Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Na protoboard funcinou, agora vou tentar passar para uma PCI


brluiz

Posts recomendados

Olá Amigo, eu acho que esse layout você nao vai conseguir reproduzir na PCI ... veja que ali tem até trilha passando por dentro de terminal do CI ... e pra reproduzir isso numa PCI, tem que ter uma otima qualidade ... outra coisa, as trilhas estão muito finas ... se você for fazer uma PCI "homemade" essas trilhas podem não ficar boas..

Mais uma coisa, não tem resistor nos Leds ? isso não é muito bom ...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite.

Cara e questão de ter led e legal

principalmente pra monitorar o seu circuito.

eu sempre uso trilhas de 1mm no eagle e faço tranferencia termica e fica show de bola cara tenta ai e dps posta o resultado pra gente

PS: você ta usando o auro router?

Olá amigo! Obrigado pela resposta!

Estou usando o Eagle também.

Quanto as trilhas, vou consertar o tamanho, fiz com 0,4mm, vai ser muito difícil trabalhar com trilhas dessa espessura.

Sim, estou louco pra fazer logo essa placa, mas ainda tenho dúvidas quanto ao projeto... Assim que terminar, postarei o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, considere dar um espaço mais curto entre os componentes. Veja que não há a necessidade dos leds estarem tão longe do chip. Traga-os mais para perto e deixe a placa menor. Isso facilita o manuseio e o corte da placa.

Recomendo resistores entre os leds e o chip, assim como um colega acima mencionou. Também recomendo inserir um capacitor entre 100nF e 1uF entre +5V e o terra. Coloque- próximo ao pino de alimentação do chip.

É isso.

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara aconselho a deixar as trilhas mais grossas e o modo como ta alimenta nos led's não é bom com um apenas aceso toda corrente passar por ele e ja com todos acesos a corrente se dividira para todos deixando-os fracos nos simuladores não mostra tais perigos aconselho um resistor para cada led

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, considere dar um espaço mais curto entre os componentes. Veja que não há a necessidade dos leds estarem tão longe do chip. Traga-os mais para perto e deixe a placa menor. Isso facilita o manuseio e o corte da placa.

Recomendo resistores entre os leds e o chip, assim como um colega acima mencionou. Também recomendo inserir um capacitor entre 100nF e 1uF entre +5V e o terra. Coloque- próximo ao pino de alimentação do chip.

É isso.

Diego

Olá, amigo!

Obrigado pela resposta.

Realmente, vou refazer tirando todo este espaço "livre" na placa. Não é necessário utilizar uma placa deste tamanho pra este circuito tão simples.

Quanto aos resistores entre os LEDs, os LEDs acenderam de forma linear, ou seja, apenas o primeiro poderá ser acesso sozinho... Para o segundo acender, o primeiro deverá estar aceso. Quando todos estão acesos, por serem LEDs de alto brilho (com uma queda de tensão alta, e considerando a alimentação ser de apenas 5v), estou pensando em colocar resistores apenas nos dois primeiros LEDs (os primeiros, que poderão acender sozinhos).

Quanto à este capacitor que você recomenda, qual seria a função dele, neste circuito? Tem algo a ver com "Capacitores de Decoplamento"? Ouvi dizer algo sobre isso, mas não sei direito como funciona.

Abraço!

cara aconselho a deixar as trilhas mais grossas e o modo como ta alimenta nos led's não é bom com um apenas aceso toda corrente passar por ele e ja com todos acesos a corrente se dividira para todos deixando-os fracos nos simuladores não mostra tais perigos aconselho um resistor para cada led

Olá, amigo!

Obrigado pela resposta!

Quanto à espessura das trilhas, realmente, é outra coisa que irei consertar. Essas trilhas ficaram com 0,5mm de espessura, vai ser muito difícil trabalhar com elas, creio eu.

Quanto aos LEDs, já respondi acima.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade está faltando o Cristal e alguns condensadores (capacitores)...

Os capacitores, vou colocar entre o terra e o 5v e antes do microcontrolador...

O cristal, entretanto, tenho dúvida ainda sobre aonde colocar.

Preciso refazer este projeto, são muitas coisas para melhorar.

Depois que refizer, postarei o resultado aqui...

Na verdade está faltando o Cristal e alguns condensadores (capacitores)...

Os capacitores, vou colocar entre o terra e o 5v e antes do microcontrolador...

O cristal, entretanto, tenho dúvida ainda sobre aonde colocar.

Preciso refazer este projeto, são muitas coisas para melhorar.

Depois que refizer, postarei o resultado aqui...

Refiz o esquema da placa, ficou desta forma:

proj-1.png

Estou com dúvida quanto ao Cristal, se é esta forma de ligá-lo...

Alguém pode me ajudar? O Chip que estou utilizando é o MicroControlador ATmega328.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

geralmente colocamos capacitores nos terminais entre o cristal e o terra

veja a imagem do primeiro post o da pergunta

http://forum.clubedohardware.com.br/controle-motor-passo/1008187

se não me engano esses capacitores servem para dar inicio a oscilação mas não tenho certeza

veja

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=8437&sid=fcbd5bf745fde69b561a31583797e7df

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo, eu acho que melhorou o layout ... mas ainda não está ideal ... veja que, alem de organizar os componentes de modo a ser mais fácil fazer as trilhas, você tambem precisa prever fisicamente, o que pode atrapalhar ... vai que você faz tudo certinho, e na hora um led fica muito proximo de outra peça ...

e o cristal você liga 2 capacitores ceramicos ao terra e a cada terminal do cristal ... abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...