Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona uma rede social como o Orkut?


fernandofernando

Posts recomendados

olá pessoal, feliz 2012 kkk:D:)

Quero entender como o orkut funciona, mas não entendo nada :confused:... então tenho algumas perguntas e gostaria que vocês me ajudassem ...

1) Que tipo de linguagem o orkut usa?

2) que tipo de linguagem o orkut usa para fotos?

3) É possível criar um "orkut" somente com fotos, utilizando HTML e algumas linguagens simples?

4) para criar um "orkut" qual seria a melhor linguagem, uma que seja "fácil" e eficiente? (não domino nem uma linguagem ainda kkkk)

5)Como o site do orkut roda? Não tem como armezanar isso em um pc, o orkut é armazenado em um sevidor de web (é esse o nome?) Como montar um servidor de Web? custa muito dinheiro? é uma caixa grandona? ??? Para contratar um servidor de web é caro?

6) Se eu armazenasse um "orkut" no meu pc, o site iria falhar? porq? se eu desligasse o meu pc o site com certeza não funcionaria né?

mais uma coisa, depois de criado o site, se der algum erro, quem criou o site pode consertar, mexendo nas linguagens novamente?

grato:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orkut pelo que eu ouvir dizer utiliza muito ASP.

É possível exibir imagens em html porém qual seria sua ideia? O usuário colocaria as fotos? Então você deveria montar um banco de dados para a armazenagem de dados e o PHP para exibir estes. Eu acho PHP e MySQL simples, mas você deve gastar um certo tempo nos estudos de ambas as linguagens e montar um site livre de possíveis vulnerabilidades.

Comprar um servidor e instalá-lo na sua casa é bem caro sim, porém existem serviços online que fazem esse papel por uma mensalidade. Um dos que eu conheço é o UolHost mas vale a pena pesquisar por mais.

Pesquise por tutoriais na internet e faça exercícios bem simples antes de começar a montar um grande site. Você irá aprender mais sobre como funciona sites complexos que utilizam sistemas de login e senha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que essas dúvidas?

Você quer criar um Orkut V2? e.e

1) Que tipo de linguagem o orkut usa?

R: HTML, Javascript, eu acho

2) que tipo de linguagem o orkut usa para fotos?

R: HTML é o mais plausível

3) É possível criar um "orkut" somente com fotos, utilizando HTML e algumas linguagens simples?

R: Sim

4) para criar um "orkut" qual seria a melhor linguagem, uma que seja "fácil" e eficiente? (não domino nem uma linguagem ainda kkkk)

R: HTML ou JavaScript, mas é horas tentando (eu também não sei nenhuma linguagem computacional)

5)Como o site do orkut roda? Não tem como armezanar isso em um pc, o orkut é armazenado em um sevidor de web (é esse o nome?) Como montar um servidor de Web? custa muito dinheiro? é uma caixa grandona? ??? Para contratar um servidor de web é caro?

R: O Orkut pode rodar tanto num PC quanto num servidor de web ou uma "caixona" (essa caixona tem um processador embutido)

Na realidade o orkut é armazenado em vários servidores de altíssimo desempenho

6) Se eu armazenasse um "orkut" no meu pc, o site iria falhar? porq? se eu desligasse o meu pc o site com certeza não funcionaria né?

R: Se você armazenasse, não falharia não, falta é a internet, 500 megas por segundo de upload seria ótimo e lógico que se você desligar, não funciona

mais uma coisa, depois de criado o site, se der algum erro, quem criou o site pode consertar, mexendo nas linguagens novamente?

R: Sim, vai editar na linguagem (técnicamente seria um patch)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá amigo,

Entender o orkut nao é difícil.

Primeiro de tudo, o orkut esta desenvolvido atualmente em ASPX.

O coração do orkut digamos assim.. é o banco de dados usado por ele. sinceramente nao há como dizer como seria a modelagem do banco de dados deles.. pela imensidao do sistema. teria que gastar muitas horas de engenharia reversa para entender realmente o funcionamento interno.

Ele é armazenado em um servidor, que nao sao poucos, afinal ele é acessado diariamente por milhares de usuarios e isso requer uma alta taxa de largura de banda. o Google deve ter uma sede de servidores dedicados para o orkut.

Armazenar no seu pc, nao seria impossivel, mas muito ruim, pois primeiro porque seu pc deverá ficar ligado o tempo inteiro, ele nao iria servir para mais nada alem de prover a hospedagem a ele e terias que gastar muito em uma conexao boa de internet, porque s isso exige dedicaçao de um servidor.

Depende do que é fácil para você, se você tiver facilidade de aprendizado. o PHP pode ser fácil. o orkut usa varios recursos diferentes como jQuery para dinamismo de fotos, tecnicas de Ajax em javascript, HTML padrão, CSS...

sim, o desenvolvedor pode dar manutençao ao site, de preferência que ele siga as boas práticas de programaçao como comentário em codigos, identaçao.. organizaçao dos arquivos enfim...

resumindo, se você quer criar algo assim.. sugiuro que comece a estudar logica de programaçao. depois defina uma linguagem para estudar.. e ponha a mao na massa.

só para deixar claro que HTML nao é linguagem de programaçao ma sim linguagem de marcação. quando falo em linguagens de programaçao estou me referindo a PHP, C++, Java, Ruby, python... e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pessoal, as respostas foram muito esclarecedoras ...

mas uma dúvida:D:D:D:D:D:D:D:D

Os sites desse tipo; por exemplo: a estante virtual, onde os usuários imprimem um boleto e pagam para comprar o livro, como quem vende fica sabendo do pagamento de quem comprou? É pelo site, ou pelo banco, e como é deito isso?

se o comprador pagar on line, eles utilizam um software para saber do pagamento? não entendo nada disso kkkkkkkkkkkkk

aqui está o site, se alguém não conhece:

http://www.estantevirtual.com.br/

abraços:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bom, no caso da estante virtual.. eles implementaram um módulo de boleto bancário.. você pode baixar o módulo e implementar.

quem vende na estante virtual sao donos de sebos e pessoas normais. quando alguem anuncia, quem compra, paga uma taxa de comissao pra estante virtual fazer a intermediaçao da transaçao. ou seja é muito parecido com o mercadolivre a pessoa paga pra estante virtual.. e a estante virtual repassa o valor com a comissao ja descontada para o comerciante.

eu ja usei muito esses modulos de boleto bancario .. sao faceis de implementar mas tens q dar uma estudadinha no php. e sobre segurança de transaçao de dados encriptados para nao haver fraudes como manipulaçao de valores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...