Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

configuração da BIOS ...


Abilião

Posts recomendados

ola

eu tenho uma placa mãe : ASUS P8H61-M LE/BR com um processador : Core i7 2600.

entrei na bios e tem uma janela chamada : System Performance com as opções :

Power Saving ou Normal ( que é o default ) ou Asus optimal .

a pergunta é :

A opção : ASUS optimal é over clock ? eu posso deixar nela para sempre ? não tem perigo de quebrar meu equipamento ?

quando o computador esta configurado nesta opção ,melhora muito a performance ? o que é melhorado , a velocidade do computador ?

desde ja , obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola

eu tenho uma placa mãe : ASUS P8H61-M LE/BR com um processador : Core i7 2600.

entrei na bios e tem uma janela chamada : System Performance com as opções :

Power Saving ou Normal ( que é o default ) ou Asus optimal .

a pergunta é :

A opção : ASUS optimal é over clock ? eu posso deixar nela para sempre ? não tem perigo de quebrar meu equipamento ?

quando o computador esta configurado nesta opção ,melhora muito a performance ? o que é melhorado , a velocidade do computador ?

desde ja , obrigado

Cara, olhando pelo que você escreveu, e verificando na BIOS Asus power Save é relacionado a economia de energia.

Já as opções Para overclock são diferentes, como

Turbo boost e OC profile.

Na questão de overclock ele sendo bem feito, aumenta a velocidade do processador, consequentemente a performance, porém além de aumentar a velocidade, também aumenta a temperatura do processador, e diminui sua vida útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, olhando pelo que você escreveu, e verificando na BIOS Asus power Save é relacionado a economia de energia.

Já as opções Para overclock são diferentes, como

Turbo boost e OC profile.

Na questão de overclock ele sendo bem feito, aumenta a velocidade do processador, consequentemente a performance, porém além de aumentar a velocidade, também aumenta a temperatura do processador, e diminui sua vida útil.

voce quer dizer que as opções : Normal ( que é o default ) ou Asus optimal não são over-clock ?

se sim , eu posso deixar ligado sempre a opção : Asus optimal sem ter medo de quebrar a maquina ?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente as placas em geral tem em sua bios a opção semelhante a essa que voce mencionou (Asus optimal) com o nome "Load Default Values" ou carregar com valores básicos, isto é, a bios identifica os hardwares instalados e carrega os valores básicos para o funcionamento, inclusive já tive pcs que não ligava de forma alguma, apenas resetando (zerando) a bios e escolhendo essa opção que citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente as placas em geral tem em sua bios a opção semelhante a essa que voce mencionou (Asus optimal) com o nome "Load Default Values" ou carregar com valores básicos, isto é, a bios identifica os hardwares instalados e carrega os valores básicos para o funcionamento, inclusive já tive pcs que não ligava de forma alguma, apenas resetando (zerando) a bios e escolhendo essa opção que citei.

voce me deixou com mais duvidas , não entendi sua resposta ...

seja objetivo :

voce quer dizer que a opção : Asus optimal não é over-clock ?

se sim , eu posso deixar ligado sempre a opção : Asus optimal sem ter medo de quebrar a maquina ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas últimas placas forma Asus inclusive a atual, sempre para AMD, talvez no caso da sua, um processador Intel a bios seja diferente. Mas para fazer overclock voce tem que alterar parâmetros específicos e não escolher uma opção.

Load Default Values ou Asus Optimal me parecem sinônimos, e isso não tem nada a ver com overclock, são os valores básicos idendificados pela bios para os periféricos instalados na placa mãe.

Isso é para um funcionamento normal do pc, agora se quiser mais performance ai sim faço o overclock alterando dados especificos com isso atribuindo valores maiores do que os normais fazendo o sistema funcionar mais rápido, em contra partida irá aquecer mais, desgastar mais rápido, ficará sujeito a travamentos ou desligamentos ou até a queima de algo, por isso o overclok tem que ser feito aos poucos e com acompanhamento dos valores principalmente temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha a janela que eu estou falando :

nos botões a direita :

esquerda é o : Power Saving

o meio é o : Normal ( que é o default )

direita é o : Asus optimal

na janelinha a esquerda mostra o que cada opção faz : na imagem que esta postada aqui esta no normal

no Asus optimal o triangulo do centro mais claro fica com a ponta performance no maximo e as outras pontas no minimo , como se mudasse o sistema para uma versão mais rapida ...

é isso que eu quero saber se é overclock ? se pode quebrar minha maquina se eu deixar sempre em : Asus optimal ?

obrigado

post-625932-13884961658935_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

falei com a ASUS , segue as respostas :

A opção Optimal significa Otimizado, ou seja, ela se ajusta de acordo com seu sistema montado e não é um overclock, visto que não altera frequências e nem voltagens fora do padrão de fábrica. Melhora significamente, porém não tenho números para lhe exemplificar.

A opção Power Saving significa Economia de Energia, ela se ajusta de acordo com o uso de seu sistema como um todo, onde quando o mesmo está ocioso, poupa energia desligando ou diminuindo funções enquanto não precisa.

A opção Normal não altera nada, nem para Otimizar ou Economizar Energia.

fiz mais perguntas :

no caso do software AIsuite que vem com a minha placa mãe :

a opção : " auto Tuning " ou outras opções de otimização do uso do Hardware , são overclock ?

a algum risco de quebrar meu equipamento se eu deixar estas opções de otimização no maximo sempre ?

respostas :

No caso o uso deste software, já configura sim o uso de overclock, desde que o mesmo altere Frequências, Voltagens ou Valores que não sejam os de especificação de fábrica e nosso suporte não auxilia nestes casos. Apenas mencionamos para o que serve, porém não instruímos como utilizá-lo.

Visto que qualquer dano gerado por conta do mesmo, não somos responsáveis e não é coberto pela garantia do produto ou de qualquer hardware envolvido nisto.

O overclock faz o hardware trabalhar acima da especificação estipulada pelo fabricante do Processador, Memória ou VGA e isto pode resultar desde instabilidades no sistema à até dano permanente ao hardware.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...