Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas e sugestões sobre o Folding@Home


Evandro

Posts recomendados

Estou disponibilizando alguns links para que, aqueles que se interessarem, instalem em seus micros e facilitem as coisas para si. O primeiro é o FAHWatch 7, uma espécie de visualizador de estatísticas do Folding. Não me aprofundei muito, apenas olhei os print screens e achei interessante. Talvez valha a pena testar...

http://foldingforum.org/viewtopic.php?f=14&t=20391 => FAHWatch7

Este outro é um pouco mais complexo, é utilizado pelo time da EVGA. Como estamos falando mais sobre placas de vídeo, acabei por procurar mais informações sobre o Folding em GPU e encontrei esse programa. Ele unifica a instalação, configuração e visualização de estatísticas dos clientes SMP2, GPU2 e GPU3 numa só interface. Foi criado com VisualBasic e necessita do .NET Framework 3.5 ou superior.

http://fahtracker.com/setup.html => FAH GPU Tracker V2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, esse tópico caiu no esquecimento, hein?

Evandro, uma sugestão: disponibiliza os tópicos "Dicas", "Dúvidas" e "Problemas" em local fixo. O de "Dicas" esteve bem movimentado um certo período, depois caiu no esquecimento, também.

Como vais fazer isso não sei (não acho interessante poluir a parte do Fórum que é fixa), mas fica a sugestão.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OPS! Não tinha notado que o Evandro não era mais moderador... sorry! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1- Informar a versão e tipo do cliente.

2- Informar as configurações utilizadas. (se colocou alguma tag especial, por exemplo)

3- Informar as configurações do micro, se tem ou não overclock (e qual é o overclock), sistema operacional e drivers utilizados (caso das placas de vídeo)

4- Postar um log do cliente mostrando qual o problema e/ou descrevê-lo adequadamente, senão fica difícil.

1 - Boa parte das versões V7 em linux

2 - não é necessário para presenciar o problema

3 - não é necessário essa postagem

4 - Esse drama afeta, de certo modo, os clientes instalados "propriamente" para uma distro.

Todos sabem que o folding permite instalar em algumas distros baseadas no debian (.deb) e naquelas do redhat (.rpm)

E outras?

se você baixar qualquer um dos pacotes, pode ser rpm ou .deb, também da para executar o cliente. Eu uso arch linux, empacotamento tar.xz, e rodo de boa, mas lembrando, eu uso a versão console, não a versão do fahcontrol

Vamos lá?

Para a versão DEBIAN

folding1.th.png

selecionamos o pacote amd64. Baixamos

depois de baixado, crio uma nova pasta, copio o arquivo que baixei para ela, extraio ele com o Ark (nativo kde) e tenho alguns arquivos dentro....

folding4.th.png

No padrão debian, os nossos queridos programas estão dentro da pasta data..... extrair novamente com o Ark

Teremos umas pastinhas. Procure a pasta USR, e dentro dela, a pasta BIN. Ali estarão nossos dois programas do folding. Copie e cole eles em alguma pasta do teu interesse

folding5.th.png

Pacotes RPM - tão fácil quanto

Após selecionar o pacote rpm, e baixar.... copie-o dentro de uma pasta de sua preferência, ou crie uma.

Após, clique com o direito em cima do arquivo, e extraia com o Ark.

Teremos duas pastas. ETC e USR

Acesse a pasta USR

dentro dela, a pasta bin

folding3.th.png

Nossos arquivos estão aqui.... copie para a pasta onde tu queres o folding

agora basta configurar, e começar a foldar. Se tu usas o dolphin de gerenciador de arquivos, pressionando F4 abre um terminal abaixo, e localizado, já, na pasta que tu estás agora

se quiseres rodar outro terminal, basta acessá-lo e acessar tua pasta de folding

Após um ./FAHClient --configure será criado o config.xml

Caso queira editá-lo use o kwrite, o kate. Não clique nele que será aberto no konqueror, ou firefox, e não vai adiantar de nada

Dica pessoal

eu criei um script, bem simples, que executa meus parâmetros.

Eu usei o nano como editor. Abri um terminal. no terminal (não precisa ser root) digitei "nano iniciar_V7.sh" (sem aspas)

dentro dele pus meus argumentos de execução

salvei

fechei

e autorizei o script a executar

"chmod +x iniciar_V7.sh" (sem aspas)

Se for o único script iniciar_V7 que tem na pasta, um chmod +x ini + tecla tab preencherá o restante.

Vantagens assim. Na distribuição, ao ser instalada internamente, por vezes mesmo que tu não sete ela para iniciar automaticamente, inicia. Ou pior, tu queres parar, o folding não para

quando executando na distribuição, como foi instalado, será dado atributos de super usuário ao folding. Se por um motivo tu quiseres gravar a cópia, depois terá de ser alterado todas as permissões do arquivo para executar "num outro linux"

Desse modo, um copiar/colar, mais um chmod +x no FAHclient, no FAHCoreWrapper e no teu script, dão conta do recado

e claro, tu estás vendo ali ele executar, e para parar, Ctrl + C

Inté más

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Zé ruela, pede para o anjo ;)

Só denunciar o tópico e pedir com um jeitinho emo só seu.

Bota emo nisso.... :D

Como eu não modero essa área e os moderadores "Titulares" foram para a praia e não voltaram mais, quais seriam esses tópicos que tenho que pinar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais um possível problema, também, a usuários linux :o

Afeta:

:!: para mim afetou ambos clientes 7 e também o 6.34

:!: metodo de instalação: todos que estou acostumado, tanto pelo gerenciador de pacotes, quanto pelo metodo acima de instalação

:!: distro: só uso arch, então só notei no arch

:!: Maquina em questão. A da assinatura.

:!: Kernel -> acima de 3.6 (3.6.1; 3.6.5; 3.7.1)

:!: BIOS -> 2201 para cima na m4a88td-v EVO/USB3

====================================================

problema 1

10 segundos após o início do folding, trava tudo, até o mouse

reinicio manual (reset)

reinicia o folding -> trava:

deleta a WU, após ressetar o micro.... vai de boa, ou, vai ao problema 2

problema 2:

folding vai de boa, até terminar a WU e enviar.... ao enviar trava. Trava tudo

reinicia -> tenta enviar, envia de boa

Ou..... ao reiniciar, WU perdida por unstable machine ou for "faulty"

====================================================

  • memtest -> acusou uma memória com problema
  • memória tirada..... nada feito ainda
  • downgrade da BIOS... problema 1 resolvido, problema 2 ainda recorrente, mas perdas de WU bem menores
  • Desligar o dual-channel -> resolveu também, aliado ao downgrade da bios. mas travamento ainda ao enviar é notado
  • tentativa de troca de kernel e atualização do kernel
  • desativar o overclock, deixando toda a BIOS em stock

:chicote: :chicote: :chicote:

a solução, por enquanto, foi manter a BIOS na 2201, e alterar o microcode (uma espécie de firmware) do processador. Não pelo padrão, que vem na distro, mas pelo amd-ucode, presente no gentoo, no fedora, e no arch....

pelo arch não consegui instalar (404 not found) baixei do fedora e voilá por enquanto....

posto os links durante a noite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um possível problema, também, a usuários linux :o

Afeta:

:!: para mim afetou ambos clientes 7 e também o 6.34

:!: metodo de instalação: todos que estou acostumado, tanto pelo gerenciador de pacotes, quanto pelo metodo acima de instalação

:!: distro: só uso arch, então só notei no arch

:!: Maquina em questão. A da assinatura.

:!: Kernel -> acima de 3.6 (3.6.1; 3.6.5; 3.7.1)

:!: BIOS -> 2201 para cima na m4a88td-v EVO/USB3

====================================================

problema 1

10 segundos após o início do folding, trava tudo, até o mouse

reinicio manual (reset)

reinicia o folding -> trava:

deleta a WU, após ressetar o micro.... vai de boa, ou, vai ao problema 2

problema 2:

folding vai de boa, até terminar a WU e enviar.... ao enviar trava. Trava tudo

reinicia -> tenta enviar, envia de boa

Ou..... ao reiniciar, WU perdida por unstable machine ou for "faulty"

====================================================

  • memtest -> acusou uma memória com problema
  • memória tirada..... nada feito ainda
  • downgrade da BIOS... problema 1 resolvido, problema 2 ainda recorrente, mas perdas de WU bem menores
  • Desligar o dual-channel -> resolveu também, aliado ao downgrade da bios. mas travamento ainda ao enviar é notado
  • tentativa de troca de kernel e atualização do kernel
  • desativar o overclock, deixando toda a BIOS em stock

:chicote: :chicote: :chicote:

a solução, por enquanto, foi manter a BIOS na 2201, e alterar o microcode (uma espécie de firmware) do processador. Não pelo padrão, que vem na distro, mas pelo amd-ucode, presente no gentoo, no fedora, e no arch....

pelo arch não consegui instalar (404 not found) baixei do fedora e voilá por enquanto....

posto os links durante a noite

Resolvido com o microcode? Bah, depois de tanto problema que tu informaste a nós todos, achava que o teu processador que era bichado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olha...travadas eu tenho, ainda.... mas estão "no normal" por assim dizer

quanto ao processador bichado, as vezes eu desconfio também, mas... acho que os problemas seria bem outros nesses casos.

claro, quando pega pra incomodá, não tem cristo. Eu vou tentar, ainda, com o kernel 2.6 para folding. Eu lembro que até o 3.0 nunca tive problemas, então vou tentar.

estou foldando, embora travou a pouco. vamos lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
olha...travadas eu tenho, ainda.... mas estão "no normal" por assim dizer

quanto ao processador bichado, as vezes eu desconfio também, mas... acho que os problemas seria bem outros nesses casos.

claro, quando pega pra incomodá, não tem cristo. Eu vou tentar, ainda, com o kernel 2.6 para folding. Eu lembro que até o 3.0 nunca tive problemas, então vou tentar.

estou foldando, embora travou a pouco. vamos lá

Cara, teste o hardware do teu computador, alguma coisa errada tens ai. Desde que você comecou você sofre com problemas, tem algo errado ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Anjoed,

Acho melhor refazer os tópicos fixos, fazer um de listão, talvez mexer neste aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/algumas-consideracoes-setor/1015599

Porque aí tem que entrar tópicos como este:

http://forum.clubedohardware.com.br/duvidas-folding-home/1007609

Como sugerido ali no post 2. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cara... vocês se xingam e ainda se dão bem.... eita

Eriba... na verdade eu não sei mais o que achar.... há pouco, depois da travada, novo memtest, e foi embora

eu estou achando, piamente, que é um dos slots que tá com problema. há pouco eu chutei o balde, e pus a última bios.... demorou pencas para ligar, claro, eu liguei a chave turbo key II. Após a demora, o pc,mesmo, setou para 3,415ghz de over....

acho que...... vou deixar assim se funcionar.

Eu acho que é calor mesmo. to com 32º em casa, com over vai, no folding, a 50 graus... é aí que eu acho que está o drama....

Eu quero folding, com over ou sem. Vamos ver agora como vai....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
cara... vocês se xingam e ainda se dão bem.... eita

Eriba... na verdade eu não sei mais o que achar.... há pouco, depois da travada, novo memtest, e foi embora

eu estou achando, piamente, que é um dos slots que tá com problema. há pouco eu chutei o balde, e pus a última bios.... demorou pencas para ligar, claro, eu liguei a chave turbo key II. Após a demora, o pc,mesmo, setou para 3,415ghz de over....

acho que...... vou deixar assim se funcionar.

Eu acho que é calor mesmo. to com 32º em casa, com over vai, no folding, a 50 graus... é aí que eu acho que está o drama....

Eu quero folding, com over ou sem. Vamos ver agora como vai....

Recomendo fortemente que teste tuas pecas em outro computador e que teste o folding (com as mesmas otimizacoes que vens fazendo) em outro computador.

Nao sei dizer onde está o problema nele, mas está claro que ele está ruim, pois o folding é um excelente testador de computadores, e se o teu nao aguenta o folding, tem algo errado nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui deixei o folding de madrugada, quanto acordei o FAHClient tinha "parado de responder".

Fechei ele então, fui abrir novamente e abriu com um aviso falando algo sobre um tal de "cairo._cairo.pyd" ou algo parecido (achei esse arquivo na paste e lembro de algo parecido com ele ser mencionado no aviso).

Fui ver o log e só estava escrito UNSTABLE_MACHINE.

Depois de 72h foldando direto... de vez em quando rodando Skyrim junto, Far Cry 3 junto, World of Tanks....

Sem erro algum nessas horas mais difíceis e o maldito me da erro na madruga

aleta_da_mesa_que_lanca_a_cara_meme_da_raiva_cartao_postal-p239463223909718644en8sh_325.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...