Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Caio Humberto Francisco

Fototransistor

Recommended Posts

Boa noite! bom galera, eu desmontei um mouse e removi alguns componentes, acontece que eu quero montar um detector de aproximação mas não consegui encontrar o datasheet desses componentes para eu estudar.

Abaixo tem vou deixar uma imagem do componente.

image006.jpg

Ahh! queria também entender como fazer isso

http://www.youtube.be/watch?v=1xJ_pcXMxEU&feature=related

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Bom dia! Agradeço a atenção dos colegas, mas vamos lá, aqui mesmo no fórum encontrei parte do que eu queria (ver aqui), bom já tem por base o que cada pino do fototransistor faz, mas vem a grande dúvida, como aplicar esses dois componentes para construir um detector de aproximação e um detector de barreira (ou detector de fim de curso) não estou com meu notebook hoje para esboçar minha ideia e postar aqui para discutirmos e ver se eu realmente entendi o funcionamento.

Agradeço desde de já.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Boa noite! Fui hoje tentar colocar o que eu aprendi sobre esse tipo de Fototransistor, mas tive um problema de INICIANTE :), estou utilizando o proteus isis e não consegui identificar qual componente selecionar para o projeto... Alguem sabe? Ou um outro simulador que tenha ele?

Grato,

Compartilhar este post

Link para o post

mas esses simuladores não simulam a mudança de tensão sobre ele quando colocamos uma luz perto

acho que seria bom fazer isso na pratica mesmo

um modo muito utilizado para fazer esses sensores é um led receptor (fototransistor) e um emissor em paralelo apontando para o mesmo lado o emissor da um pulso de luz a luz vai e encontra uma barreira e volta o receptor recebe e um circuito calcula o tempo que demoro para a luz voltar

Compartilhar este post

Link para o post
    um modo muito utilizado para fazer esses sensores é um led receptor (fototransistor) e um emissor em paralelo apontando para o mesmo lado o emissor da um pulso de luz a luz vai e encontra uma barreira e volta o receptor recebe e um circuito calcula o tempo que demoro para a luz voltar

Olá Amigo,

Esta tecnica é muito usada em "sensores ultrasonicos", só que ... fazer isso com luz ... é um tanto complicado ... devido a velocidade da luz, você precisaria de um processador muito rápido pra conseguir calcular a diferença ...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
    Esta tecnica é muito usada em "sensores ultrasonicos", só que ... fazer isso com luz ... é um tanto complicado ... devido a velocidade da luz, você precisaria de um processador muito rápido pra conseguir calcular a diferença ...

cara li isso lendo sobre sençores de movimento deduzi que fosse com luz

Editado por mister nintendo

Compartilhar este post

Link para o post

Todos vocês estão esquecendo de um detalhe, da luz ambiente, ela influi e muito no funcionamento de um fototransistor, sem um tipo de filtro para rejeeição de ruídos é bem complicado fazer um detector de aproximação com capacidade de medição maior que unidades de mm, os fototransistores do jeito que estão (caso do mouse) são interessantes quando a distancia é curtissima e quando estão envolvidos em uma casca para a luz ambiente não fazer acionamento indevido ao circuito.

Minha sugestão para fazer um detector desses pelo metodo passado pelo colega Israel se faz no uso do Led IR apenas e no lugar desse foto a utilização de um receptor modulado, aqueles que se encontra em TV (TSOP1738 e afins), envie pulsos de luz com frequencia igual a de recepção pelo modulo, no caso do 1738 38KHz e você tera um detector desses muito mais robusto e imune as variações de luz ambiente.

Da uma olhada nessas sugestões:

http://4.bp.blogspot.com/_hyKRWdjIs70/SC6U56CkuhI/AAAAAAAAANM/j6xZFlyzdvQ/s400/TTSOP%2Bbased%2Bobstacle.jpg

Abs.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais