Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD OCZ Vertex 3 - Escrita lenta


edvaldolucena

Posts recomendados

Pessoal,

Na semana passada resolvi entrar no mundo dos SSD. Após muitas pesquisas, optei pela OCZ Vertex 3, de 60GB (Paguei R$ 350,00 - Mercado Livre).

O desempenho informado pela OCZ é:

  • Max Read: up to 535 MB/s
  • Max Write: up to 480 MB/s

Após efetuar alguns benchmarks, constatei que velocidade de Escrita está muito abaixo do especificado (veja figura abaixo).

Alguém, por favor, tem alguma ideia dessa lentidão ???

Meu PC: Asus P8H67-M PRO, Core i3 2120 3.3GHz, 8 GB-DDR3, Video/áudio: onboard, Cabo e Porta: Sata III, Windows 7 enterprise x64 SP1, Raid 0: 2 HD samsung x 1TB = 2TB.

Grato,

Edvaldo (Brasília DF)

 

post-23900-13884961638089_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Estive procurando (ainda estou, na verdade) a respeito do desempenho da Vertex 3. Tenho uma de 120GB e tenho o mesmo problema.

Em alguns foruns, inclusive o da própria OCZ, o problema foi resolvido desabilitando na BIOS a opção C1E e C3 do processador.

Essas opções estão relacionadas à economia de energia e interferem muito no desempenho do SSD.

Tente desabilitar essas opções...

Não consegui resolver o problema do meu porque utilizo processador AMD. Os processadores e placas-mãe Intel parecem responder melhor que AMD sobre os SSDs.

Abs,

Erick

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive procurando (ainda estou, na verdade) a respeito do desempenho da Vertex 3. Tenho uma de 120GB e tenho o mesmo problema.

Em alguns foruns, inclusive o da própria OCZ, o problema foi resolvido desabilitando na BIOS a opção C1E e C3 do processador.

Essas opções estão relacionadas à economia de energia e interferem muito no desempenho do SSD.

Tente desabilitar essas opções...

Não consegui resolver o problema do meu porque utilizo processador AMD. Os processadores e placas-mãe Intel parecem responder melhor que AMD sobre os SSDs.

Abs,

Erick

Erick,

Obrigado pela tentativa em me ajudar.

O problema na verdade não existe. Depois de estudar bastante o funcionamento dos discos SSD, descobri que a performance está diretamente relacionada ao tipo de arquivo manipulado.

Todas as tecnologias (são várias) são altamente sensiveis à capacidade de compactação dos arquivos. Por exemplo: arquivos TXT são altamente compactáveis e portanto quando o SSD ler/escreve consegue as maiores performances. Já quando o arquivo é pouco compactável (ex. imagens, vídeos) a performance atinge as menores perfomances.

Os aplicativos de benchmark têm essas variáções porque eles utilizam metodologias diferente. ou seja, enquanto uns utilizam mais arquivos compactáveis, outros utilizam os menos compactáveis.

Daí a grande variação. Faça um teste de copia/escrita dos dois tipos de e arquivos (preferencialmente acima de 5GB) de/para o próprio SSD e você sentirá a enorme diferença.

O vertex 3 é um dos melhores discos SSD do mercado, pois utiliza a memória síncrona, que são mais cara, mas apresenta melhor desempenho ao manipular dados que não podem ser compactados.

Abraço,

Edvaldo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo isso que você falou sobre a diferença de velocidade com relação ao tipo de arquivo está correto.

Porém este dado de escrita sequencial do seu ssd continua bem abaixo da média sim e isto não tem nada a ver com arquivos comprimidos ou não comprimidos.

Eu não sei o que pode ser, se acaso estiver na garantia ainda eu recomendo entrar em contato com a OCZ pois pode problemas nas memórias do ssd.

Outra coisa que você falou e que não é totalmente verdade é o fato do Vertex 4 ser um dos melhores ssd's do mercado por usar memória síncronas. Atualmente qualquer ssd mínimamente decente utiliza memórias síncronas e são muitos, muitos mesmo. O Vertex 3 ficou para trás há algum tempo não figurando nem no top 10 de melhores ssd's do mercado.

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts!

Não quero de forma alguma medir com você quem conhece mais sobre discos SSD.

O que escrevi anteriormente é resultado de uma longa pesquisa e muitas análises. Na época comprei 5 discos SSDs (Sata-III), todos de fabricantes e tecnologias/Controladoras diferentes. Usei os 5 benchmarks mais importantes disponíveis. Usei meu PC (um i7 com 32GB-RAM) para os testes. Usei a minha RAM para criar "Ramdrives" e assim efetuar testes mais efetivos, além de construção de RAIDs com SSDs.

Portanto, confirmo a íntegra do meu comentário acima. Não trata-se de dedução ou invenção de minha cabeça.

Ainda considero o Vertex-3 um excelente SSD. Somente para lembrar, a velocidade máxima de uma porta Sata III é de 600 MBps/s. O Vertex-3 consegue ler dados a até 550MBps. Portanto, muito próximo do limite da porta. Conclusâo: Não existe nenhum SSD disponível atualmente (que utilize conexão Sata) que consiga ler/escrever acima de 600MBps/s.

A leitura do link abaixo pode ser bastante esclarecedora, em especial quando você diz que arquivos "mais ou menos compactáveis" não tem nada a ver com o desempenho dos SSD. Tem tudo a ver, SIM, seja qual for o SSD, seja qual for a Controladora.

https://www.clubedohardware.com.br/printpage/Teste-da-Unidade-SSD-Kingston-HyperX-240-GB/2433

Edvaldo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...