Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velho em programação desktop mas novo em programação web


Sergiohn

Posts recomendados

olá pessoal.Trabalho com programação a um bom tempo e agora preciso desenvolver uma programação web e não sei nem por onde começar. E aí que peço um auxilio dos Srs.Quero fazer um programa (não sei em que linguagem) para salvar arquivos em servidores da LocaWeb(isso é a unica coisa que sei) e depois poder baixá-los novamente.O sistema em si é simples, mas como nunca fiz nada nessa area, gostaria que me indicassem um norte, como artigos, post de fóruns para que eu possa começar a reunir informações.Em síntese, eu sei onde quero chegar, mas não tenho a menor ideia por onde devo começar.GratoSérgio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá, como você esta se focando em web.. sugiro e recomendo que estude a linguagem PHP. nao sei qual a linguagem q você é familiarizado... mas o php se deriva muito do C. certamente a melhor escolha para o que você quer é php, quem sabe um banco de dados também. teoricamente salvar arquivos no servidor é bem fácil no php.. e como você ja tem a prática da logica de programaçao.. aprender a linguagem em si nao será difícil. então você pode começar a ler apostilas boas e completas no site www.apostilando.com é um ótimo site para você estudar o básico, intermediário e avançado do php

se for se focar em livros recomendo o livro de Danilo Minorello e elton vargas - PHP e Mysql.

Php para quem conhece php de juliano niederaurer ( ele pode parecer para quem conhece.. mas ele tem uma ótima sondagem de aprendizado do básico ao avançado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um conhecido que está iniciado alguns programinhas em scriptcase, mas também não domina nada. Então, seguindo o teu raciocinio eu poderia apostar no scriptcase para fazer esse meu programa.

E para situações mais complexas (q não é o caso agora) posso confiar rasuavelmente no scriptcase?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

bom... em minha opiniao pessoal...usar o scriptcase.. sao desenvolvedores com pouco tempo ... de fato ele aumenta a produtividade... mas nao sou fã dele.

eu prefiro usar o eclipse mesmo.. atualmente estou tentando me habituar com o netbeans.. ja que é ele é melhor para a programaçao do php-gtk.. é mais prático de compilar pra testes.

antes de usar o scriptcase.. recomendo que você estude a linguagem.. e nao fique dependente dessa IDE... o importante é saber o que esta fazendo.. e nao fazer alguma coisa que a ide oferece.. ( casos com quem usa dreamweaver por exemplo)

com a linguagem php.. você pode fazer sim sistemas complexos. mas digo que será melhor usar o paradigma da orientada a objetos.. onde você pode fazer por módulos.. e agregar ao sistema.

sem contar que é caro o preço do programa... sao R$ 800 reais.. contra R$0 no eclipse .. netbeans.. sem contar que existem frameworks como zend.. cake... enfim.. ( nao sou fã de frameworks também)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...