Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
CeDahmer

Tensão máxima na entrada digital do PIC

Recommended Posts

Boa noite!

Estou usando o pino C0 do 18f4550, como sensor para falta de energia elétrica, ele está acoplado a dois diodos que estão ligados cada um a uma saída de um transformador de 12V (Claro que existe uma bateria ligado ao circuito em série com um diodo). Mas esse não é o caso.

Esse PIC trabalha com tensão máxima de 5,5V mas a tensão que estou enviando ao pino é de 12V, e o mesmo não queimou. Gostaria que alguém me ajudasse:

1 - Qual a tensão máxima que é possível colocar nesses pinos, pois eu pensava que fosse igual a VCC, porém para gravar o PIC ele aceita 13V.

2 - Como eu calculo o valor de um resistor para colocar em série com o pino para que a tensão não ultrapase 5V, uma vez que eu não sei qual a corrente que o pino absorve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse PIC trabalha com tensão máxima de 5,5V mas a tensão que estou enviando ao pino é de 12V
:eek: Não faça uma coisa dessas!

A tensão maxima de operação é de 5,5v, mas o MCLR pode (ou deve) receber 13v para activar a programação.

Não use divisor de tensão resistivo para isso porque são lineares, se a tensão de entrada sobe o PIC entra em risco. Use zener ou qualquer outro regulador.

Editado por LEOPUENA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz ta ficando maluco?Use um zener ou mesmo um regulador e use no maximo 5,5 ,nao mais q isso.No modo de programaçao o pino mcrl aceita os 13v para programaçao,mais é um pino especifico pra isso ,então nao confunda as coisas.Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo, já que é só um detector de falta de energia, utilize um LM78L05, o L especifica que ele consegue fornecer no maximo 100mA portanto ele é do tamanho de um transistor comum bc, acredito que dessa forma ficará bom.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×