia o valor da corrente e tensão e grave no cartão sd

dica: grave o dado "puro" ou seja, não perca tempo (do mc) pra converter pra corrente ou tensão

Aguarde esfriar e sirva-se

 

Dica: Nem precisa de display com gráficos. Os dados gravados no sd podem alimentar diretamente uma panilha do excel p.ex. onde é moleza fazer a conversão para corrente e tensão e criar gráficos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael wandekoken Nessa corrente o uso de shunt é normalmente evitado, mas não impossível. A não ser que a corrente seja gerada por uma enorme máquina CC, o que terás será um retificador controlado ou não e a carga. Se for apenas o nível de corrente que pretende monitorar, sem se importar com a forma, 3 transformadores de corrente aplicado na alimentação do retificador já te dá o retorno necessário. Os motores das máquinas de fazer papel (600Vdc x 350cv) são controlados dessa forma. Existem sensores de corrente DC, mas não sei se alcançam essa corrente. No momento estou pensando num aparelho que irá ficar fixo no equipamento. Para a retenção e amostra dos dados, um pequeno plc com IHM touch resolve o problema. A Omron possui um que é ótimo. Modelo 1000. A tela dele é touch e quase do tamanho de um tablet.  Já usei um desses na automação de uma guilhotina gráfica. Fiz o desenho do hardware, montei o fluxograma da programação, layout das telas e mandei programar fora. Esse modelo da Onrom permite a exportação de dados para análise no seu computador, e se bem me lembro tb tem cabo de rede, o que te permite a visualização, análise e até controle remoto.

 

Se desejar algo móvel tal qual um multímetro, existem analisadores de energia AC DC com visor semelhante aos pequenos smartphones, retenção de dados que chegam a 1 semana e outras funções onde a captura é feita por uma garra, identico aos amperímetros de garra. Custam alguns milhares de reais. Minipa e Fluke, além dos chinas produzem esse equipamento. Não vale pena tentar desenvolver um analisador para a produção de um único item. Nesses níveis de corrente a indução magnética é pesada, polui o circuito, é difícil de blindar, já vi muitos osciloscópios de boa marca mostrarem uma senoide mesmo com o ZERO do painel ativado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@Rafael wandekoken Nessa corrente o uso de shunt é normalmente evitado, mas não impossível. A não ser que a corrente seja gerada por uma enorme máquina CC, o que terás será um retificador controlado ou não e a carga. Se for apenas o nível de corrente que pretende monitorar, sem se importar com a forma, 3 transformadores de corrente aplicado na alimentação do retificador já te dá o retorno necessário. Os motores das máquinas de fazer papel (600Vdc x 350cv) são controlados dessa forma. Existem sensores de corrente DC, mas não sei se alcançam essa corrente. No momento estou pensando num aparelho que irá ficar fixo no equipamento. Para a retenção e amostra dos dados, um pequeno plc com IHM touch resolve o problema. A Omron possui um que é ótimo. Modelo 1000. A tela dele é touch e quase do tamanho de um tablet.  Já usei um desses na automação de uma guilhotina gráfica. Fiz o desenho do hardware, montei o fluxograma da programação, layout das telas e mandei programar fora. Esse modelo da Onrom permite a exportação de dados para análise no seu computador, e se bem me lembro tb tem cabo de rede, o que te permite a visualização, análise e até controle remoto.

 

Se desejar algo móvel tal qual um multímetro, existem analisadores de energia AC DC com visor semelhante aos pequenos smartphones, retenção de dados que chegam a 1 semana e outras funções onde a captura é feita por uma garra, identico aos amperímetros de garra. Custam alguns milhares de reais. Minipa e Fluke, além dos chinas produzem esse equipamento. Não vale pena tentar desenvolver um analisador para a produção de um único item. Nesses níveis de corrente a indução magnética é pesada, polui o circuito, é difícil de blindar, já vi muitos osciloscópios de boa marca mostrarem uma senoide mesmo com o ZERO do painel ativado.

 

adicionado 35 minutos depois

O que quero fazer é um equipamento que fica medindo tensão e corrente na saida da maquina de solda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...