Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Olá

Pessoal estou tentando ressuscitar o museu da família convertendo as antigas VHS-C para formato digital possivelmente divix ou Xdiv.

Minha dúvida está na faixa de quadros por exemplo:

Irei capturar em 720x480 (se não me engano) em 6000Kbps ou 8000Kbps que deve ser o máximo que a placa comporta. Minha dúvida é referente aos FPS, não me lembro se eram 29,976fps do ntsc ou 25 do palm, 30fps dos quadros ou 23,976fps.

Sei que ocorre uma defasagem de audio depois de alguns minutos de gravação então preciso sabere o valor correto que é o mesmo da transmissão da TV.

O programa que usarei é aquele que vem nas placas da Pinacle ou o mediaplayerclassic ou arriscar o virtualdub.

----------

Abri um tópico novo pois este aqui está muito antigo

http://forum.clubedohardware.com.br/qual-melhor-formato/257453

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zufil, é bom acompanhar este tópico. Eu comprei a placa indicada por R$70,00 e é ótima. Já gravei muitas fitas VHS e continuo gravando de outras pessoas. Ele vem já com um programa, mas no tópico usam outros programas para captura e gravação. Acredito que com possam existir outros, eu uso o PREMIER, mas ele é mais profissional, o que recomendam por ser mais leve é VirtualDub e nesse tópico explicam muito bem.

http://forum.clubedohardware.com.br/problema-instalacao-placa/932691

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu problema esta somente com o FPS, mas irei olhar o tópico, se não me engano parece ser algo definido pelo pardão da placa em torno de 29,976 ou 23,876 dependendo do hardware utilizado para enconder. No meu caso farei em MPEG2 da placa pixelview Extreme, um tanto antiga mas funciona perfeitamente, só agora irei usar para captura, estava usando antes para jogar meu antigo master system3 hehehehe;

Vou ver oqeu descubro e posto aqui,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zufil, pesquisando mais para tentar te ajudar, encontrei na NET uma informação que pode ajudar. O site é www.fazendovideo.com.br e nele temos o seguinte http://www.fazendovideo.com.br/vtart_032.asp que em uma parte explica "Assim, são informados nessas telas o tipo de padrão do sistema de vídeo (NTSC ou PAL por exemplo) a ser utilizado, o formato do áudio (32 ou 48Khz por exemplo, indicando menor ou maior fidelidade), o frame size a ser considerado (no formato DV NTSC 720 x 480 pixels) e outros." Isto consta quando se explica como capturar imagens digital ou analógica. Analisa e depois me conta se ajudou, continuarei pesquisando pois para mim pode ajudar para aprimorar mais conhecimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zufil, pesquisando mais para tentar te ajudar, encontrei na NET uma informação que pode ajudar. O site é www.fazendovideo.com.br e nele temos o seguinte http://www.fazendovideo.com.br/vtart_032.asp que em uma parte explica "Assim, são informados nessas telas o tipo de padrão do sistema de vídeo (NTSC ou PAL por exemplo) a ser utilizado, o formato do áudio (32 ou 48Khz por exemplo, indicando menor ou maior fidelidade), o frame size a ser considerado (no formato DV NTSC 720 x 480 pixels) e outros." Isto consta quando se explica como capturar imagens digital ou analógica. Analisa e depois me conta se ajudou, continuarei pesquisando pois para mim pode ajudar para aprimorar mais conhecimento.

achei interessante., agora vou limpar o VHS e testar para ver como fica.

Mas este artigo é mais para câmeras, vai ser útil pois irei usar uma JVC tipo VHS-C como reprodução de vídeo, estou sem a fita adaptadora para o VHS comum.

Vou limpar as fitas, o aparelho e a camera , dependendo como for posto aqui o procedimento completo.

Tem o media center mas o formato que ele grava é bizarro, nem vou arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zufil

Apenas uma opinião...

Recomendo o uso (compra) de um Gravador de Dvd de Mesa para conversão das Fitas VHS-C da Familia.

Placas/Programas de Captura volta e meia dão problema durante uma ou outra conversão, e pelo que já pude constatar, nenhuma placa até hoje apresentou uma qualidade de imagem equivalente ao de um Gravador de Dvd de Mesa, sempre inferior.

Boa Sorte

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa discordar, mas uso a placa LEADERSHIP e não me dá problemas. Antes tinha a DC10 da PINNACLE, mas como não funciona com W7, mudei para essa e estou satisfeito. É boa e custa R$80,00, verifica este site http://forum.clubedohardware.com.br/problema-instalacao-placa/932691 eu capturo com o próprio software dela e acerto posteriormente com o PREMIER e gravo com ENCORE, mas também pode gravar com outros programas. Mas cada um tem sua opinião e o gravador mas não encontro um gravador de mesa com leitura de HVS, pois sumiram do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa discordar, mas uso a placa LEADERSHIP e não me dá problemas. Antes tinha a DC10 da PINNACLE, mas como não funciona com W7, mudei para essa e estou satisfeito. É boa e custa R$80,00, verifica este site http://forum.clubedohardware.com.br/problema-instalacao-placa/932691 eu capturo com o próprio software dela e acerto posteriormente com o PREMIER e gravo com ENCORE, mas também pode gravar com outros programas. Mas cada um tem sua opinião e o gravador mas não encontro um gravador de mesa com leitura de HVS, pois sumiram do mercado.
Zufil

Apenas uma opinião...

Recomendo o uso (compra) de um Gravador de Dvd de Mesa para conversão das Fitas VHS-C da Familia.

Placas/Programas de Captura volta e meia dão problema durante uma ou outra conversão, e pelo que já pude constatar, nenhuma placa até hoje apresentou uma qualidade de imagem equivalente ao de um Gravador de Dvd de Mesa, sempre inferior.

Boa Sorte

Abraços

Foi o que o amigo disse, não é mais possível encontrar estes equipamentos novos, e usados compensa pagar para alguém converter.

O erro comum das pessoas que usam a placa de captura é não utilizar um programa compatível ou querer cair na estória de sair capturando em divix ou MP4, isso exige um processamento e HD de forma grotesca.

A melhor forma que vi até hoje de conversão de vhs foram estes híbridos de mesa vhs/dvd e aquele vhs com USB que estão vendendo mas na questão PC tem duas alternativas;

1) a placa ter encoder de hardware mpeg2 que no Brasil não existe(ao menos na época que pesquisei)

2) o pc só vai converter nada além disso.

outro ponto é a velocidade de gravação do HD tem de ser superior a 45~55mb/s para suportar o acesso do sistema mais a gravação da captura, não aconselho usar a partição de sistema nem o mesmo HD, assim evita que o audio saia de sincronia e outros problemas relativos a fragmentação do hd e tamanho do arquivo. O ideal é usar um segundo HD, discos externos e pen drives não têm um resultado bom para mais de 20min de gravação além do mais a velocidades deles de gravação chega a ser inferior a 10mb/s.

Uma outra questão é a quantidade de ram e velocidade, menos de 3Gb nos sistemas atuais fica difícil devido ao problema do winxp gerar muita memoria virtual, dai danou-se. A tecnlogia seria ddr1 333 para cima modo dual channel.

O que aprendi na época com meu amigo é deixar gravar em avi puro ou se o programa que veio junto comportar gravar em Mpeg2 até 6000kbp/s, mas sempre esqueço dos benditos fps.:( . Como fazem 8 anos que não vejo uma VHS e uns 12 que não uso, até virou novidade.

Sempre pausar com uns 20min ou até 30min, assim o arquivo fica pequeno e gera capitulos ou mais fácil de editar algum ponto.

estou com um core i5 2500K e win7x64 com 8gbram ddr3, mesmo rodando no modo compatibilidade com win vista32, puxa muito do desempenho só de assistir tv aberta chega a 50% da cpu com o timeshift ligado, na captura não muda muito mas não é possível rodar nada em paralelo a não ser internet noticias etc., nada de querer jogar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

descobri o fps fica no automatico da placa 29,970 , a questão é não gravar arquivos muito grandes pois saem de sincronia mesmo depois de 2GB, isso acontece com divix também.

O jeito é capturar até 1,7GB ou 20 minutos de video e deixar assim.

Outra questão, não encontro editor de video ou programa de captura decente, o virtualdub não exibe nada. No programa da placa funciona, e não aceita audio pelo rca somente pela antena, grava ruido pelo rca.

Um detalhe para quem tiver problemas com cores, só funcionou aqui para mim em NTSC-PB ou NTSC-M, PALM não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zufil, como informei, uso a placa Leadership e tive o mesmo problema de a imagem estar em PB. A solução foi instalar o transcoder e o problema foi resolvido. Alguns usuários informam que as placas de capturas modernas já possuem embutida o transcoder, mas para mim não funcionou e como já tinha o transcoder, instalei e está funcionando muito bem. Segue um link com o transcoder que uso (o vendedor não conheço), http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201272349-transcoder-de-pal-m-x-ntsc-p-tvs-importadas-novo--_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zufil, como informei, uso a placa Leadership e tive o mesmo problema de a imagem estar em PB. A solução foi instalar o transcoder e o problema foi resolvido. Alguns usuários informam que as placas de capturas modernas já possuem embutida o transcoder, mas para mim não funcionou e como já tinha o transcoder, instalei e está funcionando muito bem. Segue um link com o transcoder que uso (o vendedor não conheço), http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201272349-transcoder-de-pal-m-x-ntsc-p-tvs-importadas-novo--_JM

ichi pelo preço compro outra placa de captura melhor:D.

Meu problema aqui ´r dó o audio que não teima em sair mas descobri o que é, é o cabo, o microfone é mono e o cabo é stereo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

achei interessante., agora vou limpar o VHS e testar para ver como fica.

Mas este artigo é mais para câmeras, vai ser útil pois irei usar uma JVC tipo VHS-C como reprodução de vídeo, estou sem a fita adaptadora para o VHS comum.

Vou limpar as fitas, o aparelho e a camera , dependendo como for posto aqui o procedimento completo.

Tem o media center mas o formato que ele grava é bizarro, nem vou arriscar.

 

Zufil, vou aproveitar o tópico para entrar na conversa. Eu tb tenho umas fitas VHS que eu gostaria de digitalizar, mas algumas estão brancas de mofo. Vi no seu post que você iria limpar as suas. Gostaria de saber como fazer isso (inclusive produtos para limpar). Queria fazer esse procedimento primeiro antes de digitalizar, se não suja o cabeçote do videocassete, confere?

Valeu! Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

opa

 

 

desculpa ai gente que eu me enrolei na universidade e abdiquei da vida dos foruns por um tempo kkkk.

 

 

ENtão se não me engano é um banho com alcool isopropilico já ajuda, mas tem um esquema com um video cassete velho que limpa tambem.

 

Valeu! Obrigado!

Entendi...Precisa abri/desmontar a fita toda pra fazer isso? você passa o álcool usando um cotonete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fdsfreire, aqui tem um tutorial para limpar fita HVS e o VCR. Não é recomendável usar cotonete, pois ficam pequenos pedaços de algodão e pode ser prejudicial. Usa uma franela suave, dessas para limpar óculos. 

 

 

Olha depende do cotonete, tem alguns próprios e já inclusive com isopropilico aplicado, procure usar os de algodao puro pois são melhores e não riscam.

 

A melhor opção que vi é a mesma para recuperar telefones que mergulharam na privada, colocar numa caixa de ultrasom com alcool isopopilico, quem já tiver essa maquina tranquilo mas da pra fabricar uma quem não tem, basta usar um controle de video game velho e um pote plastico com tampa, não chega a ser um ultrasom mas a vibração é o suficiente para vhs e outras placas de circuito.

 

Depende tambem do tipo do mofo é bom usar mascaras e luvas para evitar intoxicação e doenças causadas por fungos, antes pode secar o fungo usando bicarbonato de sodio dentro de uma meia, deixa dentro de uma caixa de papelão por um dia ou dois daí só limpar e mergulhar no alcool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha depende do cotonete, tem alguns próprios e já inclusive com isopropilico aplicado, procure usar os de algodao puro pois são melhores e não riscam.

 

A melhor opção que vi é a mesma para recuperar telefones que mergulharam na privada, colocar numa caixa de ultrasom com alcool isopopilico, quem já tiver essa maquina tranquilo mas da pra fabricar uma quem não tem, basta usar um controle de video game velho e um pote plastico com tampa, não chega a ser um ultrasom mas a vibração é o suficiente para vhs e outras placas de circuito.

 

Depende tambem do tipo do mofo é bom usar mascaras e luvas para evitar intoxicação e doenças causadas por fungos, antes pode secar o fungo usando bicarbonato de sodio dentro de uma meia, deixa dentro de uma caixa de papelão por um dia ou dois daí só limpar e mergulhar no alcool.

 

Valeu! Obrigado pelo vídeo!

Abraços!

fdsfreire, aqui tem um tutorial para limpar fita HVS e o VCR. Não é recomendável usar cotonete, pois ficam pequenos pedaços de algodão e pode ser prejudicial. Usa uma franela suave, dessas para limpar óculos. 

Valeu! Obrigado pelo vídeo! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...